Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: dande em 31 de Dezembro de 2011, 11:41

Título: bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 31 de Dezembro de 2011, 11:41
Desculpa sair um pouco do foco principal do fórum,mas eu já pesquisei na net e nao consegui descobrir exatamente como funciona um sistema hidraulico,em que a bomba injetora de óleo seja impulssionada por ar comprimido.
Eu já construi varias prensinhas de oficina de 10toneladas,15 ton,20 ton,bombas hidraulicas,macacos hidraulicos,sacadores de polia,enfim.....tudo por acionamento manual,sem motores eletricos,mas gostaria de saber como funciona os sistemas de acionamentos por ar comprimido,em que 125 libras de ar,geram 700 bar no óleo,será que tem como fazer esse sistema de maneira "caseira",se alguem souber,por gentileza,me mandem repostas as minhas duvidas,pois nesse sistema o acionamento do pistão fica mais ligeiro,e gostaria de adaptar minha prensa de oficina.
Agradesço desde já...
Air Hydraulic Pipe Bender In Operation (http://www.youtube.com/watch?v=-Ct-XrXX2vc#)
obrigado a todos.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: marc0 em 31 de Dezembro de 2011, 12:49
Uma bomba hidropneumática é bem simples
Consiste num cilindro pneumático de grande área cuja aste aciona um cilindro/bomba hidraulica de área pequena (funciona exatamente como os cilindros da prensa manual, a sua fraca força muscular resulta forças bem maiores na prensa; substituía o seu braço por um cilindro pneumático e esta pronta a sua bomba hidropneumática
Não existe almoço grátis; a pressão hidráulica pode ser bem maior do que pressão pneumática de acionamento mas tem uma vazão insignificante.

Abçs
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: Euclides Júnior em 31 de Dezembro de 2011, 12:57
Amigo procure na internet por (macaco hidropneumático) existe empresas especializada em venda e manutenção dos mesmo derrepende da para você adaptar a bomba de algum modelo no seu manual ou substituí-lo por outro hidropneumático.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 31 de Dezembro de 2011, 14:34
pois é marco,de um modo geral,imaginava que era exatamente como vc descreveu,porem minha maior duida,é como esse sistema é implantado num macaco hidraulico tão pequeno,pelo som que faz quando está trabalhando,parece que há um sistema de repetição do bombeamento pneumatico,posterior hidraulico,pois nesses sistemas o pistão se desloca um pouco mais rapidamente,e é ai minha grande duvida.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: Cássio Alvarenga em 31 de Dezembro de 2011, 14:51
Umas formulas que podem te ajudar:

Eu gosto de calcular tudo no sistema internacional, igual aprendi na faculdade, para pressão usamos o Pascal, força dividido pela area (Newton / M²)

Ou seja é a força aplicada em uma area = Pressão.

 No caso irá usar pistões, correto? então a area de um circulo é dado por pi x r²  (lembre de colocar o RAIO em METROS)

 A diferença entre as Areas dos pistões é proporcional a diferença da força exercida por ele e também proporcional ao curso.

 Exemplo:

  (http://www.cienciamao.usp.br/dados/ief/_robodeseringas.1.jpg)

  Supondo que a Area 2 (A2) seja o dobro de A1, quando aplicarmos uma força em A1, essa força será o dobro no A2, porem o deslocamento será a metade, ou seja o pistão vai se mover menos que o anterior, mas com maior força.


  Exemplo pratico:

 Vamos supor que o pistão 1 tenha 50mm de diametro (25mm de raio) e o pistão 2 tenha 150mm de diametro (75mm de raio)

  Teremos: Area 1 = 0,0078539m²
                 Area 2=   0,017671m²

   Se aplicar a força de 20kg no pistão 1, teremos então 20x9.8  (convertendo de KG para Newton) = 196N

      Pressão = 196/0,0078539 = 25KPa = 0,25Bar

       A força resultante no pistão 2 é P= F / A

  25.000= F / 0,017671
  F=  441,755N = 45KG

Assim que aprendi na faculdade, mas do meu jeito:

  Como são proporcionais, Dividimos A2 (maior) por A1 (menor):

  A2/A1 =  2,25

 Esse "2,25" vai ser o fator multiplicador do seu conjunto, se tiver 196N no pistão 1:  196Nx2,25 = 441N no segundo

  Se o pistão 1 desce 10cm o pistão 2 vai subir: 10/2,25 = 4,444cm

Com um torno, O´rings, tubos e tarugos consegue construir um sistema facil, facil... Recomendo que use tubos sem costura, de preferencia Inox shedule (é assim que escreve?)

 Pode também acrescentar alavancas acionando os pistões para a brincadeira ficar mais interessante.

Lembre: Isso tudo nada mais é que uma transmissão de força, A força é inversamente proporcional ao movimento, vemos isso em engrenagens,  correias, alavancas, etc... 
 
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: F.Gilii em 31 de Dezembro de 2011, 15:03
Uma outra dica e que talvez tenha passado desapercebido...

O sistema de bombeamento do video funciona de forma alternativa porque ele aproveita o embolo de bombeamento original que deve ser carregado por mola, e através de uma valvula alternativa ele faz o embolo funcionar como se a haste manual estivesse sendo acionada.

Deve ser uma valvula parecida com as usadas nos elevadores a ar comprimido dos postos de serviço.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: marc0 em 31 de Dezembro de 2011, 15:14
pois é marco,de um modo geral,imaginava que era exatamente como vc descreveu,porem minha maior duida,é como esse sistema é implantado num macaco hidraulico tão pequeno,pelo som que faz quando está trabalhando,parece que há um sistema de repetição do bombeamento pneumatico,posterior hidraulico,pois nesses sistemas o pistão se desloca um pouco mais rapidamente,e é ai minha grande duvida.
Exatamente!
A repetição pode acionada ser uma valvula ou apenas uma janela na camisa, o retorno pode ser por mola (como bem dito pelo Fábio) ou pelo próprio ar-comprimido.
A velocidade de avanço hidráulico em cado ciclo é irrisório (igual ao bombeamento manual), vc ganha tempo aumentando o numero de ciclos com uma boa fonte de ar.

Abraços.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: niv_pei em 31 de Dezembro de 2011, 15:34
Isso é regra de três. F1(forma do êmbolo 1) está para F2(força do êmbolo2) assim como area1(do ẽmbolo1) está para área2(ẽmbolo2). Na prática essa fórmula vale tanto pra ar como pra líquido, a única diferença é que os líquidos são imcompressíveis, portanto a força do êmbolo menor será realmente proporcional a áere do êmbolo maior. Se o êmbolo maior tiver 1000 cm2 e se aplicar uma pressão de 1 kg/cm2 com certeza a força será de 1000kg, ou seja o êmbolo menor tendo 1 cm2 1 kg seria o necessário pra promover um deslocamento do êmbolo maior com uma força de 1000kg, mas com um deslocamento igual a 1/1000 do êmbolo maior.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 31 de Dezembro de 2011, 16:36
esse assunto ,é muito interessante,agradeço a todos que responderam.
Quanto ao calculo de força,sempre fiz da maneira como o niv pei falou.
Eu media o diametro interno da camisa,em cm,dividia por 2,para saber o raio,multiplicava por 3,14 ,para saber a área em CENTIMETROS QUADRADOS,depois multiplicava essa área pela pressão em bar ou kgf/cm quadrado(obs:nao sei digitar o quadrado no kgf/cm  kkkkk)
lembro quando ia na loja comprar mangueiras hidraulicas,para meus projetos aki,pedia uma de 700 bar de pressão,e a maioria dos vendedores davam risada,dizendo que jamais atingiria tamanha pressão,e os caras ainda trabalham com isso,dá pra acreditar?????Acabava levando sempre a maxima que eles tinham,que era de 400 bar,fazer oq?Mas vou me empenhar para descobrir exatamente o funcionamento a ar,e tentar fazer alguma coisa tipo "homemade",depois posto algumas fotos da minha prensinha aki.
abraços a todos,feliz 2012.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: C N C N o w ! em 31 de Dezembro de 2011, 18:15
Provavelmente minha última chatice do ano  ;D

Na prática essa fórmula vale tanto pra ar como pra líquido, a única diferença é que os líquidos são imcompressíveis, portanto a força do êmbolo menor será realmente proporcional ...

Não entendi o "será realmente proporcional" ... Como assim ? Vc tá querendo dizer que pra fluidos altamente compressíveis, não seria? ( Pois é, todos os fluidos são compressíveis ... ;-)
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: havell em 31 de Dezembro de 2011, 19:02
dande, porque você não coloca um motor com uma alavanca excêntrica para mover a alavanca do macaco ?

até um motor de maquina de lavar faria esse serviço sem muita mirabulosidade e contas astronômicas da NASA

perdoem minha ignorância se falei alguma besteira.. mas oque vejo é o pessoal tentando copiar fielmente os projetos gringos sem a menor tentativa de melhoramento, e as vezes criam-se algumas mirabulosidades aonde não existe a menor necessidade.

do jeito que falei acho que simplifica bastante o projeto,  e continua funcional.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: havell em 31 de Dezembro de 2011, 19:20
um exemplo do que disse (alavanca excêntrica) só que em outra aplicação


Oil Well Pump (http://www.youtube.com/watch?v=THS3jS6kVhM#)


espero que entenda e que ajude

feliz ano novo pra vcs !
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: marc0 em 31 de Dezembro de 2011, 19:38
( Pois é, todos os fluidos são compressíveis ... ;-)
Na realidade todos os fruídos são compressíveis, uns mais outros menos; para efeitos práticos em hidráulica gases são fruídos compressíveis e líquidos são fluidos incompressíveis porque a densidade é praticamente constante com a variação de pressão e a redução de volume caso houver é infinitesimal.

Abraços...
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: Cássio Alvarenga em 31 de Dezembro de 2011, 19:58
O que o Niv quis dizer é que os gases são mais comprimíveis, já os liquidos são menos, então a força é QUASE 100% transferida, podemos desconsiderar a compressão.

 
  Tudo exceto o vacuo, logicamente, é comprimível, ate mesmo um metal super duro sofre compressão com um simples apertar da mão, claro que em escala nanométrica.  Assim como não existe material 100% isolante elétrico ou térmico, não existe material que não comprima ou se estique.

 É muito difícil existir ZERO puro na física... Sempre temos 0,000000000...000 alguma coisa.


    Desculpe, mas tenho a mania de mudar o assunto dos topicos,  :P prometo ser a ultima vez este ano!

Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: marc0 em 31 de Dezembro de 2011, 20:08
O que o Niv quis dizer é que os gases são mais comprimíveis, já os liquidos são menos, então a força é QUASE 100% transferida, podemos desconsiderar a compressão.
Errado,
A pressão idêntica aplicada tantos por líquidos quanto em gases em atuadores de áreas iguais acarreta o mesmo efeito de força, mas a compressão nunca pode ser desconsiderada pois implica características diferentes no atuador, enquanto o volume de um gaz pode ser reduzido drasticamente o mesmo não ocorre nos liquidos.

abraços...
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: niv_pei em 31 de Dezembro de 2011, 20:42
Quando falei de proporcionalidade referí que existe uma relação entre os êmbolos proporcional a área deles. Os líquidos por serem "imcompressíveis", na verdade são pouquísimos compressíveis em relação aos gases.... Mas, aproveitando, um feliz ano novo a todos, estou de saída para a Ribeira (bairro daqui de Salvador) onde mora minha sogra e como é pertinho da praia vou dar uma chegada lá... Inté ano que vem...
Nivaldo-Ba
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: minilathe em 31 de Dezembro de 2011, 21:01
A pressão não varia se o fluido é compressivel ou não. A pressão se distribui uniformemente no interior do sistema. A compressibilidade existe em gases e líquidos, em sólidos a compressão acarreta a deformação, que pode ser elástica ou plástica.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: C N C N o w ! em 31 de Dezembro de 2011, 21:04
Correção: esta aqui deverá ser a minha última chatice do ano, a outra deverá ser - espero - a penúltima  ;D

Quando falei de proporcionalidade referí que existe uma relação entre os êmbolos proporcional a área deles. Os líquidos por serem "imcompressíveis", na verdade são pouquísimos compressíveis em relação aos gases....

Tá, vc quiz dizer uma coisa, mas disse outra ... he, he, he ...

Liga não Nivaldo, é brincadeirinha  ;D

Um próspero e saudável 2012 é o que desejo a nós todos ... pode o mundo acabar, mas que seja em barrancos, que eu quero ficar encostado ...  ;D
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: niv_pei em 01 de Janeiro de 2012, 10:31
 ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D
Continuam os meus votos de feliz 2012...

Nivaldo-Ba
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 01 de Janeiro de 2012, 14:06
a diferença quando se comprime o ar ,para o óleo,é que o óleo,devidamente com o sistema sangrado,aplica força instantaneamente,enquando no ar,leva alguns segundos para o mesmo se comprimir a ponto de transmitir a força,que é sempre muito menor.Esse assunto "vai longe",tem muito a se discutir,mas a pulga que está atras da minha orelha ainda é sobre a questão pratica do ar impulssionar o óleo num espaço fisico tão pequeno,como a base de um macaco hidraulico tipo garrafa,por exemplo.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: havell em 01 de Janeiro de 2012, 15:47
...mas a pulga que está atras da minha orelha ainda é sobre a questão pratica do ar impulssionar o óleo num espaço fisico tão pequeno,como a base de um macaco hidraulico tipo garrafa,por exemplo.

é possivel fazer um sistema com valvula de acionamento mecanico , aonde o ar é injetado e faz o braço do macaco se mova até um extremo movendo a chave(da valvula), quando chega no extremo muda o curso do ar e volta para o outro , como um "bate e volta".
mas isso acho que ja foi dito..


eu ainda acho mais viavel(pratico/barato/menor possibilidade de problemas) fazer com motor de alavanca excêntrica...

Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: F.Gilii em 01 de Janeiro de 2012, 16:17
Mais ou menos - se a potencia do motor não for suficiente, corre-se o risco de "stall" caso a pressão estar alta na etapa final.

Claro - uma boa redução deveria servir, mas aí creio que sai mais caro o molho que o peixe.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: marc0 em 01 de Janeiro de 2012, 17:28
eu ainda acho mais viavel(pratico/barato/menor possibilidade de problemas) fazer com motor de alavanca excêntrica...

Para quem já tem ar-comprimido disponível no local de uso e  para substituir o acionamento muscular como nesse caso que motivou o tópico, o sistema com bomba-hidropneumática é mais simples, pequeno e barato.
(http://www.cambercaster.com.br/imagens/prod12_4.jpg)(http://www.palmtecnologia.com.br/imagens/animpump.gif)
Abçs...
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: F.Gilii em 01 de Janeiro de 2012, 17:50
E é automático - o sistema mostrado pelo Enoch opera automaticamente...
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: C N C N o w ! em 01 de Janeiro de 2012, 19:09
a diferença quando se comprime o ar ,para o óleo,é que o óleo,devidamente com o sistema sangrado,aplica força instantaneamente,enquando no ar,leva alguns segundos para o mesmo se comprimir ...

Ai, ai, ai ...

Esta é a minha primeira chatice de ano novo, tá ?  ;D
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: havell em 01 de Janeiro de 2012, 23:05
Mais ou menos - se a potencia do motor não for suficiente, corre-se o risco de "stall" caso a pressão estar alta na etapa final.

Claro - uma boa redução deveria servir, mas aí creio que sai mais caro o molho que o peixe.

boa noite Gilii, imagino que o tal "stall" acontecerá tanto no sistema com compressor (pois o compressor desligará quando chegar no limite) quanto no sistema do motor (o motor trava por não ter mais força).

sugeri um motor para acionamento pois podem ser facilmente conseguidos até em sucatas por um preço legal, e imaginei que as reduções poderiam ser feitas com polias v (que não são tao caras assim)

já quanto ao molho sair mais caro que o peixe...

você tem ideia do custo para automatizar o sistema através de um pistão pneumático?
pergunto só por curiosidade mesmo, pois não tenho o menor conhecimento do custo desses materiais..

da primeira e unica vez que procurei o preço de materiais do tipo (foi a bastante tempo atras...)eles eram bem caros e bem mais caros que minha cocoroca imaginaria na epoca (pelo menos para mim kkkk)

imagino que precisaria de mangueiras,controladores pre pressão, de vasão,uma válvula de varias vias, do pistão, conectores...








Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: minilathe em 01 de Janeiro de 2012, 23:36
a diferença quando se comprime o ar ,para o óleo,é que o óleo,devidamente com o sistema sangrado,aplica força instantaneamente,enquando no ar,leva alguns segundos ....

Não é bem assim, o que influencia no tempo de resposta de um sistema com fluido é algo complexo, depende de inúmeros fatores, vazão, volume a ser deslocado, pressão, ....

Já lidei com sistemas a ar comprimido (válvulas de controle borboleta de 12 polegadas) que respondem com fração de segundo em pressões de apenas 30 psi ....
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: Claudinei Giron em 02 de Janeiro de 2012, 08:18
Trabalhei em uma empresa de macaco hidráulico durante 13 anos, e desenvolvemos (nacionalizamos) uma bomba hidropneumática,
onde um pistão pneumático não me lembro mas algo de diâmetro de 60mm acionava um menor o hidráulico diâmetro de uns 5 ou 6mm, trabalhávamos com pressão hidráulica na casa dos 500Kg/Cm2. Mas a coisa não é tão simples, o pistão hidr. têm que ser tratado, a gaxeta era um material mais resistente, não me lembro qual, devo ter um desenho do conjunto.
abraços.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: F.Gilii em 02 de Janeiro de 2012, 09:10
Pedro,

Eu não faço idéia do custo nem de uma solução mecanica nem de uma pneumática - só conheço meu custo de mão de obra, e creio que cada um tenha que conhecer o quanto vale seu trabalho.

Com relação à parte mecanica, eu creio que o ideal é fazer algum acionamento bem pequeno para que não ocupe muito espaço, e isso pode custar caro em termos de peças e usinagens, e isso vale para um acionamento como sugerido por voce como um pneumático.

Tudo tem um impacto no final - fazer bem feito custa algum dinheiro...
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: Cássio Alvarenga em 02 de Janeiro de 2012, 11:56
O que o Niv quis dizer é que os gases são mais comprimíveis, já os liquidos são menos, então a força é QUASE 100% transferida, podemos desconsiderar a compressão.
Errado,
A pressão idêntica aplicada tantos por líquidos quanto em gases em atuadores de áreas iguais acarreta o mesmo efeito de força, mas a compressão nunca pode ser desconsiderada pois implica características diferentes no atuador, enquanto o volume de um gaz pode ser reduzido drasticamente o mesmo não ocorre nos liquidos.

abraços...


  Acho que estamos tentando dizer a mesma coisa, rsrsrsrs...
Simplificando o que quis dizer:

 Se o sistema esta com ar, o pistão menor vai ter que descer mais pois o ar se comprime muito, já com liquido, se cria uma pressão alta com pouca redução de volume, ou seja, o pistão vai ter que descer pouco, na minha opinião a redução de volume dos liquidos é tão pequena que pode ser desconsiderada sim...  "Mas essa é só a minha opnião" (by Fabio) kkkkkkkkkkkkkk


  Alguem já viu aqueles novos macacos que se engata uma mangueira no escapamento e acelera-se o carro para que o macaco suba? Creio que o sistema sirva neste caso.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: marc0 em 02 de Janeiro de 2012, 12:45
um motor para acionamento pois podem ser facilmente conseguidos até em sucatas por um preço legal
Idem para sucata de pneumáticos...

Mas a coisa não é tão simples, o pistão hidr. têm que ser tratado, a gaxeta era um material mais resistente...

Creio que esta havendo alguns equivocos nesse tópico, da mesma forma que para recortar MDF eu posso usar uma Maquita de $280 ou um Splindle de $2800 o mesmo ocorre com componentes e equipamentos hidraulicos, cada um tem a sua aplicação e especificidade.

Nesse caso (do inicio do tópico), a parte hidráulica já esta pronta (macaco), vai funcionar exatamente como funcionaria com acionamento muscular, a necessidade é apenas substituir o braço por um simples cilindro pneumático e valvula.
Cilindros pneumáticos podem ser muito baratos se feitos pelo próprio usuário ou aproveitando alguma sucata (existe muitas possibilidades por aí) ou muito caro se for comprado materiais desnecessários ou um cilindro para outra aplicação específica diferente da necessidade de um simples macaco.

Avaliar os custos se resume na aplicação corretas dos parâmetros exigidos e é muito pessoal de repente o caro para um é barato para outro.
Aqui no Brasil (onde esse tipo de equipamento tem preço muito majorado), um macaco hidropneumático novo e completo de 30 toneladas custa por volta de $800 e só a bomba HP por volta de $180.

Quem quiser comprar pronto:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212664547-macaco-hidropneumatico-30-ton-bovenau-mtp-30-nacional-c-nf-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212664547-macaco-hidropneumatico-30-ton-bovenau-mtp-30-nacional-c-nf-_JM)

http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/43/408/hidropneumaticos (http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/43/408/hidropneumaticos)

Quem tiver habilidade conhecimento e meios, com alguma criatividade pode fazer a bagaça (bomba HP) muito mais barato...

Abraços...
 
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 02 de Janeiro de 2012, 14:31
Quem tiver habilidade conhecimento e meios, com alguma criatividade pode fazer a bagaça (bomba HP) muito mais barato...


kkkkkkkkkkkagora vc tocou no ponto certo marco,nao que eu tenha tanta habilidade e conhecimento,mas por isso criei o tópico,para buscar esse conhecimento,e tempo,até tenho pra tentar fazer a "bagaça",só preciso definir oq será mais viavel e barato,por na balança,e tentar a sorte,hehehe

agradesço tb o esquema do funcionamento que vc postou,era exatamente isso que estava procurando,valeu.



Havell
vc poderia dar mais detalhes da alavanca excentrica,já imaginei alguma coisa nesse sentido,mas nao pode ser muito rápido,em rpm,ou numero de vezes que o pistãozinho injetor trabalhe por minuto,e tb precisaria de uma valvula de segurança,limitadora de pressão e que não force muito o motor,nao é mesmo?
obrigado a todos
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: marc0 em 02 de Janeiro de 2012, 15:01
Eu já construi varias prensinhas de oficina de 10toneladas,15 ton,20 ton,bombas hidraulicas,macacos hidraulicos,sacadores de polia,enfim.....

Dande; como vc já é do ramo; não terá maiores dificuldades de fazer as peças da sua bomba HP, creio que falta apenas o conhecimento sobre alguns detalhes construtivos; principalmente sobre a válvula de repetição do ciclo.
O meio mais fácil e barato é copiar o sistema usado em macacos; mas nada impede de adaptar outras peças prontas principalmente válvulas e cilindros; como citei em outro post; os bons ferro-velhos são ricos em cilindros e válvulas descartas de equipamentos sucateados.
Sugiro que faça uma garimpagem  pra ver o que pode ter à disposição.


Por coincidência, eu tb atuo na atividade de curvamentos de tubos e tenho dobradeiras na minha oficina (dobradeira hidraulica até 6" e calandra elétrica até 4" e dobradeira manual).

Abraços...


Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: marc0 em 02 de Janeiro de 2012, 15:10
Pra começar....

Em tese, o mais simples poderia ser como a figura (embora ineficiente e com muita perda de ar)
A dificuldade é dimensionar corretamente o respiro com a vazão e pressão do ar.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: havell em 02 de Janeiro de 2012, 17:00
Havell
vc poderia dar mais detalhes da alavanca excentrica,já imaginei alguma coisa nesse sentido,mas nao pode ser muito rápido,em rpm,ou numero de vezes que o pistãozinho injetor trabalhe por minuto,e tb precisaria de uma valvula de segurança,limitadora de pressão e que não force muito o motor,nao é mesmo?
obrigado a todos

dande fiz um desenho "tosco" nada tecnico
mas foi basicamente isso que imaginei (possivelmente com redução)

não tem legenda mas ficou simples acho que da pra entender

Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: luciano g em 02 de Janeiro de 2012, 17:09
procure uma bomba hidraulica nos ferros velhos ,eu achei uma de uma cadeira de dentista veio completa com o cilindro e valvulas

luciano
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: Euclides Júnior em 02 de Janeiro de 2012, 17:34
procure uma bomba hidraulica nos ferros velhos ,eu achei uma de uma cadeira de dentista veio completa com o cilindro e valvulas

luciano
Luciano voce a usou a bomba e o cilindro como prensa? minha esposa e dentista e no manual destas cadeiras eles pedem para nunca ultrapassar 180kg na cadeira
Abs.
Jr.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 03 de Janeiro de 2012, 11:48
marco
essa figura com retorno do pneumatico com mola,seria mesmo mais simples de se fazer,a primeira animação que vc postou ,era bem mais complexa,porem mais "ageitada",todinha automatica,(parabens pra quem bolou) hehehe

havell
agradeço o "desenho tosco" kkkk brincaderinha
agora entendi oq vc quis explicar,realmente são tantas boas idéias,que fico meio perdido.Essa sua idéia merece uma atenção especial,talvez um motor nao tão forte dê conta ,apesar de nao aumentar  muito a velocidade de injeção,mas só de nao precisar fazer força,e só apertar um botãozinho acionador,já vale a pena kkkkvaleu

Luciano G
pois é,eu tb comprei umas dessas cadeiras de dentista uns dois anos atras,num ferro velho,com pistões e bombinha de engrenagem,com motor de 1/4,fiz uma medição usando manometro,e ela atingia 50kg/cm2,muito pouco "em termos",teria que aumentar muito o diametro do cilindro a ponto de exercer algumas toneladas,nao sei se a bomba estava com desgastes,talvez,mas acho que com motor de 1/4,tava até muito bom,e a vazão era cerca de 1 litro por minuto,se aumentar demais o diametro do cilindro fica muito lento,por isso pensei que a bomba hidropneumatica fosse melhor,e mais barato,mas vamos ver,alguma coisa eu vou fazer,seja de um jeito ou de outro
abraços
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: marc0 em 03 de Janeiro de 2012, 13:12
essa figura com retorno do pneumatico com mola,seria mesmo mais simples de se fazer,a primeira animação que vc postou ,era bem mais complexa
Dande;
Não se deixe levar por impressões, a valvula integrada ao cilindro pode parecer complexo, mas no fundo é bem simples e torna o conjunto mais eficiente, claro que a figura que postei é ainda mais simples.

As bombas HP usados em macacos geralmente tem retorno por mola.

Esquema:
http://img.directindustry.com/pdf/repository_di/16249/pneumohydraulic-pumps-p720-68381_2b.jpg (http://img.directindustry.com/pdf/repository_di/16249/pneumohydraulic-pumps-p720-68381_2b.jpg)

Por falar em preços majorados no pais das "cuecas monetarizadas", um macaco HP de 20 tons custa lá fora menos de 100 doletas:
http://www.northerntool.com/shop/tools/product_200305255_200305255 (http://www.northerntool.com/shop/tools/product_200305255_200305255)
(http://www.northerntool.com/images/product/images/144879_lg.jpg)

Abçs

Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 11 de Fevereiro de 2012, 11:54
Quando iniciei este tópico,queria matar uma curiosidade sobre o funcionamento das bombas hidropneumaticas,graças a boa vontade dos colegas isso foi feito....

Agora estou tentando fazer uma,muito embora ainda nao tenha passado do papel,surgiu uma duvida...........

EStou imaginando uma bomba hp,em que o cilindro pneumatico tenha na sua parte superior uma haste fixada ao embolo,com uma bolacha ou disco no diametro da camisa do cilindro,para que ao descer devido pressão de ar, essa bolacha na parte superior,acione duas valvulas,simultaneamente.........

uma valvula que bloqueia o abastecimento de ar(com o embolo na posição maxima do curso),e outra que libera a saida do ar já utilizado,para que o ciclo se repita.....


A duvida é:.........será que ao atingir uma certa pressão hidraulica,e os ciclos começarem a ficar mais "pesados" e lentos,poderia acontecer do sistema falhar?

POis acredito que teria que ter um sincronismo muito grande das valvulas,para que uma nao atrapalhe a outra.

agradeço desde já...
abraço

Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: havell em 11 de Fevereiro de 2012, 12:07
Quando iniciei este tópico,queria matar uma curiosidade sobre o funcionamento das bombas hidropneumaticas,graças a boa vontade dos colegas isso foi feito....

Agora estou tentando fazer uma,muito embora ainda nao tenha passado do papel,surgiu uma duvida...........

EStou imaginando uma bomba hp,em que o cilindro pneumatico tenha na sua parte superior uma haste fixada ao embolo,com uma bolacha ou disco no diametro da camisa do cilindro,para que ao descer devido pressão de ar, essa bolacha na parte superior,acione duas valvulas,simultaneamente.........

uma valvula que bloqueia o abastecimento de ar(com o embolo na posição maxima do curso),e outra que libera a saida do ar já utilizado,para que o ciclo se repita.....


A duvida é:.........será que ao atingir uma certa pressão hidraulica,e os ciclos começarem a ficar mais "pesados" e lentos,poderia acontecer do sistema falhar?

POis acredito que teria que ter um sincronismo muito grande das valvulas,para que uma nao atrapalhe a outra.

agradeço desde já...
abraço

dande , não sei se entendi bem oque você tendou exemplificar.. mas creio que uma valvula de alavanca com 5 vias você consiga fazer essa parada..

é só ligar o movimento do embolo a alavanca quando chegar em cima , muda para baixo, quando chegar em baixo muda para cima...

sacou ?
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 11 de Fevereiro de 2012, 12:22
Havell
saquei,porem esqueci de mencionar que o retorno do pistão pneumatico seria por ação de uma mola,seria bem mais simples de construir,só temo nao funcionar em pressões mais altas,pois no inicio o pistão pneumatico trabalha mais "ligeiro" e ao aumentar a pressão hidraulica ele vai ficando mais lento......

EX;  ao acionar a valvula que veda o abastecimento de ar,pode acontecer de nao acionar a valvula que libera o ar utilizado,então o sistema para.....(nem entra nem sai ar)

se acionar primeiro a valvula que libera o ar utilizado, o pistão para e nao fecha o abastecimento,ai o sistema para e todo ar do compressor seria desperdiçado.

esse é meu medo kkk
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: minilathe em 11 de Fevereiro de 2012, 13:02
EStou imaginando uma bomba hp,em que o cilindro pneumatico tenha na sua parte superior uma haste fixada ao embolo,com uma bolacha ou disco no diametro da camisa do cilindro,para que ao descer devido pressão de ar, essa bolacha na parte superior,acione duas valvulas,simultaneamente.........

uma valvula que bloqueia o abastecimento de ar(com o embolo na posição maxima do curso),e outra que libera a saida do ar já utilizado,para que o ciclo se repita.....


A duvida é:.........será que ao atingir uma certa pressão hidraulica,e os ciclos começarem a ficar mais "pesados" e lentos,poderia acontecer do sistema falhar?

POis acredito que teria que ter um sincronismo muito grande das valvulas,para que uma nao atrapalhe a outra.


Veja, esse sistema sempre dependerá da pressão de ar de seu sistema de ar comprimido, que é limitada. Então, a força hidráulica máxima será função da relação de áreas dos cilindros hidráulicos e da relação de áreas do cilindro pneumático e do êmbolo da bomba hidráulica. Se a carga a ser erguida pelo sistema hidráulico for maior que a força que o sistema pode dispor certamente vai parar, mas isso deve (pode) ser calculado.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 12 de Fevereiro de 2012, 11:00
minilathe...
agradeço teu comentario,porem essa questão das áreas dos cilindros já compreendi...

Meu temor,está no funcionamento correto das valvulas que farão o ciclo se repetir,pois no inicio sem carga,o pneumatico atua ligeiramente,acionando fácil as valvulas,e quando começar exercer força,ou seja,quando a pressão hidraulica for aumentando,digamos uns 300bar+-,o pneumatico nesse ponto começará atuar mais lento(como pode-se perceber no vídeo postado no inicio deste tópico)nessa hora,pode ocorrer do sistema de valvulas,falhar.....?

Apesar de que errando que se aprende,queria tentar acertar já de prima kkkkkk
Por isso penso bem,antes de fazer,apesar de ser muito ansioso.
abraços
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: C N C N o w ! em 12 de Fevereiro de 2012, 11:33
... essa questão das áreas dos cilindros já compreendi ...

Danilo, se vc de fato entendeu a questão então quem fica sem entender qual a natureza da sua dúvida sou eu ...  ;D

Citar
... pode ocorrer do sistema de valvulas falhar.....?

Se a força exigida para a atuação supera a disponível, o sistema falha. Não é uma possibilidade, é uma certeza, como o Gil já enfatizou ...   ;D

A questão da velocidade de atuação não está relacionada apenas à pressão, mas tb às chamadas perdas de carga, algo que não me parece muito relevante no contexto desta discussão.

Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 12 de Fevereiro de 2012, 14:49
vou por minha idéia em pratica,depois posto os resultados.....

Meu compressor exerce uma pressão maxima de 8kgf/cm2 mas pode variar para 6kgf/cm2

usarei um cilindro de 100mm diametro=78,5cm2 de área x 8kgf/cm2=628kg

ou se for 78,5cm2 x 6kgf/cm2=471kg

Pistão hidraulico injetor 12mm=1,13 cm2 de área

pressão hidraulica =628kg  dividido por 1,13cm2=555kgf/cm2
ou................. .........=471kg  dividido por 1,13cm2=416,8 kgf/cm2

espero ter bons resultados
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: C N C N o w ! em 12 de Fevereiro de 2012, 16:36
pressão hidraulica =628kg  dividido por 1,13cm2=555kgf/cm2
ou................. .........=471kg  dividido por 1,13cm2=416,8 kgf/cm2

Faltou só calcular a força disponível no pistão atuador ... vc ainda não sabe como será ele ?

Citar
espero ter bons resultados

Certamente terá.  ;D
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 12 de Fevereiro de 2012, 17:59
cncnow!
pois então...
a principio a intenção é construir a bomba hp,se der certo e funcionar direito,depois posso utiliza-la em qualquer cilindro,com as medidas necessarias para o trabalho desejado.

Como sou meio encanado  por construções de prensinhas hidraulicas kkkk
provavelmente será para uma de 10ton aproximadamente.Tal vez um cilindro com uns 60mm atinja ou supere essa capacidade devido variações na pressão de ar.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: minilathe em 12 de Fevereiro de 2012, 19:56
minilathe...
agradeço teu comentario,porem essa questão das áreas dos cilindros já compreendi...

Meu temor,está no funcionamento correto das valvulas que farão o ciclo se repetir,pois no inicio sem carga,o pneumatico atua ligeiramente,acionando fácil as valvulas,e quando começar exercer força,ou seja,quando a pressão hidraulica for aumentando,digamos uns 300bar+-,o pneumatico nesse ponto começará atuar mais lento(como pode-se perceber no vídeo postado no inicio deste tópico)nessa hora,pode ocorrer do sistema de valvulas,falhar.....?

Apesar de que errando que se aprende,queria tentar acertar já de prima kkkkkk
Por isso penso bem,antes de fazer,apesar de ser muito ansioso.
abraços

Um dos aspectos a considerar é a relação de pressões ar/óleo e óleo/carga no êmbolo final.

O outro é a vazão de ar:
O sistema pneumático fica "pesado" em decorrência da pressão que aumenta. Como o ar é compressível e podemos assumir que P.V = Constante, ao aumentar a pressão, os acréscimos de volume de ar correspondentes ao curso do pistão do compressor, vão gerando acréscimos de pressão cada vez menores. Por isso o sistema vai ficando mair lento (="pesado") a medida que a pressão (força) aumenta.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: minilathe em 12 de Fevereiro de 2012, 20:08
Explicando:

P.V = Constante, logo:

V.(dP/dt) + P.(dV/dt) = 0, então:

dP/dt = - (P/V).(dV/dt)

Sendo dV/dt quase constante, que é cilindrada do compressor, V é o volume total do sistema (reservatório, mangueiras, cilindro, etc.) e P vai aumentando gradualmente. Assim, dP/dt vair diminuindo com o aumento da pressão.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: C N C N o w ! em 13 de Fevereiro de 2012, 07:31

Excelente explanação, Gil !  ;D
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: minilathe em 13 de Fevereiro de 2012, 07:36

Excelente explanação, Gil !  ;D

Obrigado, graças às aulas de termodinâmica...  :)
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: minilathe em 13 de Fevereiro de 2012, 10:29
O sistema fica mais lento quando a pressão aumenta e se tiver muitos "volumes mortos" (que contribuem com o aumento da pressão), isto inclui reservatórios, mangueiras, ... em ambos os casos o sistema responderá mais lentamente. Não seria um problema de válvulas, mas de gradativa vazão baixa de ar. Mas, como toda válvula possui passagens, quando a passagem fica igual à vazão, o sistema atinge o seu limite máximo.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 13 de Fevereiro de 2012, 12:34
minilathe
agradeço as formulas postadas ,e o interesse em me ajudar,espero que eu consiga fazer essa "bendita" bomba kkkkkk

Nao quero dizer besteiras,mas estou imaginando uma valvula com sistema tipo gatilho,ou seja,ela atua em sua função a partir do movimento do pistão pneumatico,independente da velocidade do mesmo.

Assim que uma certa medida de altura é alcançada,o pistão desarma a valvula de uma só vez,e nao gradativamente.Vou ver se começo ainda essa semana.
kkkkkkk
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 01 de Março de 2012, 11:16
pois é,as coisas sempre são assim mesmo.....

Fiz varias tentativas de contruir essa "bendita" bomba hp,porem ainda nao obtive bons resultados,mas tudo bem,estou aprendendo muito com os erros e já imaginando novas idéias kkkkkkk

O problema é que graças a contrução dessa bomba hp,me deparei com outro problema,no compressor kkkk

O coitado que já tem uns 25 anos de uso,pediu "atenção",pois é,estava escapando óleo para fora do cabeçote,por desgaste dos anéis de segmento,sem falar no ferrugem que tb percebi na parte de baixo do reservatório...


Agora estou preocupado,depois de tantos anos exercendo seu trabalho,será que tem risco alto desse reservatório explodir??

Já desmontei ele todo,estou iniciando uma reforma geral nele,mas por dentro do reservatorio que fica duvida,pois tirei uns 400ml de água enferrujada dele.

Agradeço comentarios dos amigos

PS; parece reforma de casa,quebra uma parede,tem que quebrar outra e
mais outra. hehehe

abrç
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: Euclides Júnior em 01 de Março de 2012, 11:32
Boa tarde Amigo Dande
Eu o aconselho a enviar seu compressor para uma empresa especializada ai na sua região, pois se você encontrou ferrugem no deposito a risco sim de explosão e o estrago pode ser grande.
Veja a imagem em anexo de uma placa que fiz para uma empresa aqui da minha região que e autorizada a reformar e testar estes depositos.
Abs.
Jr.
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 01 de Março de 2012, 13:25
euclides
muito interessante....
vou procurar saber se aki por perto existe alguma empresa especializada que faça esse teste,depois de testado fica mais seguro mesmo.
obrigado
Título: Re:bomba hidropneumatica
Enviado por: dande em 11 de Março de 2012, 18:41
agora sim,o compressor está reformado,e pelo que me falaram(um experiente no ramo de compressores)o meu apesar de bem antigo,está bem conservado e nao tem risco de explosão,pois o mesmo se encontrava apenas com ferrugem superficial,as paredes estão bem rigidas,e o maximo que poderia acontecer,era um pequeno vazamento,mas por enquanto posso usa-lo a vontade.

E enquando reformava,pois precisava lixar e repintar,na hora de sacar a polia ,na falta de um sacador de rosca de boa qualidade ,acabei reaproveitando um hidraulico desses macacos jacarézinho,e bolei um saca polias hidraulico,e confesso que apesar de ser "fraquinho"hidraulicamente falando,deu um "baile" no sacador de rosca kkkkk

Segue foto do sacador estilo caserão

e logo abaixo foto da prensinha tb "caseira" que gostaria de adaptar uma
bomba hidropneumatica.