Olá Pessoal, obrigado a todos
JVFC,
As nossas serras são muito semelhantes. Realmente elas são mais lentas (em torno de 2 a 2,5 vezes) em relação às modernas, mas elas bem ajustadinhas funcionam bem.
A velocidade da sua está igual a da minha.
Alberto,
As minhas viradeiras não conseguem virar chapas de 1/4 aço. Utilizo elas para virar alumínio até 3 e ferro até 1,5mm com boa eficiência. Dobrei as da máquina em uma industrial (motorizada) numa metalurgica.
Em relação à superioridade:
Cada máquina tem a sua finalidade. Se a sua máquina atender as suas expectativas ela é uma ótima máquina, jogando por terra o conceito de superioridade. Nem tenha dúvida disso.
Sobre o posicionamento das guias, note que existe uma profundidade em torno de 100mm entre as guias e a tábua de sacrifício o que ajuda muito a diminuir a incidência de cavacos nas guias. Mas mesmo assim, estou planejando fazer uns raspadores de chapa de bronze ou latão mais alongados e acoplar nos patins pra ver se funciona (já deixei espaço livre para isso com as guias mais compridas sobrando espaço nas extremidades, onde o pórtico não chega devido a travessa limitar o percurso do conjunto Y e o Z também não alcança devido as laterais do pórtico estarem pelo lado de fora.
Jorge,
A sua sugestão é muito boa, qualquer aumento na velocidade das vai-e-vem é bem vindo. Eu sempre utilizo refrigeração em qualquer corte que faço, conserva muito a lâmina de serra e suaviza o corte.
Um abraço,
Jackson Luz