Jânio, bom dia,
Demorei a responder. É que estava procurando algumas fotos sobre o assunto.
Você nunca viu isso, então vou tentar explicar.
1- Quando apertamos as guias, sempre há tendências a deslocamentos laterais indesejáveis (coloque um relógio e verá). Isso porque é muito difícil abrir tantas roscas com um macho na posição vertical e obter depois um perpendicularismo zerado entre os futuros parafusos e a guia como também há uma tendência a deslocamentos da mesma em função do giro da cabeça do próprio parafuso quando vai encostando na guia (o atrito do movimento horário) já que estas têm folgas em seus furos.
Quando você aperta o alen, a parte inferior da cabeça do parafuso não assenta de forma correta no rebaixo da guia, causando deslocamentos laterais que a gente não percebe, mas os rolamentos e as guias sentem, e sentem muito, principalmente quando usamos conjuntos com pré-carga média ou pesada.
Por estes motivos coloquei este sistema que me permite apertar e regular intercaladamente até conseguir alinhamentos paralelos perto do zero do relógio, dando o torque correto em todos os parafusos ao logo das guias, em conformidade com as indicações dos fabricantes.
2- As réguas também protegem o alinhamento das guias, reforçando a sua fixação em função de batidas (impactos) laterais causadas pelo "Z" na ocorrência de determinadas falhas, além de facilitar realinhamentos futuros.
Dá muito mais trabalho pra fazer isso. Tive que abrir 78 roscas a mais e explorar muito tempo nas fresadoras ferramenteira e universal para furar e fresar esse sistema com precisão, mas "isso", poderá agregar algum benefício.
Espero ter respondido a contento,
Jackson Luz