e então que guia eu uso? quero uma maquina que tenha uma área de trabalho 400x400 aproximadamente mas que seja rígida o suficiente para fresar alumínio,
Acho meio complicado (quase impossível) construir uma máquina que frese alumínio em MDF e trilhos de gaveta, os guias cilíndricos e mancais deslizantes também não vão durar muito. Para minimizar as possibilidades de erros, o guia prismático é o mais indicado.
estava pesquisando material , então eu vi que tem umas guias que são de aço cromo ,e que é mais caro porque ,e porque não enferruja ou tem aver com a rigidez?
A rigidez do guia tem a ver com a seção (área transversal e o formato construtivo da seção - circular, retangular, quadrada, ....) e o material do guia. A deformação do guia depende do tipo de esforço aplicado ao guia (tração, compressão, flexão, torção, ...). A deformação depende muito pouco do endurecimento superficial.
Existem guias lineares que são endurecidas superficialmente, por exemplo, através de cromo aplicado superficialmente. Com maior dureza, o desgaste com o atrito entre o mancal de esferas é menor. Mas isso não tem nada a ver com a resistência aos esforços bem como a (maior/menor) deformação do mancal com esforços. Cabe frisar que esse endurecimento possui espessura de alguns micra, ou seja, um desgaste excessivo com o uso (por atrito do mancal deslizante) pode comprometer a camada endurecida do mancal e vir a atingir o metal não endurecido. O endurecimento com cromo melhora a resistência à corrosão superficialmente, como ocorre com um aço inox (que são geralmente aços com alto teor de cromo, não apenas na superfície). Justamente devido a essa espessura ínfima, o endurecimento tem pouquíssima influência na resistência à deformação do guia linear. Além disso, fornecedores menos comprometidos com os clientes fazem camadas endurecidas de menor espessura.
Os guias prismáticos são geralmente fixados ao longo de sua extensão em uma base ou na estrutura da máquina, o que confere maior rigidez ao conjunto. Apesar de haver alguns modelos apoiados numa base, um guia cilíndrico geralmente é ancorado apenas nas extremidades.