Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: gimbabf em 20 de Agosto de 2009, 20:09
-
Há um bom tempo tenho a idéia de usar cabo de aço na tração, acho que tem muitas vantagens sobre as barras roscadas e mesmo os fusos, principalmente para máquinas grandes, vamos ver o que diz a prática.
Tenho muito a agradecer ao Rubens, ele comprou as polias e correia em são paulo e enviou, como não conheço o produto não tinha ideia do que pedir, a ajuda foi tudo que eu precisava.
Em uma barra roscada o passo fica em torno de 2mm, dependendo da rosca, já o eixo de 22mm que vou usar para mover o X tem um passo de aproximadamente 70mm,
por isso é necessário uma grande redução, comprei uma polia grande de 90 dentes e três pequenas de 10, 12 e 15 dentes + correia sincronizada, o que dá uma redução de 9:1, 7,5:1 e 6:1 respectivamente, para experimentar várias reduções.
Com a barra roscada eu tinha uma resolução de: 2,31 /400 =0.0057,
com o cabo de aço 70/9=7.7777/400=0.0194, isso usando meio passo, vou ter uma velocidade pelo menos três vezes superior à barra roscada, e ainda a vantagem de poder mudar a relação fácilmente, nada de trepidação com a barra empenada, nenhum ajuste crítico em relação ao alinhamento barra roscada e porca, etc.
espero que todos dêem suas sugestões, e no final o resultado estará à disposição de todos
Segue fotos das polias, correia e do eixo para o cabo de aço.
-
Olá Gimbaf,
Parabens pela iniciativa!! Este é um teste que sempre quis fazer.
Estarei acompanhabdo de perto este tópico!
sd
wilsoncnc
-
Grande Gilberto;
Voce está fazendo o correto, não tem nada melhor que seguir os instintos e fazer o que acha que tem que ser feito, eu não tenho experiencia com cabo de aço, mas acho que tem tudo p/ dar certo.
Gostei das polias sincronisadas, quanto pagou ?
Um Abraço
-
boa sorte na tentativo eu nao tive sucesso ... no meu sistema parecia q tinha uma flexao , deu folga, sem esforco foi bem , mas usinando nao deu ....
-
A iniciativa é boa, se não der certo de primeiro, com certeza não faltara palpites para chegar a um ajuste fino.
Tomara que de tudo certo, pode ser uma saída muito boa para maquinas de pequeno porte também, facilitaria muito mais as coisas mesmo.
Bom trabalho pra você.
Abraço.
Tomás
-
É isso aí Gimbaf, tenho certeza que você conseguirá um bom resultado, acho que tem tudo pra dar certo e talves o custo seja bem menor do que outros sistemas. Boa sorte na empreitada!
-
Pessoal,
obrigado pelo incentivo, pela lógica não tem como dar errado, mandei fazer 10 cm de rosca passo 2mm perto de cada extremidade do eixo,e a rosca exatamente com a mesma profundidade para não haver diferença na tração entre um lado e outro, o cabo de aço tem 1,5mm de diâmetro, o eixo tem 22mm para não haver torção e empenamento, já na próxima semana o conjunto estará montado para os testes.
paguei no conjunto de polias e correia 260,00 com frete, custou mais pela polia grande de alumínio (170,00), comparando o custo com barra roscada, acredito que só acrescenta o valor do conjunto das polias e correia
-
Gimbabf, obrigado pelas informações via MP, estarei de olho no desenvolvimento do seu projeto, boa sorte ;D.
-
mais algumas fotos, está tomando forma a máquina
amanhã espero colocar os cabos de aço
quem quer ver mais fotos tem o link:
oops, link errado, corrigindo:
http://www.flickr.com/photos/12411826@N06/
-
parabens pela maquina, agora entendi que o cabo vai enrolado naquela rosca do eixo...
Por que a polia tão grande ?
-
Parabéns pela iniciativa. Ja vi algo com cabos em uma impressora antiga, Rima ou emilia se não em falha a memória.
Caso os resultados não saia de acordo com o esperado, fica facil implementar correia sincronizada. apenas colocando uma 2 polias ( uma em cada ponta do eixo) e 2 esticadores, a correia ficaria fixa.
abraço
-
Ao que parece, esse sistema de cabo, todas ou a grande maioria de impressora adota para movimentar os cartuchos de tinta.
Se dá certo com impressoras, terá que dar certo também em seu projeto,
Tente usar um extensor (uma mola, por exemplo) para manter o cabo bem esticado.
Parabéns pela iniciativa e boa sorte.
Edson
-
parabens pela maquina, agora entendi que o cabo vai enrolado naquela rosca do eixo...
Por que a polia tão grande ?
porque o "passo" do eixo tem 70mm então vou usar uma redução de 9:1 senão a resolução ficaria baixa, a velocidade muito alta e talvez o motor muito fraco, e com a redução também diminui bastante a inércia
-
jvc e mulapreta,
parece que vai ficar muito bom, já ví cnc com cabo de aço, é só fazer um planejamento cuidadoso da estrutura, como as extremidades dos cabos são fixadas na estrura da cnc é essencial que ela seja bem rija.
hoje coloquei os cabos no X, segue fotos, parece que ficou bom, apesar de só enrolados no eixo, (8 voltas)
não deslizam de forma alguma, para acertar o esquadro precisei soltar o cabo completamente, e com o cabo esticado ficou bem leve a movimentação.
fui testar com um motor novo que tenho de reserva e queimou um fet na cnc3ax, tenho uma suspeita da causa, se confirmada vai ser mais uma dica para quem usa drives tipo chopper, amanhã vou remendar a cnc3ax e testar.
-
Gimbabf me tire uma duvida, quando o cabo se movimenta na barra roscada saido da estremidade para o centro da barra, não gera um esticamento do cabo???
Parabéns, está excelente o seu projeto.
-
Gimbabf me tire uma duvida, quando o cabo se movimenta na barra roscada saido da estremidade para o centro da barra, não gera um esticamento do cabo???
Parabéns, está excelente o seu projeto.
no caso dessa máquina o carro tem um deslocamento de 88,5 cm, o eixo de 22mm onde está o cabo um "passo de 7cm , o eixo gira 12,5 vezes x, 2mm de passo na rosca o cabo vai deslocar-se lateralmente exatatos 25mm, o que dá um ângulo muito pequeno, e por consequencia uma medida desprezível, alguém se habilita a fazer o cálculo?
eu sou ruim em matemática
lembrando que quando o carro está próximo da extremidade o cabo está alinhado com o ponto de fixação, à medida que ele vai se deslocando o ângulo vai aumentando, mas do outro lado o ângulo está diminuindo de maneira a ficar alinhado quando o carro chegar ao final do curso, um compenssa o outro.
-
Correta a sua explanação realmente existe uma compensação, só tenho duvidas se esse sistema for usado em uma criatura de maior porte e justamente onde não seria interessante usar fusos, como exemplo 2000mm no X ??? vemos algumas que os garotos usam para usinagem de pranchas.
Molas potentes tencionando o cabo é viavel ou não tem nada a ver?
-
Jakeira,
Na minha opinião, se for usar mola para manter o cabo esticado, a força da mola deverá ser maior que os esforços de deslocamento e de usinagem, para que dessa forma mantenha o cabo sempre esticado.
O maior problema (ao meu ver) para um vão livre grande (de 2000 mm por exemplo) há duas alternativas:
- Se o cado for partido, deverá ser enrolado num cilindro largo o suficiente para acomodar pelo menos 2000 mm de cabo (com alguma folga) e deverá haver dois cilindros, um de caba lado da máquina.
- Se o cabo for contínuo, basta um cilindro (acionado) que enrole o cabo duas ou três voltas e que seja feito de forma a não permitir que o cabo escorregue.
Claro - são só algumas opiniões...
-
Pois é Fabio e as opiniões é que tem ajudado bastante a turma aqui do forum...
Solução tem para quase tudo, mas é preciso fazer como nosso amigo Gimbabf que está desenvolvendo o sistema e de alguma forma sendo o professor para desenvolvimento de outras criaturas que virão.
Continuo de olho!!!
-
Gilberto ai esta uma solução que nunca tinha visto.
Bem engenhosa.
Gostei de ver as suas inovações e esta a ficar bonitinha assim de branco e preto.
-
Correta a sua explanação realmente existe uma compensação, só tenho duvidas se esse sistema for usado em uma criatura de maior porte e justamente onde não seria interessante usar fusos, como exemplo 2000mm no X ??? vemos algumas que os garotos usam para usinagem de pranchas.
Molas potentes tencionando o cabo é viavel ou não tem nada a ver?
não usei mola para tensionar o cabo, usei gancho com parafuso e porca, o cabo ficou bem esticado como uma corda de guitarra, e não observei em nenhuma parte do deslocamento o cabo aumentar ou diminuir a tensão,
como descreví no post anterior o deslocamento lateral na minha cnc é de 25mm em 88 cm de curso, em uma máquina com curso de 200 cm o deslocamento lateral (do cabo) seria + ou - 60 mm, ângulo um pouco maior mas a distâcia bem maior, creio que o resultado seria o mesmo, sem problemas
-
coloquei um vídeo com os primeiros testes do eixo X, o deslocamento ficou suave, sem vibrações ou trepidações como é comum em uma barra roscada um pouco empenada(uma barra roscada perfeitamente reta é coisa quase impossível), e incrivel, o mesmo motor, velocidade maior e mais força !
velocidade 5 metros por minuto
remendei a cnc3ax, um fet estava em curto e mais nada,
a única explicação para o fato é: eu torcí os fios usados na ligação do motor, comprimento 5 metros, parece que a indutâcia resultante da torção dos fios ocasionou um erro de leitura no chopper, causando a queima do fet, única explicação que encontrei
taí um abacaxi para o Jorge descascar
-
mais algumas fotos, o eixo Y quase concluido, já preparado para modificar para cabo de aço
-
Gilberto, está ficando show a sua criatura, engraçado que eu não tinha percebido que o eixo "X" está por cima d mesa e não por baixo, ficou mais facil dessa forma.
Jackson
-
Gilberto, está ficando show a sua criatura, engraçado que eu não tinha percebido que o eixo "X" está por cima d mesa e não por baixo, ficou mais facil dessa forma.
Jackson
Se eu não estiver enganado, o gimbabf não colocou a mesa ainda.
Ela deve ficar por cima dos eixos e sobre os cabos.
É só esperar o gimbabf explicar.
Edson
-
Mulapreta está certo, breve termino a máquina e poderá ver ela completa,
também pode dar uma olhada na minha galeria no flickr, tem fotos da cnc anterior já completa,
esta será semelhante só muda a tração por cabo de aço
http://www.flickr.com/photos/12411826@N06/
-
Gilberto,
Essas suas CNC's são muito lindas.
Se não tivesse as fotos do início da construção seria difícil crer que foram feitas em MDF. Parece que foram feitas em ferro ou alumínio pintada.
A primeira CNC satisfez suas necessidades quanto ao desempenho e produção?
Não houve trepidação?
Olhando as fotos estão impecáveis.
Agora, conhecendo seu trabalho, tenho certeza de que seu novo projeto dará certo.
Edson
-
Descupem eu realmente me equivoquei...
-
Mesmo principio de movimentacao http://www.otocoup.com/
(http://www.otocoup.com/PlainPhoto/CNC_MOV_Y.jpg)
-
Edson,
quando iniciei no mundo cnc tive muita ajuda do pessoal do fórum, não sabia nada, o problema dela é que não fiz o suporte das porcas de tecnil flutuantes, então quando chegava perto do final do curso a barra roscada pesava e por vezes perdia passos,
e também uma leve tendencia à torção ao usinar em velocidade maior, com barras roscadas sempre há uma leve trepidação em velocidade mais alta devido ao empenamento da mesma, deixar a barra perfeitamente reta é quase impossível, quanto ao mais satisfez plenamente.
a segunda cnc ficou perfeita em todos os aspectos, apliquei a experiência colhida com a primeira e resolví os problemas, fiz também com área um pouco maior, aí chegou o Edemar e não teve jeito, fez tantas propostas que acabei vendendo a cnc,
por isso comecei a terceira, aplicando uma idéia já antiga, a tração por cabo de aço, nos primeiros testes do X já notei que com cabo de aço não tem nenhuma trepidação, breve estará terminada para teste definitivo.
se procurar em idéias vai encontrar os tópicos das máquinas anteriores.
Jackson,
não tem porque se desculpar, fica difícil à distâcia com pouca informação ver tudo corretamente, e existem muitas maneiras para construir uma cnc
Any
depois com calma vou dar uma olhada no site, ainda não conhecia
-
coloquei o eixo Z, falta pouco para terminar
-
Gilberto
A maquininha aos poucos está tomando forma.
Voce usou a cnc p/ fazer os recorte e furações ou está fazento tudo "na unha"
Tá ficando chick a maquininha.
-
Lolata,
a maior parte das peças foi cortada na velha cnc, na unha não conseguiria fazer os cortes e furações com a necessária precisão,
as peças foram cortadas em MDF 25mm usando fresa de 6mm em camadas de 3.25mm, só tem uma peça no Y de MDF 18mm.
usei MDF já pintado nas duas faces, só precisei pintar as bordas de preto.
minha velha cnc quebrou um galho enorme, esta semana devo aposentar ela, vou transferir os motores e drives para a nova
-
Gilberto
Realmente, esse serviço sem uma cnc fica muito mais complicado, lembro que até minha cnc de cguias de gaveta foi fundamental p/ eu construir a minha de aluminio.
Sua maquina está ficando um Show.
-
ola Gilberto!
Eu li um post seu sobre o seu spindle e fiquei em duvida.
Eu comprei um motor eberle de 0,5cv 2 polos 220v trifasico e gostaria de ligar um inversor nele estou pensando em um cfw10 weg.
O pessoal anda dizendo que com uma config desta da pra girar o motor a 15000rpm e verdade?
.Pergunto pois o pesssoal que vende inversor diz que no maximo ele vai dobrar a rpm, voce poderia me esclarecer isto.
Precisa de algum item a mais pra fazer esta ligação?
Obrigado
Marcio
-
se o seu motor é 2 polos ele tem 3600 rpm em 60Hz, o inversor CFW10 chega a 300Hz, então com o inversor voce poderá conseguir qualquer rotação entre 0 e 18000 rpm, é só configurar o inversor, inclusive poderá variar a rotação com o motor funcionando.
em rotações mais altas o motor perde um pouco de potência, mas ainda assim um motor de 1/2cv é mais que suficiente para fresas de 2 a 6mm, e configurando o inversor dá para minimizar as perdas.
como vem de fábrica o CFW10 funciona com o seu motor, o único parâmetro que deverá alterar é o de frequencia máxima, coloca 300Hz.
-
Gilberto,
Claro que eu acho que vale a pena citar que estes são valores teóricos...
Lembre-se que estes são motores que foram desenhados e construídos para funcionarem a 3600 rpm nominais, e que em muitos casos não podem ou não conseguem alcançar certas velocidades...
Já presenciei casos assim...
-
Gilberto,
Claro que eu acho que vale a pena citar que estes são valores teóricos...
Lembre-se que estes são motores que foram desenhados e construídos para funcionarem a 3600 rpm nominais, e que em muitos casos não podem ou não conseguem alcançar certas velocidades...
Já presenciei casos assim...
Fábio,
a experiência que tenho foi com um motor de alta que voce já conhece 12000 rpm 200Hz, e com um motor siemens 2 polos, ambos de 1/2cv,
conseguí colocar os dois para funcionar em 300Hz, o siemens foi mais fácil, funcionou com os parâmetros de fábrica, já o de alta deu mais trabalho,
mas mudando vários parâmetros no inversor funcionou legal.
claro que não se pode contar com uma rotação exata, mas o resultado fica entre 17000 e 18000, normalmente uso 250 Hz no inversor para meus trabalhos, o que deve dar uma rotação em torno de 15000 rpm
edit: também tem mais um detalhe, o ventilador que vem acoplado no eixo do motor é projetado para funcionar plenamente em 3600 rpm, em 18000 ele vai fazer um barulhão e comer potência do motor, no motor siemens, recortei as pontas das pás e ainda limitei um pouco a entrada de ar na grade em cima, ficou bom e ruído baixo.
mais uma coisinha, no começo os motores aquecem um pouco, na verdade o aquecimento se deve mais aos rolamentos,
após um certo uso os rolamentos "amaciam" e o aquecimento se reduz práticamente a zero.
-
Gilberto!
Valew por tirar minha duvida.
Obrigado
Marcio
-
Gilberto
Parabéns pelo projeto ,muito bom mesmo ,fiquei muito entusiasmado com seu projeto e pretendo fazer o mesmo com o meu.
Não sei se estou falando besteira ,mas se me permite ,será que se prender os cabos no eixo para que realmente não aja risco de patinar não ficaria melhor ,ou seja , dois cabos independentes ,inquanto um enrrola o outro desenrrola,de uma olhada no simples exemplo abaixo:
grande abraço.
Denilson.
-
Denilson,
também é possível fazer como voce falou, aí não precisa fazer a rosca para o cabo, mas da maneira que fiz também não desliza o cabo, forcei o quanto pude e não deslizou.
vai mais algumas fotos, pretendia terminar essa semana mas não deu, fica um rabinho para a próxima
o eixo Y por enquanto com barra roscada, mas pretendo mudar para cabo de aço, o Z vai ficar com barra roscada
-
Gilberto.
Sua maquina realmente ficou maguinifica ,meus parabéns.
abraço.
Denilson.
-
Gilberto, você fala para o Denilson que "aí não precisa fazer a rosca para o cabo" e a minha duvida é se o cabo vai enrrolar sem montar com a falta da rosca ???
-
Me perdoe a intromissão na pergunta ,sei que perguntou para o Gilberto,mais vou adiantando a resposta,ja que estou nessa faze de testes.
Jakeira ,pode fazer sem rosca e sem medo ,o meu sistema esta sem rosca e funcionado perfeitamente a única diferença que fiz foi fixar o cabo no eixo.
Realmente a idéia e iniciativa do Gilberto foi maravilhosa.
grande abraço.
Denilson.
-
Gilberto, você fala para o Denilson que "aí não precisa fazer a rosca para o cabo" e a minha duvida é se o cabo vai enrrolar sem montar com a falta da rosca ???
Quem é da "antiga" e já puxou água de poço sabe muito bem que quando o cabo (ou corda) estiver bem esticado, o próprio cabo vai achando seu lugar e enrolando sem remontar. Se estiver frouxo, aí sim poderá remontar.
Os carretéis dos cabos de aço dos elevadores também não têm rosca e enrolam direitinho só remontando quando chegam na extremidade do carretel e voltam a enrolar direitinho para o lado contrário.
Abs.
Edson
-
É realmente interessante conversar com as pessoas mais experientes, obrigado pelas informações!
-
Pessoal, desculpem por não ter respondido antes, fiquei sem internet por quase uma semana o que é normal por aqui,
se prender o cabo no eixo não é necessário fazer a rosca, fiz com rosca exatamente por não fixei o cabo no eixo, então a rosca ajuda a prender o cabo e não deixa deslizar.
Hoje fiz os primeiros testes com a cnc, ajustei a relação no EMC2 para cortar na medida correta, amanhã se der tempo coloco algumas fotos, posso dizer que até o momento estou muito satisfeito com o desempenho, por enquanto nada contra o cabo de aço, só a favor.
-
Gilberto
Coloquei a minha criatura a cabo também ,depois que vi sua idéia ,confesso ,fiquei muito intusiasmado ,e os resultados foram ótimos ,apenas estou tendo problemas devido a minha redução ,que utilizei aquelas de tanquinho que tem relção 1:4.28 ,então estou com pouca precisão e pouco giro no motor para altas velocidades ,estou trabalhando com o motor na velocidade maxima em torno de 650 rpm e atingindo velocidades de 10 metros por minuto com a precisão de 0.07mm (sete centezimos ),pude observar que a espessura do cabo tem que ser levada em conssideração na hora de calcular o passo ,pois tive diferensas aqui ,em meus calculos tinha dado passo 13.93 mm mais na pratica o passo é 15.1 mm ,vou fazer algumas modificações para chegar em torno de 8 mm ,para ver se conssigo melhoras ,acelerando o motor para cerca de 1200Rpm e melhorando a precisão para 0.04 mm em passo cheio e 0.02 em meio passo.
Fiquei muito satisfeito com a eficiencia do cabo ,roda suave só o barulho do motor ,bastante rigidez ,facil de se adaptar em qualquer maquina com qualquer dimenção ,pode-se passar dois cabos um em cada lateral evitando a torção do portipo ,entre outras enormes vantagens.
Mais uma vez parabéns pela bela iniciativa .
grande abraço.
Denilson.
-
Denilson,
aqui usei um eixo de 22mm, o passo ficou em 70mm, usando uma redução de 9:1 a resolução ficou em 19 milésimos com meio passo, ainda estou testando a cnc, mas já percebí que o cabo de aço é muito superior à barra roscada,
pelo que ví voce usou um eixo mais grosso e pouca redução, poderá diminuir o diâmetro do eixo onde vai o cabo e colocar uma redução maior, podem ser usadas reduções entre 9:1 e 12:1, o difícil é consseguir tais reduções, na dina o máximo que encontrei foi a de 9:1, se achar redução maior posta para nós
-
...pude observar que a espessura do cabo tem que ser levada em conssideração na hora de calcular o passo...
...aqui usei um eixo de 22mm, o passo ficou em 70mm, ...
Faz sentido...
O perímetro desse eixo seria de 69mm - se o cabo tem 1mm diametro, considere a medida somando-se ao perimetro = 70mm
-
O perímetro desse eixo seria de 69mm - se o cabo tem 1mm diametro, considere a medida somando-se ao perimetro = 70mm
É isso mesmo Fábio ,só percebi isso na pratica,nos calculos não tinha não tinha percebido.
Gilberto
Eu aproveitei esta redução de tanquinho de lavar roupas ,tem um valor bem baixo por ser polias cincronizadas ,e no ferro velho é muito facil de achar (comprei 3 jogos de pulia com correias por 5 dinheiros ) ,essas polias tem a redução de 4.28 (60 dentes a grande e 14 a pequena ),por este motivo acho mais facil tentar trabalhar no eixo do cabo de aço ,estou com um eixo de 19 mm ,mas para deixar a minha maquina com passo de 8mm preciso fazer um eixo no diametro de 10 mm e diminuir a espessura do cabo para 1 mm .O problema seria alguma flambagem no eixo devido a espessura ,mas terei que fazer na prática para detectar os possiveis erros .
grande abraço.
Denilson.
-
Denilson,
se o seu eixo é de 19 mm não aconselho a diminuir o diâmetro, com o esforço ele poderá ceder o que vai dar diferença na usinagem, a solução é aumentar a relação e colocar meio passo no drive, que drive voce usa ?
-
Gilberto
Eu estou utilizando a cnc3ax ,eu estava penssando em colocar mais mancais de apoio no eixo ,colocar um mancal em cada lateral de onde enrrola o cabo,cada mancal ficaria cerca de 8 cm de distancia um do outro ,será que nessa distancia correria o risco de invergar ??
abraço.
Denilson.
-
Gilberto
Eu estou utilizando a cnc3ax ,eu estava penssando em colocar mais mancais de apoio no eixo ,colocar um mancal em cada lateral de onde enrrola o cabo,cada mancal ficaria cerca de 8 cm de distancia um do outro ,será que nessa distancia correria o risco de invergar ??
abraço.
Denilson.
não sei responder com certeza à sua pergunta, talvez não mas os mancais teriam que ser sólidamente fixados, e isso daria um bom serviço e teria um custo, ainda sou de opinião que é mais barato e menos trabalhoso comprar uma relação adequada, a relação que comprei custou 260 com o frete mas pedí três polias pequenas e duas correias, e a polia grande de alumínio (170 a de alumínio), acredito que a de ferro é bem mais barata. mais uma coisinha, o Fábio postou o perímetro do eixo de 22mm, o seu é de 19mm, refaça os cálculos usando o perímetro do seu eixo que é menor
hoje não deu tempo, amanhã tiro fotos e posto, vou tirar umas com os detalhes da fixação do eixo e do cabo de aço
-
...pude observar que a espessura do cabo tem que ser levada em conssideração na hora de calcular o passo...
...aqui usei um eixo de 22mm, o passo ficou em 70mm, ...
Faz sentido...
O perímetro desse eixo seria de 69mm - se o cabo tem 1mm diametro, considere a medida somando-se ao perimetro = 70mm
certo, mas lembre que fiz rosca no eixo e estou usando cabo de 1,5mm, no final das contas após o ajuste fino ficou em 70,1mm
usinou com as medidas certas
-
Gilberto,
Continua valendo...
Se fez rosca no eixo para que o cabo se enrole, provavelmente deverá descontar a profundidade do sulco por onde o cabo se enrola e adicionar o diametro do cabo...
Não tenho como medir a sua solução mas diria que no frigir dos ovos, terá o seu resultado aproximado...
-
Gilberto
Fiz o desbaste no eixo ontem ,e conssegui o passo a 7.08 mm ,e conssegui a velocidade de 4,5 m/m , não houve torção no eixo ,nem mesmo coloquei mais mancais ,apenas rebaixei onde enrrola o cabo de aço ,hoje anoite farei novos testes usinando alguma coisa.
Fiquei surprezo com a força do motor ,pois cometi um erro de percursso na maquina e facilmente o motor estourou um cabo de aço de 120 lb.
As velocisades que consseguiu em sua maquina foi com qual motor e placa ?
abraço.
Denilson.
-
denilsonmanzano,
É muito importante para nós que acompanhamos as discussões desse forum, que os postes, se possiveis, sejam acompanhado de fotos para termos maior noção dos relatos.
Esse tópico já teve mais de 950 exibições, isso denota a importância e o interesse dos colegas pelo assunto.
Se possível, fazer como o Gilberto ilustre com fotos. Então, mãos a obra.
Abraço
Edson
-
Edson
Blz ,esse fim de semana pretendo colocar o cabo de aço no eixo y também ,ai no máximo segunda posto as fotos e videos.
abraço.
Denilson
-
Gilberto, vejo que o acionamento por cabo está dando o que falar e como não tenho a minha criatura ainda, estou bastante satisfeito com o que tenho aprendido aqui... já vi alguns relatos principalmente do Fabio Gilli sobre os erros cometidos com a pressa e como não tenho pressa (Baiano) ;D ;D ;D continuo frequentando as aulas dos mestres CNC para errar menos no desenvolvimento do meu projeto.
Aguardo novidades!!!
-
Jakeira
Mete a cara logo em sua maquina ,eu por exemplo ,estou nesse mundo cnc a cerca de 3 meses ,to quebrando a cabeça ,ficando quase louco ,mais uma coisa te digo ,só com a mão na massa mesmo para aprender viu.
Com certeza o forun tem material de sobra para suas pesquisas ,mas não tenha duvida que sua criatura vai ter suas peculiaridades para serem resolvidas ,é ai onde o bicho pega.hehehehe
grande abraço.
Denilson.
-
Gilberto
Fiz o desbaste no eixo ontem ,e conssegui o passo a 7.08 mm ,e conssegui a velocidade de 4,5 m/m , não houve torção no eixo ,nem mesmo coloquei mais mancais ,apenas rebaixei onde enrrola o cabo de aço ,hoje anoite farei novos testes usinando alguma coisa.
Fiquei surprezo com a força do motor ,pois cometi um erro de percursso na maquina e facilmente o motor estourou um cabo de aço de 120 lb.
As velocisades que consseguiu em sua maquina foi com qual motor e placa ?
abraço.
Denilson.
tem um vídeo que postei onde testei a cnc com 5m mas o motor ainda podia ir mais longe, até agora só fiz testes simples, como estou com barra roscada no Y, (ainda não chegou as polias e correia para o Y) não aumentei muito a velocidade,
nem preciso de tanta velocidade, para a maior parte dos trabalhos uso fresa de 2mm, se usar mais que 3m pode quebrar a fresa,
o que gostei mais foi o rodar suave, sem ruído ou vibrações usando o cabo, mais adiante pretendo fazer uma cnc com área grande e com certeza vou usar cabo
uso motor de 15K, com placa cnc3ax em meio passo,
em relação à barra roscada ficou muito mais rápido e com mais força, e pode-se esticar bem o cabo de aço que o eixo não fica mais pesado para girar. hoje vou tirar fotos
-
Gilberto.
Minha mecanica ta legal ,bem solta ,os meus motores são de 50kilos bipolar e 35 unipolar ,a minha placa é a cnc3ax ,todo o sistema de redução feito em rolamentos ,bem livres ,e não estou gostando muito do desempenho da maquina ,não pelo cabo de aço,porque estava com fuso de esfera e estava mesma coisa ou pior .
Essas velocidades de 4,5 m que conssegui foi com passo cheio ,se por em meio passo ai pode esquecer.
Tem alguma dica ?
Pois sou totalmente leigo em eletronica ,e acredito estar com problemas na placa ,mas não faço idéia de testes que possam detectar possiveis erros de hardware.
abraço.
Denilson.
-
Denilson,
que tensão voce está usando para os motores ?
-
Gilberto
Medi com o multimetro na saida da fonte para os motores ,35 v ,tanto eles trabalhando ou parados a voltagem é a mesma, os motores estão regulados em 4 Amp.
abraço.
Denilson.
-
...a minha placa é a cnc3ax ...se por em meio passo ai pode esquecer.
Posso estar errado, mas em meio passo acredito que terá até alguma melhora...
-
Fábio
Ontem fiz os testes ,com passo cheio trabalha em 75 a 80 mm/s
com meio passo 60 a 65 ,mais que isso perde passo ,e é mesma coisa com fuso de esfera ,até pior .
Não imagino o que pode ser.
Minha duvida era a fonte ,ai foi um amigo em casa que mexe com trafos ,e me disse ,que não era ,porque se fosse quando o motor fizesse força a voltagem cairia ,e como fica estavel ,ele não acredita ser .
Não sei onde mais mexer... :-[
-
Denilson,
Mas quando você experimentou, além de ter alterado o modo de acionamento (de passo cheio para meio passo) alterou também no programa de controle os dados de deslocamento para que este refletisse as distâncias corretamente?
Pergunto porque há influência na velocidade final se não corrigir no programa...
-
Fabio
Coloquei as micro chaves para half ,e no emc no campo micropasso coloquei 1 ,também tentei a opção 2 ai ele faz metade do percursso indicado.
-
Denilson,
Não tenho certeza, mas acho que tem gato na tuba...
Quando se coloca as chaves em "half", será necessário o dobro de pulsos para fazer o motor dar uma volta...
Para compensar, o programa (no seu caso o EMC) deverá ser configurado para meio passo, então se coloca "2" lá no campo "half step" (não lembro direito o nome do campo)
Com isso, se não alterou mais nada, deveria funcionar direitinho ou seja - se mandar deslocar 100 mm deveria deslocar os 100 mm...
Verifique aí que tem coisa errada.
-
As Chaves não estão soldadas ao contrário?
Já ví isso acontecer, e tem o resultado que voce descreve...
-
Fabio
Eu vi o tutorial que vc fez sobre o emc ,e observei que era 1 para passo cheio e 2 para micro passo,mas aqui não funciona assim,se deixar a placa em full preciso deixar em 2 no emc senão não percorre a distancia certa.
Eu pensse na hipotse de a cha ve estar invertida ,mas não sei nada de eletronica ,e como é minha primeira aventura ,não sabia o que fazer.
Se for isso então (chave invertida )devo vira-la ou é só trabalhar com full na placa e 2 no emc ?
-
Teste com um multimetro para saber em qual posição ela da continuidade.
-
Alebe
Se não me engano ela tem um (on 1 2 3)na chave ,por acaso vc não tem foto ai pra eu ver a posição que ela fica ,só chego em casa anoite ai vou medir com o multimetro para ver onde da continuidade ,mais o que faço para acerta-la ,tem que dar contnuidade no ful ou half?
abraço.
Denilson.
-
Olá DENILSON;
Vc disse que usa motores de 50 kgf, na sua placa tem os diodos anti-paralelos?
Abraços.
-
Marcomartim
Não sei te falar cara ,como disse sou totalmente leigo em eletronica ,já por este motivo comprei a placa pronta ,mas estou vendo que vou ter que aprender um pouco de eletronica .
Como posso constatar se existe esses diodos em anti-paralelo ?
Me perdoe a iguinorancia...
abraço.
Denilson.
-
Olá Denilson;
Já foi comentado em outros tópicos da necessidade de haver esses diodos ligados ao FETs principalmente para motores maiores sob pena de danificar os componentes.
Como vc não alterou a sua placa , provavelmente não existe tais diodos, estou na eminência de ligar motores de 50 kgf/cm na minha CNC3AX e gostaria de saber se vc notou algum problema com a sua placa ou fontes.
Abraços...
-
Marcomartim
Não fiz nenhuma alteração a não ser regular o potenciometro para 0.4 voltz ,porque o motor é de 4 amperes, não notei nada de anormal ,temperaturas normais ,porém alem do dissipador de cantoneira que tenho ainda coloquei um coler soprando nele ,a fonte mantem os 35 voltz ,parece tudo normal ,o que não estou satisfeito é que os rendimentos dos motores de 50 kilos estão abaixo dos de 18 kilos dos demais companheiros ,como no caso do Gilberto.
abraço.
Denilson.
-
Marcomartim
Não fiz nenhuma alteração a não ser regular o potenciometro para 0.4 voltz ,porque o motor é de 4 amperes, não notei nada de anormal ,temperaturas normais ,porém alem do dissipador de cantoneira que tenho ainda coloquei um coler soprando nele ,a fonte mantem os 35 voltz ,parece tudo normal ,o que não estou satisfeito é que os rendimentos dos motores de 50 kilos estão abaixo dos de 18 kilos dos demais companheiros ,como no caso do Gilberto.
abraço.
Denilson.
olhando seus posts, dá para perceber que vc tem vários problemas aí;
1- os motores; motores mais potentes tem indutância maior nas bobinas, por consequencia são mais lentos, a solução seria trocar por menores,
os de 15 k são bem mais rápidos, os maiores tem mais força mas são lentos.
2- a placa; se a sua cnc3ax está usando os fets IRLZ xx, não deve usar mais que 30 V nos motores, acima disso os fets começam a perder pulsos
aleatóriamente e podem até queimar
se usa os fets IRF, 540 ou 640 pode usar 35V ou mais, mas para ter o desempelho total é preciso modificar a tensão nos gates dos
fets, tem um pequeno tuto que postei em cnc3ax> fets cnc3ax, dá uma lida no posts a seguir tem comentários da modificação
se a sua placa usa os IRF com esses motores voce vai ter uma melhora, mas para maior velocidade só com motores de 15K
pelo que ví nos posts acima, na sua placa as chaves half - full, estão invertidas, quando voce coloca full na verdade está usando meio passo
aqui está o link para o tópico fets cnc3ax: http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1462.0
-
algumas fotos
-
Denilson.
Obrigado pela resposta.
Como os seus motores possuem mais torque, vc pode usar uma relação menor na transmissão e conseqüentemente obter velocidades maiores.
Abraços...
-
a cnc já pronta........, bem quase ainda falta alguns detalhes, mas já funcionando
-
Gilberto,
O que é este material da estrutura?
-
primeiro arquivo usinado, MDF 3mm, fresa 2mm
-
Gilberto,
O que é este material da estrutura?
toda a estrutura foi feita em MDF, 30mm para a mesa com 18mm nos reforços embaixo, o resto MDF 25mm com poucas peças pequenas 18mm,
o MDF já com acabamento sómente pintei as bordas de preto, e a mesa cinza nas bordas
-
Obrigado Gilberto - está muito bem feita...
-
Gilberto
Obrigado pelas dicas vou ver os componentes da minha placa e ler o tutorial que me indicou.
Sua maquina ficou maguinifica ,meus parabéns.
Marcomartim
Acho que sua idéia é bem adequada a minha situação ,vou fazer as melhoras que posso na placa e depois trabalhar em cima das reduções.
Vcs acham que o esquema de diodo anti-paralelo me ajuda em alguma coisa ?
grande abraço
Denilson
-
primeiro arquivo usinado
Queremos Vídeo! Ta! Ta! Ta!
Queremos Vídeo! Ta! Ta! Ta!
Queremos Vídeo! Ta! Ta! Ta!
Queremos Vídeo! Ta! Ta! Ta!
Abs.
Edson
-
Denilson
na cnc3ax atualmente estou usando IRF 640, com a alteração para 16V nos gates e 45V nos motores, não uso diodos externos, o IRF já tem diodos internos, funciona muito bem
Edson,
vou fazer vídeo depois que mudar o eixo Y para cabo de aço, ainda estou esperando as polias e correia, a greve dos correios ajuda bastante ;D
-
Gilberto.....
Esses dissipadores que está usando nos motores ajudam muito á esfriar ou é imperceptível a diferença?
São dissipadores de coolers de computadores?
Abraços.
Rubens
-
Rubens,
os dissipadores ajudam bastante, mesmo sem refrigeração forçada, nas fotos dá para ver o dissipador do motor do X está virado
tem que colocar as aletas na vertical para funcionar bem. esse era parte de um dissipador grande que tinha na sucata, nem sei dizer do que. só existe um inconveniente, os dissipadores aumentam um pouco o ruído dos motores
-
Olá Gilberto,
hoje andando pela Florêncio de Abreu passei em frente a DINA e lembrei das polias que você comprou 9:1, entrei na loja e perguntei o preço do conjunto de polias 9:1 e o vendedor me olhou e perguntou: Qual é o codigo desta polia, eu respondi hem! ???
Não soube o que dizer para ele, ai eu pergunto pra você como comprar estas polias, qual diâmeto da polia grande e pequena e quantos dentes em cada uma, eu gostei da sua solução em tração por cabo de aço e venho acompanhando o desenvolvimento da sua maquina que está ficando show.
-
Paulo,
hehehe, eu também tinha essa mesma dúvida, o que pedir e onde pedir, por sorte o Rubens me ajudou muito, ele foi na Dina e viu os detalhes,
o modelo da polia que peguei é o XL, as polias voce não pede por diâmetro, como são dentadas voce precisa ver a relação que vai precisar, no meu caso 9:1, a menor era de 10 dentes, então peguei uma de 10 e outra de 90 dentes,
o maior problema é que eles tem disponível até 72 dentes no catálogo, uma polia maior só conversando com eles e tb será mais cara, em todo caso consulta o modelo XL e vê as relações disponíveis
tenho o e-mail do Geraldo, vendedor da Dina, para o eixo Y pedí diretamente por e-mail com ele, acabei de receber as polias e correia pelo correio, quem quiser pode pedir que mando o e-mail dele por MP
-
Obrigado Gilberto,
vou guardar bem estas informações, porque pretendo no inicio do ano que vem dar uma boa mexida na minha máquina e adotar este sistema de tração por cabo de aço.
-
Já tive o previlégio de ver a bela mq do Gilberto em construção... uma maravilha...
Ele me ajuda muito nas questões de Linux, EMC, computadores...
Trocamos muitas figurinhas... fica a 30 km daqui de Rio Negro - PR.
Minha sugestão a ele (que ainda não enguliu) foi de fazer as rôscas com uma ferramenta arredondada... para fazer o berço do cabo de aço arredondado... acho que vai dar mais precisão e aumentar em muito a durabilidade do cabo...
Para o Denilson sugiro fazer um dupla redução... utilize 2 vezes a relação 4.32 ou o que der, o que vai te dar uma relação de 4.32 x 4.32 = 18.6624 por 10 pilas...
Para o eixo intermediário vc pode utilizar um motor velho queimado...
Segue foto de uma relação intermediária que fiz em minha última máquina.
A polia do motor foi feita na furadeira manual de bancada...
-
Fendel,
obrigado pelos elogios, fiquei muito satisfeito com o resultado mas uma maravilha acho exagero ;D
amanhã vou fazer o eixo para o cabo do Y, se der vou pedir a rosca aredondada.
achei a idéa da dupla redução muito boa não tinha penssado nisso, às vezes as idéias mais simples não nos ocorrem.
-
achei a idéa da dupla redução muito boa não tinha penssado nisso, às vezes as idéias mais simples não nos ocorrem.
Gilberto,
Para uma relação 9:1 que você usou, usando dupla redução, como no desenho, as polias poderiam ser 3:1 x 3:1= 9:1 ou 90:10
-
Fendel.
Obrigado pelas dicas ,estou fazendo uns reparos na minha placa e logo volto aos testes.Mas uma coisa legal de se trabalhar também ,é o diametro do eixo em que enrrola o cabo de aço ,por exemplo no meu caso ,eixo com 19 mm tenho o passo de 15 mm ,eixo com 10 mm tenho o passo de 7 mm ,entende!!!
grande abraço.
Denilson.
-
Acho que seria algo parecido com esta maquina da vitor ciola que fiz uma manutenção a tempos atrás, veja a relação de redução. ela usa correia sincroniizadadora nos eixos X e Y.
-
Hoje instalei o cabo de aço no eixo Y, como o X tinha ficado muito rápido aproveitei e diminuí o diâmetro do eixo na parte onde vai a rosca para 17mm X e Y, ficaram com um perímetro de 56,1 mm, com a relação de 9:1 deu uma resolução de 15,5 milésimos em meio passo, coloquei dois cabos para diminuir a possibilidade do eixo vergar.
Nos primeiros testes ficou ótimo, amanhã vou usinar algo para ver melhor o resultado,
Segue fotos
-
Mas que beleza de mq tá ficando, meu caro Gimbabf.
Seguem algumas dicas pros entusiastas dos cabos de aço:
Para cada bitola, tipo, fabricante, tensão, número de fios por trança, e uso de cabo de aço, tem uma relação ótima entre diâmetro do tambor (ou polia) e diâmetro do cabo de aço.
Geralmente os fabricantes deveriam fornecer estes números e gráficos de vida.
(Na época de estudante, fiz estágio na Liebher, fabricante de guindastes, e lembro que se considerava estes fatores nos projetos, aponto da garantia estar relacionada com a especificação do cabo de aço...)
Por exemplo, em
http://siva1.tempsite.ws/prod_cabo.asp?info=infos
temos que esse diâmetro recomendado varia de 20 a 72 para o cabo 6x7...
Em outras palavras, às vezes um cabo mais fino, em certa máquina, tem vida maior do que um mais grosso...
-
mais fotos, uma da parte superior do eixo Y e Z, outra do reforço do Y, ainda sem pintura nas bordas
essa foto da parte superior vai me deixar de molho por uns dias, ao descer da cnc caí um tombo feio, demolí uma cadeira e uma costela, o resto tá inteiro
-
Olá, Gilberto,
Sinto pelo acidente ocorrido. :-[
a máquna está maravilhosa, mas vc tem que ficar vivo para poder usufruir e continuar mostrando a danada pra nós,
Grande abraço, (não muito apertado) e boa recuperação!
-
Pô, justo agora nos finalmentes!
A bruxa anda solta, primeiro o Luis, agora você...
Quando reiniciar a construção da minha, primeiro vou me benzer!!!
Esse negócio de costela dói pra "cassetete"...
Espero rápidas melhoras.
Abs.
Edson
-
ao descer da cnc caí um tombo feio, demolí uma cadeira e uma costela, o resto tá inteiro
Grande Gilberto
É isso que dá, depois de Veio não dá mais p/ trepar. hehehhehe
Espero que se restabeleça logo, estou curioso p/ ver o video da criança trabalhando.
Um Abraço
-
Pessoal,
obrigado pela força, já estou um pouco melhor, Lolata agora trepar nem pensar por um bom tempo ;D
-
Gilberto, sentimos pela infelicidade de sua queda. Que sirva a nós todos de alerta. Nossa atividade (oficineiros) sabidamente envolve constantes riscos, por isso tenhamos atenção redobrada sempre. Segurança, segurança. A lei é "Nunca trepar desprotegido". Abraços. Pronta recuperação. Odair
E.T. Já está meio cliché, mas mais uma vez: Lindona sua máquina e parabéns pela inovação com os cabos.
-
Gilberto, Já que vc está impedido de trepar... e está computador, digo, vou te levar um computador... prá vc se distrair sentado...
-
Olá Gilberto,
eu daqui pra frente vou tomar cuidado com minhas trepadas, trepadas na nossa idade não faz bem para o corpo. ;D
Espero que você se reestabeça logo e continue a nossa máquina digo nossa porque todos nós estamos loucos para vêr ela funcionando :D
-
... Que sirva a nós todos de alerta. Nossa atividade (oficineiros) sabidamente envolve constantes riscos, por isso tenhamos atenção redobrada sempre....
É verdade, mestre Odair. A gente vai relaxando... outro dia esta lixando uma peça no torno, usando uma luva de pano velha e rasgada. É claro que ela agarrou na haste de alumínio, e não sei como não quebrei a mão. Qdo consegui desligar a máquina minha mão estava toda "baleada" e a haste toda torta. Até hoje ainda dói um pouco.
Abraços.
Jorge
-
Acabo de visitar o Gilberto, e ele já não está mais computador, mas terá que ficar meio de môlho, e me mostrou sua bela mq funcionando:
Roda macio, sem vibração, rápido :o.
E apesar da costela quebrada, e de estar impedido de trepar, está feliz da vida :).
-
gilberto melhoras pra ti ...agora pra trepa na maquina só de ladinho .. rsr .. logo ce ta bao e manda bala na maria costela .. parabens ta ficando show de bola
abs - carlos
-
Pessoal,
obrigado pelos votos de melhora, o ruim da coisa é que vou ficar um bom tempo sem fazer esforços, no mais tudo bem
-
o ruim da coisa é que vou ficar um bom tempo sem fazer esforços
Giba.....
Aproveita a deixa e fica o resto da vida assim. eheehehehehe
Abraços e melhoras.
Rubens
-
Gilberto, que trepada em rapaz???
Te cuida e boas melhoras!
-
;D Já vi de tudo nesse mundo, mas trepar em cnc... nunca, Boa recupareção
-
Eita Gilberto ,que má sorte em rapaz..... : :-\
Mas ainda bem que esta tudo bem agora ,uns dias passam rápido e já estará na ativa novamente. ;)
Eu que estou viciando em CNCs penssando que não havia riscos já estou mudando de idéia...,pois minha esposa fica louca comigo ,vivo nas alturas(hehehe) voando trike ,achei que na CNCs estaria mais seguro ,mais pelo visto me enganei......
brincadeirinha... ;D ;D ;D
melhoras para vc,sua maquina esta maravilhosa.
abraço.
Denilson.
-
Pessoal,
obrigado pela força, negócio chato quebrar uma costela, nem queiram fazer a experiência, não dá para fazer o mínimo esforço, em um minuto está tudo bom e no seguinte um pequeno mau jeito já incomoda, mas fazer o que, o que não tem remédio remediado está, o negócio é ir levando
-
Melhoras meu amigo,vê se te cuida...senão segue o conselho do LOLATA.rsrsrsrs
Abraços(de leve)
-
Boa noite.
Gilberto, quando quebrei uma costela, foi vital pra mim o uso de uma espécie de cinta de compressão, as casas especializadas em artigos ortopédicos tem. Sem essa cinta eu não conseguia tirar o corpo do prumo sem doer pra caramba, com o uso da cinta eu andava e trabalhava normalmente, dirigia inclusive.
No começo imcomoda um pouco, mas você vai ajustando a pressão e logo acha a posição confortável pra você, pra domir deve deixá-la um pouco mais folgada.
Provavelmente o médico te falou, mas caso não tenha falado aí vai: durma sobre a costela que está quebrada, isso ajuda a mante-la mais "quieta", pois o pulmão fica mais comprimido, e o outro trabalha mais.
-
hoje cortei um arquivo do dragão na cnc, também fiz um filme mas para colocar no youtube com a minha conecçaõ só após a meia noite, assim que conseguir coloco o link
-
Grande Gilberto
Mesmo sem poder trapar já está reinando, fico feliz com isso.
Esse voce já recortou na sua maquina Nova movida por cabos ?
O que achou comparando com a antiga no trabalho ?
-
Lolata,
Cortei o arquivo na nova CNC, o estranho é que com esse arquivo não consigo velocidades boas nas curvas, nas retas voa como você poderá ver no filme, já usei vários pós processadores e nenhum resolveu, até com o pós Lolata fica pior, o parada exata pior ainda, outros arquivos ficam com velocidades bem melhores nas curvas, tem idéia do que pode causar isso?
Usei 100% de velocidade e jog em 3,5 metros por minuto no emc2.
Testei a CNC até com 6m/s sem perda de passo, não testei com velocidade mais alta pois não preciso, no emc2 limitei a velocidade em 4,2 m/s no X e Y, a aceleração que com barra roscada usava 300, com os cabos baixei para 220, com 300 não perde passos mas fica muito violenta.
Estou muito satisfeito com o resultado do cabo de aço, apesar de ter usado pouco, sem dúvida para o X e Y não volto a usar barra roscada, a diferença de desempenho é muito grande e o custo quase o mesmo
logo posto o link do filme para conferir
-
Gilberto
O pos que eu uso, Lolata_Emc.con eu uso uma linha de comando que se encarrega de deixar os cantos mais vivos, com um raio de .2mm, essa linha é a "g64 P0.2", sem essa linha o Emc² roda mais macio, mais "redondo" e um pouco mais rapido, só que ele arredonda os cantos vivos, conformme o trabalho pode-se retirar essa linha ou modificar esse valor.
Nas maquinas que costumo fazer e configurar, costumo dar mais atenção a aceleração do que velocidade, minha maquina hoje está configurada com 500 de aceleração e 100 de velocidade, na maquina de Pci, consegui 1500 de aceleração e 90 de velocidade, com cabo acho que tem que diminuir um pouco os trancos da aceleração.
Mas parabens pela iniciativa e pelos resultados obtidos, fico aguardando o Video.
Eu costumo passar os meus videos pelo Windows Movie maker, ele diminue bastante os videos em tamanho sem perder muito e qualidade.
Um Abraço
-
Lolata,
o meu problema é a péssima qualidade da internet, hoje está menos pior que de costume, já conseguí colocar o vídeo, usei o Windows Movie maker e diminuí bastante o tamanho do vídeo
usei fresa 2mm em MDF 3mm, 250 Hz no inversor, quando me referí à baixa velocidades nas curvas é nesse arquivo, nos outros a velocidade nas curvas fica bem maior, esquisito
-
Gilberto
Ficou legal a maquina trabalhando, dá p/ ver que ficou bem suave.
Quanto a esse arquivo em especifico, tenho quase certesa que foi a maneira que ele foi gerado, se voce abrir esse arquivo no Autocad vera que não existe curva e sim muiiiiiitas retas minsculas, é esse o motivo de ficar lento mas "Curvas"
-
Exatamente meu caro Lolata
Me parece que aumentando (ou melhor, diminuindo) a precisão no Artcam de por exemplo 0,1mm para 0,2mm o número de "retas" cai e a velocidade das curvas fica maior...
-
Gil parabéns, lindo o trabalho... ;)
-
Lolata,
acho que voce acertou, é a única explicação, vou dar uma olhada na resolução do arquivo e se for o caso diminuir ela,
que resolução voce costuma usar no artcam?, meu filho é quem trabalha com os arquivos, se não me engano ele costuma deixar em 0,01.
Viumau,
obrigado pelo elogio.
depois que fizer mais usinagens na cnc, pretendo fazer um quadro comparativo entre barra roscada e cabo de aço para facilitar quem deseje optar por essa solução
-
Gilberto
Acho que eu disse uma coisa e voce entendeu outra.
O que eu quis dizer, que eu não sei como seu arquivo foi vetoriado e exportado p/ Artcam, talvez nessa exportação ele veio meio "quadrado", olhe o fato como exemplo.
São dois circulos exportado de formas diferentes, um é um monte de retas pequenas que forma o circulo, outro é uma linha continua, como que um progama "agiria" em cada um desses "circulos" ?
A resolução do Artcan, eu nunca alterei ou fiz qualquer teste p/ ver se dá ou não diferença.
A Resolução do Codigo G no Emc2 representada pelo comando "G64", conforme o arquivo e o valor colocado, dá diferença, tanto no acabamento como na velocidade de usinagem.
Um Abraço
(http://www.lolata.com.br/Fotos_Cnc/circulo1.jpg)
-
Lolata,
entendí certo mas não me expliquei bem, pensei em diminuir a resolução no artcam para tentar minimizar o problema, vetorizar de novo seria muito trabalhoso
-
Gilberto, como é que a criatura está se comportando com o tempo?
E as costelas estão com boa recuperação?
-
Jackson,
a costela está sarando mas ainda dói um bocado, não foi uma simples fratura quebrou feio, por conta disso o trabalho com a cnc está devagar, mas já usinei com ela torre eifel, vários dragões, vários dinos e mais de 200 enfeites de natal, por enquanto não apareceu nenhum problema, em todos os arquivos que usinei até agora, o tempo de usinagem diminuiu bastante e a precisão é exelente, nenhuma folga, estou aguardando mais um tempo de uso para ter uma base melhor e postar um comparativo com barra roscada para ajudar os amigos
-
estamos acompanhado tudo vimos o video que beleza
parabens
-
Gilberto,
Em primeiro lugar quero te parabenizar pela máquina, ficou muito bonita mesmo, e te desejar melhoras.
Eu sou bem novo neste Fórum e de início estou "corujando" o máximo que posso para me inteirar das coisas que já foram publicadas.
Como já estou pensando em montar a minha máquina, em breve, resolvi me "inspirar" na sua, não no sistema de cabos, pois pretendo utilizar de início barras roscadas, mas sim no sistema de deslizamento com rolamentos que achei bem interessante. É exatamente sobre esse sistema que quero tirar algumas dúvidas:
Os rolamentos são de skate?
As barras cilídricas são de que tipo e diâmetro?
Que cantoneira você utilizou para fazer os patins (medidas)?
O mdf utilizado na máquina é de que espessura?
Vá me desculpando tantas perguntas.
Abraços
Marcantônio
-
Edi,
obrigado, bom que gostaram
Marcantônio,
os rolamentos são de skate
os eixos são de aço comum, X 38mm, Y 32mm, Z 22mm, usei eixos bem reforçados para prevenir qualquer torção
a cantoneira não lembro bem mas deve ser 50 x 50 x 1/4
o MDF utilizado foi de 25mm, se voce ler o tópico inteiro tem todos os dados da máquina, e na galeria do flickr tem fotos mais detalhadas
http://www.flickr.com/photos/12411826@N06/
-
Gilberto,
Obrigado pelo retorno.
Realmente no tópico tem bastante informação sobre a máquina, mas não vi nenhuma menção à espessura das barras cilíndricas, tipo de rolamento usado e nem mais detalhes das cantoneiras utilizadas nos patins. A parte do MDF realmente eu tinha visto, mas a minha dúvida era se você utilizou chapas de mesma espessura na máquina toda.
Desculpe tantas perguntas, mas realmente achei o projeto de sua máquina muito interessante, mesmo desconsiderando o sistema de tracionamento por cabos de aço (ideia que considero fantástica). A ideia de colocar dois patins de rolamentos "abraçando" as barras foi genial, faz a gente pensar: "porque não pensei nisso antes?"
Outra coisa que também me chamou a atenção foi a estética da sua máquina, que ficou muito boa. Parece que a maioria que opta por fazer uma máquina de MDF não se preocupa muito com a estética e no final encontramos máqinas de estilo quadradão, parecendo um caixote. A sua máquina pelo contrário ficou muito bonita.
Quanto as barras de aço eu já suspeitava que eram bem grossas, só não imaginava que fosse tanto (32 mm). Esse é um complicador, pois tenho quase certesa que não encontrarei barras com essa espessura com facilidade por aqui e mesmo se encontrar o preço vai ser bem salgado. Como alternativa poderia utilizar um tubo de aço com essa espessura, mas, nesse caso, terei de bolar algum sistema de escoramento para evitar a torção do tubo.
São muitas opções e alternativas e agora tenho que tentar encaixar tudo no meu minguado orçamento, para ver se consigo montar uma máquina de qualidade pelo menos aceitável.
Abraços
Marcantônio
-
marcantonio,
apesar de morar no interior, achar os eixos por aqui é fácil ( pelo menos isso), como o preço é por kilo, quanto mais grosso mais caro, procurei fazer uma máquina bem robusta e o resultado atendeu as expectativas, o diâmetro do eixo também depende do comprimento do mesmo.
quando precisar é só perguntar, tamo aí para ajudar
-
Como prometido segue as conclusões do projeto cabo de aço;
Após usinar mais de 300 arquivos na máquina já é possível ter uma base do desempenho e confiabilidade do cabo de aço, posso dizer que o cabo é infinitamente superior à barra roscada em todos os aspectos.
Instalação: é muito fácil e simples, não precisa se preocupar com um alinhamento exato, alinhei os cabos no olhômetro e ficou bom, para o eixo onde vai o cabo qualquer torneiro bom faz e o custo não é alto, para manter a rigidez é aconselhável não usar um eixo muito fino principalmente se o comprimento é grande, usei 22mm e na parte onde vai o cabo deixei com 17mm que com uma redução de 9:1 deu uma resolução de 15,5 milésimos com ½ passo, a folga literalmente = zero da maneira que construí a única folga possível seria nos rolamentos do eixo do cabo, quem quiser levar à perfeição, é só usar no eixo rolamentos de agulha com pré carga, inércia baixa, atrito = nenhum, deixei o cabo bem esticado sem mola e para girar o eixo ficou leve, o contrário do que supunha.
Velocidade: testei os eixos com 6 metros por minuto sem perder passo, para uso deixei os eixos X e Y limitados em 4,5 metros por minuto, não achei necessário mais velocidade, se mais tarde precisar eu aumento, nessa velocidade com motores de 15K precisa fazer muita força para segurar o eixo, com a placa cnc3ax
Confiabilidade: até agora em mais de 300 usinagens não observei nenhuma perda de passo, nenhum erro usinando, e sempre deixo o jog em 4 m/m, os arquivos são usinados em menos tempo que antes, principalmente arquivos grandes o tempo de usinagem diminuiu bastante, apesar de não fixar o cabo no eixo (usei roscas no eixo para guiar o cabo) não observei nenhum deslizamento do cabo, antes de escrever o post, examinei minuciosamente os cabos e não encontrei nenhum fio partido, certamente vai ter uma boa durabilidade, e se for o caso de trocar é fácil e barato.
Custo: não tem muita diferença da barra roscada, no meu caso custou mais porque para a redução de 9:1 comprei uma polia fora de linha de 90 dentes de alumínio, mas para reduções grandes tem a solução de usar uma dupla redução, fica bem mais barato, por ex: duas reduções de 3:1 = 9:1
A barra roscada: é barata mas tem uma série de limitações, para instalar é preciso um bom alinhamento é comveniente fazer buchas flutuantes, dificilmente se encontra uma barra perfeitamente reta e endireitar é difícil o que causa sempre uma trepidação no deslocamento do eixo, a velocidade fica limitada, com a cnc3ax eu não conseguia usinar com velocidade maior que 1,8 m/m, a inércia e o atrito são altos, por mais que se use o melhor material nas roscas das buchas a eficiencia da barra roscada será inferior a 50%.
Concluindo, só posso dizer que estou muito satisfeito, não tenho nada para reclamar do cabo de aço, daqui para frente não uso mais barra roscada, e usei elas por mais de um ano.
Quem tiver alguma dúvida é só perguntar
Ps: ia me esquecendo, desejo agradecer à todos que ajudaram e me incentivaram nesse projeto
-
Boas1
Penso vir a usar esse sistema de cabo de aco tambem, parece muito simples e eficaz, ficou uma duvida se voce usou tambem no z'
Peco desculpa pela pontuaçao, estou sem SHIFT.
-
Helder,
no Z, como a velocidade é menor deixei barra roscada, veja as fotos detalhadas no flickr, o link está no primeiro post dessa página
no início coloquei barra roscada também no eixo Y, assim que comprovei a eficiencia e rapidez do cabo de aço, coloquei no Y ficou beeeem melhor
-
Helder,
no Z, como a velocidade é menor deixei barra roscada, veja as fotos detalhadas no flickr, o link está no primeiro post dessa página
no início coloquei barra roscada também no eixo Y, assim que comprovei a eficiencia e rapidez do cabo de aço, coloquei no Y ficou beeeem melhor
Boas!
E o que voce acha de colocar cabo de aço no z tambem?
Abraço!
-
. . . E o que voce acha de colocar cabo de aço no z tambem? . . .
gimbabf,
Tenho a mesma curiosidade.
Você já projetou essa adaptação no eixo z?
-
Helder e F2S,
não projetei a minha máquina com cabo no Z porque não achei necessário, normalmente no Z uso velocidades baixas e a barra roscada no Z tem suas desvantagens diminuídas, menor comprimento = menos problema com empenamento, menos inércia, menos vibração.
certamente é possível usar cabo no Z, mas para manter pequeno o volume do Z teria que ser feito diferente do que fiz no X e Y,
uma adaptação do desenho postado pelo usuário Beto com redução e motor em cima do Z acho que funcionaria
-
Gilberto,
o seu depoimento sobre os resultados do acionamento por cabo de aço colaboram muito com a minha decisão pelo tipo de acionamento que usarei no meu projeto.
Vejo outras pessoas interessadas nesse tipo de acionamento e com certeza teremos boas novidades...
Qualquer duvida lhe procuro!!!
Abraços, Jackson Souza
-
Gilberto,
Como eu já tinha deixado claro em mensagem anterior, esse sistema de tracionamento com cabos de aço tem despertado bastante interesse em mim.
A baixa eficiência das barras comuns e o alto preço dos sistemas de fusos de esferas sempre foi um entrave para a construção de máquinas baratas e eficientes. Logicamente que temos outros sistemas de tracionamento como por exemplo das cremalheiras e correias dentadas, mas o sistema de cabo de aço torna a coisa infinitamene mais simples.
A minha grande dúvida se cinge ao uso desse sistema para trabalhos um pouco mais pesados, talvez com chapas de alumínio ou MDF mais espesso. Você já testou sua máquina com algum material mais consistente? Em caso positivo qual foi o comportamento dela?
Pergunto isso pois, pelo que me lembro, esse sistema de cabos já foi amplamente usado em máquinas de escrever e impressoras antigas, inclusive já dei manutenção em algumas máquinas de escrever Olivetti (alguns aninhos atrás... ::) ) e pelo que me lembro esse sistema de tracionamento por cabo de aço sempre deu dor de cabeça em todo mundo. Tanto assim que não encontramos mais esse sistema nas impressoras atuais.... Será que estou falando besteira?
Abraços
Marcantônio
-
Pergunto isso pois, pelo que me lembro, esse sistema de cabos já foi amplamente usado em máquinas de escrever e impressoras antigas, inclusive já dei manutenção em algumas máquinas de escrever Olivetti (alguns aninhos atrás... ::) ) e pelo que me lembro esse sistema de tracionamento por cabo de aço sempre deu dor de cabeça em todo mundo. Tanto assim que não encontramos mais esse sistema nas impressoras atuais.... Será que estou falando besteira?
Bom encontrar no forum alguem que já trabalhou com sistema de tracionamento com cabo de aço.
Você despertou uma dúvida em relação ao sistema: Gostaria que nos diga se os problemas encontrados nessas máquinas antigas eram realmente nos cabos ou nos sistemas de engrenagens que faziam os carros andarem caracteres por caracteres. Não sei se me fiz entender?
Lembro-me que o maior problema era quando a ponta do cabo escapava e enrrolava no carretel. Mas parece que esse problema não acontece no sistema do nosso amigo Gilberto.
Abraços
Edson
-
O sistema de tracionamento por cabos sendo bem feito não da problemas de jeito algum, veja esse video de uma maquina que fiz sob encomenda, o eixo x foi aproveitado de uma impressora antiga que funciona com cabos, calculo que ela já tinha trabalhado por uns 10 anos, quando a comprei em um ferro velho, os cabos estavam intactos e funcionando iqual a um relogio, e ja estão no meu cliente a quase dois anos sem dar problema algum.
&feature=related
-
Ivan.
Show de bola a sua máquina.
Só me diga uma coisa, você usa um motor de passo para acionar o aplicador de silicone, bem como a rotação do mesmo?
Abraços.
Rubens
-
A rotação do aplicador e por motor de passo, e a aplicação e por ar comprimido.
e essa maquina usa drives de micropasso linistepper, só modifiquei a voltagen de trabalho e os transistores.E como e só para esse tipo de peça, fiz um programa só para ela em basic. estou fasendo outra, mas ai sim vai ser para varios modelos, mas ainda não me decidi qual programa usar. vou estudar o mais pratico possivel, porque o cliente não endende nada de CNC e nem quer entender
-
Marcantônio,
só terminei minha máquina há dois meses, mas em relação à barra roscada que usei por mais de um ano a melhora foi muito grande, folga menhuma, boa resolução, muiiiito mais força com os mesmos motores, a velocidade fica limitada apenas ao que a fresa pode aguentar, o jog que ficava limitado a 2m/min agora estou usando em 6,9m/min sem perda de passos.
tenho usinado até agora só MDF em várias espessuras 3 e 6mm em um passe, mais grosso em vários passes, também depende da fresa, o comportamento sempre perfeito sem problemas.
o sistema de cabo que fiz é diferente do usado nas impressoras, o cabo fica fixo nas extremidades a única peça móvel é o eixo onde o cabo está enrolado, até agora nenhum problema
Mulapreta,
voce provávelmente está se referindo à resolução da máquina, na tração por cabo é fácil mudar a resolução na minha usei uma redução de 9:1 o que deu 15 milésimos usando meio passo para mim está ótima, e se fosse o caso seria fácil mudar aumentando ou diminuindo a relação ( apenas a troca de uma polia dentada)
Ivan,
muito legal a sua máquina, isso prova que em cnc o céu é o limite
com os resultados que tive até agora torno a repetir o que disse lá atrás; não entendo porque o sistema de cabo de aço é pouco usado, é simples para instalar e tras muitas vantagens, claro que como tudo para funcionar bem precisa ser bem feito.
breve faço mais um filme para demonstrar o funcionamento da máquina.
-
Mulapreta (Edson),
Eu não tive muito contato com esse sistema de cabos nas máquinas de escrever, mas pelo que me lembro nas máquinas Olivetti o principal problema era quando o cabo afrouxava e se enroscava no carretel. As máquinas Olivetti mais novas nem usavam mais cabos de aço e sim fios de nylon igual a esses usados em pescarias... :P
Dava um trabalhão trocar esses fios de nylon, deixá-los na tensão correta e ainda sincronizar com a mecânica.
Mas como bem disse Gilberto, o sistema dele é diferente desse e acredito que nem de longe terá os mesmos problemas. A minha preocupação era só com relação à possibilidade de afrouxamento do cabo, mas pelo que parece o Gilberto resolveu isso. Claro que esses problemas podem aparecer em máquinas que não sejam tão bem construídas como foi alertado.
Abraços
P.S.: Gilberto, estamos ansiosos para ver mais um filminho da máquina... heheheh...
-
Ivan,
estou babando até agora depois que vi o video da tua máquina.
Rapaz! Parabéns!
Se fosse possível gostaria muito de ver fotos mais detalhadas do sistema de tracionamento.
-
Rapaz eu acho que tenho esta fotos sim,mais depois dessa maquina ja fiz varios backups no pc, e devo ter gravado em algum cd, vou procurar e se achar eu coloco aqui
-
Achei alguma fotos, Mas não mostra bem os detalhes da tração, por isso fiz um desenho meia boca de como e a coisa
-
Gimbabf
Veja este esquema de cabo, ele por si só dá uma reduçao de 50% , mais uma pequena reduçao no motor, acredito que funcionaria. Gostaria de sua opinião, obrigado.
-
Gimbabf
Veja este esquema de cabo, ele por si só dá uma reduçao de 50% , mais uma pequena reduçao no motor, acredito que funcionaria. Gostaria de sua opinião, obrigado.
esse sistema deve funcionar, mas a meu ver é uma complicação desnecessária e encarece o projeto, são três polias dentadas ou roldanas, mais rolamentos e suportes, o que também significa mais atrito e ainda vai precisar de uma boa redução no motor.
note que na minha máquina usei uma relação de 9:1 e poderia usar até 12:1 sem perder muito em velocidade e melhorar a resolução, penso que quanto mais simples, melhor funciona é mais confiável e mais barato
-
esse sistema deve funcionar, mas a meu ver é uma complicação desnecessária e encarece o projeto, são três polias dentadas ou roldanas, mais rolamentos e suportes, o que também significa mais atrito e ainda vai precisar de uma boa redução no motor.
note que na minha máquina usei uma relação de 9:1 e poderia usar até 12:1 sem perder muito em velocidade e melhorar a resolução, penso que quanto mais simples, melhor funciona é mais confiável e mais barato
Coloquei esta idéia, porque achei interessante no sentido que a reduçao se dá no cabo (principio da multiplicação de força através de roldana)Convenhamos que tres roldanas não encarece tanto uma cnc, até porque Este é o esquema utilizado pela Rolland em suas Cncs de alta precisão,Não estou de forma alguma desmerecendo o seu sistema que aliás achei genial.
-
Fernando,
não tenho nenhuma pretensão de ser o criador do sistema, máquinas com cabo de aço já foram construídas em uma infinidade de variantes só no brasil o sistema é pouco difundido, não tem melindres, a minha opinião é: se dá para simplificar para que complicar hehehe
-
Acho que é bom checar por que o cara (da Roland) que inventou esse arranjo usou mais roldanas e gastou mais cabo / correia dentada. Acho que não deve ser para ficar mais complexo e caro. Será que esse sistema oferece mais rigidez que um mais simples?
O carro está "conectado" às partes fixas por 4 trechos de cabo / correia, que parece que se compensam. Aparentemente deve fornecer mais firmeza que um sistema com um trecho de correia apenas não é?
Nem sempre o aparentemente "mais simples" é melhor... :)
-
Este é o esquema utilizado pela Rolland em suas Cncs de alta precisão
A que modelos vc se refere ?
-
Acho que é bom checar por que o cara (da Roland) que inventou esse arranjo usou mais roldanas e gastou mais cabo / correia dentada. Acho que não deve ser para ficar mais complexo e caro. Será que esse sistema oferece mais rigidez que um mais simples?
O carro está "conectado" às partes fixas por 4 trechos de cabo / correia, que parece que se compensam. Aparentemente deve fornecer mais firmeza que um sistema com um trecho de correia apenas não é?
Nem sempre o aparentemente "mais simples" é melhor... :)
Gil,
em um projeto de cnc é preciso considerar uma infinidade de fatores, no caso da tração com cabo os principais seriam: o tipo de motor, a resolução desejada, o tipo de drive, o (os) materiais a serem usinados, a confiabilidade entre outros, não conheço a Roland, mas pelo desenho do Fernando me parece que seria mais recomendado para correia dentada e motor grande (lento) e com micropasso, a que não é o caso da maioria das máquinas feitas pelos usuários do fórum.
na minha máqina usei motores de 15Kg, de rotação mais alta que os grandes, drive cnc3ax com meio passo, o eixo do cabo com 17mm e canaleta(rosca) para o cabo e redução de 9:1, o que deu uma resolução de 15 milésimos (para meu uso está boa) já testei a máquina com 8m/minuto sem perda de passos e com bastante força, mas em 6.2 m/min o motor perde passos, parece que entra em ressonancia, já estou desenvolvendo um drive bipolar com o L297 e L6203, baseado no data sheet fiz um esquema e já estou desenhando a PCI, breve vou testar, esse drive aguenta até 5A, é chopper, tensão maxima 42V, tem meio passo e tem diodos rápidos já enbutidos no L 6203, com ele além de obter um pouco mais de potência espero resolver o problema de ressonancia,
segue o esquema
-
Ás vezes arranjos +complexos de cabos e roldanas se justificam, vejam este plotter o o acionamento do eixo Y, que não é influenciado por um movimento no eixo X, através de mais cabos. Porém, no cômputo final, a máquina fica até +simples.
[attachthumb=1]
[attachthumb=2]
-
O tema "cabos" é bem interessante ...
Na figura abaixo uma variante, idêntica ao sistema usado na régua paralela das pranchetas de desenho:
(http://s4.postimage.org/58Tpi.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV58Tpi)
Já vi sistemas de transmissão por atrito:
(http://s4.postimage.org/597n9.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV597n9)
Uma variante do cabo é a fita de aço, com que já trabalhei e gosto bastante, especialmente para o tipo de transmissão acima. Infelizmente ainda não encontrei algum fornecedor por aqui, mas tenho cogitado em experimentar fitas de arquear caixotes ...
-
Minilathe
Justamente o que me chamou a atenção foi que como uma cnc pode ser tocada por motores tão pequenos, tudo bem que a maquina era pequena, mas os motores parecem estes de impressoras jato de tinta. Motores de passo, faz tempo que vi este arranjo, na época cheguei até anotar a especificação deles.
-
Apenas um comentário jogado no ar:
Não confundam uma máquiina "leve"como uma jato de tinta com uma fresadora - os esforços de usinagem são MUITO diferentes...
Tenho notado que mais e mais tem gente tentando fazer máquinas relativamente grandes, querem rapidez mas instalam motores mediocres - não tem mágica - motor pequeno (no sentido de "fraco" é fraco!!!
Não é porque tem esta ou aquela redução que vai compensar o torque de alguma maneira.
Não se esqueçam que o torque dos motores de passo são estáticos e que a maioria dos motores tem uma curva de torque, e este cai conforme a rotação.
É assim, sempre foi e não vai mudar.
-
Boa tarde a todos ..
Gostei muito dos esquemas com cabo de aço ,vi varias vantagens marcantes como.
_ Facil de se adaptar em qualquer tamanho de mesa .
_Isento de vibrações referente a empenagens de fusos.
_Facil de aplicar reduções ( INDISPENSSAVEL ,POIS É AQUI QUE SE CHEGA EM UMA VARIANTE COMUM EM RELAÇÃO VELOCIDADE /FORÇA/PRECISÃO).
_É um sistema barato.
_Sistema bem rigido,isento de folgas entre fusos e porcas ,entre outras qualidades.....
Eu tenho um fuso de esferas que tirei do eixo Y de minha maquina ,foi substituido por cabo de aço ,e por incrivel que pareça tive muito mais vantagens com os cabos que com o fuso que estava lá anteriormente.
abraço a todos.
Denilson.
-
Ás vezes arranjos +complexos de cabos e roldanas se justificam, vejam este plotter o o acionamento do eixo Y, que não é influenciado por um movimento no eixo X, através de mais cabos. Porém, no cômputo final, a máquina fica até +simples.
Muito bom, gostei desse arranjo, estava queimando a mufla pra tirar o motor Y de cima da coisa. Tái uma boa possibilidade a ser considerada.
Abraços.
-
Apenas um comentário jogado no ar:
Não confundam uma máquiina "leve"como uma jato de tinta com uma fresadora - os esforços de usinagem são MUITO diferentes...
Tenho notado que mais e mais tem gente tentando fazer máquinas relativamente grandes, querem rapidez mas instalam motores mediocres - não tem mágica - motor pequeno (no sentido de "fraco" é fraco!!!
Não é porque tem esta ou aquela redução que vai compensar o torque de alguma maneira.
Não se esqueçam que o torque dos motores de passo são estáticos e que a maioria dos motores tem uma curva de torque, e este cai conforme a rotação.
É assim, sempre foi e não vai mudar.
Fabio,
não concordo inteiramente com sua opinião, talvez se aplique à motores bem pequenos onde o atrito da correia dentada na redução já consumiria boa parcela da potencia, mas com motores de 15Kgf a prática demonstrou o contrário, usando os mesmos motores e o mesmo drive com barra roscada obtinha 2m/minuto e bastava um pequeno esforço para parar o eixo, com cabo tenho 8m/minuto e tenho que fazer muita força para parar o eixo, claro a aficiencia do cabo é muito maior que a barra roscada, mas a relação de 9:1 com certeza ajuda a multiplicar o torque, os motores de 15Kgf tem uma ótima velocidade em relação à potencia, como resultado final obtive 4 x mais velocidade e muito mais força uma demontração grosseira está na foto abaixo; uso as peças de MDF para prender o material e por vezes tiro uma peça grande da cnc e coloco uma menor esquecendo o prendedor como está na posição à esquerda resultado o eixo X vem e arrebenta a peça e não perde passo, isso já aconteceu várias vezes só a peça da direita escapou as outras foram coladas, com a barra roscada o eixo parava.
vai também uma foto da PCI do drive bipolar que estou fazendo simulada em MDF, ficou meio ruim mas dá para ter uma idéia, a placa ficou com 12 x 9,5 cm
-
Gilberto,
Entendo as suas colocações e concordo com alguns pontos - claro que eu generalizei minha opinião e talvez isso tenha feito você tecer seus comentários muito pertimentes por sinal, e entenda que de forma nenhuma eu critiquei suas colocações ou trabalho.
Notou muito bem um ponto que não foi comentado por mim, justamente sobre a eficiência dos diversos sistemas, como por exemplo o fato que uma barra roscada comum oferecer apenas uns 20% de eficiência versus uma transmissão por cabos, que deve chegar bem perto dos 80 ou 90% (eu estimo), mais por causa dos rolamentos usados do que qualquer outra coisa...
Claro que também não se pode comparar um acionamento baseado apenas em velocidades - tenho uma máquina com fusos de rosca trapezoidal passo 3mm que vai a 8 metros/minuto! - o que não quer dizer nada :)
Pensando dessa forma, eu não deveria ter simplificado as coisas da forma que fiz.
Estimo que um sistema assim possa ser comparado com um acionamento tradicional (baseado num fuso de esferas por causa da eficiência), e eu aposto umas brejas que se montar um sistema de cabos "com a mesma eficiência" de um fuso que tem uma determinada "Vantagem Mecânica", teremos resultados MUITO parelhos para não dizer iguais!
Note que o que eu chamo de "vantagem mecanica" é aquela redução natural que os fusos oferecem, então daí a comparação.
Comentei sobre motores pequenos usando como exemplo algumas máquinas conhecidas - como a "Mechmate" - onde soube de gente que tentou usar motores de 15 kgfxcm numa estrutura que pede ao menos 35 kgfxcm com redução de 4:1!
Espero que tenha ficado claro!
-
Fábio
o fórum serve justamente para todos exporem suas idéias e claro por vezes as pessoas tem opiniões diferentes, seria muito chato se todos tivesem a mesma opinião.
no caso da Mechmate não conheço a eficiencia da cremalheira para ter uma idéia bem formada, mas já pensei em fazer uma cnc no estilo Mechmate com tração por cabo de aço, (projeto para daqui algum tempo) se levar em conta que o giro do motor de 35Kgf é bem menor que o de 15Kgf e usar um drive bipolar no motor de 15Kgf o resultado:
35Kgf + relação de 4:1
15Kgf + relação de 9:1
seria capaz de apostar umas brejas que o motor de 15Kgf não perderia muito em força e velocidade para o de 35Kgf devido à sua maior rotação, quando fizer a Mechmate com certeza vou testar o de 15Kgf, se for insuficiente parto para motor mais potente
-
...não conheço a eficiencia da cremalheira para ter uma idéia bem formada...
Gilberto, acredito que deve ser em torno dos 80 ou 90% também mas é necessário sempre alguma redução e o nivel de ruído é um tanto mais alto se comparado com um fuso de estefas por exemplo - "talvez" fosse menor se os dentes tivessem outro desenho, ou fossem inclinados (engate helicoidal)
... mas já pensei em fazer uma cnc no estilo Mechmate com tração por cabo de aço, (projeto para daqui algum tempo) se levar em conta que o giro do motor de 35Kgf é bem menor que o de 15Kgf ...
Olha, eu acredito que o que deve ser levado em conta deva ser a curva de torque além da rpm de cada um, mas ainda não usaria um motor de passo tão pequeno (15 kgfxcm)
De qualquer forma, há outro ponto que deve ser levado em consideração, que é a capacidade de acelerar e freiar de cada motor - os motores tem comportamentos diferentes quando precisam sair do zero e acelerar até uma determinada velocidade, e quando estão numa determinada velocidade e devem acelerar (ou freiar)
Ainda não encontrei muita coisa que fale à este respeitop, mas estou esperando o dinamometro que o Jorge ficou de fazer.
seria capaz de apostar umas brejas que o motor de 15Kgf não perderia muito em força e velocidade para o de 35Kgf devido à sua maior rotação, quando fizer a Mechmate com certeza vou testar o de 15Kgf, se for insuficiente parto para motor mais potente
Acho que a faixa de rpm deve ser muito próxima um do outro, e eu não usaria reduções tão diferentes uma da outra mas acho que vale a experiência.
Quando fizer, eu vou gostar de ver os resultados.
-
Caros, a madrugada insone me levou a cometer uns rabiscos pra ilustrar uma idéia interessante, o comando de dois eixos com um único cabo:
(http://s1.postimage.org/HCA69.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gxHCA69)
A movimentação de X (eixo horizontal) ocorre quando os motores giram em sentidos inversos e a movimentação de Y (eixo vertical) ocorre quando os motores giram no mesmo sentido. Evidentemente é possível a interpolação para obter o deslocamento simultâneo dos eixos.
Esta é uma daquelas coisas de que gosto tanto, simplicidade elegante ;D
-
Jorge,
Ficou um arranjo interessante - fiquei curioso para ver isso funcionando.
Se der jeito, tento preparar uma jiga para ver de perto a coisa...
-
Esse eu tambem achei interessante, precisa ver na pratica como vai se comportar a coisa.
-
... fiquei curioso para ver isso funcionando. Se der jeito, tento preparar uma jiga para ver de perto a coisa...
Opa, boas falas ! Eu gostaria muito de ver ... acho que a coisa tem bom potencial, particularmente para aplicações com laser e plasma ...
-
Jorge,
Olhando um pouco mais para ersta solução, fiquei na dúvida como o cnc resolveria isso, já que os motores devem responder à cada eixo em movimentos lineares e nas interpolações.
Você tem um exemplo de código G ou de como funcionaria para configurar o programa de controle?
-
... fiquei na dúvida como o cnc resolveria isso ...
He, he, he ... demorou ! ;D
Você tem um exemplo de código G ou de como funcionaria para configurar o programa de controle?
Não tenho e se tivesse não diria agora ... he, he, he ... quero ver o toró de palpites ... não é um prob interessante ?
-
... não é um prob interessante ?
Muito.
Pensei em criar uma função matemática e inserir nas configurações do Mach3, mas confesso que teria que penar um tanto para encontrar as tais funções e investir algum tempo numa pesquisa pela rede.
Acho que dá certo sim ;)
-
Pensei em criar uma função matemática e inserir nas configurações do Mach3
Tenho algumas cartas na manga e uma delas seria esta, acho que é viável, mas gostaria de chegar a uma solução aplicável a qualquer caso, não importando qual seja o prog de controle. O EMC2, por exemplo, permitiria a redefinição da cinemática, mas aí o caboclo fica obrigado a empregá-lo ... uma solução universal seria mais elegante e mais útil, né ? Mas não é algo gravado na pedra, qualquer coisa que funfe tá valendo ...
... confesso que teria que penar um tanto para encontrar as tais funções ...
É uma função bem simples, na verdade ... eu tô meio enrolado aqui com o trampo, mas mais tarde vou ver se equaciono o prob ...
-
não confundam uma máquiina "leve"como uma jato de tinta com uma fresadora - os esforços de usinagem são MUITO diferentes...
Gilli
Eu naõ falei que era uma jato de tinta, eu mencionei que os motores eram semelhantes à uma ipressora jato de tinta, esta pequena Cnc é uma fresadora SIM, trabalha na área joalheira, fresa cera, rend shaper e outros materiais leves. Só porque é pequena , naõ pode ser chamada de fresadora?Ou uma fresadora tem que ter motores enormes com muito torque para tirar lascas de materiais duros para todo lado? O que vc quer dizer com USINAGEM ? , Nâo vamos discriminar os pequenos não é.
-
Nâo vamos discriminar os pequenos não é.
Tá :) :) :)
-
Caros, a madrugada insone me levou a cometer uns rabiscos pra ilustrar uma idéia interessante, o comando de dois eixos com um único cabo:
(http://s1.postimage.org/HCA69.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gxHCA69)
A movimentação de X (eixo horizontal) ocorre quando os motores giram em sentidos inversos e a movimentação de Y (eixo vertical) ocorre quando os motores giram no mesmo sentido. Evidentemente é possível a interpolação para obter o deslocamento simultâneo dos eixos.
Esta é uma daquelas coisas de que gosto tanto, simplicidade elegante ;D
Jorge,
tem furo nesse esquema, com os motores parados dá para deslocar o eixo X livremente e com os motores girando em sentido apostos, tanto pode haver deslocamento do X ou o X ficar parado e o cabo movimentando-se pelas roldanas, pegadinha?
-
Jorge e Gilberto,
Fizemos uma jiga de testes e sua suspeita se confirmou - com os motores parados dá para se movimentar fácilmente os eixos em qualquer direção - vejam o filme:
[/youtube]
-
Grande Gilli
Gostei dos testes.
-
Muito interessante.
Gostei da idéia desde a apresentação do Gil. Mais ainda quando da abordagem do Jorge, e o teste do Gilii.
Mas ainda fiquei com uma dúvida. Como ficaria o eixo y com essa movimentação instalada abaixo da mesa? Parece-me que atrapalharia a área de trabalho. Entendo que é um conceito e que possívelmente possa ser aproveitado com alguma adaptação.
Ou quem sabe, a instalação deva ser feita acima da mesa e área de trabalho.
-
Fabião, muitíssimo obrigadíssimo pelos testes ! ;D
Vc deve ter visto que o Claiton questionou o funcionamento da coisa na lista e o Gilberto ecoou aqui. Muito possivelmente cometi uma munhecada, mas segurem as vaias e não atirem ainda os tomates, o conceito existe e funfa, não foi eu quem inventou, apenas puxei pela memória (tentei ...), mas além da memória de ameba, eu estava bem cansado e não conferi direito a coisa toda ... mas vou tentar colocar a coisa em pratos limpos e/ou achar alguma referência ... tá todo mundo convidado a escrutinar a coisa e resolver o prob, acho que o conceito merece atenção ...
Vale dizer que o conceito é o mesmo de um diferencial ...
Espero não estar enganado, mas até acho que já sei qual foi a varada ... amanhã eu vou roubar uns minutinhos dos afazeres pra tentar deixar a coisa tipo assim "não resta a menor dúvida" ...
-
Bão, insone de novo, cometi mais um:
(http://s4.postimage.org/9QVwr.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV9QVwr)
Fabião, vc não quer testar este ? Acho que corrige o prob ...
-
eu tambem quero deixar meu comentario.
fabio que doidera este teste, mais e por isso que voce faz a difereça aqui no forum
sem isso eu não ia ter noção como iria funcionar estas correias.
valeu .
-
Bão, insone de novo, cometi mais um:
(http://s4.postimage.org/9QVwr.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aV9QVwr)
Fabião, vc não quer testar este ? Acho que corrige o prob ...
olha o Jorge desafiando o Fabio, isso vai ficar legal.
-
olha o Jorge desafiando o Fabio, isso vai ficar legal.
Nah, nada de desafio ... tô só me aproveitando da gentileza do Fabião ... ;D
-
Jorge e Gilberto,
Fizemos uma jiga de testes e sua suspeita se confirmou - com os motores parados dá para se movimentar fácilmente os eixos em qualquer direção - vejam o filme:
[/youtube]
legal ouvir sua voz Fabio Gilii gostei da ideia, coloca mais video seu aqui no forum, e so para matar a saudade, ficou bem legal
-
Ou quem sabe, a instalação deva ser feita acima da mesa e área de trabalho.
É o que eu faria ... mas o bom dos cabos e polias é que a coisa é muito flexível, dá pra fazer um monte de voltas, se for o caso ...
-
olha o Jorge desafiando o Fabio, isso vai ficar legal.
Nah, nada de desafio ... tô só me aproveitando da gentileza do Fabião ... ;D
valeu Jorge.
-
Parece que o GuiaCNC está voltanto ao que era antes...
Abs.
Edson
-
Parabéns, Jorge,
Sua insônia valeu a pena... ;D
Mas, sugiro que uma das polias do carro seja fixa (não gire), de modo a eliminar o movimento relativo entre o cabo e o carro num dos lados, no deslocamento X. Acho que o trilho ajuda, mas não eliminaria esse movimento relativo...
Ver figura, onde a polia vermelha é fixa.
[attachthumb=1]
-
Bão, insone de novo, cometi mais um:
Jorge,
Infelizmente também não corrige - assim a única coisa que se alterou foi o sentido de rotação da polia por onde o cabo trança - mais nada...
Acordei agora mesmo e me ocorreu o seguinte:
Os motores não podem estar onde estão no seu desenho - veja esta idéia:
Os motores ficam presos no carro que faz o movimento direita/esquerda
Assim funciona - eu garanto ;) porque la garantia soy jo!
-
Mas, sugiro que uma das polias do carro seja fixa (não gire), de modo a eliminar o movimento relativo entre o cabo e o carro num dos lados,
Infelizmente dessa forma não funcionaris porque o cabo precisa passar por alí em alguns movimentos
-
Ou quem sabe, a instalação deva ser feita acima da mesa e área de trabalho.
Matou a chatada.
eu tambem quero deixar meu comentario.
fabio que doidera este teste, mais e por isso que voce faz a difereça aqui no forum
sem isso eu não ia ter noção como iria funcionar estas correias.
valeu .
Nada de especial mas pense bem - não sou só eu quem faz alguma coisa por aqui - são todos vocês.
Parafraseando o Rudolf, "sou só o executor"
-
Infelizmente também não corrige - assim a única coisa que se alterou foi o sentido de rotação da polia por onde o cabo trança - mais nada...
Vc testou na giga ?
Assim funciona - eu garanto ;) porque la garantia soy jo!
Nah, não importa onde estão os motores ... testa aí ...
Assim funciona - eu garanto ;) porque la garantia soy jo!
He, he, he ,,,, ;D ;D ;D
-
Mas, sugiro que uma das polias do carro seja fixa (não gire),
Acho que não funfa Gil, o troço todo é um diferencial disfarçado, o movimento relativo é necessário ... mas vamos aguardar o Fábio testar, fica muito mais fácil visualizar a coisa toda ...
-
Uma ligeira modificação no desenho anterior, de modo a evidenciar a semelhança com aquele enviado pelo Gil.
Fiz este pra convencer o Fábio de que funfa sim ... se funfa como espero é outro capítulo da novelinha, mas este arranjo certamente faz o eixo X mover-se corretamente ...
(http://s1.postimage.org/KyL5i.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gxKyL5i)
-
Ainda acho que as pontas do cabo deveriam ser fixadas ao carro, como na figura.
[attachthumb=1]
-
Assim funciona - eu garanto ;) porque la garantia soy jo!
Essa coisa tá me tirando o sono e provocando enxaqueca ... :P :P :P
Tô aqui dando tratos à bola e tô começando a achar que vc tem razão ... e a coisa pode ser simplificada um tantinho, menos polias:
(http://s4.postimage.org/az82A.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aVaz82A)
-
Ainda acho que as pontas do cabo deveriam ser fixadas ao carro, como na figura.
Gil, agora ficou mais claro pra mim ... é, eu acho que vc tem razão ... e gosto mais dessa idéia de deixar os motores fora do carro, embora eu ache que isto provoca aquele prob da tendência do carro entortar ... neste aspecto eu acho que a sugestão do Fábio é superior ... mas mais um par de cabos, á moda da prancheta de desenho, resolve o prob.
Já tô zonzo de tanto tentar visualizar o movimento dos cabos e motores ... ;D ;D ;D
Gil, o que vc imagina que poderíamos fazer pra compatibilizar essa coisa com os progs de controle que usamos ?
Fabião, que tal um videozinho provando os conceitos, hein ? ;D ;D ;D
-
Jorge,
Realmente, a idéia do Fábio permite um movimento com esforços distribuídos nas duas extermidades do carro maior, o que evitaria a tendência da coisa inclinar.
Quanto ao controle dos motores, como ambos estarão funcionando nos movimentos de X e Y, sugiro um comando conforme a seguir:
Sentido de rotação
Desloc. Motor A Motor B
X+ CW CCW
X- CCW CW
Y+ CW CW
Y- CCW CCW
Se o sentido de rotação CW corresponder a + (nível 1) e CCW a - (nível 0), teremos a seguinte lógica:
DirMotorA = DirX OR DirY
DirMotorB = NOT DirX OR DirY
[attachthumb=1]
Mas estou pensando se este sistema permite acionamento simultâneo nos dois eixos (por exemplo: comando G01). No sistema tradicional, com um motor dedicado a cada eixo, os movimentos são independentes e podem ser compostos. A menos que o movimento composto seja decomposto em pequenos movimentos inpependentes em X e Y, não é?
-
Movimento composto entenda-se como qualquer combinação de deslocamentos de X e Y não nulos, ou movimentos interpolados. A tabela anterior considera deslocamentos em X e Y não simultâneos, ou seja, somente em X (deltaY=0) ou somente em Y (deltaX=0).
Nos movimentos interpolados, ou compostos, poderíamos ter: X+Y+, X-Y+, X+Y- e X-Y-, que nesse sistema de cabos, acho não ser possível, não é?
-
Bão, insone de novo, cometi mais um:
Jorge,
Infelizmente também não corrige - assim a única coisa que se alterou foi o sentido de rotação da polia por onde o cabo trança - mais nada...
Acordei agora mesmo e me ocorreu o seguinte:
Os motores não podem estar onde estão no seu desenho - veja esta idéia:
Os motores ficam presos no carro que faz o movimento direita/esquerda
Assim funciona - eu garanto ;) porque la garantia soy jo!
o Fabio matou a charada assim funcina
mofifiquei o desenho do Fábio, dessa maneira também deve funcionar, na parte central (roldanas pretas) o cabo é fixo, sentidos opostos movimenta o Y e mesmo sentido movimente o X, não sei dizer se é possível movimento simultaneo, experimenta na giga Fabio
-
Nos movimentos interpolados, ou compostos, poderíamos ter: X+Y+, X-Y+, X+Y- e X-Y-, que nesse sistema de cabos, acho não ser possível, não é?
É possivel sim Gil, a coisa não passa de um diferencial disfarçado ...
Pois é, no que se refere à movimentação isolada dos eixos, sua solução funfa, é o que eu faria, a questão mais difícil é justamente como interpolar ... eu acho que dá pra mudar a cinemática do Mach, do EMC2 com certeza e possivelmente do TurboCNC, mas eu gostaria de divisar algo mais universal, baseado em hardware, mas ainda não tenho boa proposta quanto a isto ... a questão é mesmo de soma algébrica das frequências de X e Y ... o gozado é que intuitivamente eu sinto que a coisa não deve ser complicada, mas ainda não sei como fazer ... Tô achando que voa acabar fazendo um protótipo pra explorar a coisa, talvez fique mais evidente ...
Tanto o que fazer e tão pouco tempo, né ? :P
-
Senhores,
Acabamos de chegar de Sampa, e já fomos testar as idéias de acionamentos propostas pelo Gil , Gilberto e o Jorge - nenhuma delas funciona a não ser aquela que eu propus de colocar os motores móveis sobre o carro.
A variante do Jorge (cabos fixos eliminando duas poliuas) funciona, mas os motores devem ficar de fato no carro, pois eles é quem bloqueiam os movimentos dos eixos quasndo a cnc está parada.
Amanhã postaremos os filmes de compravação
-
tem razão Fabio, caiu a ficha da maneira que desenhei só vai funcionar o Y,
-
Caramba ... eu já havia percebido que a idéia do Gilberto e a minha eram furadas, mas tô aqui olhando o desenho da idéia do Gil e tô convencido que funciona ... aguardo o vídeo ansiosamente ...
PS: Tô tão encafifado que fiz o desenho abaixo, mostrando a movimentação de cada eixo isoladamente, pra facilitar a visualização:
(http://s1.postimage.org/MhKZA.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gxMhKZA)
-
Gil, vc tem o link de onde colheu as imagens veiculadas na msg
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,4794.msg106397.html#msg106397 ?
-
Jorge, no teste com a Jiga o "Y" funcionou, mas no "x" ocorreu o mesmo problema do primeiro teste.
Amanha vamos filmar.
-
Jost,
no teste com a Jiga o "Y" funcionou, mas no "x" ocorreu o mesmo problema do primeiro teste.
Apenas destacando algumas diferenças...
No primeiro teste, os cabos não eram fixados ao carro menor, podendo se mover livremente nas duas extremidades quando no movimento em X. Levando a inclinação (devido ao atrito nas polias) e a falta de tração do carro. O carro pode se mover livremente com a mão, mesmo com motores parados.
Na solução que propus, o esforço dos cabos para mover o eixo X não é equilibrado, ocorrendo apenas num dos lados do carro maior (no lado onde o cabo é fixado no carro menor). Levando a inclinação deste carro, a qual poderia ser minimizada, ou eliminada, através do uso de guias ou de trilhos. O carro também não se move livremente, apenas com a rotação dos motores.
Ressalte-se a solução superior do Fábio, que produz um deslocamento mais equilibrado dos carros.
-
Jorge,
Gil, vc tem o link de onde colheu as imagens veiculadas na msg
Não achei mais o link... :(
Mas segue uma patente, com sistema de cabos X-Y, na linha em que estamos debatendo... :)
http://www.freepatentsonline.com/6326904.pdf
-
Na solução que propus, o esforço dos cabos para mover o eixo X não é equilibrado ...
É exatamente esta a minha visão. Isto fica claro (pelo menos para mim) no segundo desenho acima.
Ressalte-se a solução superior do Fábio, que produz um deslocamento mais equilibrado dos carros.
Eu gosto muito da solução apresentada pelo Fábio, é mesmo superior no aspecto da tração equilibrada nas duas extremidades do carro do eixo X, mas traz o óbice dos motores portados pelo carro. A solução que vc propõe tem o mérito de colocar os motores fora do carro, algo muito interesssante. A superioridade de uma ou outra solução será, como sempre, determinada pelas peculiaridades da aplicação.
Tenho que dizer que tô bastante contente com esta discussão, ainda mais por termos mais de uma opção (e não duvido que outras apareçam, tô torcendo !). Isto me faz lembrar que errar é bom, frequentemente aprendemos mais pelos erros que pelos acertos ... ;D
-
Jorge,
Por falar em outras opções, dê uma olhadela em:
http://www.freepatentsonline.com/6326904.pdf
-
Jorge,
Para tentar reduzir a inclinação do carro, quando deslocando em X, poderia aumentar o espaçamento entre as polias no carro maior, de modo a aumentar o momento resistente à inclinação, como na figura abaixo.
[attachthumb=1]
-
Cabos
[attachthumb=1]
-
Marco,
Interessante.. :) o flexível seria similar aos cabos de freio de bicicleta?
Em termos de folga e velocidade, seria melhor / pior que os cabos e roldanas?
-
Para tentar reduzir a inclinação do carro, quando deslocando em X, poderia aumentar o espaçamento entre as polias no carro maior ...
Sem dúvida Gil, é uma solução clássica e funfa. Uma outra alternativa de que gosto é aquela da prancheta de desenho, até mais consoante com "cabos":
(http://s3.postimage.org/r8Pgr.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Pqr8Pgr)
-
Jorge,
Tem uma prancheta dessas aqui em casa e a régua paralela funciona bem...
Associando um sistema baseado em cabos a um chicote (foto), poderiamos ter um sistema de usinagem leve, e de baixo ruído, não? Bom para PCIs.... :)
[attachthumb=1]
-
Interessante.. :) o flexível seria similar aos cabos de freio de bicicleta?
Exatamente, a Romi utiliza esse sistema para comando da embreagem de alguns modelos de tornos.
Em termos de folga e velocidade, seria melhor / pior que os cabos e roldanas?
Talvez seja até melhor porque vai direto no ponto sem muita enrolação.
Abraços.
-
Associando um sistema baseado em cabos a um chicote (foto), poderiamos ter um sistema de usinagem leve, e de baixo ruído, não?
Não! O chicote é muito bom para virar apenas num sentido, devido à forma como os arames são enrolados na cordoalha, em sentido contrario, eles distorcem e atritam mais no flexível , mesmo se não travar de imediato desgastam rapidamente e rompem. além disso a torção do cabo tb invabilizaria a transmissão de posição.
Abraços.
-
Enoch,
será que a idéia do Gil é de usar o chicote não para transmitir movimento, mas para usar de cabeçote de usinagem, por ser leve e pequeno?
-
Sim... ;D
-
será que a idéia do Gil é de usar o chicote não para transmitir movimento, mas para usar de cabeçote de usinagem, por ser leve e pequeno?
Fábio;
Nesse caso poderia ser viável, (precisaria considerar que o atrito no chicote é maior que nos rolamentos). Considerei que tratava-se do mesmo assunto, mais uma alternativa à transmissão de coordenadas por cabo.
Abraços
-
:)
-
Há diversos projetinhos por aí que usam a transmissão por cabo para o spindle. Funfa, mas não gosto. Uma Dremel ou coisa parecida é bastante leve, acho preferível à transmissão por cabo, que de modo geral não são muito robustos e não suportam trabalho intenso. Além disso, as pinças costumam apresentar folgas ...
Tô falando baseado na experiência de amigos podólogos e protéticos que usam esse sistema intensamente e de modo geral enfrentam probs de desgaste dos mancais e quebra do cabo ... há uns chicotes fabricados especificamente pra essas atividades, mas são um tanto caros, mais pesados e não resolvem inteiramente os probs ... assim acho que uma Dremel é mais adequada ...
-
Mais uma referência:
http://tinyurl.com/y8pu449
A figura 1 é especialmente esclarecedora:
(http://s3.postimage.org/rp2X0.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Pqrp2X0)
-
Bem, interessante seria também usarmos o sistema de vidros elétricos de alguns tipos de automóveis, claro que com a substituição do tipo de material usado em um ou outro ponto (como as roldanas, por exemplo) e do motor pelos nossos motores de passo. O sistema costuma ser robusto e bastante flexivel a modificações :)
(http://s4.postimage.org/dmNL0.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aVdmNL0)
(http://s4.postimage.org/dmQf9.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aVdmQf9)
(http://s4.postimage.org/dmSKi.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aVdmSKi)
(http://s4.postimage.org/dmVer.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aVdmVer)
(http://s4.postimage.org/dmXJA.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=aVdmXJA)
-
Mais uma referência:
Jorge,
Este desenho é uma variação da idéia do Gil, e acho que este é mais interessante porque os cabos de cima são cruzados, e com isso ajudam a minimizar os esforços de torção que o conjunto sofre conforme percebí na jiga.
De qualquer forma, creio que o ideal mesmo é sempre ter o conjunto dos movimentos montados em eixos guia porque assim a coisa funciona mais suavemente tenho a impressão.
-
Sobre os mecanismos de levantamento de vidro de carro, acho interessante ver como o cabo é enrolado no eixo do motor, pois ele não escorrega e fica bem firme mesmo.
Ingfelizmente não tenho nenhum exemplar aqui que seria dissecado em prol da ciência.
-
Gilii, nos shoppings, encontra-se o sistema sem o seu respectivo motor por valores ínfimos, pois o que encarece o sistema é o motorzinho em si. Tinha uns conjuntos aqui ... vou procura re caso os ache ou consiga outros, terei prazer em desmontá-los e fotografar o sisteminha na íntegra!
-
...nos shoppings, encontra-se o sistema sem o seu respectivo motor por valores ínfimos...terei prazer em desmontá-los e fotografar o sisteminha na íntegra!
Seria legal porque aqui não tem shopping -= só mercadinho de bairro que não tem esses materiais sofisticados "HighTech"... ;)
-
Outro sisteminha que conhecemos bem ...
-
Outro sisteminha que conhecemos bem ...
Estava postando quando vc respondeu. :D
Os cabo enrolam nos sulcos de uma polia
(http://www.alpenfix.com.br/prod-images/210.JPG)
-
... acho que este é mais interessante porque os cabos de cima são cruzados, e com isso ajudam a minimizar os esforços de torção que o conjunto sofre conforme percebí na jiga.
Sim, é o que achei mais interessante, isto resolve a questão e de uma maneira que me parece muito decente.
-
Falando sobre a fixação dos cabos, tenho a impressão que o tamanho do cilindo com relação ao tamanhos do curso das máquinas possa ser um problema - máquinas muito grandes teriam que ter cilindros meio longos se os cabos fossem presos nele.
Mas creio que se o cabo só fizer atrito no cilindro, talvez a coisa funcione diferentemente...
O que acham?
-
Mas creio que se o cabo só fizer atrito no cilindro, talvez a coisa funcione diferentemente...
O que acham?
Funfa! É o que usualmente esta sendo usado em máquinas com tração por cabos com motor montados em cima dos carros, adicionando o conduto flexível funcionaria bem com os motores fora dos carros. Dá até pra fazer uma unidade apartada só para os motores.
-
Funfa! É o que usualmente esta sendo usado em máquinas com tração por cabos com motor montados em cima dos carros...
Será que teria uma fotinho pra ver a bagaça?
-
Fábio;
Por hora ainda não tem, mais faz alguns meses que estou estudando apear os motores, e esse modelo me pareceu o mais promissor, caso se concretize certamente postarei algumas fotos.
Abraços
-
Pois é - estou particularmente curioso para ver uma máquina assim com transmissão por cabos como vimos discutindo por aqui...
Acabei de achar um rolo de cabo trançado (poliamida) com alma de Kevlar que eu usava para fazer linhas de pipas de tração, e estou bem inclinado a usá-los no lugar dos cabos de aço - os cabos de kevlar são mais leves, mais fortes (comparando os mesmos diametros) e muito flexíveis, além de ter estiramento "zero"...
Quem sabe não sai alguma coisa doida aqui dos laboratórios FG...
-
Ah ah ah;
Pelo jeito logo-logo veremos fotos da traquitana ;)
Considerei tb a transmissão hidraulica, mas esbarra na complexidade e custo, além do sistema ser bem mais critico, eixo elástico (entalhado) com cruzetas ficaria um trambolho e sujeito a folgas indesejáveis.
Abraços...
-
Acabei de achar um rolo de cabo trançado (poliamida) com alma de Kevlar
Mundo pequeno, peguei um segmento assim com um amigo, achei que serviria para alguma coisa, pena que é curto . ;)
-
O cabo que eu tenho aqui tem uns 1,65mm diametro trançado em poliamida com alma em aramida (Kevlar) - deve resistir a uns 100 kgf de tração.
Se quiser experimentar eu te mando um pedaçinho ;)
-
Olá Fábio;
[attachthumb=1]
Muito obrigado pela oferta!
Já estou terminando as partes para enrolar os cabos (que inclusive já estão comprados), amanhã provavelmente eu termine juntamente com as guias tb, vou testar com cabo de aço primeiro, que por coincidência é do mesmo diâmetro, se correr a contento aceitarei o Kevlar; mas tenha paciência que as coisas aqui correm a passos de lesma.
Abraços
-
Mas creio que se o cabo só fizer atrito no cilindro, talvez a coisa funcione diferentemente...
Como conversamos aqui em casa, acho que é o melhor, particularmente com o cabo de kevlar, que eu acho que tem coeficiente de atrito elevado ... tô muitíssimo interessadíssimo nesse cabo ...
De qualquer maneira, o cilindro enrolador é um trambolho, acho muito preferível a transmissão por atrito, com polia de grande diâmetro pra aumentar a área de contato e redutor por correias.
-
Acrescentando então algumas polias podemos empregar esta solução em nossos desenhos tradicionais de mesa e pórtico.
Fiz um esboço para fazer a instalação dos cabos e movimentar o carro do spindle tal qual o conhecemos, acima da área de trabalho.
-
boas
o forum está em alvoroço heheheheh
ate eu sem precisar, dei por mim a fazer exercicios hehehehe
estou a gostar
abraços
-
Fiz um esboço para fazer a instalação dos cabos e movimentar o carro do spindle tal qual o conhecemos, acima da área de trabalho.
Não querendo colocar areia no rolamento de ninguém, mas eu acho que quanto mais juntas pior para a rigidez do conjunto e mais complicada a construção.
Eu pensaria numa máquina ao contrário dessa, com os eixos suspensos...
-
... quanto mais juntas pior ... Eu pensaria numa máquina ao contrário dessa, com os eixos suspensos...
Eu idem. Apesar disso, um par de polias a mais não chega a comprometer o conjunto e a coisa toda pode ficar menos perdulária quanto ao espaço ocupado. Em largas pinceladas:
(http://s2.postimage.org/15c20J.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Ts15c20J)
-
Jorge,
acabou de me ocorrer que esse sistema tem um problema e não é desprezível, vou tentar explicar claramente:
em um sistema com eixos separados, levando em conta um deslocamento em diagonal de A a B, os dois eixos serão acionados simultâneamente resultando teóricamente em uma reta do ponto A ao ponto B
no sistema com cabo único os dois motores obrigatóriamente tem que trabalhar sincronizados, o resultado de um deslocamento diagonal do ponto A ao ponto B será uma micro escadinha, até aí tudo bem, com alta resolução isso será invisível
mas como os motores precisam trabalhar sincromizados o programa deverá enviar o comando em um sentido; pára; outro sentido; pára; isso em enorme sequencia até atingir tamanho da diagonal determinada
essas paradas vão consumir um tempo enorme para executar curvas e diagonais, também exigir mais processamento do PC e creio (embora não entenda de programação) mais linhas de comando no programa.
em resumo fica com boa velocidade em retas e muito lento em diagonais e curvas
se eu estiver errado pode atirar as pedras :)
-
Gilberto,
Eu tenho uma preocupação parecida, mas tenho a impressão que se houver rigidez suficiente, funcionará muito bem nas interpolações...
-
Jorge, acabou de me ocorrer que esse sistema tem um problema e não é desprezível ... se eu estiver errado pode atirar as pedras :)
Vc não tá certo, mas não merece pedras, um tomatinho, talvez ... ;D ;D ;D
Não, a coisa não tem que funfar como vc tá pensando, embora seja uma possibilidade.
A coisa funfa como estamos habituados, a interpolação ocorrendo pelo acionamento simultâneo e coordenado dos motores. Obviamente é necessário algo mais pra compatibilizar o sistema com os progs de controle e para isto há algumas alternativas:
- Desenvolver um pós-processador pro programa CAM, o que me parece ser a solução mais imediata.
- Desenvolver um prog de conversão das coordenadas de qualquer código G gerado por qualquer meio, o que me parece não muito difícil e é extremamente atraente pela universalidade. Dá pra até fazer com um Excel da vida.
- Desenvolver macro ou scrip para o controlador, o que não me parece muitodifícil para o Mach, o EMC2 e o TurboCNC.
- Reconfiguração da cinemática, algo imediatamente possível no caso do EMC2, mas acredito que os autores do Mach e do TurboCNC se interessariam em desenvolver um plugin ou coisa que o valha.
- Conversão por hardware, minha preferida, mas ainda não sei qual a viabilidade.
Acho que é oportuno transcrever um post do Lutcho na lista PlotterCressoft, em benefício dos que ainda não a frequentam:
[ 01/02/2010 ]
Jorge:
Só precisa fazer uma transformação de sistemas de coordenadas.
O soft de CNC continua a trabalhar com os 2 eixos normalmente, apenas precisa mais um soft para converter o XY para AB, por exemplo; um pre-processador de G-Code.
Não me parece uma transformação complicada, mas to com uma baita preguiça de domingão que nem vou pensar nisso agora... Mas com certeza não é nada muito complicado não. Olhando rapidamente, parece que X = A + B e Y = A - B, imaginando X para a esquerda e Y para baixo... Mas não me levem muito a sério agora. Precisa pensar melhor.
[]s
Lutcho
Atualização:
Ó... pensando um pouquinho, creio que uma transformação de coordenadas assim:
dA = (dx+dy)/2
dB = (dx-dy)/2
resolva o problema.
[]s
Lutcho
-
Calma pessoal!
A brincadeira nem começou.
Ainda não foi inserido ( ops!), o deslocamento do eixo Z no mesmo cabo . . . rs.
-
Ainda não foi inserido ( ops!), o deslocamento do eixo Z no mesmo cabo . . . rs.
No mesmo cabo ainda não, mas já tô desenhando com outro cabo ... ;D
-
Jorge,
Tentando montar uma lógica para acionar a máquina por hardware, que também prefiro, por aproveitar os controladores existentes de "nosotros"... :)
Seguem algumas elocubrações...
Em termos vetoriais, os movimentos em x, y, A e B podem ser associados como:
x = A + B
y = A - B
Convertendo para uma forma mais conveniente:
A = (x + y) / 2
B = (x - y) / 2
Que equivale a :
A = (x/2) + (y/2)
B = (x/2) + (-(y/2))
Uma implementação usando portas lógicas e flip-flops:
[attachthumb=1]
Seria isso? Estou pensando em montar uma simulação no Proteus para avaliar melhor...
-
;) Segundo o mapa de Karnaugh esta certo
-
Olhando para a maneira de movimentar a coisa, vejo que em um determinado momento é necessário que os motores girem na mesma direção e sentido, e em outro momento devem girar de forma contra rotativa.
Para mover o eixo em "Y" - os motores são contra rotativos
Y + = - A e +B
Y - = +A e -B
Para mover o eixo em "X" os motores giram na mesma direção
X + = -A e -B
X - = +A e +B
Vamos deixar as interpolações para depois...
-
Estou pensando em montar uma simulação no Proteus para avaliar melhor...
Manda bala, Gil ! ;D
Tô me roendo de curiosidade , queria poder mastigar essa coisa, inclusive montando um protótipo mecânico, mas tô atolado no trampo pelos próximos dias (pra não dizer semanas ... meses ...) ô dureza ...
PS: eu dispensaria os divisores, isto pode ser obtido pela configuração do prog controlador ...
Algo me diz que a coisa não vai funfar como esperado, mas vamos lá provar na prática, nada como um "choque de realidade", como dizem os gringos ... ;D
-
Com relação a rigidez e torção do pórtico, há tempos imagino guias acima e abaixo da área de trabalho. A estrutura em forma de cubo, conferindo rigidez, entretanto em relação a mecânica, a tração simétrica também é importante.
-
Jorge,
Nesta semana entrei de férias, agora é só diversão, CNC, .... ;D ;D ;D ;D
A simulação deu alguns resultados para refletir, se usar a mesma frequência em X e em Y, a frequência do sinal do motor A será a metade, conforme a seguir:
[attachthumb=1]
Se forem usadas duas frequências em X e Y, isso equivaleria a um movimento interpolado com ângulo diferente de 45 graus. Testei com 19 e 20 Hz e percebi que poderia haver alguma perda de pulso, dependendo do instante da transição do sinal, conforme a seguir:
[attachthumb=2]
Não é??
Diagrama da simulação:
[attachthumb=3]
-
A questão é, que sendo um sistema diferencial, os instantes da transição dos sinais de passo de X e Y se ocorrerem no mesmo instante, esta lógica (sem memória) pode apresentar problemas.
-
Nesta semana entrei de férias, agora é só diversão, CNC, .... ;D ;D ;D ;D
Tô verde de inveja ... ;D
Testei com 19 e 20 Hz e percebi que poderia haver alguma perda de pulso ...
É o que eu temia ... que tal experimentar sem os divisores ? . . .
-
Jorge,
Nesta semana entrei de férias, agora é só diversão, CNC, .... ;D ;D ;D ;D
Tô verde de inveja ... ;D
Pode deixar,... vou me lembrar de voce nas horas de ócio... ;D
É o que eu temia ... que tal experimentar sem os divisores ? . . .
Não sei melhora a situação de perdas de pulsos, decorrente de simultaneidade, aí vai...
[attachthumb=1]
Não sei se na prática isso faria diferença, imagino que o problema seria a máquina não mover dentro do esperado.
-
Acho que um teste prático ajudaria...
-
Jorge, acabou de me ocorrer que esse sistema tem um problema e não é desprezível ... se eu estiver errado pode atirar as pedras :)
Vc não tá certo, mas não merece pedras, um tomatinho, talvez ... ;D ;D ;D
Não, a coisa não tem que funfar como vc tá pensando, embora seja uma possibilidade.
A coisa funfa como estamos habituados, a interpolação ocorrendo pelo acionamento simultâneo e coordenado dos motores. Obviamente é necessário algo mais pra compatibilizar o sistema com os progs de controle e para isto há algumas alternativas:
- Desenvolver um pós-processador pro programa CAM, o que me parece ser a solução mais imediata.
Acho que é oportuno transcrever um post do Lutcho na lista PlotterCressoft, em benefício dos que ainda não a frequentam:
[ 01/02/2010 ]
Jorge:
Só precisa fazer uma transformação de sistemas de coordenadas.
O soft de CNC continua a trabalhar com os 2 eixos normalmente, apenas precisa mais um soft para converter o XY para AB, por exemplo; um pre-processador de G-Code.
Não me parece uma transformação complicada, mas to com uma baita preguiça de domingão que nem vou pensar nisso agora... Mas com certeza não é nada muito complicado não. Olhando rapidamente, parece que X = A + B e Y = A - B, imaginando X para a esquerda e Y para baixo... Mas não me levem muito a sério agora. Precisa pensar melhor.
[]s
Lutcho
Atualização:
Ó... pensando um pouquinho, creio que uma transformação de coordenadas assim:
dA = (dx+dy)/2
dB = (dx-dy)/2
resolva o problema.
[]s
Lutcho
Jorge,
ok, como não entendo nada de software não posso afirmar com certeza, a análise lógica do hardware leva ao resultado que coloquei, espero estar errado
-
ok, como não entendo nada de software não posso afirmar com certeza, a análise lógica do hardware leva ao resultado que coloquei, espero estar errado
Qual hardware Gilberto ?
-
O Gabriel da Lista Cressoft postou um arquivo Excell (.xls) para converter coordenadas simples x e y para coordenadas conjugadas para uso em fresadora movida por meio de cabo de aço.
segue em anexo.
-
ok, como não entendo nada de software não posso afirmar com certeza, a análise lógica do hardware leva ao resultado que coloquei, espero estar errado
Qual hardware Gilberto ?
como sempre me expressei mau, o hard a que me referí é toda a parte mecânica
-
Pessoal li algumas mensagens mas não sei se já postaram essa idéia, eu vi isso em uma máquina de corte laser, era correia aberta, mas pode-se usar a mesma solução para cabo de aço, as polias vermelhas são os motores que ficam presos a mesa amarela, com isso consegue-se acionar o eixo X e Y. Com os motores girando para o mesmo lado apenas a parte laranja se mexe, e com os motores girando para lados opostos a parte azul se move.
Ramede
-
Gosto muito dessa disposição, Ramede ! Obrigado pela contribuição ! ;D
-
Estou na fase final de construção de minha maquina que vai ser acionada por cabos de aço e pelo que vejo é melhor esperar as novidades expostas aqui nesse topico, muito bom mesmo!!!
Jakeira.
-
Jorge,
Para termos o comando diferencial e a conversão de coordenadas (XY / AB) por hardware é necessária a divisão do sinal de pulsos de X e Y. A divisão poderia ser realizada no própria CNC (ex.: alterando o fator que relaciona a quantidade de passos e o deslocamento correspondente). Porém, conforme algumas simulações que fiz, dependendo dos sinais, poderiam haver perdas de pulso. Isso procede? Acredito que se a largura dos pulsos forem estreitas (pulsos bem assimétricos), a probabilidade disso ocorrer pode diminuir. Os pulsos de um CNC são muito assimétricos (Turbo CNC, Mach3, EMC...)?
Acho que testes práticos seriam bem providenciais neste momento, alguém se habilita?
-
A divisão poderia ser realizada no própria CNC.
Isso, conforme eu dizia acima ...
dependendo dos sinais, poderiam haver perdas de pulso.
Não vejo pq. Acho que o prob é outro ...
Isso procede? Acredito que se a largura dos pulsos forem estreitas (pulsos bem assimétricos), a probabilidade disso ocorrer pode diminuir. Os pulsos de um CNC são muito assimétricos (Turbo CNC, Mach3, EMC...)?
São muito assimétricos, com a largura do pulso de passo tipicamente entre 1 ~ 10 us, mas não percebo qualquer relevância neste aspecto. O que me preocupa é a coisa tá longe de ser uma máquina de estados e o sinal de direção é persistente, ou seja, fica o mesmo até que mude e essas mudanças são intimamente ligadas com a cinemática da máquina ... posso muito bem estar errado, ainda não analisei a coisa como se deve, mas é aqui que a coisa pode engasgar, o resto é bico ...
Acho que testes práticos seriam bem providenciais neste momento, alguém se habilita?
Eu tô curiosíssimo com a coisa toda, resolvi juntar uma tranqueiras aqui e roubar uns minutinhos dos afazeres de quando em vez, talvez logo eu possa fazer uns testes mais realistas ...
-
Estou na fase final de construção de minha maquina que vai ser acionada por cabos ...
Jackson, fotos ? Detalhes ?
-
Jorge, estou com a estrutura da maquina ainda desmontada, o tempo está curto e evitarei poluir o forum com imagens que não dizem nada... Assim que montar colocarei para apreciação e orientações de todos.
Um abraço, Jakeira
-
Para os "ansiosos", segue sugestão de arranjo de CNC com eixos X e Y desacoplados.
[attachthumb=1]
-
Gil,
A idéia é boa, mas tenho a impressão que um dos eixos ficará livre isto é - mesmo com o motor parado, poderá deslisar para os lados porque as polias estão livres.
-
Correção - olhando melhor seu desenho, percebí o erro que cometí.
Parece que funciuona sim, e me pareceu bem rigido.
-
Como aperitivo antes do almoço, minha sugestão para o acionamento separado dos eixos:
(http://s2.postimage.org/1djuN9.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Ts1djuN9)
A vantagem deste sistema é garantir o alinhamento de X independentemente das guias, dispensando o eixo sincronizador, fica tudo com polias e cabos apenas. O mesmo sistema pode ser utilizado para Y evidentemente, mas de modo geral é menos crítico, assim mostro uma opção mais simples.
-
Como aperitivo antes do almoço, minha sugestão para o acionamento separado dos eixos:
(http://s2.postimage.org/1djuN9.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Ts1djuN9)
A vantagem deste sistema é garantir o alinhamento de X independentemente das guias, dispensando o eixo sincronizador, fica tudo com polias e cabos apenas. O mesmo sistema pode ser utilizado para Y evidentemente, mas de modo geral é menos crítico, assim mostro uma opção mais simples.
esta ideia foi mais absorvida pela nossa mente, estamos pesando que no futuro queremos montar um trem deste.
grande abraço.
ass; jane e edi
-
Hoje chegaram as fresas v cut, aproveitei para usinar a PCI do drive bipolar, resultado quase bom, para manter as trilhas mais curtas e usar PCI de face simples cometi algumas gambiarras, o tamanho final: 10,2 x 8.5 cm
-
olá gimbabf...estou montando a minha em MDF e tbeim com tração por cabos de aço..me parece que
já li em seu tópico sobre os montores que está usando, mais fui fazer uma pesquisa rápida agora e não encontrei...podeira me dizer quais são (acho que são de 15kgf) é o código??comprou com Fabio Gilli??...tava vendo no shop guiacnc mais não tem quase nada para vender lá...to preocupado pq logo vou precisar da cnc3ax tbeim...
abraços.,,.
-
Grande Gilberto;
Por algumas vezes eu tentei usinar as PCis, mas confesso que não consegui bons resultados, ficavam muitas rebarbas, Tentei com varias ferramentas, comprei até uma importadas, mas nenhuma ficou boa.
Abra p/ gente a caixa de pandora e revele o segredo do feito, passe ?, velocidade? e qual tipo de V-Cut.
Olhe o que eu consegui.
Um Abraço
-
Marcos,
são de 15kgf sim, comprei na Akiyama eles tem dois modelos de 15kgf não lembro agora o código mas prefira os que tem menor indutancia nas bobinas, em todo caso os dois modrlos são bons
-
Lolata,
não tem segredo, comprei as fresas V cut do Valtinho, na usinagem usei 15000rpm, 1000mm/metro de velocidade, 0.3mm de profundidade em um passe apenas, V cut de 45º, ficou realmente com pouca rebarba uma passada de bom bril e pronto, talvez sorte de principiante
o cobre é mole não dá para por muita velocidade, talvez foi esse seu problema
-
vlw gimbabf.,,.me diz uma coisa o eixo dele é 1/4''.,,.vou ver com o Gilli quanto
ta custando esses motores por agora..
abraços...
-
boa noite
sou novo no fórum, mas ando lendo muito navegando por suas páginas, no minimo umas 8 hs por dia de leitura, estou a caminho de construir minha primeira CNC com o intuito de fresar placas de aluminio e bronze para tumulos ou até quem sabe gravar no próprio granito.
tenho uma pergunta ao sr. gilberto, li que os rolamentos das guias são rolamentos de patins, alguma razão especial em se usar esses rolamentos? ou pode ser usados outros ou o de patins estão sendo usados por serem mais baratos!
do modelo de sistema das cncs que andei vendo aqui no guia cnc, gostei muito da solução apresentada por sua máquina, muito chique por sinal.
aproveitando envio de antemão um abraço aos mestres fabio e jorge, gosto de ler as observações que fazem, tem mais gente para se citar, fica para outra oportunidade.
Guia CNC Brasil, mudando vidas para melhor!
prof. Carlos Henrique
-
Carlos Henrique,
usei os rolamentos de skate porque tinham o tamanho certo que eu precisava e são baratos, muita gente já usou esses rolamentos, precisando de ajuda é só dar um toque, tamos aí
-
os meus rolamentos eu peguei no ''ferro velho''...tinha uma prateleira cheia deles...
fiquei mais de uma hora para selecionar os melhores, tinha uns que pareciam nunca usados...
e na hora de pagar coloquei todos na balança e adivinha quanto deu...R$6,50 tudo..32 rolamentos
ficou mais caro o combustível...hehe
se fosse comprar novo ia pagar na faixa de R$2,50 o de 2°linha e +- R$3,50 os de 1° linha (cada)
-
Marcos,
os rolamentos de skate são tão baratos que não vale o trabalho de selecionar rolamentos na sucata, além disso se tem certeza que são novos e vão durar muito tempo
-
Tem razão, mais já faz algum tempo que comprei eles e só depois vi que mtos usavam os de skate, a princípio com a montagem que fiz achei que rodou bem suave, mais me preocupo com oq tu disse, a durabilidade deles...
poderia me passar onde conseguiu esses rolamentos??
abraços..,,.
-
Tem esses aki, mais da quase o mesmo valor que mencionei acima...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116645990-abec-3-608-2rs-skatepatins-kit-com-8-rolamentos-sk8-_JM
-
comprei no mercado livre, faz uma pesquisa por rolamentos de skate que aperece todos anúncios
-
Certo Gimbabf, o link acima é de uma pesquisa dessa...
vlw.,,.
-
Meu caro Gilberto
Quanta sugestão interessante apareceu por aqui...
Amanhã à tarde te faço uma visita, prá ver tua máquina e tua costela...
Um cliente está finalizando a encomenda de uma máquina de 3,1 m x 2,2 m x 0,2 m com 4 eixos e meio (freza, furadeira e serra) e preciso decidir se uso cabo ou correia sincronizada...
A rosca no eixo Z dispensa um freio eletromagnético que impeça que o cabeçote "despenque" com queda de energia ou "desligando" a máquina.
E, quando se trabalha principalmente em usinagem plana (XY), a rosca do eixo Z não é muito requisitada...
Como anda teu driver bipolar? Já posso encomendar 4 peças?
Vc está quase me convencendo a utilizar baratos e ágeis motores de 15 kgfxcm no lugar dos lerdos, complicados (drivers) e imprecisos de 100 kgfxcm com micropasso e sem redução...
E nestes motores pequenos utilizar a redução por 2 conjuntinhos de correias sincronizadas... (2 x 3:1) = 9:1 ou (2 x 4:1) = 16:1 que não precisam nem de micro-passo... que aliás são micro só no nome... na realidade o buraco é mais embaixo e os motores não mantém a precisão do micropasso... ou seja, pura bucha... pois em cada passo se repetem "micro-passos" mais longos e outros mais curtos... sem falar das dificuldades de se encontrar drivers bipolares de alta tensão e corrente...
Aliás, até hoje não consegui obter gráficos confiáveis de torque x velocidade...
E inexistem gráficos ou informações que representam os torques reais e instantâneos em micropasso...
Concordo com vc que da maneira como vc fêz, se obtém um eixo mais rígido, rápido, forte, barato, durável e preciso...
Parabéns.
Até amanhã.
-
Meu caro Gilberto
Quanta sugestão interessante apareceu por aqui...
Amanhã à tarde te faço uma visita, prá ver tua máquina e tua costela...
Se soubesse disso antes, teria tambem me deslocado para ir ver (comer) a costela e a máquina (ver), pois tinha pensado dias desses em marcar uma visita ao Gilberto.
Fendel, quem sabe um domingo desses se o Gilberto nos atender vamos até lá?
Abraços,
Carlos
-
Fendel,
justamente pelos motivos que voce postou é que evito usar micropasso, estou muito satisfeito com o desempenho da cnc com cabo de aço tenho usado bastante a máquina e nenhum problema com os cabos, usando relações diferentes fica muito fácil adequar qualquer motor à resolucão e velocidade desejadas
tive problemas em emcontrar os CIs para o drive bipolar mas já está resolvido, os CIs já estão aguardando retirado no correio, segunda-feira pego eles
a costela está pronta para outra, uiiiii ;D
aguardo sua visita, conversamos melhor
Carlos,
ainda está em tempo, o Fendel vem amanhã de tarde ou à noitinha, ou se preferir outro dia terei prazer em recebe-lo, é só avisar antes para eu não sair, ou combina com o Fendel
abraços
-
Gilberto,
Um dias desses marco pra ir até aí. Tenho que sair de manhã daqui senão não dá tempo.
Quem sabe o Fendel vai junto.
Abraços,
Carlos
-
parabens pela maquina, agora entendi que o cabo vai enrolado naquela rosca do eixo...
Por que a polia tão grande ?
Parabens é isso mesmo quanto maior a polia mais rapido !!!! vc teria mais rapidez usando também uma outra polia no motor com o calculo certo ficaria bem proximo ao SERVO, eu pensava em algo do tipo mas usando cremalheiras e uma polia de 60 mm de diametro no motor com uns 40 dentes ou menos .. legal
abrs
And_R
-
Andre,
voce trocou as bolas, a polia grande a que o Marco se referiu é a polia que vai no eixo do cabo, a tração por cabo tem a particularidade de ter um passo equivalente ao perímetro do eixo onde é enrolado, isso dá um passo grande e é necessário uma boa redução para ter uma boa resolução, essa redução ainda tem a vantagem de diminuir a inércia e multiplicar a força do motor
-
Carlos
Ontem visitei o Gilberto e sua ágil máquina...
Ele já se recuperou bem da costela quebrada... e até parece mais jovem (ou foi a barba feita e o cabelo cortado, hehehé...)
Vamos combinar nova visita... com costela assada, e não quebrada...
A máquina, continua um espetáculo... e deve melhorar ainda mais com os drivers bipolares, que ele está criando.
A única manutenção que ele faz de vez em quando é apertar (esticar) os cabos de aço... o que poderia ser feito automaticamente, com uma mola do tipo das usadas nas válvulas de motor de carro... com o parafuso esticador passando por dentro da mola, e esta apoiada na carcaça da máquina...
Deu até prá tocar uma musiquinha acionando os vários cabos de aço manualmente como cordas de violão...
-
Pessoal
estive sem internet desde que o Fendel esteve aqui, será que foi culpa dele ? ;D
as coisas ainda estão um pouco devagar, os drives estão quese prontos para teste, também está saindo a pista de autorama que comentei lá no tópico do Lolata (mais um concorrente para ele :D) vai umas fotos tudo cortado na cnc, na segunda foto está o responsável pela construçao da pista com esse tamanho já vidrado em corridas, esse vai dar bão
-
... está saindo a pista de autorama ...
Muito chique. Gilberto ! ;D
-
Excelente os resultados Gilberto, o Guri deve estar satisfeitissimo contigo!!!
-
Gostei desta pista parabens.
-
Quando a pista estiver pronta... me avisa, que quero testar nela meu carro a óleo vegetal, hehehé...
Quero dar um baile nestes veículos elétricos...
-
Gostei do zig-zag!
Muito bacana o acabamento.
-
Como aperitivo antes do almoço, minha sugestão para o acionamento separado dos eixos:
(http://s2.postimage.org/1djuN9.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Ts1djuN9)
A vantagem deste sistema é garantir o alinhamento de X independentemente das guias, dispensando o eixo sincronizador, fica tudo com polias e cabos apenas. O mesmo sistema pode ser utilizado para Y evidentemente, mas de modo geral é menos crítico, assim mostro uma opção mais simples.
Olá Pessoal,
depois de muito tempo afastado e com os neuronios enferrujados aqui estou de volta para encher o saco de todo mundo heheh...
Pedindo licença ao Gilberto por usar o tópico dele e pedir uma ajuda ao Jorge pelo sistema de acionamento por cabo de aço que ele postou.
É o seguinte eu venho namorando este projeto do Gilberto há um bom tempo que achei fantástico, mas é um projeto que dependo de terceiros(torneiro) que aqui em Caieiras é dificil de encontrar e quando encontra os caras mete a faca, já o projeto do Jorge eu não dependeria de ninguem,ops! esqueci do Jorge ;D.
Então Jorge como eu disse voltei com os neuronios enferrujados e as minhas perguntas seriam, motores de 15k aguentam mover eixo X com comprimento de 1,5m e eixo Y com comprimento de 1,2m direto sem redução, quais os diâmetros das polias que poderia usar e que espessura de cabo de aço, e como eu configuro este sistema no EMC²? ???
-
paulo
estive afastado por mais de 2 semanas (virose das brabas com febre batendo nos 40 graus), mas realmente o sistema de tração por cabos me cativou, tanto que consegui bolar um sistema com o cabo preso numa polia direto no eixo do motor, me inspirei no sistema de cabos da impressora rima, aguenta um pouco que até quinta feira posto fotos em detalhes, até o sistema de guias é bem simplificado e rígido, e vc não dependeria de um torneiro para tal!
abração
-
Obrigado professor Carlos, aguardo sim.
-
Gilberto
Estou naquela fase de idéias em transição para aquisição de materiais. Li as tuas mensagens aqui neste tópico e analisei inúmeras vezes as imagens postou, talvez algumas informações tenham passado despercebidas.
Assimilei também as idéias dos colegas mais experientes que formularam diversas opiniões.
Aproveitando as suas idéias e dos outros colegas, a máquina que estou construindo levará cabo no eixo X e no Y, e testarei o esquema esboçado pelo CNCNOW (Jorge), na verdade será um dos desenhos contido na metade de um esboço que ele postou.
Aproveitando a experiência e conhecimentos obtidos com a tua máquina, gostaria de saber o seguinte:
1- Qual a quantidade mínima ideal de voltas do cabo de aço no eixo motriz, sem que aconteça o escorregamento? (Vc usou cerca de 7 voltas)
2- Um cabo mais grosso (1/8pol +- 3mm) ficaria melhor que o de 1,5mm (1/16pol)?
3- O eixo com a rosca de 17mm, para a acomodação do cabo, é o ideal, ou haveria um outro diâmetro mais adequado?
Leve em consideração que a máquina que estou construindo terá 2000mm no eixo X e 1300mm no Y, motor de 50Kgf com redução 3 x1 no X e motor 32Kgf e redução 3 X 1 no Y.
-
Pessoal,
obrigado à todos pelos elogios, se for responder individualmente vou preencher várias páginas :D
Paulo,
pode usar e abusar ;D, quanto à sua dúvida acho que o motor de 15 Kgf moveria o eixo mas a resolução seria super alta, não ficaria bom, faça os cálculos e vai ver, sempre digo se vai fazer faça bem feito para depois não ter problemas, a minha cnc ficou ecelente mas caprichei nos detalhes
Fenando,
eu até exagerei na quantidade de voltas no eixo para evitar qualquer possibilidade de deslizamento no eixo, e também umas voltas a mais não alteram em nada o desempenho do cabo, a quantidade mínima de voltas eu não sei dizer não fiz a experiencia.
a espessura do cabo para a minha máquina ficou ótima (motores de 15Kgf e tamanho do eixo), para a máquina que voce pretende construir um cabo um pouco mais grosso seria melhor, mas aí deve pensar que o diâmetro do eixo onde é enrolado o cabo também deve ser aumentado ( algo entre 22 e 25 mm acho que ficaria bom, para não ter perigo de o cabo mais grosso partir) e a redução voce deve ver em função da resolução pretendida, creio que com o aumento do diâmetro do eixo do cabo 3:1 será pouco, para uma boa resolução em torno de 9:1 como usei deverá ficar bom ( para baratear a redução poderá usar uma redução dupla 2 x 3:1 = 9:1, polias dentadas menores são mais baratas), como disse ao Paulo faça o cálculo da resolução, do contrário ficará com uma velocidade muito grande grande e resolução baixa
-
Pessoal,
vai foto e vídeo da pista completa, fiz um teste com uma fonte regulavel, ainda vou fazer a fonte e os aceleradores eletrônicos para a pista, desejo agradecer as dicas do Lolata ajudou muito, só não comprei o material que precisava com o amigo dele porque nesse fim de mundo ( cidade próxima finalmente encontrei algo que precisava), mesmo assim o Lolata ajudou muito, o tamanho da pista é 4,30 m x 2,08 m
-
Muito bonita a pista, Gilberto ! Parabéns !
-
Mas, Gilberto!
Deixa o netinho brincar também, rs.
8)
Ficou muito bacana.
-
Grande Gilberto;
Ficou Show de bola a pista, mas embora vc esteja usando a fonte variavel, não cometa o "crime" de deixar a fonte baixa para o carrinho não sai da fenda, isso eu considero um "crime" muito grave para o mundo do Autorama, As pistas que existem nos Shopping para gerar grana está matando com o Autorama, se o carro não sai, não tem graça, cada vez menas pessoa praticam a brincadeira.
Autorama tem que ser dificil de andar, só assim a criança tem interesse em brincar, no começo pode ser que ela até largue o brinquedo de lado porque é dificil, mas depois ela volta p/ tentar, a coisa tem que ser desafiante.
Um Abraço.
-
Nobre Giba.
Meus parabéns pelo trabalho.
Esse é um projeto que tenho á tempos, presentear mu pequeno com a sua própria pista de autorama.
Quem sabe até lá, além do Grande Lolata eu também possa lhe "sugar" um pouquinho.
Abraços.
Rubens
-
Pessoal,
obrigado pelas palavras de incentivo foi a primeira pista que fiz e provavelmente a última dá um trabalhão ;D
Lolata,
usei a fonte regulável apenas para teste, vou montar uma fonte com 14V e com possibilidade de aumentar a tensão se necessário, já ví que o charopinho não gostou dos carrinhos comportados na pista ele quer é ação :D agora estou me batendo no projeto dos controles
-
...foi a primeira pista que fiz e provavelmente a última dá um trabalhão ;D
Mas que deu agua na boca de querer montar uma tambem, ah isso deu.
Parabens, Giba! Ficou demais.
-
Muito legal a pista, que o "piá" aproveite bem, aproveitando que vai dar uma incrementada na eletrônica, que tal um contador de voltas e um velocímetro?? :)
Um PIC16F628 e um displays de 7 segmentos com LEDs resolve isso fácil...
Ou então, usando um PC:
http://lap-timer.en.softonic.com/
-
Parabéns Gilberto pela pista, serviço concluído, dá um plus na gente...
Aproveitando, quando era "moleque" meu vizinho tinha um TCR, era uma cópia do autorama, mas podia mudar de pista, eu ficava loko naquilo, tem como fazer isso em uma pista igual a sua ?
Alias, alguém sabe como ele muda de pistar ? Sei que ele tinha um imã por baixo, ivertia polaridade ? como será ?, ia ficar legal...
Barusso
-
Alebe,
obrigado, se quiser montar a pista tamo aí para ajudar também peça conselho ao Lolata, em autorama ele é o cara
Gil,
apesar de trabalhar com eletrônica há bastante tempo microprocessadores não são a minha praia e também o garoto é muito novo para aproveitar
Barusso,
os novos digitais mudam de pista e outros bichos deve ser um sistema multiplexado não tenho conhecimento sobre isso, mas os carros que estou usando também tem imãs de neodímio, com a cordoalha de aço usada como contatos na pista servem para "grudar" o carro na fenda e conseguir velocidades maiores
talvez o Lolata ou o Jorge possam lhe dizer algo sobre os digitais, a pista que fiz é classica não tem essas possibilidades
-
Os Autoramas Digitais, é um sistema diferente, tanto o carro como a pista.
O carro e o controle é um sistema de controle remoto, voce comanda a velocidade do carrinho e tambem a guia do carrinho que "força" o carrinho a pegar a pista da direita ou esquerda, dependendo do seu comando, a pista tem energia fixa.
-
paulo
estive afastado por mais de 2 semanas (virose das brabas com febre batendo nos 40 graus), mas realmente o sistema de tração por cabos me cativou, tanto que consegui bolar um sistema com o cabo preso numa polia direto no eixo do motor, me inspirei no sistema de cabos da impressora rima, aguenta um pouco que até quinta feira posto fotos em detalhes, até o sistema de guias é bem simplificado e rígido, e vc não dependeria de um torneiro para tal!
abração
Pedindo licença ao Mestre Gilberto, venho aqui cobrar as fotos que o professor Carlos prometeu do sistema de tração por cabo de aço que ele fez ;D
-
Grande amigo Paulo
Pedindo licença a todos, voce parece funcionario publico, aparece somente no dia do pagamento e no dia de retirar a sexta basica.
-
qta maldade lolata!!!
o paulo ficou na fila desde a madrugada passada!! hehe
paulo aguenta só mais um pouquinho, tá chovendo demais aqui e como minha oficina fica na varanda e respinga água pra todo lado, cobri tudo com lona de mst (PLASTICO PRETO), estou doido para voltar a trabalhar nas máquinas mas tá dureza!! acredito que até sexta o tempo dá uma melhorada aqui!
ah não esquecendo: vc trouxe seu vale-gás e o tiket do leite?
abraços
carlos henrique
-
Grande Lolata,
quanto tempo!
Então, eu vim buscar a cesta de conhecimento aqui, e não e cesta básica não é cesta completa tô precisando muito ;D
Professor Carlos, fico no aguardo.
-
Pessoal,
conseguí resolver o problema de perder passos em determinadas frequencias, vou deixar a dica vai ajudar quem usa a cnc3ax;
na janela de configuração do drive do EMC2, sempre deixava copnfigurado para o L297, cliquei em outros e mudei o primeiro quadro de 500 para 550, e o último quadro de 1000 para 1200, após isso acabaram as perdas de passo.
mexendo nas acelerações e velocidades dos eixo sempre uso 250 na aceleração e mudei para 1000, o que acontece se usar uma aceleração mais alta e pós com código G de parada exata ?
dêem uma olhada no vídeo, o começo foi simulado usando parada exata, a parte final com velocidade constante as velocidades e aceleração são as mesmas nos dois casos
usei: jog 7200 mm/min
corte 1000mm/min em 3 passes pois é um objeto delicado e fresa 1.4mm
aceleração 1000
drive cnc3ax (o bipolar está pronto mas falta fazer a Bob)
abaixo tem uma foto do resultado do arquivo usado na simulação
-
Giba,
Faça um teste usando a opção de configuração do Gecko.
É o que eu uso com a 3ax e talvez tenha um ganhozinho em relação a esta sua config.
Fica muito bom.
-
Gilberto,
Ficou legal o trabalho e o filme - dá pra ver mesmo a diferença entre parada exata e V.Constante.
Eu penso que seria legal ver num data sheet do L297 quais são as exigências de tempos dos sinais para aí sim configurar o programa de controle.
-
Fábio,
no filme não mostra bem a trepidação da máquina, esquecí de desliga o dispositivo anti vibração da câmera, ao vivo faltou pouco para a cnc sair caminhando
quanto ao data scheet não tinha dado atenção pois parti do princípio que os valores estavam otimizados para o L297 no programa, mas pela experiência parece que cada caso é um caso, vou dar uma olhada, também vou checar a sugestão do Alebe
-
no filme não mostra bem a trepidação da máquina, esquecí de desliga o dispositivo anti vibração da câmera, ao vivo faltou pouco para a cnc sair caminhando
:D :D :D
quanto ao data scheet não tinha dado atenção pois parti do princípio que os valores estavam otimizados para o L297 no programa, mas pela experiência parece que cada caso é um caso, vou dar uma olhada, também vou checar a sugestão do Alebe
Pois é - penso que seria interessante estudar um pouco aqueles números no EMC, porque me parece que a coisa é bem elaborada a ponto de oferecer ajustes muito finos e consequentemente que irão permitir melhores desempenhos...
-
gilberto
a tremedeira era mais da camera do que da máquina, ou os dois juntos?!!
abraços
carlos henrique
-
Carlos,
bem no início a tremedeira era da cnc e câmera porque apesar do dispositivo anti trepidação da câmera estar ligado ela estava em um tripé e a cnc tremeu tanto que o assoalho também tremeu passando para a câmera, depois peguei a câmera na mão o tremor diminuiu bastante, fiz esse filme como curiosidade, no sistema com cabo de aço não dá para colocar aceleração muito alta nos motores porque o passo é grande e fica muito violenta, normalmente no EMC2 coloco 250 de aceleração e colocando 1000 os motores não perderam passo mas a cnc apesar do pedestal firme chacoalha toda, vou ter que providenciar pés para amortecer a vibração, caso contrário vai desmontar o barraco ;D
-
hoje fiz uma engrenagem de 5.5mm de diâmetro dez dentes, pinhão do carrinho de autorama que derreteu, material epoxi tipo fenolite, só um detalhe os dentes ficaram magrinhos, para gerar o corte tive que usar uma fresa 0.6mm e a menor que tinha aqui é de 0.7mm, se tivesse uma de 0.6mm ficaria perfeita mas funcionou bem
-
Grande Gilberto.
Isso mostra o quanto sua maquina ficou boa, parabens.
Agora até fabricando pinhão p/ carrinho de autorama.
O que não faz um vô p/ alegrar os netos, hehehehe
-
Grande Gilberto.
Isso mostra o quanto sua maquina ficou boa, parabens.
Agora até fabricando pinhão p/ carrinho de autorama.
O que não faz um vô p/ alegrar os netos, hehehehe
bem, eu tinha duas opções; pegar o carro e ir a uma cidade vizinha a 60Km ou comprar pela internet onde o frete sairia mais caro que a peça, fazer foi bem mais barato !
-
Se precisar comprar uns de rserva, peço p/ Sandão colocar em carta comum e mandar p/ voce, fica a preço de selo.
-
[/quote]
bem, eu tinha duas opções; pegar o carro e ir a uma cidade vizinha a 60Km ou comprar pela internet onde o frete sairia mais caro que a peça, fazer foi bem mais barato !
[/quote]
Gilberto,
Pela distância vc ia se deslocar a Mafra ou seria minha terra natal (Canoinhas), não imagino pela distância que vc iria para Papanduva, iria!!!
um abraço,
Carlos
-
Se precisar comprar uns de rserva, peço p/ Sandão colocar em carta comum e mandar p/ voce, fica a preço de selo.
Lolata, já fiz alguns a mais de reserva , mas do jeito que vai logo o Xaropinho derrete um motor aí peço socorro para voce hehehe
Carlos, Itaiópolis fica na BR116 entre Papanduva e Mafra, mas Papanduva é como aqui só encontra o básico, Canoinhas é mais longe só resta Mafra mais próxima e, se achar o que precisa!, do contrário só em Curitiba
-
Primeiro defeito no cabo de aço, bão talvez conseqüência do uso
Hoje usinando uma peça notei um estralo na CNC, olhando mais de perto o cabo de aço começou a partir, desde que montei a máquina tenho usado bastante e o cabo usado não é nada especial foi comprado na quitanda de ferragens da esquina e uso sempre bem esticado mais que uma corda de guitarra, provavelmente se o diâmetro do eixo fosse maior duraria mais.
Troquei os cabos do X em menos de meia hora custo menos de 5 merrecas, tá ótimo pelo desempenho que o cabo proporciona.
Desde que construí a máquina as únicas mudanças feitas foram colocar um porta pinça no spindle e reforçar as laterais do Y porque com as acelerações bruscas o Y oscilava um pouco, o resultado não ficou muito bonito mas resolveu o problema, segue fotos
-
Gilberto,
E se experimentar um cabo com diametro menor?
Por ele ser mais fino, poderá contornar o fuso melhor e terá menos tendência a romper, além da vantagem de manter a resolução atual - se variar será muito pouco, porque como o cabo é mais fino, provavelmente terá que fazer uma correção muito leve...
-
Uma outra idéia seria usar um cabo de Kevlar com capa em poliamida, como os cabos usados nos elevadores - eles tem zero de elasticidade e muita flexibilidade
-
Fábio,
o cabo que estou usando tem aproximadamente 1,5mm de diâmetro, creio que usar mais fino poderia arrebentar fácilmente por distração às vezes deixo o eixo bater no final de curso, o cabo de kevlar parece interessante só uma dúvida ele não teria tendência a deslizar no eixo ? e a resistencia à tração igual ao aço ?
-
Gilberto,
Creio que deva encontrar algun cabo interessante - eu tenho uns pedaços de cabo de 1,2mm e 0,8 - o de 1,2mm tem certa de 65 kgf de reistencia à tração - o mais fino eu não sei
Acho que a tendência a patinar está relacionada ao raio que o cabo pode fazer em torno de algum objeto, e à superficie deste.
Tenho a sensação que o cabo de kevlar deva escorregar menos que o cabo de aço, pois é aço sobre aço...
-
vou ver se consigo achar o cabo de Kevlar para fazer uma experiência, seria ideal um diâmetro de 1,5 a 1,8mm porque casaria com o canal no eixo, procuro na web se não achar procuro quando for a Curitiba
-
adicionei mais um vídeo no You Tube, usinando PCI na cnc a qualidade da imagem não tá grande coisa, fresa V cut 60°, 900mm/min, 12000 RPM, antes usinava PCI com 15000 RPM o curioso é que diminuindo a rotação a qualidade do acabamento melhorou, antes dava um pouco de rebarba com 12000 RPM nenhuma rebarba
-
Nobre amigo Giba.....
As imagens não estão boas? Você deve estar de brincadeira. eheheheh
Não só elas estão ótimas, como toda a sua máquina, a velocidade está ótima, e o trabalho melhor ainda.
Meus mais sinceros PARABÉNS.
Show de bola.
Abraços.
Rubens
-
Parabens Gilberto, ta muito bom.
Vc já tentou usinar trilhas entre pinos de ci com esta fresa de 60°?
-
Rubens e Alexandre,
obrigado pelos elogios mas não é para tanto, foi filmado bem de perto e o foco ficou variando, essa placa fiz no ArtCam um pouco trabalhoso mas não é difícil e nunca tentei fazer trilhas entre os pinos do CI não sei se é possível
-
PARABÉNS !!!!
VOCE ABRIU NOVOS CAMINHOS, PARA MUITAS PESOAS......
SUCESO !!!!!!
-
Olá... ficou muito legal sua máquina espero trocar umas idéias futuras com vc.
abç!
att
Fabricio
-
Fabricio,
obrigado, no que precisar estamos aí para ajudar
-
E a nossa costela Gilberto?
Aquela que vai prá brasa?
Eu forneço a costela e a cerveja, e vc o resto? Combinado?
Marque o dia, prá re-inaugurar a CNC a cabo e a pista de autorama.
[email protected]
Achei um monte de motorsinhos de passo usados, de 10 a 15 kgfxcm, a R$ 20,00 em Curitiba:
BIG ALVES:
http://wikimapia.org/1341947/BIG-ALVES (http://wikimapia.org/1341947/BIG-ALVES)
-
Fendel,
a hora que quiser combinamos a costela, últimamente tive muito serviço mas felizmente agora aliviou para ter idéia ainda não montei o drive bipolar, estou com todas peças aqui, uma vergonha agora vai ter que sair.
segunda ou terça devo ir à Mafra, voce vai estar em casa ? paso aí para conversar melhor
-
Olá, Gilberto.
Lind.a máquina.
No início do tópico, você disse que pagou 260,00 pelo conjunto de polias.
Seria para cada eixo ou para os dois, x e y?
Obrigado
CarlosAF
-
Carlos,
o valor foi só para uma eixo (exatamente o que está nas primeiras fotos), o que custou caro foi a polia de 90 dentes por ser fora de série e de alumínio, dá para fazer uma dupla redução com polias menores e bem baratas, no tópico do link abaixo tem o endereço para compra de polias até 60 dentes e baratas precisa procurar
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6381.0.html (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6381.0.html)
-
Gilberto.
Obrigado, é só para ter uma idéia, pois estou levantando dados para fazer uma maquininha usando cabo de aço.
Vou continuar acompanhando seu tópico.
Abraço
CarlosaF
-
Gilberto
Acho essa tua máquina como sendo umas das mais sensacionais do fórum.
Venho lendo tudo, postagem a postagem. O uso de componentes alternativos, revela uma grande capacidade de visão, criatividade e raciocínio.
Gostaria do teu parecer em alguns detalhes:
1 - É melhor colocar os "carretéis" do cabo de aço no troller/pórtico ou na extremidade da mesa?
2 - A ídéia do Fábio em usar cabo de aramida, no lugar do de aço, aumentaria a fixação no carretel, e dessa forma, diminuiria a quantidade de voltas no carretel?
3 - Olhe abaixo essa screen de um filme do Youtube..... O cabo nem completa a volta...... É cabo sintético e o carretel é de alumínio?
(http://s3.postimage.org/wAb8S.jpg) (http://postimage.org/image/1u55auo78/)
Agora assista o início do filme
Prancha de Surf - Máquina de Shape (http://www.youtube.com/watch?v=_qFng0F4_DM#ws)
-
Gilberto
Acho essa tua máquina como sendo umas das mais sensacionais do fórum.
Venho lendo tudo, postagem a postagem. O uso de componentes alternativos, revela uma grande capacidade de visão, criatividade e raciocínio.
Gostaria do teu parecer em alguns detalhes:
1 - É melhor colocar os "carretéis" do cabo de aço no troller/pórtico ou na extremidade da mesa?
2 - A ídéia do Fábio em usar cabo de aramida, no lugar do de aço, aumentaria a fixação no carretel, e dessa forma, diminuiria a quantidade de voltas no carretel?
3 - Olhe abaixo essa screen de um filme do Youtube..... O cabo nem completa a volta...... É cabo sintético e o carretel é de alumínio?
obrigado, fiquei muito satisfeito com a máquina, respondendo as questões;
1- note que a máquina da foto tem a construção um pouco diferente da minha, mas da maneira como o carretel está dependendo do diâmetro do eixo pode ter tendência à flexão e como fica mais exposto, pode cair lascas de material no carretel e ainda atrapalhar a movimentação em torno da máquina, prefiro da maneira que fiz, o cabo fica embaixo da mesa, menos sujeito a pegar aparas, não atrapalha a movimentação e o carretel tem apoio dos dois lados
2- não posso opinar a respeito de outros materiais até agora só usei cabo de aço, quanto ao número de voltas do cabo no eixo até exagerei apenas por precaução e também porque da maneira que montei o cabo dar 2 ou 5 voltas não faz a mínima diferença, só garante o não deslizamento do cabo
3- não conheço a máquina do filme, o carretel parece ser de alumínio e o diâmetro dele é grande provavelmente ele está usando um drive com micro passo, eu prefiro usar aço para o carretel, (fiz o carretel no próprio eixo) como uso o cabo bem esticado se fosse de alumínio desgastaria rápido, se ainda não viu vai o filme que fiz quando estava testando o cabo dá uma idéia melhor
CNC cabo de aço (http://www.youtube.com/watch?v=Yekn4oZzhy8#)
-
Na máquina do "shape" parece que o cabo só dá meia volta no carretel, e portanto, neste caso, o carretel nem precisaria ser em forma de rôsca, bastaria um canal único, tipo: um fio de rôsca de passo "zero".
O Gilberto não se importa em trocar de vez em quando o cabo de aço de sua bela máquina, e eu no lugar dele, tampouco me importaria.
Por outro lado, numa máquina que trabalha em produção, seria interessante aumentar o diâmetro do eixo (polia) para que esta tivesse algo como 100 vezes o diâmetro do cabo de aço, ou mais, dependendo da construção e especificação do cabo, cujos fabricantes geralmente fornecem o diâmetro mínimo das polias recomendadas, e assim aumenta em muito a sua vida útil... coisa de 1000 vezes, ou mais... pois os fios de aço não sofrem fadiga, a "dobra" permanece dentro do limite elástico do material.
A desvantagem de uma polia maior é que seria necessária uma redução adicional, tipo mais um conjunto de polias e correias...
-
Fendel,
não é que não me importo de trocar o cabo, apenas acho que em 6 meses trocar o cabo é um preço insignificante a pagar devido as vantagens que o cabo proporciona, quando for à Curitiba vou procurar cabos de outros materiais, kevlar ou outro semelhante para experimentar, creio que vai durar mais
-
Gilberto,
Ache as especificações deste cabo kevlar e me passe que dou uma procurada aqui em Curitiba e quando vc vier já vai no endereço certo.
Abraço,
Carlos
-
Carlos,
não tem especificação exata, o diâmetro precisa ser entre 1,5 e 2mm, bastante flexível e quanto menor a elasticidade, melhor, não precisa ser exatamente de kevlar atualmente existem muitos materiais que substituem os cabos de aço
-
Gilberto,
Na página 1 e 2 desse tópico, foi levantada a questão sobre a diferença que daria com o cabo se distanciando do centro do eixo rosca.
Você informou, e deu algumas medidas da máquina, que a diferança era despresível. Tive o trabalho de fazer alguns calculos (usando o velho teorema do Pitagoras), e cheguei ao resultado de uma diferença de 0,2 mm para cabo de 2 mm. e 0,1 para cabo de 1,5 mm. no início e no final do curso em relação ao centro do curso. Isso realmente é despresível para os fins de fresamento de MDF e outros.
Porém, se quizermos construir uma máquina maior e logicamente teremos que usar um cabo de maior diâmetro, essa diferença irá aumentando ao posto de já fazer uma substancial diferença.
Botei a cuca pra trabalhar e pensei numa forma que talvez solucionasse esse problema: Consta de fazer as roscas cônicas, tendo no centro da rosca um diâmetro maior e indo diminuindo o diâmetro dos filetes das roscas na medida (eta palavrinha chata) em que a rosca vai para a extremidade, compensando assim o aumento da distância entre o eixo rosca e o final do curso.
Que você acha, seria viável?
Estou colocando um desenho feito no SketchUp, mas como não sou o Marco Martim, o desenho ficou uma m.....
Abraços
Edson
-
Edson,
voce esqueceu um detalhe, o erro é menor e realmente desprezível,
para montar o cabo desloco o carro até a extremidade onde fixei o cabo, enrolo as voltas que quero e deixo o cabo alinhado no sentido do deslocamento do eixo,
estico o cabo e peço para alguém segurar esticado sem a correia do motor desloco o carro até a extremidade oposta aí fixo novamente o cabo alinhado, ângulo zero no sentido deslocamento.
dessa maneira quando o carro está no meio do curso de um lado o ângulo está positivo e do outro negativo, à medida que o carro se desloca um ângulo aumenta mas o outro diminui de maneira que há uma compensação, de maneira que mesmo com um deslocamento lateral maior a diferença continua desprezível.
em máquinas grandes pode-se usar um carretel de maior diâmentro de maneira a diminuir o deslocamento lateral e aumentar a redução talvez uma dupla redução.
a idéia do carretel cônico acho que não é boa, pois ao longo do curso a tensão do cabo vai variar e, colocar uma mola em uma extremidade creio que aumentaria a diferença que voce quer minimizar.
para finalizar, o cabo fica super esticado, então a folga é zero coisa difícil com outros sistemas principalmente com o uso há desgastes e o cabo continua com folga zero ao longo do tempo
-
último trabalho, feito em pinus 10mm falta uma lixada e verniz escuro deve ficar bom
-
........Ache as especificações deste cabo kevlar e me passe que dou uma procurada aqui em Curitiba e quando vc vier já vai no endereço certo.........
Também estou a procura do cabo Kevlar.
Pesquisando na Internet só encontrei em Porto Alegre, em http://www.piccolosails.com.br/acessorios-equipamentos-nauticos.asp?sessao=16 (http://www.piccolosails.com.br/acessorios-equipamentos-nauticos.asp?sessao=16)
A imagem abaixo é a do cabo anunciadoe tem1,5mm de diâmetro.
(http://s2.postimage.org/GzY9.jpg) (http://www.postimage.org/)
Na mesma página tem um de 3mm, de Aramida, que acho que é a mesma coisa que Kevlar, é só difeença de fabricante.
É loja de material náutico e esse cabo é uilizado em velas de embarcações.
Achei o preço razoável.
-
Fernando,
obrigado pela dica, olhando o site achei dois que interesaram;
- cabo kevlar 1,5mm e
-cabo spectra 1,9mm, resistencia à tração 350kg
alquém conhece esse material spectra ?, uma breve busca pela net mostra que esse cabo não tem elasticidade mas não encontrei dados completos
creio que vou pedir para experimentar
-
Sim, conheço um pouco,
Usa-se esse tipo de material para linhas de pipas e de parapentes.
Existem linhas de "Dyneema" e "Spectra" que se não me engano são marcas, todas baseadas em "kevlar" que é um material com baixíssima deformação por tração.
Tenho aqui linhas de "Dyneema" de 0,9mm e 1,2mm diametro inteiriças, e algumas de 0,9 trançadas.
Tenho também uma linha de poliamida por fora e "kevlar" por dentro, e estas são indicadas para serviços com polias porque o kevlar é frágil e precisa da capa como proteção. Esta em questão tem 1,4mm diametro
A elasticidade desta linha é praticamente zero e é muito resistente.
-
Linhas Dyneema vc encontra fácil em loja de equipamento para caça subaquatica, 2 e 3mm. Na faixa dos 4,00 por metro.
Ia me esqueçendo, outra turma que tambem usam cabos finos e de alta resistência e baixa elasticidade é pessoal do Kitesurf.
-
Encontrei na Brasilia Náutica, na 409 Norte, cabos Kevlar, Spectra e Dyneema por preços bem atrativos. Tudo em na casa de R$ 3 o metro, para cabos entre 1 e 2mm.
Comprei um pedaço de Spectra encamisado de 1,9mm para testes.
Esperimentei-o em alguns tarugos cilíndricos de aço e de alumínio, tudo sem rosca.
No tarugo de 19mm em aço polido (eixo de máquina de lavar). coloquei uma, depois duas e finalmente 3 voltas. Com uma volta há o escorregamento, com duas não há, e com três já ficou garantido.
Testei-o num tarugo de haste de amortecedor com 20 mm de diâmetro, com resultado idêntico ao da lavadora. Testei depois na parte menos polida da haste, e com uma volta já não havia escorregamento.
Depois testei em tarugos de alumínio.
Num de 40mm usinado, com uma volta completa, já não havia mais deslizamento.
Em seguida, testei num de 12mm em estado bruto. O deslizamento parou a partir da terceira volta.
A minha intenção é decidir sobre o diâmetro ideal para o carretel e qual o melhor tipo de metal a ser usado.
Obviamente quanto menor o diâmetro, melhor, em virtude do tamanho do passo por volta.
Mas, se com raios muito pequenos, maior a possibilidade de deslizamento e maior a fadiga causada no cabo.
Se diâmetros grandes, haverá maior durabilidade para o cabo, mas o passo por volta ficará muito grande e obrigará o uso de reduções com polias sincronizadas e correias.
O alumínio parece ter maior aderência que o aço.
Quanto a necessidade de ter rosca ou não, ainda estou com dúvida a respeito. Obviamente com rosca aumenta a área de contato do cabo e carretel, mas com apenas 3 voltas num carretel liso, o cabo Spectra encamisado já mostrou excelente fixação.
Acredito que um carretel com diâmetro entre 15 e 20mm, já seja suficiente para trabalhar com a o cabo spectra.
-
boa notícia Fernando só resta saber a durabilidade, vou fazer um pedido na loja que voce indicou o eixo da minha máquina tem 17mm de diâmetro e é com rosca passo 2mm deve ficar bom
-
...boa notícia Fernando só resta saber a durabilidade, vou fazer um pedido na loja que voce indicou o eixo da minha máquina tem 17mm de diâmetro e é com rosca passo 2mm deve ficar bom....
Se necessitar de alguma coisa daqui é só pedir.
Na loja tinha cabo Spectra também de 1,5mm encapado por R$ 3,00. O de 1,9mm custa R$ 3,40.
Detalhes importantes:
- Quando medi com paquímetro o diâmetro do cabo Spectra de 1,9mm encapado, deu 1,7mm. Acredito que isso deve-se a capa e a trança do cabo.
- É importante lembrar que, apesar do nome famoso, Kevlar já é coisa do passado. O Spectra e o Dyneema são superiores.
-
olá gimbabf
sou novo por aqui e estou iniciando a construção da minha cnc, e vou copiar sua idéia, se me permite eheh ;) na questão de usar os cabos para tracionar o eixo x.
Vc diz que usou um eixo de 17mm com rosca de passo 2 mm, essa medida de 17 mm é com o rebaixo da rosca? e se eu usar um eixo mais grosso (ex. 22mm), eu devo usar uma redução menor?
um abraço e parabéns pela bela máquina
-
Ola pessoal,,, modifiquei a minha criatura , de barra roscada p/ cabo d aço, e com portico fixo,,,, ficou bem melhor com o cabo, to postando o link com o video dela no you tube,,,, PS, não sei como postar o video direto aqui,,, qualquer sugestão para melhora sera bem vinda!
CNCBRUXO (http://www.youtube.com/watch?v=Fy1lp-FbpQk#)
cnc bruxo3D (http://www.youtube.com/watch?v=NBnUcEz4zfQ#)
abçs bruxo
-
rs,rs,rs, apareceu o video direto, rs,rs, melhor assim, nunca tinha postado video.
abçs,, Bruxo
-
rs,rs,rs, apareceu o video direto, rs,rs, melhor assim, nunca tinha postado video.abçs,, Bruxo
Bruxo, muito bom.
Informe os detalhes da sua "criatura", diâmetro do cabo, quantidade de voltas no eixo, eixo liso ou rosca para encaixe do cabo, tamanho das polias utilizadas, etc....
-
Ola fsraulino, então a criatura, ta com cabo diâmetro de 1.3 mm, usei cabo de cambio de bike,, e o eixo, to usando barra roscada de m12, as que eu usava na maquina mesmo!!!, como o passe da barra roscada m12 é de 1.75mm o cabo casou legal no eixo,, olha, dei so 5 voltas no eixo, e não patinou nos testes que fiz,,,, e acredito que não va patinar, fica bem firme, forcei bem, e nada de patinar,,,, quanto as polias, to usando de tanquinho arno, a maior tem 60 dentes,,,, e a menor 12 dentes, PS( as duas polias e a correia 150 XL, paguei R$ 28,00 ( nova), so precisa fazer a bucha p/ eixo que vai usar, quanto a resolução acho que ficou legal,,, no video que fiz os teste em 3D, ficou bem legal, com barra roscada, so consegui a velocidade maxima de 1200mm/m pq a mecanica não ta muito legal, mas com cabo, os defeitos não atrapalham tanto, nos testes do video velocidade de corte 2500 mm/m e jog de 5000 m/mm isso porque limitei, mas chegou a 8000 em jog, ai parei os testes pq ficou muito rapido p/ estrutura da maquina( um ponto legal da maquina, é a utilização de duas fontes de pc em serie p/ conseguir 24 volts, muitos dizem que não funciona, a prova ta ai,,, funciona sim e fica bem legal e barato, não digo que seja o ideal,,, mas tenho 24 volts X 15 A (é uma alternativa).
abçs, Bruxo
-
Bruxo,
ficou muito legal a máquina, mais um para a confraria do cabo de aço, voce vai notar que além de ganhar mais velocidade a máquina tem mais força com o cabo, de quantos Kg são seus motores ?
Fernando,
mandei uma MP, dá uma olhada
-
( um ponto legal da maquina, é a utilização de duas fontes de pc em serie p/ conseguir 24 volts, muitos dizem que não funciona, a prova ta ai,,, funciona sim e fica bem legal e barato, não digo que seja o ideal,,, mas tenho 24 volts X 15 A (é uma alternativa).
abçs, Bruxo
Bruxo,
Como você fez a ligação das 2fontes para obter os 24 volts?
Obrigado
Carlos
-
Aproveitando que o post aqui está repleto de dicas de uso de materiais alternativos, aqui vai mais uma:
-As correias e polias das máquinas de costura Singer são XL, com largura de 6mmm. A questão é que nas correias não aparecem as especificações. Tem que medir ou contar os dentes.
-
;) Muinto bom bruxo, eu adoro ver essas criaturas feito na raça e com materias alternativos eu tambem sou adepto ao cabo de aço, e olha que uso para maquinas comerciais que faço sob encomenda, uma objeção só para esse drive que esta muinto barulhento, ah e da para conseguir 24 volts só com uma fonte de pc, e só usar os +12 e -12
-
Carlos,
é simples, pega o fio de 12v da fonte 1 e liga no terra da fonte 2, o terra da fonte 1 e 12v da fonte 2 dá 24V, importante os cascos das duas fontes devem ficar isolados e no 5V de cada fonte é bom colocar um resistor de 22R x 5W para estabilizar as fontes.
no drive bipolar que estou terminando vou usar 3 fontes em série = 36V
Ivam,
postamos ao mesmo tempo, o -12 das fontes de PC tem uma corrente muito baixa por isso se usa duas fontes, ligando da maneira que expliquei acima
-
Boas Nobre Giba.
Aproveitando o "lance" da sua máquina que anda em alta, pergunto o seguinte:
Vejo que você usa 1 (um) motor na lateral de um dos pórticos e 2 (dois) cabos de aço no eixo X, próximos ás guias.
Pois bem, de acordo com sua experiência, usar apenas 1 (um) cabo, no centro do eixo (como se fosse um fuso ou barra roscada), daria um bom resultado?
Ou você não usou dessa maneira por saber que não funfaria corretamente?
Estou inclinado a desenvolver uma outra máquina com o uso de cabo de aço, paa ver o resultado.
Do mais, continuá á sua inteira disposição.
Um grande abraço.
Rubens
-
gimbabf, não e tão baixa assim, algumas fontes de qualidade fornece 1,5 A
-
Ola pessoal, desde ja obrigado a todos por achar a criatura legal ,rs,rs, vamos la,,, Gimbabf, então os motores são de 9.9 kg, pelo menos o vendedor disse isso rs,rs, PS: vou ler a MP OK!! ,,CRBR, a ligação das fontes , é como o Gimbabf postou,, é so ligar em serie,,,,, observando que o terra( negativo das duas fontes não podem encostar uma na outra ok!! Ivancoimbra, obrigado!! olha realmente o cabo de aço é muito superior ao que eu tava usando,,,,, (barra roscada M12) depois que vi a maquina do Gimbabf, (Gimbabf,,obrigado por mostrar que o cabo de aço é bem funcional), Ivan vc pode ate obter os 24 volts com uma fonte só, mas a corrente que vai prevalecer seria a de -12, e é muito baixa, não suporta os motores ok,,, p/ conseguir os 24 volts, tem que ser duas fontes mesmo, PS; as fontes não precisam ser iguais,,,, mas a corrente que vai prevalecer é a da fonte mais fraca, então o ideal é pegar duas fontes muito proxima,,
Raranda,,,, olha, na minha craitura, to usando o que vc perguntou p/ Gimbabf,,,,,, um cabo só,,,,,, mas a criatura é pequena,,,, embora que: a instalação do cabo é tão simples que se pode colocar dois,,,, (desculpa por responder a pergunta que vc fez p/ Gimbabf ok), so quiz mostrar que é possivel com um cabo só, é isso!!
ps: pessoa como aumentei a velocidade da maquina e tambem o avanço, a minha tupia (ching ling) que usava como spindle , não aguentou rs,rs, abriu o bico. percebi que na maquina do Gimbabf, ele usa um motor, pergunto,, qual rpm desse motor??
abçs Bruxo
-
Rubens,
na minha máquina a relação comprimento do patim x largura dos eixos ficou longe do ideal (20 cm x 65cm) então para manter o paralelismo usei dois cabos, como disse o Bruxo um cabo a mais é fácil de instalar e barato e de quebra aumenta a tendência antideslizamento e não exige nenhum esforço a mais do motor e ainda, o eixo do cabo longo com rolamentos nas extremidades não fica sujeito à torções como um eixo curto = menos possibilidades de folga, gostei tanto do resultado que repeti a dose no Y, embora não fosse necessário.
Ivan,
é certo uma fonte de qualidade tem uma corrente um pouco maior no -12V mas custa muito mais caro, já as fontes xing ling tem normalmente no -12V algo em torno de 500mA tanto é que usam no -12 o regulador 7912 que aguenta no máximo 1A, mas duas delas custam bem mais barato que uma de qualidade e, ligadas em série irão fornecer aproximadamente 24V x 10A, é vantajoso.
Bruxo,
esse motor encontrei na sucata estava queimado, originalmente era para 12000 rpm 1/2cv, mandei enrolar e usando um inversor ele chega aos 18000 rpm, normalmente uso entre 12000 e 15000 rpm, a melhor opção para quem quer sair de uma tupia é usar motor 1/2 cv casco de alumínio + inversor (em outra máquina usei esse conjunto e obtive os mesmos resultados), também tem a opção de importar, creio que o Lolata pode dar os dados certos
-
Caro Bruxo valeu pela resposta.
Seria interessante se você colocasse umas fotos do sistema de cabos da sua máquina, pois no vídeo não deu para ver, por isso eu não havia percebido que a sua estava dessa maneira.
De qualquer jeito, meu muito obrigado.
Nobre Giba.
Imaginava que o problema poderia ser mesmo a torção, mas acho que um sistema bem montado como o seu, não cause esse tipo de problema.
Por isso vou estudar mais um pouco antes de me aventurar.
Do mais, um grande abraço a todos.
Rubens
-
Ola pessoal,,,,,,Gimbabf, brigadão por dar as caracteristicas do seu motor ok,,, mas pergunto, esse motor é corrente continua ou alternada, pq,,,, corrente alternada e monofásico, geralmente a velocidade não ultrapassa 3500 rpm,,,, embora acredito que com esse rpm, da p/ se trabalhar com madeira,, lógico, dependendo do avanço,,,..RAranda,,, vou tirar umas fotos do meu sistema de cabo de aço amanha, e posto p/ vc da uma olhada ok, assim, vai ficar mais facil de vc observar e achar a melhor solução p/ sua maquina ok!!
abçs Bruxo
-
Bruxo,
é um motor trifásico dois polos CA, se ligar na rede direto ( 60Hz) vai girar a 3600 rpm como qq motor trifásico, usando o inversor pode-se variar a frequência de 0 a 300Hz (inversor WEG) e com isso a rotação de 0 a 18000 rpm, e ainda o inversor é ligado na rede monofásica e transforma em rede trifásica para o motor, práticamente qq motor trifásico comum pode ser usado com inversor
-
Caro Gilberto
Passei o feriado todo montando aqui a estrutura da máquina. Vai ocupar quase todo o quarto da empregada aqui do Ap.
Embora goste de fazê-lo, não vou colocar as fotos para não ser alvo de gozação.
Estou com uma dúvida imensa a respeito do material para servir de eixo.
Esse eixo terá 1300mm, cujas pontas serão colocadas os carretéis, e também a polia que movimentará o conjunto X. Esse eixo ficará fixado na estrutura da máquina.
Estive em várias lojas de produtos siderúrgicos procurando barras cilíndricas.
O padrão é barras com 6 metros de comprimento. Existem de aço 1010, 1020 e 1045.
Pretendo usar barras de 1/2 polegadas de aço 1045, e desbastarei as pontas no torno até chegar em 10mm para fixar os carretéis (de 20mm), a polia (60 dentes) e os mancais (rolamentos com furos de 10mm). A escolha de 1/2 polegada é devido ao furo da placa do meu torno que só chega até 15mm.
A questão é que, quando o funcionário a retira da estante (ou a própria acomodação na estante ou no transporte), a mesma sofre torções, que obviamente causarão o empenamento.
Existe uma loja aqui em Brasília que vende aço inoxidável de 1/2 polegada, o preço é R$ 36 / Kg. Não sei se esse aço sofreria menos empenamento.
Vc tem alguma sugestão, ou terei que morrer comprando guias cilíndricas retificadas de 16mm para servir de eixo?
-
Fernando,
não sei se o aço inoxidável será mais rígido que o 1045, na minha máquina usei um eixo de 22mm comum não retificado e pedí para um torneiro fazer o serviço, inicialmente foi feito uma rosca direto no eixo passo 2mm para servir de carretel, posteriormente diminuí o diâmetro na parte do carretel para 17mm para melhorar a resolução, não sei se um eixo mais fino não terá torção mas não precisa ser um eixo retificado, um eixo trefilado comum serve perfeitamente, coloquei os rolamentos nas pontas do eixo dá mais rigidez, vai um link do meu flickr com fotos detalhadas, na 2ª e 3ª páginas tem fotos de como fiz
http://www.flickr.com/photos/12411826@N06/ (http://www.flickr.com/photos/12411826@N06/)
-
Gilberto
Gostaria que Vc tirasse uma dúvida a respeito da questão da grande redução ao movimento do motor para o acionamento de máquinas traciondas a cabo.
Pretendo utilizar polias de 60 e de 15 dentes, resultando numa redução de 4 X 1.
O carretel terá 20mm. Transformando isso em passo, que é a circunferência, usando a fórmula C=2πR, fica Passo = 62,83mm, considerando ainda a metade do diâmetro do cabo enroscado no carretel, o passo ficará então em torno de 70 mm.
Se for usar apenas uma redução 4 X 1, então o passo será 70/4 = 17,5mm, ainda muito grande.
Colocando-se outra redução 4 X 1 (fazendo um conjunto com a redução anterior, totalizando na redução 16/1), o passo seria 4,375mm, adequado.
A dúvida é se um drive com micropasso resolveria a questão da redução, ou parte dela.
Estou com um drive, em teste, que permite configurar micropassos de 200 até 12800.
O motor usado é o bipolar 52Kgf - AK85h-375-18 da Akiyana
Testei o motor com micropasso 400, velocidade 26mm/min, e o giro foi bem suave, sem aquela clicagem normal do motor.
Criei um tópico, onde consta o uso desse drive, em http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7466.msg128727.html#new (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7466.msg128727.html#new) e pode ser visto o drive e o manual, anexado no primeiro post.
-
Fernando,
na minha máquina a resolução é: o perímetro do eixo tem 55mm redução 9:1 uso cnc3ax em meio passo = 400 pulsos por giro >
55 / 9 = 6,11111 / 400 =0.0152 essa é a resolução por passo.
no seu caso 70 / 4 = 17,5 / 400 = 0.0437, (meio passo fica alta)
se usar 1/4 passo 17,5 / 800 = 0.0218 (1/4 de passo já fica boa, depende do que vai usinar)
se usar 1/8 passo 17,5 / 1600 = 0.0109 (fica melhor que a da minha máquina, precisa ver se não ficará muito lenta)
nesse caso eu montaria com a redução de 4:1 e experimentaria em meio passo, 1/4 de passo e 1/8 de passo, se não gostar para melhorar o resultado também é possível tentar achar uma polia dentada de 10 dentes para o motor o que melhora a redução para 6:1 e consequentemente a resolução, lembrando que quanto maior o micropasso terá menos potencia e velocidade no motor
-
Blz....
Um vídeo interessante de uma mesa acionada por cabo.
Laser XY mechanism test (http://www.youtube.com/watch?v=v1AZFbmUZSo#)
Os detalhes da montaregem estão no site: http://www.buildlog.net/buildlog/view_log.php?id=331 (http://www.buildlog.net/buildlog/view_log.php?id=331)
Sds
JP
-
Gilbeto,
Em primeiro lugar meus parabéns pela iniciativa de usar cabo de aço, e muito obrigado, muito obrigado mesmo por ter me dado inspiração com "suas ideias". Minha primeira cnc (construida para hobby) era com cantoneiras de alumínio, barra roscada, tinha folga e era lenta. Esta nova cnc construida com base em "suas ideias" ficou muito boa, rápida, sem folga, realmente gostei muito. Não me arrependi de maneira nenhuma de colocar cabo de aço. Não tem e não se pode comparar com as barras roscadas. Fica aqui registrada minha total satisfação a respeito da "tração por cabo de aço".
(http://)
-
Gilbeto,
Não me arrependi de maneira nenhuma de colocar cabo de aço. Não tem e não se pode comparar com as barras roscadas. Fica aqui registrada minha total satisfação a respeito da "tração por cabo de aço".
(http://)
hehehe, mais um no clube do cabo de aço.
pessoal, ontem a bruxa estava solta aqui, muitas quedas de energia (é só chover começa a cair a energia), quebrei duas fresas (cabo de aço tem esse "problema" é preciso cuidar para não ultrapassar a velocidade de corte) e de novo o cabo começou a partir (tenho usado bastante a máquina (4 a 5 horas por dia), aí resolví colocar o cabo spectra que o Fernando teve a gentileza de comprar e enviar ( obrigado) vamos ver a durabilidade do mesmo, inicialmente verifiquei que a tendência a antideslizamento do spectra é melhor que a do cabo de aço
-
Estou partindo para uma construção usando cabo de aço, no entanto na minha cidade não tem uma loja que tenha polias para vender.
Poderiam me informar onde posso conseguir as polias? Alguma sucata, ou lojas especializadas no ramo?
Irei usar eixos de 10mm de diametro e motores nema 23, vou usar meio passo e gostaria de uma redução de 4:1.
Quanto ao encaixe da polia no eixo, qual o diametro do furo da polia?
-
sahar
nesse link tem polias dentadas baratas; http://jrpasquotto.com.br/ (http://jrpasquotto.com.br/) com bom preço
as que usei na minha máquina comprei na www.dina.com.br (http://www.dina.com.br) , eles tem uma grande variedade de polias e correias mas o preço é mais caro
dá uma lida nesse tópico tem uma discusão sobre polias e correias; http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6381.0.html (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6381.0.html)
meus motores tem eixo de 1/4, dá para usar uma polia XL de 10 dentes mas fica no limite, com eixo de 10mm acho que o mínimo seria uma polia de 15 dentes, se voce está se referindo ao eixo onde vai o cabo 10mm seria muito fino vai empenar e o cabo vai quebrar fácilmente devido ao diâmetro pequeno, recomendo aí um eixo de 20mm, pode diminuir na ponta para encaixar a polia e rolamentos
-
sahar
nesse link tem polias dentadas baratas; http://jrpasquotto.com.br/ (http://jrpasquotto.com.br/) com bom preço
as que usei na minha máquina comprei na www.dina.com.br (http://www.dina.com.br) , eles tem uma grande variedade de polias e correias mas o preço é mais caro
dá uma lida nesse tópico tem uma discusão sobre polias e correias; http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6381.0.html (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6381.0.html)
meus motores tem eixo de 1/4, dá para usar uma polia XL de 10 dentes mas fica no limite, com eixo de 10mm acho que o mínimo seria uma polia de 15 dentes, se voce está se referindo ao eixo onde vai o cabo 10mm seria muito fino vai empenar e o cabo vai quebrar fácilmente devido ao diâmetro pequeno, recomendo aí um eixo de 20mm, pode diminuir na ponta para encaixar a polia e rolamentos
Obrigado pelas informações, vou estudar a questão do diametro do cabo, pois não levei em consideração a questão do empenameto.
Acho então que vou precisar de uma redução maior, más antes vou voutar aos estudos prá não fazer bobagem.
-
Olá amigo! Gostei dessa ideia da tração por cabos de aço. Por gentileza poderia me dizer o tamanho da polia mair de 90 dentes e as correias. Quero montar uma cnc e tenho pouca grana ;)
Desde já agradeço.
-
slowhands,
a polia grande (XL) 14,5 cm de diâmetro, mas o que conta na redução é o número de dentes, se pegar uma polia (L) com 90 dentes seu diâmetro vai ser diferente, as polias grandes (mais de 60 dentes) são mais caras, de alumínio mais ainda, para baratear a redução voce pode fazer uma redução dupla usando polias menores, no meu post anterior coloquei link para polias baratas
-
Bom, qto ao cabo, o caro pode usar de câmbio traseiro de bicicleta. e as polias de maquina de escrever olivetti tekne
-
Oi gimbabf ,
Sou de Curitiba , me parece que vc é do Paraná tbem. Minha máquina tbem tem a tração com cabo de aço e estou querendo testar o cabo "Spectra" que vc comentou em um post anterior. Vc saberia me dizer se em Curitiba consigo achar este cabo? Tenho procurado e até agora não achei. Se puder , me informa onde consigo. Obrigado.
-
Olá,
moro em Santa Catarina Itaiópolis, fica próximo de Mafra-Rio Negro, em Curitiba com certeza voce encontra o cabo Spectra procura em lojas de artigos náuticos
-
Olá amigo! To querendo comprar duas engrenagens de 90 dentes a mesma dessa máquina do post. Me cobraram 270 reais na dina, o frete aqui pro norte fica 60 reais por peça. Eu gostaria de ver outra opção. Só precisso de uma orientação sobre os dados técnicos dessa polia, para poder ver outras alternativas!
;D
Obrigado.
-
slowhands
dá uma olhada na página anterior postei link para polias mais baratas, para comprar polias com o mesmo padão das minhas voce deve pedir polia e correia "XL", as polias com menos dentes são mais baratas voce pode fazer uma dupla redução ( 2x 3:1 = 9:1 ) com custo beem menor
-
muita gente tem dificuldade em encontrar polias dentadas grandes e quando encontra o preço geralmente é alto, porque não fazer essas polias na cnc ?, polias grandes tem um atrito muito pequeno com as correias imagino que feitas em HDF teriam uma boa durabilidade,
fiz uma em MDF na minha máquina só para experimentar ver fotos, usei MDF 9mm e fresa 1.5mm em seis passes
talvez o maior problema seria fixar ela no eixo sem folgas, creio que usar o eixo mais grosso e fazer o furo central da polia com diâmetro maior resolve o problema, resultado: uma polia com grande número de dentes a baixo custo
sugestões, prós e contras ?
-
Oi Gimbabf ,
Que programa vc usa para criar as polias?
-
Boa noite!
gimbabf eu estou pensando em construir uma criatura e usar tração por cabos de aço mas esbarrei nos preços de polias e pensei em usinar elas em nylon na minha criatura mais não estou conseguindo fazer o desenho sera que vc poderia informar o progrma que vc usou ou até mesmo disponibilizar mais informaçoes desenhos etc. Qualquer informação será de muita ajuda não só pra mim mas pra muitas pessoas..
abraços
-
fiz no ArtCam, é um pouco trabalhoso mas caprichando dá ótimos resultados já fiz muitas engrenagens assim,
primeiro faço um dente examente nas medidas que preciso, crio um círculo no tamanho aproximado que a polia deverá ter, vou em alojar vetores ao longo da curva seleciono o número de dentes, o dente e o círculo e clico em alojar, confiro se o espaçamento entre os dentes está certo, caso contrário mudo o diâmetro do círculo e repito o proceso até ter o espaçamento correto, aí é só aparar as pontas que sobrar e unir os vetores
-
Gimbabf,
Você já achou HDF aqui no Brasil, em especial em São Paulo. Já procurei em várias lojas e não encontrei.
Abraços
Edson
-
fiz no ArtCam, é um pouco trabalhoso mas caprichando dá ótimos resultados já fiz muitas engrenagens assim,
primeiro faço um dente examente nas medidas que preciso, crio um círculo no tamanho aproximado que a polia deverá ter, vou em alojar vetores ao longo da curva seleciono o número de dentes, o dente e o círculo e clico em alojar, confiro se o espaçamento entre os dentes está certo, caso contrário mudo o diâmetro do círculo e repito o proceso até ter o espaçamento correto, aí é só aparar as pontas que sobrar e unir os vetores
Olá Gilberto
Começo por agradecer a partilha com todos os participantes deste forum das suas experiencias (e conhecimento) , falando da roda que por ser cara fica menos acessivel a muitos dos iniciantes deste mundo maravilhoso do CNC , achei faz uns dias o programa CAMBAM que presuponho que já conheça , ele tem lá uma opção - TOOLKIT - fica na barra superior da tela, aí voçe clica em TOOLKIT e escolhe TIMING PULLEY , aí ele pede NUMBER OF TEETH (numero de dentes) voçe coloca 90 e clica OK , por magia vai ter a dita cuja ali mesmo na sua frente , agora é só definir altura de material , diametro fresa... etc... etc ...
Isto é teoria , ainda nao tenho maquina pra mandar fresar o ficheiro que ele depois gera em G-code , mas pelo que andei lendo é isso mesmo , resulta.
Nota : descobri esta opcao devido a querer fazer uma máquina com cabo de aço , mas que o principal obstaculo é mesmo o preço alto da polia de 90 dentes ( x 2 eixos , X e Y fica bem caro) , então essa sua proposta aqui para nós é muito bem vinda, espero que esteja certa esta minha indicação e que possa ser usada por muita gente aqui.
Um abraço fraterno de Portugal para todos vós.
José vilhena
-
Edson,
um amigo meu encontrou em Curitiba e quando vier para cá vai trazer, HDF voce deve procurar em lojas que vendem pisos (últimamente surgiram pisos de HDF em vários padrões) e também empresas que vendem MDF para marceneiros devem ter, aqui não muito longe tem uma filial da Tafisa que fabrica MDF e HDF, o problema é que não vendem diretamente ao consumidor
José,
não conheço o Cambam, mas é muito bom partilhar os conhecimentos, aprendí muita coisa no forum e sempre que posso ajudo com o pouco que sei
-
Gilberto,
a polia ficou ótima.
Você testou para ver se fica bem centrada?
Quando a minha máquina estiver pronta pretendo cortar umas engrenagens de madeira para fazer uns relógios parecidos com esses do site do Flávio Machado. Admiro muito o trabalho do Flávio, o cara é um artista.
http://www.relogiosdiferentes.com.br/novo/site/ (http://www.relogiosdiferentes.com.br/novo/site/)
Se eu conseguir cortar umas engrenagens com qualidade parecida com essa sua polia vai dar para fazer uns relógios bem bonitos... hehehehe...
Abraços
-
acho que se cortar em celeron é plenamente aplicavel
e o celeron não é tão caro em baixas espessuras.
-
marcantonio,
também pretendo fazer alguns relógios, comprei um pequeno torno que estou reformando já pensando nos eixos dos relógios, na net tem centenas de relógios mas em geral os arquivos estão em pdf e tem uma qualidade ruim, então pego e refaço as engrenagens no ArtCam e sempre centralizo na página a engrenagem ao fazer o centro e tudo o mais fica perfeito, fiz algumas engrenagens para teste e fiquei surprêso com o resultado por ser a primeira vez que fazia
segue fotos
-
Belo trabalho Gilberto ;)
-
Muito bom, Gilberto.
Vc pretende fazer o relógio com qual material? Se for madeira, qual delas seria?
Abraço.
Jorge
-
Boas Companheiros
Como neste excelente tópico se está falando (de momento) de rodas dentadas , engrenagens e afins , segue então para os mais corajosos 1 link que mostra como se pode efetivamente entrar nessa area .
Link - http://translate.google.pt/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.cerebralmeltdown.com%2Fcncstuff%2Fmakinggears%2Findex.htm&sl=en&tl=pt&hl=&ie=UTF-8 (http://translate.google.pt/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.cerebralmeltdown.com%2Fcncstuff%2Fmakinggears%2Findex.htm&sl=en&tl=pt&hl=&ie=UTF-8)
Nota : tive o cuidado de usar o tradutor da Google para traduzir a página inicial do artigo em questão, pois nem todos estamos à vontade com a lingua inglesa.
Abraços
José Vilhena
-
Gilberto..
Utilizo polias de tanquinho que são de plastico , e funcionam bem ,só é nescessario fazer o centro de aluminio para prender no eixo ,acredito que tecnil seja uma boa opção ...
abraço.
Denilson..
-
Muito bom, Gilberto.
Vc pretende fazer o relógio com qual material? Se for madeira, qual delas seria?
Abraço.
Jorge
pretendo fazer as engrenagens do relógio em HDF estou esperando chegar o HDF que encomendei, o resto ainda não decidí qual material vai ser
Pessoal,
obrigado pelas dicas e elogios, fica demonstrado que uma cnc + criatividade abre um leque fantástico de opções, por vezes nem o céu é o limite
-
marcantonio,
também pretendo fazer alguns relógios, comprei um pequeno torno que estou reformando já pensando nos eixos dos relógios, na net tem centenas de relógios mas em geral os arquivos estão em pdf e tem uma qualidade ruim, então pego e refaço as engrenagens no ArtCam e sempre centralizo na página a engrenagem ao fazer o centro e tudo o mais fica perfeito, fiz algumas engrenagens para teste e fiquei surprêso com o resultado por ser a primeira vez que fazia
segue fotos
:o
Gilberto as engrenagens ficaram ótimas.
Parabéns pelo trabalho.
Em breve vamos ver uns belos relógios saindo do forno... hehehehe
Abraços
Marcantônio
-
para quem quiser fazer um teste com engrenagem segue o arquivo pronto para corte, usei fresa 2mm, MDF 6mm, a engrenagem é de 60 dentes
esquecí de colocar uso o EMC2, o arquivo funciona em qq versão em outros programas não sei dizer
-
Olá Gimbabf...
Qual o programa q vc está usando Mach 2 ou 3, EMC2, TurboCNC...
fico no aguardo... abraço!
-
Olá! Faz umas polias aí pra gente negociar. To iniciando meu projeto e estou com poucos recurso, vai ser uma ajuda e tanto ;D
-
marcantonio,
também pretendo fazer alguns relógios, comprei um pequeno torno que estou reformando já pensando nos eixos dos relógios, na net tem centenas de relógios mas em geral os arquivos estão em pdf e tem uma qualidade ruim, então pego e refaço as engrenagens no ArtCam e sempre centralizo na página a engrenagem ao fazer o centro e tudo o mais fica perfeito, fiz algumas engrenagens para teste e fiquei surprêso com o resultado por ser a primeira vez que fazia
segue fotos
só tenho uma palavra:
EXCELENTE
-
Olá! Faz umas polias aí pra gente negociar. To iniciando meu projeto e estou com poucos recurso, vai ser uma ajuda e tanto ;D
posso fazer para ajudar os amigos do fórum é só chegar o HDF que encomendei, passa os dados por MP da polia que precisa, nº de dentes, diâmetro do furo do centro, como vai fixar ela no centro chaveta ou entalhe, lembrando os dados que tenho aqui são para polias padrão XL
-
Olá Gimbabf...
Qual o programa q vc está usando Mach 2 ou 3, EMC2, TurboCNC...
??????? ;) abraço! ;D
-
Ok! É a mesma polia da sua cnc, pro mesmo diâmetro de eixo. Me fale os preços pra negóciar-mos. Blz ;D
-
Fabricio,
uso o EMC2, já tinha editado a mensagem anterior o arquivo que postei não sei se funciona em outros programas
slowhands, mandei uma MP
-
Ola...o cabo de aço poderia ser o que se usa em cambio de bicicleta? eletem 1,2mm se de espessura e 2100mm de comprimento.http://www.fujibike.com.br/j.asp?p=1310&i=20100308134407.jpg&m=http://www.fujibike.com.br/dbimagens/20100308134402.jpg (http://www.fujibike.com.br/j.asp?p=1310&i=20100308134407.jpg&m=http://www.fujibike.com.br/dbimagens/20100308134402.jpg)
-
Carlos,
pode ser, mas o cabo é fácil de encontrar em lojas de ferragens e é barato
-
belezah...Gimbaft
eu estou usando o Mach3 aqui... e também estou mudando para os cabos de aço e polia de tanquinho.
mas qualquer coisa te aviso por aqui.
se falemos...
abç!
-
Ok! ;)
-
Ola a todos,,, carlos eu to usando esse cabo que vc se referiu, cabo de aço de cambio de bike,,,,, num eixo, que na verdade é uma barra roscada M12, o cabo casa certo e gostei da resolução,, e é super barato,, gostei do resultado,,,, logico, que o ideal são cabos melhores,,,, mas como disse, ta dando conta do recado rs,rs, abçs , Bruxo
-
Pensei um pouco ;D e acabei tendo uma idéia um pouco esquisita: Essas franqueiras (televisão de cachorro) tem um sistema que achei interessante para usar na transmissão por cabos de aço, primeiro porque as peças são baratas e segundo porque são muito fáceis de encontrar. Cotei e os mancais do eixo de 16 e a engrenagem não saem por mais que 15,00, será que dá para usar. O único problema é que teria que trabalhar com apenas quatro voltas do cabo em torno do eixo.
Bento
-
jbentoc,
não dá certo, como o cabo é fixo nas extremidades, à medida que o eixo vai girando ele desliza para o lado acompanhando a rosca e cai do carretel, o passo desse carretel também é muito grande, o ideal é uma rosca com perfil redondo e passo 2mm para um cabo de 1.5 a 2mm e pelo menos 10cm de largura (o carretel)
dependendo do diâmetro desse carretel o cabo vai deslocar-se lateralmente de 2 a 4cm para 100 cm de curso, quanto maior o diâmetro menor o deslocamento lateral, o cabo terá nenor tedência de quebrar mas é necessário uma redução maior no motor para uma boa resolução
-
cabo vai deslocar-se lateralmente de 2 a 4cm para 100 cm de curso, quanto maior o diâmetro menor o deslocamento lateral, o cabo terá nenor tedência de quebrar mas é necessário uma redução maior no motor para uma boa resolução
Gilberto,
Este deslocamente lateral já não é suficiente para o estiramento do cabo a tal ponto de fisurar?
Obrigado,
Carlos
-
Talvez valha a pena comentar:
Considero inadequada a tração por cabos quando não há compensação do deslocamento lateral, embora isto seja adotado em alguns casos, como nas antigas impressoras Rima.
Uma possível solução é o deslocamento do tambor porta-cabo pelo mesmo passo da fenda que aloja o cabo. Isto complica o acoplamento do motor, obriga à utilização de um carro para o motor ou acoplamento deslizante, como o que vemos em eixos cardã.
Via de regra o tambor é utilizado para evitar o escorregamento do cabo, mas é possível elevar o atrito por meio de polia de grande diâmetro, que acoplada a um redutor pode oferecer uma solução relativamente simples e eficaz.
-
Jorge e Carlos,
já comentei o assunto no tópico, para colocar o cabo: primeiro desloco o pórtico até o primeiro ponto onde vou fixar o cabo, fixo o cabo e enrolo no carretel (4 ou 5 voltas) deixando bem alinhado com o eixo X, em seguida desloco o pórtico até a outra extremidade segurando o cabo bem esticado (tiro a correia do motor)
em seguida faço a fixação do cabo novamente bem alinhado, para o Y, idem.
dessa maneira no deslocamento do pórtico, o ângulo do cabo de um lado está diminuindo e do outro aumentando ( e esse ângulo é muiiiito pequeno )
ocorre uma compensação automática, nunca notei uma maior tensão em qualquer ponto do curso enfim, tem funcionado muito bem.
uma solução barata que evita um complicado mecanismo para deslocar lateralmente o carretel, e não tem limitação quanto ao comprimento do eixo, na verdade quanto maior a cnc melhor fica desde que o carretel tenha um diâmetro maior.
atualmente estou usando cabo spectra, a desvantagem (no pouco tempo de teste ) é que periódicamente precisa ajustar a tensão, no cabo de aço não acontece
ps: já estou bolando uma nova cnc, vai ser beeemmm maior, de MDF, com cabo de aço e, mais algumas novidades by eu ;D
-
Gimbabf,
Eu poderia usar uma barra roscada como eixo para o cabo de aço?
Bento
-
Bento,
não é aconselhável, para a aplicação a barra roscada tem dois problemas, um é o perfil em V, para o cabo assentar perfeitamente o ideal é um perfil em U, o segundo problema é mais grave; é extremamente difícil encontrar uma barra roscada sem nenhum empeno, sendo empenada vai causar erro no deslocamento e cosequentemente nas medidas da peça usinada
-
Pessoal, encontrei uma materia interessante sobre os cabos de fibras no site
http://www.conquitex.com.br/nautica.htm (http://www.conquitex.com.br/nautica.htm)
Vejam bem a diferença entre kevlar e Spectra
Sei não mas me parece que kevlar seria mais indicado para tração de cnc´s
-
Marcelo,
obrigado pela dica boa matéria, estou usando cabo spectra na cnc no X e Y para teste já faz mais de um mês, no início o cabo esticou precisava ajustar a tensão todo dia (esticou entre 3 e 5% do comprimento), agora parece que estabilizou, vamos ver quanto tempo vai durar o cabo
-
depois de muita briga conseguí um pouco de HDF 7mm revestido, no Brasil conseguir materias menos comuns é um parto de baleia, no interior muito pior :'(
o material é muiiiito mais duro que o MDF, creio que vai servir perfeitamente para polias dentadas vai fotos de polia mais um dominó em HDF
-
Gilberto,
Se incomodaria em me dizer qual é o fornecedor, pois estou com idéia de fazer umns gabaritos e talvez esse material me atenda.
-
Fábio,
na quinta feira percorrí mais de 160 Km nas cidades "próximas"falei com representantes fui em várias lojas indicadas e nada encontrei, os representantes só vendem em quantidade e as lojas não tem o material em estoque só por encomenda outras até desconheciam, depois de muita conversa acabei descobrindo que o chamado piso laminado é o próprio HDF, a desvantagem é que vem em chapas pequenas 200 x 1200 ou 250 x 1200cm espessura 7 e 9mm, depois de percorer várias lojas que vendem pisos ( a maioria a mesma história, só por encomenda ) acabei encontrando uma pequena quantidade na loja sobra de pedido ufa !!!
aí em Sampa nas lojas que vendem pisos deve ser bem fácil de achar, procure por piso laminado, HDF os vendedores desconhecem
ps: o material é muito bom, muito superior ao MDF, e existe com resistência à umidade e não resistente, talvez nas lojas que vendem MDF em Sampa ache mais fácil em chapas grandes
-
Gilberto,
Eu comprei chapas de HDF aqui, foi de um sinistrado que iam para exportação as chapas medem 3,75 x 2,10, para traze-las para casa veio no bagageiro do carro, vixe é grande pra dedeu, depois disso nunca mais fui atras.
Realmente encontra-las no mercado do Brasil é a não ser que ocorra algum sinistro na exportação, pois são chapas fora padrão brasileiro de comercialização.
Se eu achar eu comunico com vocês.
Carlos
-
Boa noite Gilberto
Poderia me dizer que programa usa pra fazer as engrenagens?
Muito obrigdo
Sérgio Sgarbi
-
O unico problema desses pisos, feito em HDF é que a resina que daa resistencia no piso, ela detona as fresas...eu fui fazer uma besteira de usar uma v cut pra fazer umas escritas no modo de entalhe v bit e a minha fresa parecia que tinha sido esmerilhada .
-
Gilberto,
Eu não gosto de jogar dominó. Notei que seu dominó tem as pedras marcadas...
(não deveria colocar as marcas dos números no outro lado?
Como diz o Giili, é só minha opinião...
Falando sério, muito bom essa opção de uso de material.
Poderia responder: Esses laminados poderiam ser colados para formar um mais espesso, digamos 25 mm., e se sim, daria para fazer as polias para as correias dentadas?
Abraços
Edson
-
Carlos,
se encontrar dá um toque, há tempo ando atrás de HDF e o piso tem o inconveniente de ter tamanho limitado
Sergio,
fiz no ArtCam, uma ou duas páginas atrás expliquei como
Jvfc,
usei fresa metal duro 2 cortes, usinei o dominó e as polias não notei nenhum desgaste na fresa talvez usinando mais coisas apareça, ou o material que voce usou não era o mesmo, se acontecer desgaste posto aqui, o material é bem duro não dá nenhuma rebarba no corte
Edson,
esse piso de HDF tem um padrão imitando madeira muitas peças tem marcas semelhantes, dá para inverter os números ou usar um com padrão bem regular onde não seja possível indentificar as peças, por enquanto foi só experiência.
sim pode aer colado é só lixar o revestimento e colar, olha nas fotos coloquei dois furos desencontrados para guia e fiz um espelho da polia justamente para isso, para a correia XL que uso (1 cm) duas polias coladas são suficientes
-
Edson,
esse piso de HDF tem um padrão imitando madeira muitas peças tem marcas semelhantes, dá para inverter os números ou usar um com padrão bem regular onde não seja possível indentificar as peças, por enquanto foi só experiência.
Sei disso, só tava te sacaneando...
sim pode aer colado é só lixar o revestimento e colar, olha nas fotos coloquei dois furos desencontrados para guia e fiz um espelho da polia justamente para isso, para a correia XL que uso (1 cm) duas polias coladas são suficientes
Eu havia olhado as fotos, mas não tinha enxergado...
Realmente ficaram 100%. o importante, se der certo e creio que dará, é que poderemos fabricá-las com quantos dentes quisermos a preços bem menores...
Abraços
Edson
-
Obrigado Gilberto
-
Carlos,
se encontrar dá um toque, há tempo ando atrás de HDF e o piso tem o inconveniente de ter tamanho limitado
Gilberto,
Estas chapas que comprei não tem mais no mercado interno, foi um saldo de fabricação da Tafisa. A Berneck está fabricando chapas de 6 mm com medidas especificas para portas, mas parece que o comprador tem que adquirir um lote muito grande de mercadorias, por isso que está dificil de encontrar nas revendas.
Se a Berneck vir a atender o comercio varejista, estará disponivel isto no mercado, em chapa com medidas especificas para portas, tipo 0,80 x 2,10 e assim adiante.
Carlos
-
ola Gilberto
vc acha que esse sistema de tração ficaria bom para uma mesa plasma
-
hotshoecustom,
se em uma cnc comum fica bom em uma de plasma que não exige nenhun esforço fica melhor ainda, basta dimensionar a redução corretamente para ter a resolução pretendida
-
é , estava pensando em testar, até mesmo pq se num ficar bom, posso colocar cremalheira. mas pelo que vi , e lî de suas peças fabricadas, o sistema funciona muito bem né ... irei fazer um teste.
pretendo usar um barramento de fabricação própria... já que num vai ter usinagem, acho que investir em patins ou guias lineares num se faz necessário.
obrigado pela informação.
-
Boa noite Gilberto,
Estou retomando meu velho projeto, e estou interessado no sistema de tração por cabo de aço, Tenho algumas duvidas quanto as dimenssões da maquinas para o eixo x e y tenho barras de aço 25mm de espessura e 1300mm de comprimento, o material utilizado na construção será o MDF 25 mm?
Parabens pelo belo trabalho.
Paulo Caetano
-
Paulo,
minha máquina tem 1.10 x 0.80m, área útil 0.88 x 0.60m, usei no X eixo de 38mm e no Y 32mm, eixo de25 mm acho um pouco fino pode ficar com pouca rigidez,
o MDF que usei foi 25mm, mas lembre tem MDF de baixa qualidade dependendo do fabricante, usei MDF da Tafisa que tem boa qualidade.
na próxima máquina pretendo usar HDF e fazer tudo estruturado (tipo favo), o material será mais fino mas terá uma resistencia bemmmm maior
-
Gilberto,
Qual a medida em mm. do seu pórtico na parte mostrada pelo desenho abaixo.
Grato
Edson
-
Edson,
a parte inferior do pórtico tem 265mm, o eixo X tem 1.15m e não 1.10m como falei acima
-
ola Gimbabf
nao conheço hdf,mas lendo seu post,acho que tenho uma chapa de hdf.
ia fazer umas engrenagens,mas nao achei madeira de 6mm,nem compensado naval[nao conheço mas li que é bom]compensado comum lasca,Até que em uma madeireira vi num canto varias chapas de madeira com espessura de 7mm por 200mm por 2100mm,parecido com compensado de 3 camadas,um lado tem verniz amarelo e no outro marron.O vendedor disse que é piso laminado usado en casas,comprei uma para teste, paguei 8,00.achei superior ao compensado comum quanto a resistencia,nao lascou alem de ser bonita.
-
Luiz,
parece ser HDF mesmo e nesse caso voce ganhou de presente, os pisos lsminados são de HDF só a Eucatex faz pisos com um processo próprio que chama de HPP, que na verdade é um HDF feito com fibras de eucalipto ao invés de fibras de pinus, o metro quadrado de piso laminado (8mm de espessura) do bom está custando em média 50,00 reaus.
voce mora onde ?
-
em sao carlos,a largura é 200mm,tinha 8
-
Luiz,
com certeza é piso laminado = HDF revestido, São Carlos, RS ?
meu amigo que é marceneiro em Curitiba conseguiu uma amostra de um material diferente (ele disse que ao cortar com serra dentes de vídea fede a chifre queimado hehehe), é mais duro que o HDF, bem escuro, muito pesado, muiiiito resistente à flexão, imune à umidade, vem em chapas tamenho semelhante ao MDF com 10mm de espessura e é usado em pisos - box de banheiros, esse material realmente come fresas, serras de vídea, deve ser o material que JVFC disse que comeu as fresas (ver post na página anterior) segue foto, vou tentar descobrir o nome do material
uma dica quem quer comprar HDF e não encontra em sua cidade faz uma busca no buscapé por "piso laminado"
-
conseguí descobrir o nome do material, TS estrutural vai uma descrição das características, o incrível é a resistencia à flexão, o ruim é que fresas e serras de vídea não duram muito, para corte recomendam uma serra diamantada
Saiba mais sobre a chapa de TS ESTRUTURAL
A chapa de TS Estrutural nada mais é que uma chapa laminada composta por camadas sucessivas de material celulósico - papel - unidos por resina termoestável e prensados em alta temperatura e pressão.
Por ser compacta, robusta e autoportante, a chapa de TS foi desenvolvida para aplicações que dispensam o uso de materiais de base para sustentação. Possui estabilidade dimensional, alta resistência ao desgaste e ao impacto. Resiste também ao calor, às manchas, à água e aos produtos químicos domésticos, que não sejam abrasivos.
Atenção
*Não utilizar materiais abrasivos como; saponáceo, esponja de aço ou esponja abrasiva. Esses produtos podem riscar irreversivelmente a superfície do TS;
*Não utilizar ceras, pois promovem a formação de um filme gorduroso na superfície da chapa, dificultando a limpeza e prejudicando a apresentação.
Deve ser armazenada horizontalmente e devidamente alinhada em uma superfície rígida, plana e com resistência suficiente para evitar danos ao material. A Armazenagem precisa ser feita em local coberto, protegido contra intempéries, evitando áreas molhadas e luz imediata do sol ou outras fontes geradoras de calor.
Por possuir superfície lisa e isenta de porosidade, não retém sujeira e inibe a proliferação de fungos e bactérias. A limpeza e a conservação são simples. Indica-se usar pano umedecido com detergente e água ou álcool.
A chapa de TS requer cuidado no manuseio e, principalmente, para efetuar as operações de corte no produto. É necessária a utilização de serras circulares elétricas, manuais bem afiadas ou, preferencialmente, esquadrejadeiras calçadas com vídea ou seccionadoras.
Para obter maior durabilidade, é indicado usar serras com dentes retos trapezoidais em número superior a 80 dentes e de preferência, serra diamantada. É aconselhável o uso de tupias e fresas para o acabamento de topos e bordas. O equipamento de usinagem deve trabalhar com velocidade acima de 10.000rpm/min.
Especificações da Serra
Diâmetro 250mm a 350mm
Rotação 3.600rpm/min.
Inclinação dos dentes 10 a 15 graus
Largura dos dentes 2,30mm a 3,4mm
A chapa de TS ESTRUTURAL pode ser utilizada em prateleiras, divisórias (convencionais e/ou sanitárias), estandes, bate-macas, pistas de boliche, porta de móveis, móveis escolares. É indicado também para vagões de metrô, vagões ferroviários e para ônibus. É comumente utilizado em placas de sinalização visual como placas de trânsito e de ônibus.
-
adicionei mais um vídeo no you tube, usinando um porta revistas, fresa 2mm, 2m/min, MDF 6mm em 2 passes
foto 1 porta revistas montado
foto 2 e 3 trem com iniciais, fresado em madeira 35mm (não sei qual muito dura) passes de 3mm fresa 5mm
foto 4 novo projeto parte1 MDF6mm o material tem 90 x 60 cm, ganha um pirulito mais brinde quem acertar o que vai ser
cnc porta revistas.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=y2Uyc37nkX0#)
-
Gilberto,
Vou arriscar um palpite, já que não tem custo.
Eu acho que é a torre de pisa.
Carlos
-
Nobre Giba, a "bichona" de agora é um "monstro", minha nossa, bem diferente da sua primeira.
Meus parabéns.
Quanto ao pirulito, qual é o sabor, senão nem vou tentar.
Mas tentando, devem ser as costelas de um "quadradóide", ou seja, um homem quadrado, acertei?
Abração.
Rubens
-
Rubens,
obrigado, um monstro é exagero em tamanho tem área útil um pouco maior mas em velocidade é uma beleza :D
hehehe costelas de um quadradóide é boa mas errou !
Carlos,
acertou logo de cara, voce também conseguiu o arquivo da torre hehehe, manda seu endereço por MP para enviar o pirulito mais o brinde promessa é dívida
alterei o arquivo da torre para material 6mm e fresa 2mm, mas agora cortando as peças estou vendo que exagerei :o, o negócio vai ficar com mais de 1 metro de altura e consumir 2/3 de uma chapa de MDF 2,75 x 1,85 m, além de levar um bom tempo para usinar (2 passes )
-
Gilberto,
a máquina está ótima. Parabéns!
Se não for te incomodar eu gostaria de tirar uma dúvida. Pelo que vi na sua máquina você usa barras de aço trefilado 1045 e sistemas de patins com cantoneiras e rolamentos de skate. Estou certo?
A minha dúvida é com relação ao desgaste provocado pelos rolamentos nessas barras. Elas marcam muito o eixo? O acúmulo de pó entre os rolamentos e o eixo atrapalha o movimento?
Abraços
Marcantônio
-
aeh Gilberto...
muito bom mesmo seus trabalhos eu ia dizer um porta bíblia... sua tupia qual é o modelo? ... e viva os cabos de aço...
abraço aeh!
-
Carlos,
acertou logo de cara, voce também conseguiu o arquivo da torre hehehe, manda seu endereço por MP para enviar o pirulito mais o brinde promessa é dívida
alterei o arquivo da torre para material 6mm e fresa 2mm, mas agora cortando as peças estou vendo que exagerei :o, o negócio vai ficar com mais de 1 metro de altura e consumir 2/3 de uma chapa de MDF 2,75 x 1,85 m, além de levar um bom tempo para usinar (2 passes )
Giulberto,
Pode enviar para [email protected]
Abraço,
Carlos
-
Marcos,
sim eixo de aço e rolamentos de skate, usino muito MDF e o pó que gruda no eixo o rolamento vai expulsando cria uma crosta preta nos lados e não atrapalha o movimento, o rolamento não marca o eixo (só se colocar ele de canto) vai uma foto, raramente limpo os eixos ( dá para notar hehehe)
Fabricio,
não é tupia, apesar da aparencia é um motor trifásico dois polos que encontrei no ferro velho estava queimado, mandei enrolar e adaptei um porta pinça ER20, uso ele com um inversor Weg normalmente de 12000 a 15000 rpm, hehehe viva o cabo de aço!
Marcos,
tem que ser o endereço, como vou mandar um pirulito por e-mail ?
-
Gilberto,
obrigado por esclarecer minhas dúvidas. Estou montando uma máquina com um sistema parecido com o seu. A difereça é que os eixos vão ser apoiados no chassi da máquina para evitar que flambem.
Abraços
Marcantônio
-
Marcantônio,
não tem de que, tamos aí para ajudar :D
vai a foto da torre de Pisa pronta, MDF 6mm, fresa 2mm, 93 cm de altura
-
Xiiiiiiiiiiiiii, Gilberto, vc precisa regular sua cnc! A torre ficou torta ;D ;D ;D
-
Gilberto,
a torre ficou supimpa. ;D
Parabéns pelo trabalho.
Abraços
Marcantônio
-
obrigado pessoal
Jorge,
tentei endereitar mas aí a parte de cima entortou para a direita acho que é defeito da máquina ;D
-
Xiiiiiiiiiiiiii, Gilberto, vc precisa regular sua cnc! A torre ficou torta ;D ;D ;D
Tirou as palavras do meu "teclado". ehehehehe
Parabéns nobre Giba.
Muito legal.
Abraços.
Rubens
-
Xiiiiiiiiiiiiii, Gilberto, vc precisa regular sua cnc! A torre ficou torta ;D ;D ;D
Acho bom escorar essa torre com uns Cabos de Aço. ;D ;D ;D
Muito legal essa torre. Em acrílico com uns led...hum..sei não...
Parabéns Gilberto
Edson
-
Gilberto,
Ficou muito bonita sua torre, onde vc conseguiu o DXF dela ????
Abraços
Glauco
-
tá ai.
só colocar na escala do teu MDF
-
esse arquivo que o Fabio postou não está completo, agora estou em outro PC mais tarde coloco o arquivo completo
-
eu nunca cortei ele.. nao teria com saber hehehe
éra o unico que eu tinha..
-
Vou fazer uma reclamação!!!
O arquivo que ganhei num concurso cultural nunca chegou pra mim, não sei se o pirulito tambem vai chegar um dia (eheheheheh)
Mas mesmo não tendo ganho o aquivo, segue anexo os vetores corretos da torre de pisa.
-
Carlos,
é só me enviar o endereço físico que lhe envio o pirulito mais o brinde hehehe, como já disse promessa é dívida
Pessoal esse arquivo que o Carlos postou é bom tá completinho, assim não preciso enviar, lembrem que o arquivo está dimensionado para MDF 4mm e fresa 1.5mm, se quiserem usar MDF 3mm terão que mudar os encaixes mantendo o resto igual, eu mudei para MDF6mm escalando tudo e assim foi possível usar uma fresa de 2mm
-
Olá Gilberto.
Parabens por sua máquina. Ontem (hoje) fique até 4:00 da manhã lendo todo este tópico e achei muito interessante a maneira como vc construiu sua máquina. Eu até já estou pensando em construir outra maior (possuo uma de área útil de 1080 x 1000 com fuso trapezoidal) com o sistema que vc utilizou. Meus parabéns...
As perguntas que faço é: como que vc fez a contoneira com os rolamentos? Me parece que foi soldado uma porca na mesma e depois prendido o rolamento com o para fuso da porca. É isso mesmo!!? Uso em minha máquina pillow block e rolamentos lineares, mas com estou querendo fazer uma maior, tenho que usar guias com diâmetro maior também e aí complica na hora de conseguir os mesmos, sem falar no preço se caso consiga. Esse sistma é confiável?... Ví em suas fotos que vc fez a torre Eifel, então gostaria de saber em que espessura vc a fez e também como ela é feita (me parece que é feita em quatro partes por vão!?? É isso? Como eu consigo os arquivos para a mesma? Vc me venderia os mesmos?
Obrigado pela atenção!
-
iluj,
desculpe a demora em responder mas apanhei uma gripe + pneumonia e tudo que tem direito, isso me deixou de molho um bom tempo agora estou voltando à ativa.
a cantoneira fiz como voce descreveu, mas para uma cnc maior o ideal seria guias lineares ou algo semelhante à mechmate, eixos por mais grossos que sejam com o comprimento grande terão tendência à torção.
o cabo de aço bem feito é confiável e muito eficiente na movimentação, tanto que pretendo construir uma cnc maior e vou usar cabo de aço.
a torre eifel foi feita em MDF 3mm, e os arquivos foram postados pelo Lolata aqui no forum, se não encontrar eles, manda uma MP que lhe envio os arquivos
-
Valeu pelas dicas... E quanto a torre eu vou procurar pelo fórum. Obrigado!
-
Caro Gilberto.
Fiquei fascinado pelo tema e já li este tópico por 3 vezes (rsrsrsrs).
Gostaria de entender: na sua máquina vc usou os patins com rolamentos no eixos cilindricos e costumo ver em máquinas CNC (como plasma de alta definição) o uso de buchas de nylon nestes eixos. Além disso, existem os rolamentos lineares.
Quero saber qual o diferencial entre estes 3 modos... Qual é a sua definição (e a dos mestres) sobre isso.
Um abraço a todos.
-
Eduardo,
básicamente tem quatro opções para deslizamento no eixo:
1- buchas de diversos materiais, é a que vai exigir maior esforço do motor por motivos óbvios
2- rolamentos lineares cilindricos, funcionam bem mas exigem que o eixo seja usinado para ficar bom e isso encarece os eixos
3- rolamentos comuns, com 8 rolamentos se consegue um deslizamento ótimo (e é possível colocar uma pré-carga que não atrapalha a movimentação e elimina qq folga) é a minha solução preferida.
4- guias lineares, são exelentes duráveis e com possibilidade de usar pré carga, a desvantagem é o alto custo
-
gimbabf
Tenho lido seu post e tem sido uma fonte inspiradora, parabéns...
Tenho um projeto de uma CNC pra confecção de pranchas de surf, com área útil de 3000x900x350. no eixo x estou pensando em fazer os patins de rolamentos correndo em cima de cantoneira, o q vc acha disso???
Abraços
Fuzita
-
Fuzita,
tenho visto na net algumas máquinas maiores usando cantoneiras como trilhos ( a maioria de alumíno as cantoneiras parece que o alumínio tem acabamento melhor) aparentam funcionar bem mas não posso opinar com certeza pois não ví nenhuma funcionando de perto, as mechmate usam uma solução parecida, breve vou construir uma máquina maior e vou ter que usar uma solução parecida mas não tenho nada definido ainda
-
Gimbabf
Valew, andei lendo sobre a mechmate, show de máquina, andei lendo o post Projeto - Vladimir e Valdir- Mechmate, a solução deles para a contoneira foi genial...
[ ]´s
Fuzita
-
recortando o relógio dessa vez sai ! hehehe
-
falta pouco !
-
Muito bom Gimbabf, acredito que agora não vais mais perder a hora rsrsrsrsr
Só uma perguntinha, foi vc quem vetorizou o desenho ou compraste o arquivo??
Abraço
Ricardo
-
Jose,
este relogio é derivado de um projeto do Gary, modifiquei alguns detalhes para deixar como eu queria,
os relogios do Gary são desenhos livres segue abaixo um dos locais onde ele postou seus desenhos, vale a pena uma visita detalhada ao site tem muitas dicas
http://garysclocks.sawdustcorner.com/ (http://garysclocks.sawdustcorner.com/)
tenho os desenhos originais em PDF no repositório do dropbox, se alguém quiser envia o email por MP e o link vai direto para seu email
-
Amigo Gimbabf
Dei uma olhada , e realmente muito bom mesmo, inclusive já baixei os vetrores deste ai, rsrsrsrs muito show.
Rapaz , as vezes fico perdido em ver tantas coisas que podemos fazer com estas maquinas,
Eu ainda tenho o privilégio de ter tambem uma laser, o que ajuda e muito.
muito obrigado pela dica
Um grande abraço em seu coração
Fique com DEUS
RICARDO
-
Boa ideia!
Mas com o uso da maquina, existem folgas nos cabos?
Abraço
-
Boa ideia!
Mas com o uso da maquina, existem folgas nos cabos?
Abraço
é só colocar molas de tração ou esticadores conforme a necessidade ;)
-
Boa ideia!
Mas com o uso da maquina, existem folgas nos cabos?
Abraço
enrolo o cabo no eixo e fixo as pontas no chassi da máquina sem molas e estico como a corda de um violão, as vantagens: folga ZERO, fica muito leve para movimentar (alta eficiencia), baixo custo, baixíssima inércia, não existe problema de flambar, entre outros.
no eixo Z onde tenho barra roscada já está com folga, breve vou mudar para cabo de aço e acabo com o problema
-
Boa noite gimbabf
Estou começando minha maquina e como sempre a primeira maquina a gente procura sempre reduzir os custos porque existe margem de erro mesmo lendo a enciclopédia que e o GUIA CNC.
Observei na suas fotos que o eixo de tração dos cabos você usinou trilhas para alinhamento dos cabos no eixo, será que eu usando no lugar do eixo usinado uma barra rosqueada não poderia usar os rasgos da rosca para substituir estas trilhas?
Obrigado
Jr.
-
Diginox
a rosca comum tem o perfil de um "V", inicialmente usei rosca como guia do cabo mas depois acabei adotando o perfil aredondado ( "U" ) para a guia do cabo, o cabo assenta melhor e fica mais preciso, mandei fazer o serviço em um torneiro local e saiu barato
-
Diginox
a rosca comum tem o perfil de um "V", inicialmente usei rosca como guia do cabo mas depois acabei adotando o perfil aredondado ( "U" ) para a guia do cabo, o cabo assenta melhor e fica mais preciso, mandei fazer o serviço em um torneiro local e saiu barato
Tem logica o perfil V pode danificar o cabo de aco obrigado pela orientação, pretendo dar andamento em meu projeto baseado no seu com cabo de aco no eixo x
Sds
Jr.
-
ufa!, enfim pronto
relógio madeira.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=3QHu2WQcWzA#)
-
Ficou show de bola gimbabf. Parabéns.
Muito loko o barulho dele.
SDS.: Casarini.
-
Parabéns pelo trabalho!!
-
obrigado Marcos e Casarini, voce tá falando do som do relógio ou da moto no fundo ?
-
Do relógio ;D
-
Gilberto,
que coisa linda!
Parabéns pela montagem.
Vou ver se consigo montar um desses nas minhas férias... heheheh...
Tenho só uma dúvida... Qual o tempo que dura a "corda" dele?
Abraços
Marcantônio
-
Muito legal, Gilberto.
Tô até animando a mexer de novo no que eu fiz e pôr ele pra funcionar.
Abraço.
Jorge
-
Marcantônio,
dou "corda" todo dia, mas julgando pelo que sobrou a corda deve durar pouco mais de 48 hrs :D
-
ola Gimbabf bonito relogio. parece que tem 2 pesos, se tiver. eles estao ligados na mesma polia.a da corda.
-
Gilberto,
obrigado pelo retorno.
Se não for te incomodar muito eu gostaria dos arquivos do relógio. Seria possível você enviar uma MP com eles?
Um grande abraço,
Marcantônio
-
Jorge,
manda brasa não deixa a coisa esfriar senão encrua :D
Luiz,
o peso menor serve para manter o cordão no lugar, é um contra peso
Marcantônio,
uso o dropbox como repositório manda seu e-mail por MP que o link de partilhamento sai direto no seu e-mail
-
Caro Gilberto, recebi o endereço do site da Dropbox. Já baixei os arquivos do "relógio de madeira". Muito obrigado pela gentileza, mais uma vez. Boa sorte. Abraços. Odair
-
Olá Gilberto
Obrigado e parabêns rsrsrsr
Passo a descrever,
* Obrigado pelo Partilhar da Pasta do Relogio
* Parabêns porque começou a usar o Dropbox do jeito que ele facilita a vida (como eu começei a usar à uns meses atrás e depois partilhando com várias pessoas) ... rsrs
Abraço meu amigo e saúde da boa
Zé Vilhena
-
Caros colegas, li este topico e achei muito interessante sobre a transmissão por cabos.
Já que falam muito que o motor de 15kgf.cm vai muito bem, podeira estar usando dos de 9,9 kgf.cm no eixo, tenho um os drivers cnc3ax-m separados e poderia estar colocando 2 motores nos eixos x e y?
Grato
Fabiano
-
essa rosca na barra vc mandou faser ou comprou assi
daria certo pegar uma barra roscada inteira
-
essa rosca na barra vc mandou faser ou comprou assi
daria certo pegar uma barra roscada inteira
Na pagina anterior fiz a mesma pergunta e ele ja respondeu
Jr.
-
Gilberto,
sobre o relógio de madeira, eu já peguei no Dropbox.
Obrigado,
Marcantônio
-
essa rosca na barra vc mandou faser ou comprou assi
daria certo pegar uma barra roscada inteira
já respondí essa na pág anterior, o cabo de aço funciona muito bem mas atenção aos detalhes alem do que escrevi o eixo do cabo precisa de um diâmetro de pelo menos 20mm para não quebrar o cabo, e o eixo se comprido (como no meu caso) precisa ser perfeitamente reto ou a avanço da máquina será cambaio, e ainda não ví barra roscada que seja perfeitamente reta
Zé Vilhena,
obrigado pela força
Fabiano,
já respondí por e-mail
Marcantônio
divirta-se ;D
-
uuuuuuuuuup!
-
após muito tempo fiz a primeira experiencia em 3D na cnc, até agora só tinha usinado recortes, desbastes e gravações, com as dicas do Inacio conseguí a partir de um stl já pronto dimensionar e gerar o arquivo de corte, tamanho 60 x 20 cm sem fundo não sei se está certo deu um arquivo de 34 Mb e com mais 932.000 linhas, para abrir no EMC2 demorou um tempo mas usinou certo, quase 10 horas de usinagem, depoi de pronta o genio aqui resolveu fazer um arquivo para recortar a peça do material, só esquecí um detalhe, que tinha mudado o tamanho da Santa Ceia :'(
-
Salve!
Isso ai é um pedaço de HDF?
Vc pausou o trabalho alguma vez ou foi ininterrupto?
Abs.
Paulo Bubolz.
-
Paulo,
alguns vendedores chamam de HDF mas não é, é MDF de eucalipto da eucatex 6mm, (tem cor avermelhada) ele é mais duro e pesado que o MDF de pinus dá pouca rebarba e o melhor mesmo sem tratamento algum não mofa.
parei o trabalho na altura do vinco mais profundo abaixo ombro do personagem à esquerda e continuei no dia seguinte, na foto não nota mas ao vivo prestando atenção dá para notar uma linha muito fina.
fresa usada vcut 45º, profundidade máx 2 mm um passe
-
Parabéns nobre Giba.
Um pena o corte acidental, mas nada de que um pouco de pó de MDF e cola não cubram, tente isso que fica bem melhor.
Especialmente se passar algum verniz em toda a peça em seguida.
Uma vez que a cola deixará o pedaço com remendo um pouco mais brilhante.
Abraços.
Rubens
-
gimbabf parabens pelo trabalho
-
Rubens e Alex, obrigado pela força, no momento estou com muiiiito trabalho peguei um serviço que vai levar mais de um mes com várias pessoas trabalhando vai ser uma surpresa quando estiver pronto posto fotos enquanto isso o 3D vai ter que ficar de lado depois volto à ele
-
Gilberto!
Na sua maquina voce usa um spindle laranja. poderia descrevelo, pois chegou a hora de colocar um na minha maquina!
Grato pela ajuda.
-
geancoelho,
é um motor trifásico que encontrei na sucata, 1/2 cv, 2 polos, 12000 rpm em 200Hz, casco de alumínio, esse motor estava queimado quando peguei mandei enrolar adaptei um porta pinça ER20 e uso com um inversor weg CFW 10, de 12000 a 18000 rpm.
não tenho idéia de que máquina era esse motor mas funciona muito bem
-
Onde voce comprou este sera que tem mais???
Grato.
-
não tem era filho único, mas em outra máquina que construí usei um motor da Siemens 1/2cv e casco de alumínio o resto da receita igual a esse e também funcionou bem, essa máquina vendí e atualmente os motores próprios para spindle estão mais baratos, tem alguns xing ling bem em conta refrigerados a água e tem a vantagem de baixo ruído
-
Como foi feito o encaixe do eixo do motor e do fuso nas polias?
abraços!
-
Como foi feito o encaixe do eixo do motor e do fuso nas polias?
abraços!
nada de especial, apenas usei parafusos alen para prender as polias nos eixos
-
Certo.
Gimbaf, você já usinou pci nessa máquina?
Na proxima máquina você pretende melhorar a resolução que conseguiu nessa (de 0.0194)?
Abraço!
-
Gui,
se voce olhar algumas páginas anteriores desse tópico tem foto de PCI usinada e também um vídeo da máquina usinando, a proxima máquina (link abaixo) vai ter uma resolução um pouco menor e velocidade maior por conta da grande área útil, com essa cnc nunca achei a resolução baixa demais, sempre sobrou resolução para meus trabalhos
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,10367.0.html (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,10367.0.html)
-
Obrigado pelas respostas e parabéns pelas máquinas!
Abraço!
-
Ufa .... até que fim terminei de ler esse tópico ....dois dias 16 horas de leitura, achei maravilhoso parabens Gimbabf ....com certeza vou usar esse sistema na minha primeira cnc , to apanhando para fazer a pci dela já gastei quase 200,00 tetando fazer a placa com silk mas não vou desistir depois que pegar o jeito vai ficar profissional ..t+ fica com Deus
-
amigo Gajo, boa tarde.
infelismente o nosso grande amigo Gimbabf nao está mais entre nós. agora eu tá usinando no Céu.(a alguns messes)
mas seus conhecimento em muito ajudaram e vão continuar ajudando a todos por aqui.
forte abraço.
-
Bom dia a todos, sou filho do falecido Gilberto e venho aqui oferecer, para quem tiver interesse em comprar a ultima cnc que ele construiu do topico http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/nova-cnc-de-grande-porte-com-cabo-de-aco/ (http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/nova-cnc-de-grande-porte-com-cabo-de-aco/) , ela não esta concluida, mais vai com 3 drivers da akiyama modelo AKDMPD8/220-8.2a, motores de passo, estrutura toda feita em medeira cabreúva, acho que todos aqui ja viram o tópico, quem estiver interesse favor entrar em contato por email [email protected], ou por telefone 473652-1015, sei que aqui não é o lugar mais indicado mais foi a unica maneira que eu encontrei de divulgar.
-
Nos movimentos interpolados, ou compostos, poderíamos ter: X+Y+, X-Y+, X+Y- e X-Y-, que nesse sistema de cabos, acho não ser possível, não é?
É possivel sim Gil, a coisa não passa de um diferencial disfarçado ...
Pois é, no que se refere à movimentação isolada dos eixos, sua solução funfa, é o que eu faria, a questão mais difícil é justamente como interpolar ... eu acho que dá pra mudar a cinemática do Mach, do EMC2 com certeza e possivelmente do TurboCNC, mas eu gostaria de divisar algo mais universal, baseado em hardware, mas ainda não tenho boa proposta quanto a isto ... a questão é mesmo de soma algébrica das frequências de X e Y ... o gozado é que intuitivamente eu sinto que a coisa não deve ser complicada, mas ainda não sei como fazer ... Tô achando que voa acabar fazendo um protótipo pra explorar a coisa, talvez fique mais evidente ...
Tanto o que fazer e tão pouco tempo, né ? :P
A unica forma que percebo para este problema é se for desde modo aqui ..... segue video
https://www.youtube.com/watch?v=ulblySFElo4 (https://www.youtube.com/watch?v=ulblySFElo4)
-
:o :o : nossa que bacana este sistema ,gostei de ver!!
agora fiquei pensando ,se este sistema tem algum tipo de escorregamento,ou e só manter os cabos bem esticados?
-
No "X" e "Y", que serve neste video como comandos, ha uma volta em torno da polia, se usar bem esticaco, talves não patine........
-
No "X" e "Y", que serve neste video como comandos, ha uma volta em torno da polia, se usar bem esticaco, talves não patine........
Sistema de coordenadas cartesiano xy, video.... talvez ajude.
https://www.youtube.com/watch?v=cdTB0t-0FW8Sistema (https://www.youtube.com/watch?v=cdTB0t-0FW8Sistema) de coordenadas cartesiano
-
Sistema de coordenadas cartesiano xy, video.... talvez ajude.
https://www.youtube.com/watch?v=cdTB0t-0FW8Sistema (https://www.youtube.com/watch?v=cdTB0t-0FW8Sistema) de coordenadas cartesiano
Fiquei pensando na programação para esse esquema.
Tem um vídeo dela operando, para o que se propõe ficou muito bom.
-
Sistema de coordenadas cartesiano xy, video.... talvez ajude.
https://www.youtube.com/watch?v=cdTB0t-0FW8Sistema (https://www.youtube.com/watch?v=cdTB0t-0FW8Sistema) de coordenadas cartesiano
Fiquei pensando na programação para esse esquema.
Tem um vídeo dela operando, para o que se propõe ficou muito bom.
No caso do LinuxCNC, é possível definir as equações de geometria de movimentação para cada eixo de um CNC. Ou seja, quantos passos cada motor (M1, M2, M3, ...) deve girar para se alcançar um deslocamento nos eixos x, y, z, ...
Normalmente (CNC cartesianos) esta geometria é 1 para 1 ou seja, cada motor está associado a um eixo de coordenada, mas há outras geometrias de CNC (polar, esférica, cilindrica, hexapode, ...) como esta em discussão. Onde, para mover uma ferramenta (exemplo: um CNC do tipo fresadora) ao longo de um eixo de coordenadas (x e/ou y) é necessário mover um ou dois motores simultaneamente.
-
Sistema de coordenadas cartesiano xy, video.... talvez ajude.
https://www.youtube.com/watch?v=cdTB0t-0FW8Sistema (https://www.youtube.com/watch?v=cdTB0t-0FW8Sistema) de coordenadas cartesiano
Fiquei pensando na programação para esse esquema.
Tem um vídeo dela operando, para o que se propõe ficou muito bom.
temos este....
http://youtu.be/lBzRjTB9JBw (http://youtu.be/lBzRjTB9JBw)
e este
http://youtu.be/rdZsFMFk5Cs (http://youtu.be/rdZsFMFk5Cs)
detalhe.... todos são aplicaçoes em impressoras 3d, mas podendo ser adaptado a fresadoras, bastando assim calcular todos os movimentos e sua carga, tal como atrito e tork, e eveito gravitacional...... sorte.....
-
Para efeito de simplificação e compreensão, segue imagens do Movimento Cartesiano X e Y..... todos os exemplos ja testados e com otimo desempenho.....
-
Para efeito de simplificação e compreensão, segue imagens do Movimento Cartesiano X e Y..... todos os exemplos ja testados e com otimo desempenho.....
-
..
-
...;
-
,,,.
-
8)
-
8)
-
A cima.... alguns exemplos de aplicações de movimento no plano cartesiano...... x e y....
-
Srs. Primeiramente parabéns a todos! Pois este foi para mim um dos tópicos mais alternativamente viável que já li em toda net. Lendo com atenção este tópico fiquei com a seguinte duvida: Este tipo de tração me parece uma ótima alternativa para movimentação só que Alguém saberia o torque que posso aproveitar de um arranjo sem perder o passo assim? Tipo, se eu usar tração a cabo de aço em uma maquina para usinar alumínio quanto de material; em mm de profundidade cada passe poderia retirar, por ex. de uma fresa de topo de 15mm 2 cortes
-
É necessário ter idéia do esforço requerido nessa fresagem. O que requer definir a velocidade de avanço, a rotação da fresa e o material usinado. Sendo uma fresa de 15 mm de diâmetro de dois cortes, posso estimar esforços da ordem de alguns a dezenas de kgf. Nesse caso, um sistema com cabo de aço (com um cabo de fração de mm) apenas poderia se deslocar em alguns mm. Esse deslocamento também é função do comprimento de cabo.
-
Obrigado mestre minilathe! Acho que entendi perfeitamente sua explanação. Esse sistema é perfeito para Cuter's tipo; laser ou plasma. Pretendo montar uma maquina Router com trilhos patins alternativos e gostaria de incluir esta tração alternativa também agora com esta dica. Passei a achar que:
Se for assim; o ideal seria usar 2 motores na tração um individual à cada lado pelo menos do meu eixo X que deve ficar com 1250 mm de comprimento com 1000 mm de movimento útil.
-
Primeiramente desculpem minha ignorância!
Este sistema pode ser implantado em maquinas pequenas tipo 300 mm X 300 mm?
Encontrei um cabo de aço para bicicletas de inox é bem fininho no máximo 1,5 mm diz o vendedor que resiste ao dobro da tração do convencional. Seria melhor para uma mini maquina um cabo bem fininho?
Caso eu encontre condições para montar um monstrinho assim posso postar aqui neste tópico ou devo criar um especifico?
Grato.
-
Primeiramente desculpem minha ignorância!
Este sistema pode ser implantado em maquinas pequenas tipo 300 mm X 300 mm?
Encontrei um cabo de aço para bicicletas de inox é bem fininho no máximo 1,5 mm diz o vendedor que resiste ao dobro da tração do convencional. Seria melhor para uma mini maquina um cabo bem fininho?
Caso eu encontre condições para montar um monstrinho assim posso postar aqui neste tópico ou devo criar um especifico?
Grato.
Abra um novo tópico, este já esta muito poluído e o gimbabf deve descansar em paz.
-
Lamento!
Não tive nenhuma intenção de vilipendiar ninguém muito pelo contrário; mesmo assim me desculpo com todos. Abrirei sim outro tópico quando terminar meu mini forno de fundição. Este tambem abrirei um tópico pois acho que posso retribuir tudo que me esta sendo ensinado aqui por vcs
-
Lamento!
Não tive nenhuma intenção de vilipendiar ninguém muito pelo contrário; mesmo assim me desculpo com todos. Abrirei sim outro tópico quando terminar meu mini forno de fundição. Este tambem abrirei um tópico pois acho que posso retribuir tudo que me esta sendo ensinado aqui por vcs
Osmar, você não tem nada que se desculpar, alias, como você é novo no fórum, não deve saber do falecimento de nosso amigo Gimbabf, o autor do tópico. Eu só recomendei um novo tópico para facilitar a solução de suas dúvidas, pois neste já tem muita postagem e nada de novo.
Edson