Entao Raranda... parece que voce vai ser a luz no fim do tunel... rsrsrsr
A colocação das esferas estão sendo feitas de maneira manual e artesanal , pois o cliente nao possui aquela caneta pra colocar as esferas (se voce conseguir essa caneta eu compro de voce).
Eu até andei vendo um sistema que é acoplado no spindle e a colocação das esferas fica por conta da CNC, mais é um equipamento importado e caro e por enquanto acho que nao vai ser viavel.
Os furos estao sendo feitos com fresa de 1,5mm, as esferas entram bem justas, mais nao sei se essa é a medida da fresa correta.
Na minha opinião o maior problema esta sendo a mesa de sacrifício da CNC, pelo fato de ser grande e de MDF, nao esta garantindo uma planicidade 100%, entao o cliente me pediu uma nova CNC de menor porte somente para fazer essas placas em braille, ja que a CNC grande dele esta entupida de trabalho e não esta dando conta de fazer todo o trabalho.
Eu pensei em fazer essa CNC pequena toda em perfil estrutural de aluminio com uma mesa a vacuo em policarbonato 15mm, dessa forma a planicidade da mesa vai ficar perfeita e alguma possivel diferença na espessura da chapa de acrilico nao iria fazer tanta diferença.
Quanto ao software, esta sendo usado o Artcam para gerar os codígos, as placas ja vem prontas em formato CDR (CORELDRAW) não sei te dizer se eles tem esse software que faz essa conversão da escrita normal para braille, mais posso ver com eles como esse processo é feito.
Entao diante das suas informações, eu poderia usar um spindle normal mesmo, utilizando a fresa correta para o furo e o aplicador das esferas de braille, se não for pedir muito teria como voce passar essas infirmações para o seu tio e dar uma assuntada com ele?
Desde ja agradeço