Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: ronaldocavalcante em 14 de Março de 2013, 03:35
-
Colegas
Dando seguimento à máquina CNC DIDÁTICA para utilização em sala de aula no ensino de operação, programação e montagem de CNC, estou me aventurando no acoplamento de 4o. eixo e mini-torno à fresadora. Segue a primeira parte do projeto.
Claro que opiniões e críticas no sentido de melhorar o projeto serão bem vindas.
at
ronaldo
Cavalcante, Ronaldo F. - Centro de Usinagem CNC-DIDÁTICO-Protótipo. (1a. PARTE) (http://www.youtube.com/watch?v=Rh085KyEbYI#)
-
Ronaldo,
Porque um motor comum e mais o motor de passo?
O motor de passo está servindo como encoder?
Carlos
-
Quando o motor CA que tá operando , não tem problema ficar girando o eixo do motor de passo tão rápido?
-
Carlos
O motor de indução opera o torno (movimenta a placa universal) controlado pelo inversor de frequência (rpm e inversão).
O motor de passo é utilizado como quarto eixo da fresadora (quarto módulo da Smile)
Styg
Acredito que não pois a maior rotação que terei ali é aproximadamente 1440 rpm considerando que o motor AC é de 2 polos e há uma redução de 2,5:1 (relação entre as polias).
Mas verei isso no decorrer dos testes de fabricação de peças.
O que poderia acontecer seria a geração de tensão nos terminais do Motor de passo, mas é bloqueado pelos terminais de um relé que atua quando o inversor é ligado.
at.
ronaldo
-
Ronaldo, interessante, estás interrompendo todos os fios do motor de passo ou apenas um de cada bobina?
-
Desligo os seis terminais com um relé de 6 contatos NF ao ligar o inversor.
-
Ronaldo,
Parabéns pela montagem. Mas eu não deixaria o motor de passo acoplado com o motor em operação, a depender de rotação, com o motor em vazio, podem ser induzidas tensões elevadas que poderiam danificar o isolamento (furar o verniz) do enrolamento do motor de passo. Alternativamente, poderia usar algum tipo de acoplamento acionado por uma solenóide ou um motor DC com encoder.
-
Pois é, Gil... eu quis fugir exatamente dessa operação de acoplar e desacoplar o motor de passo.
Cheguei a construir engrenagens de nylon e comprar as de aço. Mas não gostei por causa do ruído (metal) e desgaste (nylon). A melhor maneira que achei foi fabricar as polias sincronizadas que deixou a operação silenciosa.
No futuro vou realmente aceitar seu conselho e usar o encoder. Como esse motor é uma sobra que tinha aqui na oficina, vou esperar ele abrir o bico...
Você acha que uma rotação de aproximadamente 1500 rpm (direto e inverso) danificaria o motor de passo?
Já deixei por 1 hora ligado em 1000 rpm e ele funcionou depois desse tranco.
Meus problemas agora é conseguir uma fixação de um suporte de ferramentas no cabeçote do spindle e fabricar uma contra-ponta. Essa eu acho até mais fácil porque eu tenho duas alturas de mesa. Acredito que basta usar dois guias lineares com carro-patins de maneira que eu possa tirar a contra-ponta e usar a mesa de cima para a fresa...
Se souber quem já fez isso, peço que me envie o site.
grato
ronaldo
-
Amigos
Continuando a aventura de fazer um mini CENTRO DE USINAGEM CNC DIDÁTICO, estou submentendo à apreciação a 2a. parte do projeto onde foi confeccionada e instalada uma mini-torre para as ferramentas e em seguida feitos os devidos testes de usinagens diversas (faceamento, desbastes com raios, furo, desb. interno, etc)
A intenção, se Deus me deixar ainda por aqui, é concluir o projeto com a implementação do quinto e sexto eixo para testar o software DESKPROTO V.6.0 que controla 5 eixos simultaneamente. Também será acrescentado mais uma mini-torre para ter 3 ferramentas em operação.
Cavalcante, Ronaldo F. - Centro de Usinagem CNC-DIDÁTICO-Protótipo. (2a. PARTE) (http://www.youtube.com/watch?v=OVqMWg8ot20#)
-
Eu usaria uma embreagem magnética, poderia até tenta adaptar umas dessas de ventoinhas de carro
-
Como assim, Ivan ? Fiquei curioso...
ronaldo
-
Alguns carros mais antigos usavam este sistema para acionar a ventoinha quando a temperatura aumentava , consistia de uma embreagem maqnética com uma polia acoplada a ventoinha acionada pela correia do motor, eu mesmo tive uma belina que era assim, hoje em dia usam mais e motores , procure em algum desmanche e tente fazer uma adaptação.
-
Ok, parceiro. Vou tentar encontrar.
Não é prático tirar a correia do motor de passo para usá-lo. Deixar rodando direto, mesmo com o sistema de relé desligando seus terminais ao ligar o torno, aquece-o muito a partir de 800 rpm..
Tive uma sugestão de usar engrenagens só para o motor de passo acoplando através de um garfo, como na caixa de marcha. Mas ainda não vi uma funcionando para tentar reproduzir. Até já comprei duas engrenagens com relação 2:1
ronaldo
-
Compressores de ar condicionado automotivo, também usam as polias eletromagnéticas, talvez seja mais fácil de encontra-las
http://youtu.be/kv0DjDR42Bo?t=37s (http://youtu.be/kv0DjDR42Bo?t=37s)
-
E uma outra opção tambem, e obrigado pela correção e eletromagnética não magnética
-
Boa noite a todos...
Não precisa nem procurar em carros antigos, até onde eu sei, todos os compressores de ar condicionado de veículos são ligados e desligados através desse tipo de acoplamento magnético.
Se você tem ar condicionado no seu carro é só abrir o capô para ver como funciona ;)
Abraço a todos.
-
Não tenho não, Rodrigo. Mas vou dar uma "corujada" no carro do vizinho (rs)
grato
ronaldo