Bom dia pessoal,
Creio que alguns já me conheçam, mas não custa me apresentar novamente.
Sou o Guilherme, proprietário da Gaz Equipamentos, produzinhos equipamentos para filmagem profissional, e tenho alguma experiência com CNC. Montei um torno 4 ferramentas, uma router, e uma mini gravador a laser (esta acabei vendendo). Todas as máquinas para nosso uso, e felizmente, com excelente resultado.
Porém, nos últimos tempos tenho gastado muito em corte. O que me levou a pesquisar muito, para montar uma máquina de corte, para nosso serviço, e talvez para terceirizar algo.
Hoje, nosso corte é 80% laser, e 20% jato d'água. Cortamos aluminio, 60% 2-3mm, 20% até 7mm, e 20% mais espessas que 7mm.
Isso me levou (estou a mais de 6 meses pesquisando), a pensar em três possibilidades.
1- Laser, que foi descartado por causa do custo.
2- Plasma, que foi descartado por causa das rebarbas (quero evitar o retrabalho), e a impossibilidade de fazer os furos pequenos (temos bastante furações em aproximadamente 4mm). Este eu não descartei completamente, então se os caros colegas tiverem inputs, que consigo um corte com qualidade, pouca rebarba, e furações de 3-4mm em chapas de 3mm, posso voltar a pensar no plasma.
3- Jato d'água, que foi o escolhido. Eu sei que a máquina sairia mais cara que o plasma, e que o requer muito cuidado no projeto, pois pode ser perigoso devido à pressão, e a água, porém, não vejo o laser como sendo muito menos perigoso... O ponto positivo é que eu poderia cortar vários materiais, entao até a proteção interna das caixas poderia ser cortada aqui, seria ótimo para mim.
Minha idéia então seria uma máquina relativamente pequena, utilizando bomba nacional, e importando os componentes necessários. Seguiria mais ou menos essa idéia:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiklt7ukp3LAhVGhZAKHXFYDqYQFgg9MAA&url=http%3A%2F%2Fhackaday.com%2F2014%2F01%2F14%2Fhydro-the-low-cost-waterjet-cutter%2F&usg=AFQjCNHHtAnmc5sK6wSIXRj-V8PrstKk8A&sig2=XIq4wyjTudY_p_Zba9XfmQA máquina teria 1000x2000mm
Trabalharia com motores de passo (50kgf em Y, e 100kfg em X).
A movimentação ainda não decidi, mas com certeza será isolada. A princípio pensei em correias sincronizadoras e guia linear, mas ainda não está definido).
Estrutura em alumínio, por conta da oxidação.
O bico, e toda essa parte, creio que seja mais fácil importar.
E a bomba, penso em 10000 - 20000 PSI, visto que pretendo cortar nela até 7mm de alumínio, e 3mm de aço. Então, não preciso uma SUPER bomba. Diminuindo assim os riscos também (sim, eu sei que ainda assim é uma pressão muito alta, mas estamos trabalhando com água).
Encontrei no Brasil bombas da Comet, com 14500 PSI, o que creio que seria muito bom, precisaria ver sobre a vazão correta, mas pelo que vi no site deles, é possivel utilizar para essa finalidade.
Então, como é uma parte pouco explorada, principalmente aqui no Brasil, a idéia seria fazer um acompanhamento passo a passo aqui.
O que pensam? É possível? Teria alguma dificuldade adicional, que não pensei.
Grande abraço.
Guilherme