Hoje terminei (ou quase) de montar minha criatura linda. Como faltam os ajustes finos de eletrônica, melhoria no alinhamento de altura e mesa e pintura da parte , já que está apenas com um primer. Penso em colocar um preto ou cinza.
Mas a nostalgia é grande. A quase 18 anos atrás, quando era programador CNC, na empresa que trabalho precisou fazer dois serviços que foram um pesadelo. O primeiro era uma geometria formada por splines, ou seja , não usava funções de raio, propriamente ditas. O segundo trabalho (com diferença entre alguns meses) era o desbaste de um pente maag, que é uma ferramenta utilizada para fazer engrenagens, em máquinas de grande porte. Qual minha surpresa ao descobrir que o comando que usávamos na época não fazia Splines e no caso do pente Maag, interpolação de raios em 3 eixos simultâneos, visto que ele é usinado em ângulo. Para quem não sabe, se você mandar uma máquina CNC se posicionar em xyz ela o fará simultaneamente, sem problemas mas nem todas conseguem fazer usinagem em raios por exemplo, usando os 3 eixos simultâneos.
E eu não conseguia fazer as peças e não sabia o motivo. Nem internet tinha na época, onde poderíamos quem sabe, pesquisar uma solução. A duras penas descobri que era , no caso do Comando MCS, um opcional de comando, onde você comprava uma eprom e fazia. No caso dos comandos Siemens, a função precisava ser habilitada (pagando, obvio) e por aí vai.
Hoje , usando o comando Mach 3, com uma eletrônica amadora, perto do que são os CNCs atuais,... faz-se tudo isso. Como as coisas mudam.