Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Rafael - Spiga em 23 de Outubro de 2008, 14:08
-
Fala pessoal, alguém do forum já construiu uma máquina de 4 ou 5 eixos????
-
Com um quarto eixo rotativo, eu acho que já - com cinco, não pelo grau de dificuldade e custo (provavelmente)
-
também quero estudar sobre isto, tive um tempo fora do forum, pq etava com uma série de problemas financeiros
-
Também estive fora por problemas pessoas, terminei minha primeira fresadorinha, esta funcionando legal, mas ainda nao fiz testes bacanas, somente escrevi silabas. Nao postei nenhuma foto nem video pois estou sem camera :-\.
Entao voltando aos eixos, tenho uma curiosidade tremenda sobre estas maquinas, mais especialmente as que o portico tem dois movimentos de roatação, Esta curiosidada esta relacionada à um tipo se serviço que estou visando fazer. Fábio, você ja trabalhou com alguma dessas???
-
Segue algumas imagens do que penso que "deveria" ser usinado em uma máquina de 5 eixos. A peça seria fixada na base reta sinalidada em verde e então o programa seria executado do inicio ao fim sem que a peça tenha que ser removida. (ACHO QUE É ISSO :-X!!!)
-
mais imgs...
-
eu acho que com a fixação correta pode ser feita até em 3 eixos mesmo..
-
Acho que eu não estou conseguindo me expressar direito e o tópico esta ficando meio "sem pé nem cabeça". Vamos ver se eu consigo organizar minhas ideias:
Eu estou querendo construir uma nova maquininha. Esta maquina teria que ser capaz de usinar uma peça em todas as suas faces, e também realizar furações em angulos. Por exemplo imagine um bloco fixado à mesa da máquina (face verde do anexo). O portico tem que ser capaz de relizar furos nas quatro faces laterais e na face superior da peça (bloco) sem a remoção e reposicionamento da mesma.
Entendo que este tipo de trabalho pode ser feito em uma máquina de 5 eixo, onde além dos avanços nos eixos X Y Z teria a capacidade de dois movimentos de rotação do cabeçote.
Estou certo ou viajei muito??
(Anexei outras imagens)
-
tá certo.. desculpe a comida de bola..
-
Spiga,
Me metendo onde não fui chamado, me arrisco a deixar um comentário que acho pertinente.
Não que não tenha entendido o que quer - está bem clara sua intenção!
O que gostaria de dizer é que é possível fazer tudo isso que deseja numa máquina simples de 3 eixos, mas veja:
entenda por simples a forma de resolver o problema, e não a máquina própriamente dita.
Até dá para fazer uma máquina de 5 eixos, mas entenda que o que é complicado não é só a parte mecânica, mas também o programa e o mais importante - a forma de resolver tal problema!
Usando as imagens acima como exemplo, eu diria que existem algumas maneiras de resolver o problema com geometrias diferentes de máquina.
Por exemplo, poderia ser feito com um cabeçote articulado, capaz de ser indexado em duas direções diferentes da vertical - uma em direção a "X" e outra em direção a "Y" e a mesa só se deslocaria em "X" e "Y" por exemplo.
Outra alternativa seria uma máquina que além de ser capaz de mover a mesa nas direções normais de "X" e "Y", seria capaz de girar e indexar um dos eixos, e a morsa (ou sistema de fixação da peça) capaz de ser indexado em outro eixo...
Apesar da exposição dos exemplo serem extremamente pobres em detalhes (pois há muito mais possibilidades de indexação de eixos, umas mais outras menos convenientes), acredito que tenha percebido que a geometria da máquina quando alterada drásticamente, consequentemente influencia na forma de encarar o desafio - desafio este justamente na forma de resolver a programação da usinagem cnc, porque não há um pacote pronto e mastigado para todas as alternativas mecanicas...
Então no final das contas, acredito que perceberá que demorará um bocado para interferir na programação de forma a controlar e executar perfeitamente o que quer - claro, nada impossível...
A sugestão aqui seria a de adotar formas diferentes de fixação da peça, indexando-a manualmente e executando cada face com um programa diferente...
Esta idéia é basicamente a mesma coisa que se programar uma máquina com 5 eixos, só que é feita de forma bem menos dolorída e pedalativa...
No final de tudo isso quero deixar bem claro que só comentei isso observando a facilidade em executar o trabalho.
É claro que acho muito válido fazer uma máquina de 5 eixos para por exemplo testar um conceito, ou para uma demonstração, isso sem falar no próprio aprendizado e satisfação na realização de um mecanismo sofisticado...
Se gosta de desafios, este é um prato cheio...
-
Se gosta de desafios, este é um prato cheio...
Talvez este: http://www.rainnea.com/cnc_toolkit.htm
-
Talvez este: http://www.rainnea.com/cnc_toolkit.htm
[/quote]
Bbela indicação!!!
-
Da-lhe Fábio, gosto de seus comentarios, bem como te todos os outros do forum, são sempre bem vindos.
Você colou pontos bem interessantes para uma discussão (no bom sentido claro) que pode tirar algumas duvidas minhas. Menciona a pertinencia em uma boa forma de fixação. E se eu realmente nao puder mexer na fixação da peça?
Ou mais, se minha peça apresentar faces com superficies complexas? A usinagem seria melhor em 5 eixos?
Me metendo onde não fui chamado, me arrisco a deixar um comentário que acho pertinente.
Todos estão convidados a se meter, por isso o topico :)!!!
Se gosta de desafios, este é um prato cheio...
Adoro eles, por isso a curiosidade em tentar fazer isto.Porém ainda estou em analise devido ao custo de um projeto desses.
Meu primeiro projeto aprendi muito com ele, mas não o dimensionei corretamente, este espero projetar mesmo e ir divulgando tudo aqui, visado ajudar cada vez mais o crescimento do pessoal do forum e também como uma forma de retribuir a ajuda que recebi anteriormente!!!
-
Spiga,
Se não tem jeito mesmo de fazer em três eixos (que eu acho difícil), então o jeito é queimar o bestunto para resolver a criação da máquina multi-eixos mesmo :)
Bem - não há nenhuma situação que eu consiga imaginar que não seja possível usinar de forma simplificada - pelo menos a minha criatividade não consegue ver algo assim...mas que fique claro! - para as máquinas que fazemos!!!
Praticamente tudo que eu imagino é possível resolver com três eixos e fixações diferentes e mais - nada de muito especial...
Claro que se sua intenção é usinar rotores de turbinas pelo menos um quarto eixo te ajudaria em muito... :)
Existem usinagens complexas e mais importante - táticas especiais que requerem movimentos da máquina meio inusitados, mas também sei que estes movimentos foram criados para uma determinada máquina e não para uma necessidade específica, afinal as máquinas também apelam para o lado consumista.
Os empresários também querem ter uma máquina de última geração cheia de "sininhos e lampadinhas" porque afinal falamos de "status"...
Não quero de forma nenhuma dizer simplesmente que não é interessante - claro que é, e deve haver casos especiais, como por exemplo usinagens em alta velocidade e casos muito especiais.
Olhe para este filme de uma máquina de 5 eixos, e perceberá que é possível fazer tudo com 3 eixos - não estou nem comparando tempos e velocidades, apenas as usinagens....
Claro que é um show, e deve ter uma razão para existir - talvez tempo de preparação mais ágil, mas é o único motivo plausível neste caso...
-
Olhe para este filme de uma máquina de 5 eixos
A clave de sol tava ficando bonita