Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Jackson Luz & Cena em 18 de Novembro de 2011, 22:04
-
Olá pessoal,
Li e aprendi muito aqui no fórum, mas não o suficiente, porque o aprender é infinito e não ocupa lugar.
Tem uma frase que diz que "nada se cria, tudo se copia", mas isso não é pura verdade porque aqui no fórum tem muita gente criativa e de boa vontade.
Comecei a fazer a máquina, pretendo apresentar detalhes, idéias, em fim, tudo que por ventura for proveitoso para todos.
Pra começo de história estou postando um desenho de uma das partes dela, depois posto mais porque pretendo esclarecer tudo que estou bolando para também contribuir e/ou receber sugestões, críticas, etc.
- X = 1500mm, Y= 1350mm (área total) e Z estou resolvendo porque vou colocar duas cabeças, fresa e plasma. É uma máquina apenas para as minhas necessidades;
- Metalon de 100X100mm X 1/4;
- Regulagem de posicionamento em cada fuso/dois sentidos através de oblongos (vejam detalhes no metalon e nas peças que serão acopladas aos suportes dos motores e mancais);
- Regulagem de uma das guias lineares com três oblongos (um em cada extremidade e um no centro (vejam as chapas que receberão o parafuso de cada oblongo), a outra guia será referência;
- Não está no desenho, mas as duas guias lineares terão em cada lateral uma régua com parafusos distribuídos para fixação, e sensíveis ajustes periódicos de paralelismo entre elas;
Por enquanto é só, na próxima postarei desenho de como estou fresando o metalon de 1500mm que vai receber guia linear, em fresadora com apenas 600mm de área útil sem o problema da descontinuidade (eu até comentei sobre esse problema com o F. Gilii em seu último projeto apresentado aqui, e ele disse que tem acesso a uma fresadora muito grande. Mas como isso é difícil para muitos de nós, a gente tenta outras formas (ainda bem que restam os neurônios pra torrar, rsrs).
Abraços a todos,
Jackson.
-
Salve !
Também li e aprendi muito neste fórum .
Fiz a algum tempo atras ( 1998 tudo usando D.O.S. ) uma cnc bem parecida com a sua , com dois motores no X , mas pequena ( Tamanho A4 ) , depois de muitas alegrias desmanchei , e fiz uma mais moderna com a placa cnc3ax .
Agora estou fazendo uma ( a passos de tartaruga ) com medidas 2000 x 1000 x 200 x Smile
Uma das dificuldades é o apoio das guias , vi no seu projeto que vai usinar os apoios das guias , eu acho ( (*)quem acha não tem certeza ) que o metalon ira deformar ao longo do comprimento .
Vi também que a mesa é usinada nas extremidades de apoio , acho (*) que ira ter dificuldades com o esquadro do metalon .
Os braços inclinados na parte de baixo da mesa serão soldados ? , ( soldar metalon requer habilidades extra terrestre , é uma briga para manter a geometria , a solda puxa )
Veja este site , leia com atenção o que ele usa para alinhar as guias .
http://www.oneoceankayaks.com/madvac/madvac_index.htm (http://www.oneoceankayaks.com/madvac/madvac_index.htm)
Abraços ...
-
Salve! Osvaldo,
Satisfação trocar idéias com você.
Realmente é muito grande a dificuldade de se preparar os apoios da guias lineares, inclusive me manifestei sobre isso no tópico do Gilii no seu "projeto 622 ou 322" salve engano, onde ele diz que tem acesso a uma fresadora muito grande para usinar apoios grandes (dê uma olhadinha).
Veja, dificilmente as pessoas aqui do fórum têm acesso a esse recurso porque fica muito dispendioso, sem falar do trabalho de deslocamento, etc. A maioria das fresadoras geralmente não têm área útil pra esse serviço, por isso você faz essas observações e com muita propriedade.
Mas após muita paciência eu consegui resolver esse problema e, garanto que fica 100% da precisão da fresadora utilizada no serviço porque já fiz em meus metalons que têm comprimentos de 1500 e 1350mm, diâmetro de 100X100mm e espessura de 1/4 (as minhas fresadoras-mecânicas são: uma de área útil 100mm e a outra de 60mm)
Quero compartilhar a ideia com todos aqui do fórum para que todos nós possamos fresar os apoios das nossas máquinas de forma satisfatória em qualquer área útil de uma fresadora pequena, sem descontinuar a fresagem (fresar sem "emendas").
Vou colocar em breve uns desenhos e o passo a passo completo para que todos entendam rapidamente o procedimento, e se por ventura alguém discordar, pode ficar à vontade para fazer qualquer crítica, pois ninguém é dono da verdade.
Os braços inclinados que você se refere vão se aparafusados (os parafusos vão ter acesso por furos nas duas paredes do metalon, sendo uma das paredes com furos maiores para passagem das cabeças dos respectivos parafusos.
Sobra a mesa, ainda não consta no desenho, ela vai ser móvel (subir e descer por um sistema hidráulico), pois vou usar plasma e a opção de corte em madeira também (não pode molhar).
Todo o metalon que tiver relação direta com guias lineares, e fusos serão aparafusados e não soldados. Como você disse, a solda puxa, mas além disso o material após frio, tende a se reposicionar com o tempo, logo, nem adianta muito fresar depois de soldado.
Um abraço,
Jackson
-
Olá pessoal,
Estou concluindo a parte mecânica dessa máquina.
Tá demorando porque estive bolando um sistema de alinhamento de guias lineares um pouco diferente.
Acho que possa estar eficiente, mas estejam à vontade para as críticas (pode mandar ver), pois só assim a gente faz o certo ou/e melhora.
Dá um pouquinho mais de trabalho para fazê-la, mas espero que depois eu possa tê-la trabalhando muito mais rsrs.
Estarei postando todo o passo a passo e compartilhando com todos o meu aprendizado de forma aberta e incansável, seguindo o bom exemplo de muitos aqui, que aliás, vou precisar muuuuito mais.
Se os arquivos não estiverem nítidos ou com informações confusas, podem reclamar e dizer como melhorar
Jackson Luz.
-
Bom dia Jackson
Poste os desenhos em jpg para podermos visualizar sem precisar de baixa-los
Jr.
-
Bom dia Jr.
Quanto à nitidez, se não estiver boa, posso mudar a cor da máquina
Jackson
-
Seguem mais dois desenhos dando sequencia à apresentação do projeto
-
caramba...
nao tá meio pesada pra uma router?
precisa tanto ferro fundido?
mas tá ficando legal..
-
Oi Fábio,
- É que eu tenho aqui várias chapas em ferro fundido de 10 a 30mm muito planas, então resolvi usá-las cortando algumas tiras para fazer o esquema de regulagem das guias lineares, etc. Essas guias tem vários parafusos, portanto, várias roscas (no ferro fundido é mais tranquilo abrir rosca).
- Nas laterais do pórtico, que são pequenas em relação a algumas máquinas estou usando as de 10mm. A diferença de peso não é muito significativa, até porque os dois fusos no "X" dispensa o peso daquela barra inferior que liga os dois lados do pórtico. Uma coisa compensa outra;
- Já que estou primando tanto pela questão do alinhamento, com certeza vou ter bem menos atrito na movimentação, ganhando bem mais leveza diminuindo ainda mais o efeito da diferença de peso para os motores e ganhando mais estabilidade na máquina devido ao peso a que você se refere;
- O ferro fundido é menos flexível e isso também contribui para maior rigidez da máquina no somatório final;
- Os dois motores no "X", terão atenção especial em relação ao torque x velocidade.
Mas sei que você é Fera no assunto e eu me considero aprendiz. Se for o caso não se acanhe em me orientar. Vou agradecer bastante.
Abraço,
Jackson.
-
Então Pessoal,
Não esqueci que prometi colocar o esquema para fresar o metalon em uma fresadora de área útil menor que o comprimento da peça.
Ao meu ver poderá dar certo, mas ninguém é dono da certeza. Se for de interesse, analisem o esquema para vermos os prós e os contra e, se acaso tiver tudo certo será um bom passo para evitarmos pensar em fresadoras gigantes, que com certeza vai dar muito mais trabalho e o bolso vai doer muito.
Osvaldo,
Demorei um pouco para postar isso, mas nunca é tarde. ah! será que você ainda está a passos de tartaruga? rsrsrs
Abraço,
Jackson
-
Osvaldo,
Demorei um pouco para postar isso, mas nunca é tarde. ah! será que você ainda está a passos de tartaruga? rsrsrs
Abraço,
Jackson
[/quote]
Nossa !!! havia esquecido deste tópico , parte estrutural pronta , parte eletrônica pronta , estou colocando os motores e fusos , estou com dificuldades em conseguir as calhas articuladas , logo postarei algumas fotos do Frank , abraços.
-
Pois é,
Essas máquinas!!!... Precisamos de tempo para construí-las. "Construir" é um pouco mais complexo que "Fazer". Por isso a demora é justificável (de vez em quando a gente gasta bem mais que 5...0...0... dias). E os "passos de tartaruga" muitas vezes são sensações psicológicas devido aos efeitos do desejo.
Eu também já terminei toda a estrutura (mesa e pórtico). Já torrei 32 dias úteis serrando, furando, torneando e fresando. A retífica vou terceirizar, gracas a Deus. A eletrônica já está quase apalavrada com o HOMEM, e ele virá aqui instalar.
Estou engatinhando no "Z" e assim que aprontá-lo postarei as fotos e os vídeos que já venho preparando ( ah, se o HOMEM deixar, vou filmar ele também).
Em resumo, é muita coisa pra um marinheiro de primeira viagem que não quer naufragar por já perceber os perigos do mar.
Um abraço,
Jackson Luz
-
Rapazzzz, hoje eu achei de ler o tal procedimentozinho para fresar uma peça longa em uma a freasadora pequena e vi uma coisa muito estranha.
Eu digitei todo o texto acima e depois pedi pro meu sobrinhozinho aqui colocar a foto do desenho com o procedimento (escrito em azul) porque ele tem habilidade nessas montagens e também já estava por dentro da idéia do fresamento por ter me visto planejando lá na fábrica.
Ele parece que não sabe a diferença entre PESSA e PEÇA.
Dei um carão da P... nele e pedi pra que ele "pessa" pra alguém ensinálo a descrevrer corretamente uma "peça" sendo usinada.
Se o MOBRAL ainda existisse falaria com o pai dele urgente - rsrs.
-
Rapazzzz, hoje eu achei de ler o tal procedimentozinho para fresar uma peça longa em uma a freasadora pequena e vi uma coisa muito estranha.
Eu digitei todo o texto acima e depois pedi pro meu sobrinhozinho aqui colocar a foto do desenho com o procedimento (escrito em azul) porque ele tem habilidade nessas montagens e também já estava por dentro da idéia do fresamento por ter me visto planejando lá na fábrica.
Ele parece que não sabe a diferença entre PESSA e PEÇA.
Dei um carão da P... nele e pedi pra que ele "pessa" pra alguém ensinálo a descrevrer corretamente uma "peça" sendo usinada.
Se o MOBRAL ainda existisse falaria com o pai dele urgente - rsrs.
Ehehehe fique Tranquilo Jackson ,
Realmente ficou meio estranho , pois a sua escrita desde o inicio do tópico estava tão correcta que aquela "pessa" ali só conseguia rivalizar com a palavra antes... " iferior " rsrsrsrs , mas jovem tem disto , escreve sem preocupação de como se escreve certo.
Continue nos dando informações sobre o seu projecto , pois está bem interessante, pormenores destes são males menores...
Abraço
José Vilhena
-
Amigos.
Tive o prazer de conhecer pessoalmente o amigo JACSON, pois ele esteve visitando minha humilde fabriquinha rsrsrs e estamos em contato ,alias ele sempre liga para mim rsrsrs e eu nunca rsrsrs ( pessoa muito gente fina|)
mas ele me mandou algumas fotos de sua maquina, o que esta ficando muito bom, por sinal vai ter que alugar o guincho da SUPER PESA para caso ele queira mudar de lugar rsrsrsrs.
AGORA, vou colocar lenha na fogueira rsrsrss, ele não esta colocando as fotos , porque sera????
amigão coloca as fotos aqui para que todos admirem sua criatura rsrsrs ( danosse, o homi vai me mata rsrsrsr)
abração
ricardo
-
Grande Zé Vilhena,
Tenho acompanhado as suas participações aqui no fórum, sempre com contribuições importantes para todos nós.
Agora, percebemos mais ainda a sua fineza, coisa de gente grande.
Obrigado pelo conforto, dentro em breve informarei sobre o meu projeto.
Um forte abraço
Grande José Ricardo,
Nem é necessário te dizer muita coisa. Você é o cara.
Obrigado pelas palavras, isso ajuda muito a gente.
É verdade pessoal, fui até à fábrica dele, mas não vi nada de humildezinha não. De humilde, só os corações da família (fui muitíssimo bem recebido).
Amigão, já estou pertinho de concluir a mecânica da minha máquina, claro, com muita ajuda direta e indireta de todos aqui, além de muitos neurônios torrados. Logo, logo apresentarei detalhes para avaliações de todos, que como já disse, me ensinaram tanto, e sinto que irão continuar me ensinando.
Um grande abraço,
Jackson Luz
-
Grande Jackson, estou ansioso pra ver sua maquina funcionando heim!!
ja fiz um teste com o nebulisador, show de bola, mais ainda tenho que fazer uma base definitiva pra ele na máquina.
Grande abraço.
-
E aí, Grande Hemp
Por esses dias começarei a colocar fotos.
Ajuste aí o nebulizador, depois coloca pra a gente ver
A base magnética não deu certo?
-
A base deu certo sim, mais tenho que fazer um pequeno suporte no meu eixo Z para coloca-lo, esta semana acho que sobra um tempo pra fazer.
-
Bom dia pessoal,
Depois da cobrança do Grande José Ricardo, começo então a colocar fotos da máquina.
Eu estava deixando pra depois da pintura, mas vou adiantando no ferro cru mesmo para todos terem uma ideia do que estou fazendo.
-
Decidi trocar a solda por parafusos reforçados. Já se vão mais de mil furos em chapas de 1/4 e 1/2''
-
Bom dia pessoal,
Depois da cobrança do Grande José Ricardo, começo então a colocar fotos da máquina.
Eu estava deixando pra depois da pintura, mas vou adiantando no ferro cru mesmo para todos terem uma ideia do que estou fazendo.
Não meu amigo COBRANÇA NUNCA rsrsrsrsrsa
ApenaS solicitei COM TREMENDA HUMILDADE rsrsrsrsrs, as fotos de sua criatura, pois sei do seu potencial para este fim, e gostaria que vc compartilhasse com os amigos.
Vc já é fera na arte de dar a luz( no bom sentido da palavra rsrsrs) então com certeza só vais nos prestigiar com todo seu conhecimento.
abraço, mas ainda esta faltando as fotos RSRSRSRSRSR
Ricardo
-
Rapaz não lembro como colocar as fotos! é brincadeira?
-
Grande José Ricardo!
Me dê uma luz então. Não estou conseguindo colocar as fotos rsrsrs
Exesso de peso. Vou aprender a reduzir isso pra colocar as fotos
-
Olá menino Jackson!
Uma opção que considero boa e utilizo muito é hospedar as fotos no Imageshack (crie uma conta em segundos) e então tu só cola o link que inicia com (http://e finaliza com).
Assim tu podes inserir as imagens em qualquer parte da mensagem e não apenas no final. O próprio Imageshack tem a opção de redimensionar automaticamente as fotos. Dúvidas é só gritar.
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
-
Amigo jackson,
Acabei de chegar da cidade e soube que vc ligou para mim.
bem amigo, a dica que o mestre VELHO HIPPIE, lhe disse´e uma boa, mas caso não consigas, o que acho improvavel rsrsrs
voltamos a nos falar, e desculpe por não lhe atender, mas tinha acabado de sair.
abraço
ricardo
-
Olá meninos!
Peço desculpas, pois somente agora com a resposta do amigo José Ricardo, percebi que não saiu a codificação correta na minha mensagem anterior, pois o sistema identificou o código. Vou tentar novamente...
Para inserir uma imagem basta inserir [I,M,G] link da imagem [/,I,M,G]
Obs.: SEM AS VÍRGULAS! Só coloquei as virgulas neste exemplo acima para o sistema não codificar novamente, :P
Pra tentar facilitar, segue uma imagem do que descrevi, basta copiar o código selecionado e colar em qualquer parte da mensagem....
Como faço agora:
(http://img594.imageshack.us/img594/3037/imageshackut.jpg)
Espero ter ajudado.
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
-
Ok, José Ricardo, não precisa se desculpar.
Um forte abraço.
Velho Hippie,
Desde já agradeço a sua gentileza, vou criar uma conta conforme a sua orientação. Claro, ajudou bastante, pretendo colocar várias fotos e explicar alguns procedimentos da elaboração da minha router.
Muita PAZ e muita LUZ!
Jackson
-
Olá pessoal,
Começo a colocar fotos da minha router graças a colaboração de todos, porque todos aqui sempre têm algo importante a ensinar. Eu estou aprendendo com estes ensinamentos através das opiniões, sugestões, dicas e perguntas que surgem no dia a dia do fórum.
Repito uma frase muito corriqueira por aqui "se não fosse vocês, eu não estaria fazendo a minha máquina". Desde já agradeço a todos, e espero colaborar sempre que eu puder.
Dados da router:
- Dimensões totais 1500 no X, 1143 no Y e no Z 100 de área útil (medidas em mm)
- Mesa em metalon 100 x100mm, de 1/4''
- Pórtico em chapa de aço dobrada de 1/4''
- Z em chapa de aço de 1/2''
- Guias lineares de 25mm em todos os eixos
- Patins de 84mm, pré carga média, com abas (em todos os eixos)
- Fusos de esféra de 25mm nos eixos de X e Y, e no Z com 20mm, todos com castanha dupla (fusos laminados)
- A motorização, a eletrônica e as reduções serão adquiridas após a retificação dos apoios das guias, dos apoios dos patins e apoios dos mancais.
-
Detalhes da regulagem do paralelismo de X (ajuste mais fino) e detalhes da preparação do pórtico (reforços para maior rigidez da máquina)
Os tubos internos do pórtico foram usinados sob medida para que os parafusos puxem para uma só medida toda a superfície onde as guias serão apoiadas, além de servir de base para usinagem e retificação desses apoios
-
Esse aí é o meu herdeiro entrando no ritmo rsrsrs
-
O destino dessa router é fazer peças de alumínio (as partes em chapas de 2 e 3mm) para esses equipamentos de iluminação que eu fabrico aqui com estampos.
Para fazer engrenagens utilizo uma fresadora semi automática com disco divisor feito exclusivamente para elas (divisão direta), mas se der pra utilizar um eixo "A" faço outra máquina só pra isso. É penoso mas eu gosto de desafios, fazer o que? rsrsrs.
-
Muito loco esse equipamento que vc fabrica em Jackson!
E parabéns pela máquina.
-
Obrigado Hemp,
Poi é rapaz, isso é mais uma loucura. Esse equipamento tem 20 motores de passo, uma programação em "C" e outra em DMX (protocolo de comunicação) que vai daqui até o final de linha de Minas rsrsrs
-
Por enquanto o projeto final é esse aí, mas poderá ser mudado a qualquer momento (rsrsrs)
-
Fotos do Z
-
Z em andamento
-
Finalizando o Z
-
Caramba, Jakson, estrutura super robusta!
Vc sabe quanto pesou o eixo X? Você vai usinar o quê?
Abraço e parabéns.
Jorge
-
Olá Jorge, obrigado
Realmente a máquina está muito pesada, mas é proposital para diminuir vibrações ao máximo já que deverá usinar chapas em alumínio 16 horas/dia.
Vou calcular o peso do "X" já que seria complicado usar balança, e passo pra você.
Terei que calcular também o peso do pórtico e pesar o Z para dimensionar a motorização.
Um abraço,
Jackson
-
Esse aí é o meu herdeiro entrando no ritmo rsrsrs
Parabéns pela maquina, muito capricho na construção.
Vi pela foto que voce tem uma serra vai e vem , semelhante a minha,,, esta serra é mesmo bastante lenta?
serra vai e vem ( HD 720) (http://www.youtube.com/watch?v=v1zlGuA3zb4#ws)
ABRAÇO
-
Olá jackson,
Parabens, a tua maquina é muito robusta. Vejo que se aproveitou bem da tua viradeira, Eu trambem fiz a base da minha maquina com cantoneira de ferro de 1/4, ma o portico movel é tudo de aluminio. Mas a tua maquinqa é muito superior. Só un detalhe que prendeo a minha atenção: Os guias estão muito expostos, acho que vai colocar coifas de proteção e algo similar.
Parabens
Alberto
-
Oi, jvfc, tbém tenho uma máquina dessa e ela é lenta mesmo. Porém, essa do vídeo está mais lenta que o normal (tendo como referência a minha), e a diferença que notei é o tamanho da polia do motor, que parece ser bem pequena (diâmetro).
É possível aumentar a velocidade dela, mas não muito, porque o funcionamento vai-e-vem é assim mesmo. Com a velocidade mais alta, é bom que use refrigeração para não aquecer a serra, que fica sempre em contato com o material.
Abraço.
Jorge
-
Olá Pessoal, obrigado a todos
JVFC,
As nossas serras são muito semelhantes. Realmente elas são mais lentas (em torno de 2 a 2,5 vezes) em relação às modernas, mas elas bem ajustadinhas funcionam bem.
A velocidade da sua está igual a da minha.
Alberto,
As minhas viradeiras não conseguem virar chapas de 1/4 aço. Utilizo elas para virar alumínio até 3 e ferro até 1,5mm com boa eficiência. Dobrei as da máquina em uma industrial (motorizada) numa metalurgica.
Em relação à superioridade:
Cada máquina tem a sua finalidade. Se a sua máquina atender as suas expectativas ela é uma ótima máquina, jogando por terra o conceito de superioridade. Nem tenha dúvida disso.
Sobre o posicionamento das guias, note que existe uma profundidade em torno de 100mm entre as guias e a tábua de sacrifício o que ajuda muito a diminuir a incidência de cavacos nas guias. Mas mesmo assim, estou planejando fazer uns raspadores de chapa de bronze ou latão mais alongados e acoplar nos patins pra ver se funciona (já deixei espaço livre para isso com as guias mais compridas sobrando espaço nas extremidades, onde o pórtico não chega devido a travessa limitar o percurso do conjunto Y e o Z também não alcança devido as laterais do pórtico estarem pelo lado de fora.
Jorge,
A sua sugestão é muito boa, qualquer aumento na velocidade das vai-e-vem é bem vindo. Eu sempre utilizo refrigeração em qualquer corte que faço, conserva muito a lâmina de serra e suaviza o corte.
Um abraço,
Jackson Luz
-
Detalhes da como estão sendo preparados os calços das guias que servirão também para ajustes finos de paralelismo (parafusos travados por porcas após ajustes).
-
Boa tarde, eu sou Jânio Moreira, moro em São Paulo, sou torneiro mecanico e estou concluindo curso técnico de eletrônica.
Jakson luz eu venho acompanhando o seu projeto e uma coisa que me chamou atenção é sobre o que voce fala sobre alinhamento fino das guias. Por eu nunca ter visto alguem fazer isso de colocar parafusos nas laterais das guias eu gostoria de saber de você e tambem do pessoal do fórum se isso é necessário ou não.
É que também entrei nesse mundo cnc e estou me dedicando de corpo, alma e bolso a esse assunto.
Muito obrigado pelas respostas dos amigos aqui do guia cnc.
-
Jânio, bom dia,
Demorei a responder. É que estava procurando algumas fotos sobre o assunto.
Você nunca viu isso, então vou tentar explicar.
1- Quando apertamos as guias, sempre há tendências a deslocamentos laterais indesejáveis (coloque um relógio e verá). Isso porque é muito difícil abrir tantas roscas com um macho na posição vertical e obter depois um perpendicularismo zerado entre os futuros parafusos e a guia como também há uma tendência a deslocamentos da mesma em função do giro da cabeça do próprio parafuso quando vai encostando na guia (o atrito do movimento horário) já que estas têm folgas em seus furos.
Quando você aperta o alen, a parte inferior da cabeça do parafuso não assenta de forma correta no rebaixo da guia, causando deslocamentos laterais que a gente não percebe, mas os rolamentos e as guias sentem, e sentem muito, principalmente quando usamos conjuntos com pré-carga média ou pesada.
Por estes motivos coloquei este sistema que me permite apertar e regular intercaladamente até conseguir alinhamentos paralelos perto do zero do relógio, dando o torque correto em todos os parafusos ao logo das guias, em conformidade com as indicações dos fabricantes.
2- As réguas também protegem o alinhamento das guias, reforçando a sua fixação em função de batidas (impactos) laterais causadas pelo "Z" na ocorrência de determinadas falhas, além de facilitar realinhamentos futuros.
Dá muito mais trabalho pra fazer isso. Tive que abrir 78 roscas a mais e explorar muito tempo nas fresadoras ferramenteira e universal para furar e fresar esse sistema com precisão, mas "isso", poderá agregar algum benefício.
Espero ter respondido a contento,
Jackson Luz
-
É isso ai Jakson, aos poucos ta ficando pronta, parabéns.
-
Jackson, você está fazendo uma CNC ou um tanque ??? (Brincadeira :D). Caramba, que máquina robusta.
Parabéns pelo projeto, está ficando show de bola.
Grande abraço.
SDS.: Casarini.
-
Hempquest,
Tudo bom meu irmão? A máquina já está bem mais adiantada, estas fotos foram pra ilustrar a resposta do Jânio.
Na verdade já era pra estar finalizada, mas estou fazendo em paralelo uma retífica.
Obrigado, depois te mando umas MP's.
Casarini,
Tá ficando pesada mesmo. Às vezes também me pego fazendo essa mesma pergunta, mas é que vou fresar muito alumínio e quero ver se consigo melhorar as passadas do cavalinho nessa carroça.
Um abração,
Jackson Luz
-
Caramba, Jakson, estrutura super robusta!
Vc sabe quanto pesou o eixo X?
Jorge,
Por falar em peso na última citação, jamais poderia deixar de responder a sua pergunta especificamente. Demorei, mas calculei com mais cuidado para uma resposta mais coerente. Aproveitei e já calculei tudo! prooonto! rsrs.
O "X" (pórtico):
Chapa (aço) de 3/8", dobrada + reforços com peças de 1" + tarugos de 1" + laterais de 3/8" + travessa + guias, fuso e mancais, está pesando +/- 93Kg.
O "Z" :
Todo em chapa (aço) de 1/2", peso do conjunto completo (exceto motor, redução e spindle) em torno de 24 Kg
Peso total "X + Z" aproximadamente 117Kg sem os acessórios citados.
A mesa toda em aço de 1/4'' e 3/8 nas cantoneiras, está pesando por volta de 322Kg
Peso total da máquina até agora, 440Kg, mais ou menos.
Desculpe a demora, um grande abraço,
Jackson Luz
-
...Peso total "X + Z" aproximadamente 117Kg sem os acessórios citados...
Caramba, Jackson, é um bom peso. Obrigado pelo retorno.
Quanto ao tempo de resposta, tá ótimo... Tá "em tempo ainda", porque foi somente uma curiosidade.
Abraço.
Jorge
-
Titanic
-
Pois é, Amigos, se eu dimensionasse essa máquina com a metade desse peso, a diferença no orçamento não seria muito significativa face aos valores dos acessórios, cujos fusos são retificados (comprei na Kalatec com a Marcela Silva).
Com esse peso (mais robustez), posso experimentar cortes com passos mais ousados em alumínio, utilizando fresas de diâmetros maiores. Se fosse mais leve, nem iria testar isso.
Ah! Eu ainda tô chamando essa coisa de carroça, mas o Amigo Casarini chamou de tanque e o Grande Cássio, generosamente, falou em Titanic rsrs. Vamos ver em que vai dar, por enquanto é então, "um tanque navegável". Tomara que não afunde, Né Alvarenga? rsrs.
Um abraço pra vocês,
Jackson Luz
-
Pela estrutura, da para cortar até chapa de aço de 1 polegada rsrsrs
Espero que ela fique onde esta sendo fabricada, porque se não vai ter que trazer o guincho da SUPER PESA.
Quando ficar prontinha, já podes comprar as balas de canhão
abraço e sow de bola
riacardo
-
Agora estou bolando um sistema de rodízio intercambiável, com molas para ser acoplado no Z, com o objetivo de comprimir a chapa no momento do fresamento das peças.
Quando o spindle baixar, três rodas distribuídas em volta da fresa (fechando um círculo) descerão junto e comprimirão a chapa em torno do corte.
Vou tentar eliminar a necessidade de grampeamentos, aparafusamentos, segurar com a mão, etc.
Se conseguir viabilizar isso já tá bom demais, e ainda melhor, se não for mais necessário desenhar pontes nas peças.
Jackson Luz
-
Agora estou bolando um sistema de rodízio intercambiável, com molas para ser acoplado no Z, com o objetivo de comprimir a chapa no momento do fresamento das peças.
Jackson a idéia e legal porem você vai ter dificuldades para as rodas acompanharem os movimentos dos eixos, uma opinião, você usar esferas grandes de Nylon (tipo uma ponta de uma caneta esferográfica) assim você teria menos atrito e aumentaria a precisão.
Abs.
Jr.
-
É isso mesmo Júnior, quanto maior, mais eficiente desde que não ultrapassem a área do z para não diminuir a área útil da máquina.
Valeu a dica, um abraço,
Jackson Luz
-
Pela estrutura, da para cortar até chapa de aço de 1 polegada rsrsrs
Espero que ela fique onde esta sendo fabricada, porque se não vai ter que trazer o guincho da SUPER PESA.
Quando ficar prontinha, já podes comprar as balas de canhão
abraço e sow de bola
riacardo
Grande José Ricardo, obrigado, não vai poder chegar a tanto, mas o alumínio vou querer que ela cuide direitinho, senão já viu...
Quanto ao peso, não vai ser problema. Ela é toda desmontável. Já estou providenciando a pinagem para facilitar os realinhamentos durante as remontágens.
Um abraço,
Jackson Luz
-
Grande Jackson, venho acompanhando seu projeto, e hoje ao ver um video vi um sistema de esferas no Z, que talvez consiga melhorar para sua maquina, segue abaixo o link do video.
Mesa de corte a plasma S&D Equipamentos (http://www.youtube.com/watch?v=GNV_vjIANuw#)
-
Grande André,
É isso mesmo, cara. Esse vídeo vai me ajudar em mais de 90% a desenvolver o meu sistema. Vou testar aproximando ou afastando as esferas do centro, adequando a força da mola, mudando o diâmetro das esferas, etc.
Devo preparar dois ou três tamanhos diferentes para usar de acordo com o tipo de material a se trabalhar e dimenssões de recortes. Os modelos terão um sistema de troca rápida.
Valeu pela força,
Jackson Luz
-
Algumas fotos mais
-
Parabens Jackson excelente maquina e muito robusta, acho que você vai conseguir usinar ate titânio com ela rs.
Abs.
Jr.
-
Obrigado Júnior,
Aprendi muita coisa com você e com vários outros aqui no fórum.
-
Gostaria de fazer uma pequena correção:
Ao responder ao Jorge _BH sobre o peso da máquina, respondi que a estrutura do pórtico era de chapa de aço 3/8" quando na verdade é de 1/4, mais alguns acessórios internos de 1". Desculpe, Jorge, o restante está correto.
-
Nossa, tá show de bola sua máquina hein.
-
Falta muito pra um video?
-
Jackson, parabéns pela máquina, ficou mto parruda. Não deixe de postar para nós um vídeo dela usinando aluminío!
Um Abraço Neto
-
Obrigado, ao Styg, ao Cyrillo, ao Neto, ...
Sem as contribuições de todos, essa máquina não poderia existir.
Tenho muito a aprender, mas isso é dinâmico, face aos constantes ensinamentos prestados aqui.
Pretendo fazer em breve um vídeo usinando alumínio, e confimar mais uma vez a importância desse grupo.
-
fala nobre Jacksom
não sou coveiro, mas vou reabrir seu tópico, pois um tópico desta natureza, não pode ficar parado muito tempo
acredito que vc tenha mais fotos para postar
nobre amigo, conforme nossa conversa, realmente este sistema de cantoneiras numa maquina tão robusta éra tudo que eu esta precisando.
realmente só não entendi muito bem o sistema de ajuste das guias com patins.
mas vamos nos falando
acho que vou encomendar tudo com vc e monto aqui rsrsrsrsrsrs
abração meu amigo
não esqueça de quando voltares ao rio, dar uma passadinha para almoçar aqui no barraco
ricardo
-
Grande José Ricardo, nessa máquina usei tubos quadrado de 100 X 100 com paredes de ~ 6 mm. essa estrutura é toda aparafusada por dois motivos fundamentais: o não empenamento e facilidade de entrar em qualquer lugar sem quebrar paredes.
Sobre os ajustes das guias, coloquei esse sistema para que tenhamos mais sensibilidade nos ajustes finos do paralelismo e rigidez contra possíveis desalinhamentos causados por batidas, etc
Fique à vontade para perguntar o que lhe interessar,
um forte abraço
-
Vou colocar fotos com as perfumarias, e vídeos dela cortando... ficou muuito robusta e bem acurada devido aos alinhamentos (nos quatro sentidos) e retificações dos apoios de guias, patins e mancais.
-
ficou parruda mesmo a danada viu ,,parabéns era mais ou menos assim que eu estava estudando fazer a estrutura da minha
-
Jackson bom dia,
Vi que você usou umas polias em alumínio e correias mais parrudas que a XL, poderia informar onde você as comprou, estou com dificuldade de achar a T5 ou a 5M.
Obrigado,
Carlos
-
Algumas imagens dessa máquina quando finalizada
-
Obrigado Rubens, qualquer dúvida sobre a máquina, fique à vontade para perguntar...
Carlos, tem um bom tempo que comprei estas correias, vou olhar na nota fiscal e lhe passo todos os detalhes. É que agora estou usando redutores planetários, essas correias só no Z, e quando comprei pedi uma boa quantidade delas.
-
Carlos, tem um bom tempo que comprei estas correias, vou olhar na nota fiscal e lhe passo todos os detalhes. É que agora estou usando redutores planetários, essas correias só no Z, e quando comprei pedi uma boa quantidade delas.
Tem algumas ainda sobrando?
-
Carlos, depende das suas distancias entre eixos, das relações de redução e das larguras das polias, para se saber os tamanhos corretos das correias a serem usadas.
-
Kavazar (nome de batismo já que elas cavam e vazam)
-Total: 3500 X 2500 X 220mm, com servos de 750W nos eixos X e Y (Y com dois espelhados) e 400W com freio no Z.
-Motor no spindle 4CV refrigerado a ar, cremalheiras em X e Y, fuso de 20mm no Z, guias lineares de 25mm
-Estrutura em aço 7,94mm (5/16")
-
Carlos, depende das suas distancias entre eixos, das relações de redução e das larguras das polias, para se saber os tamanhos corretos das correias a serem usadas.
Sim, sei que tenho que fazer os cálculos para achar o perímetro das correias.
Já localizei um fornecedor para as polias e correias.
Obrigado,
Carlos
-
Obrigado Rubens, qualquer dúvida sobre a máquina, fique à vontade para perguntar...
Olhando ela depois de pronta me deixou mais empolgado ainda ,,,espetacular sua maquina !!!!
com certeza se eu precisar de dicas ou informações entro em contato !!!
Grande abraço e sucesso!!
Att:Rubens
-
Obrigado Rubens, vamos trocar ideias para evoluirmos cada vez mais.
Criei um sistema para dar mais estabilidade ao atracamento dos pinhões às cremalheiras, e deu ótimos resultados, devido ao controle macio (sem rigidez desnecessária) através de várias molas que controlam todos os movimentos dos pinhões diminuindo desgastes e ruídos do conjunto.
Além das molas coloquei calços de bronze para melhorar os deslizamentos de entra e sai dos pinhões sem afetar muito a pintura da máquina, e controlar as alturas dos motores sem necessidade de utilização de flanges muito espessas.
Esse sistema pode ser útil também pra quem não gosta ou não tem como fresar e retificar os apoios das cremalheiras
-
Bom dia Jackson!!!!!!!!
Ficou muito bacana esta maquina vi que usou os redutores da apex deve ter ficado com uma boa precisão !!!!
Parabens mais uma vez pelo belo trabalho !!!!
Att:Rubens
-
tá de respeito...parabéns! ;D
-
Boa tarde Rubens e Fabrício, obrigado pelos elogios, e contem comigo para qualquer coisa ao meu alcance...
Sim! ficou bem precisa e com boa exatidão devido aos recursos dos servos drivers e a acuidade dos componentes envolvidos desde os engrenamentos à estrutura, reduzindo ao máximo os erros embutidos em todo os elementos envolvidos.
Espero contribuir com todos, algo que por acaso tenha alguma importância.
Um abraço
-
Aproveitando o momento, quero dizer que o mais importante de tudo, aprendi aqui, e que jamais vou deixar de repetir isso a cada máquina que eu concluir.
Devo muito a muitos de vocês e vou levar essa marca indelével para sempre :'( :D ;D
-
realmente uma belissima maquina
Amigo jackson
qual tem mais precisão
cremalheira ou fuso com castanha?????
E em relação ao preço entre os dois tipos???
abraço e boa sorte
ricardo
-
Caro Ricardo, os fusos são mais precisos que as cremalheiras, inclusive os fusos laminados fabricados hoje em dia, porque a indústria já os fabricam na classe C 7 que é praticamente a classe dos fusos retificados.
Porém as cremalheiras de boa qualidade e com um adequado engrenamento dos pinhões, torna imperceptível a diferença da precisão entre um e o outro, em qualquer trabalho desde que muito pequenas tolerâncias sejam desprezíveis, sendo assim, bem satisfatórias para router, laser, plasma e oxicorte, apesar do desgaste ser maior que o dos fusos.
Para peças que exijam tolerâncias muito apertadas como as que fabricam por exemplo mancais em aço para rolamentos ou coisa parecida, aí sim, os fusos são indispensáveis.
Então por quê (com conhecimento de causa) alguns usam fusos e outros cremalheiras em router, etc?
Em máquinas muito grandes há a necessidade de tração nos dois lados do pórtico, e as boas cremalheiras lhe dão uma ótima qualidade dos trabalhos proposto, estabilidade nas movimentações, e preço em média três vezes menor, apesar do desgaste ser maior que os dos fusos, repito.
Em máquinas menores é suficiente usar apenas um fuso centralizado para movimentar o pórtico, Sendo relativamente pequeno, não irá balançar, o custo não é alto devido ao comprimento e ao diâmetro, e é uma peça só a ser montada. O valor da castanha sai no mijo, sendo até mais prático (eu acho) que instalar uma cremalheira em baixo da mesa de sacrifício.
O conceito de máquina grande ou pequena nesse contexto, quem vai definir são os resultados positivos ou negativos que a máquina poderá apresentar quando em operação. Mas antes de montar, já existem os macetes para se decidir o que usar, considerando-se que a estrutura esteja dentro das conformidades e lembrando que quanto maior a máquina, maior o diâmetro do fuso e maior a castanha (o preço sobe e muito, não vale à pena).
Até agora a minha opinião é essa.
Um abraço
Jackson Luz
-
Uma bela explicação
ja tendo este vasto conhecimento, me diga , qual seria o tamanho para usar um ou outro
vamos dizer, uma maquina com 1m por 1.50m de AREA UTIL, qual vc aconselharia
sabes muito bem o porque de minhas perguntas né ;)
abraço nobre amigo
ricardo
-
Com estas áreas úteis, tranquilamente pode-se usar fusos de diâmetro 25mm, mesmo com as castanhas fixas no pórtico e no X, cuidando sempre da harmonia de todo conjunto e utilizando motores de passo.
Jackson Luz
-
obrigado pelas explicações
abração
ricardo
-
Jackson Luz ,estou querendo montar uma cnc grande,mas não quero soldar ,quero fazer com parafusos ,desculpe fazer uma pergunta tão torpe ,como vc fez as rosca na viga,vc usou qual tipo de macho?vi uns no mercado livre mas não sei c eles aguentam fazer rosca na viga, muito boa sua maquina
-
Não importa se você vai abrir rosca no casco de um navio ou numa chapinha pequena, o macho é basicamente o mesmo. Na verdade, há machos manuais de aço liga ou aço carbono, o primeiro é usado para abrir roscas em ferro ou aço carbono (vigas inclusive) e o segundo em metais macios e plasticos. Eu não compraria esse material no ML, a menos que conhecesse muito bem o fornecedor, poderá ser o barato que sai caro. Machos quebram facilmente quando mal usados ou mal fabricados.
-
minilathe,vc sabe de uma marca boa? e fornecedor ?
-
Fabricante: OSG
-
muito obrigado minilathe :)
-
Jackson Luz ,estou querendo montar uma cnc grande,mas não quero soldar ,quero fazer com parafusos ,desculpe fazer uma pergunta tão torpe ,como vc fez as rosca na viga,vc usou qual tipo de macho?vi uns no mercado livre mas não sei c eles aguentam fazer rosca na viga, muito boa sua maquina
Obrigado Cristiano, o nosso Mestre minilathe lhe respondeu tudo. Lembre-se que abrir rosca é quase uma arte que necessita de muito equilíbrio, sensibilidade, concentração, diâmetros dos furos adequados, um bom vira macho, lubrificação, tempo, machos confiáveis e treino para não tomar prejuízos às vezes irreparáveis.
-
Aprendi nesse Projeto muito, agradeco a todos por compartilhar o conhecimento, e Jackson, parabens pela maquina, muito bem feita e robusta! Na parte de fresadoras como a sua, cada um tem usado cada recursos, como se fossem impressoes digitais, um usando trilho de trem para fazer as vigas, outro usando poste de ferro c concreto dentro, o outro colocando abaixo da mesa de sacrificio marmore... fico c vergonha da minha mesa cordenada ter sido feita de acrilico e compensado.
A parte que eu mais gostei da sua maquina foi o ajuste fino, ja tinha visto isso na mesa de sacrificio, mas nunca nas guias.
Deus continue abencoando a todos.
-
Valeu Saul, estamos aqui para trocarmos informações e ideias. Nas máquinas podemos utilizar uma boa variedade de materiais, desde que os objetivos de quem as faz ou as compra sejam atingidos. Uso muito a seguinte frase: "esta máquina é ideal, é a melhor para isto ou para aquilo"