Salve! Osvaldo,
Satisfação trocar idéias com você.
Realmente é muito grande a dificuldade de se preparar os apoios da guias lineares, inclusive me manifestei sobre isso no tópico do Gilii no seu "projeto 622 ou 322" salve engano, onde ele diz que tem acesso a uma fresadora muito grande para usinar apoios grandes (dê uma olhadinha).
Veja, dificilmente as pessoas aqui do fórum têm acesso a esse recurso porque fica muito dispendioso, sem falar do trabalho de deslocamento, etc. A maioria das fresadoras geralmente não têm área útil pra esse serviço, por isso você faz essas observações e com muita propriedade.
Mas após muita paciência eu consegui resolver esse problema e, garanto que fica 100% da precisão da fresadora utilizada no serviço porque já fiz em meus metalons que têm comprimentos de 1500 e 1350mm, diâmetro de 100X100mm e espessura de 1/4 (as minhas fresadoras-mecânicas são: uma de área útil 100mm e a outra de 60mm)
Quero compartilhar a ideia com todos aqui do fórum para que todos nós possamos fresar os apoios das nossas máquinas de forma satisfatória em qualquer área útil de uma fresadora pequena, sem descontinuar a fresagem (fresar sem "emendas").
Vou colocar em breve uns desenhos e o passo a passo completo para que todos entendam rapidamente o procedimento, e se por ventura alguém discordar, pode ficar à vontade para fazer qualquer crítica, pois ninguém é dono da verdade.
Os braços inclinados que você se refere vão se aparafusados (os parafusos vão ter acesso por furos nas duas paredes do metalon, sendo uma das paredes com furos maiores para passagem das cabeças dos respectivos parafusos.
Sobra a mesa, ainda não consta no desenho, ela vai ser móvel (subir e descer por um sistema hidráulico), pois vou usar plasma e a opção de corte em madeira também (não pode molhar).
Todo o metalon que tiver relação direta com guias lineares, e fusos serão aparafusados e não soldados. Como você disse, a solda puxa, mas além disso o material após frio, tende a se reposicionar com o tempo, logo, nem adianta muito fresar depois de soldado.
Um abraço,
Jackson