Acruwer,
Veja só - para falar de forma simplista, eu primeiro definiria para que a máquina serve, quais ferramentas ela usaria, como trabalharia com os materiais (fixações, limpeza, refrigeração etc) para ir definindo como será feita sua estrutura, e consequentemente como será feita a movimentação.
Então resumindo mais ainda, penso que se a intenção é fazer placas de circuito impresso, teremos que ter uma máquina acurada e com boa resolução.
Dá para fazer isso tudo com uma cremalheira, mas para isso ela deverá ser muito bem construída de forma que não apresente folgas excessivas, e que ofereça uma boa resolução - alta o suficiente para o propósito.
Neste ponto deve levar em consideração o custo do investimento, pois fazer bem feito custa alguma coisa, seja com cremalheiras, seja com fusos, cabos, correias etc.
Normalmente a vantagem de fazer máquinas com cremalheiras é que oferece poucos problemas em cursos longos (e em alguns casos é a melhor opção com certeza), mas a acuidade no geral é baixa porque se preza a velocidade.
Repense melhor o que quer fazer e lembre-se que o tamanho da máquina importa no levantamento do custo, mas mais importante é definir o que vai trabalhar, e me parece que você ainda não tem isso bem definido.