Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Hempquest em 15 de Março de 2013, 18:10
-
Ola pessoal, estou projetando uma máquina para fazer placas sinalizadoras em braille, mais estou travado em um obstáculo.
Essas placas são feitas em acrílico 3mm, as bolinhas tem 1.5mm de diametro, e acontece que a chapa de acrilico não é 100% plana, ocorre variações na chapa que atrapalha e dessa forma os furos nao ficam com a mesma profundidade.
Eu preciso bolar algum esquema que compensasse esse desnível da chapa de acrilico para que todos os furos ficasse com a mesma profundidade.
No vídeo em anexo, tem um sistema de spindle que parece que faz essa compensação, mais confesso que nao consegui entender o sistema apesar de parecer simples.
Venho mais uma vez pedir a ajuda dos amigos nessa empreitada.
Grato
Creating ADA Signage on the EGX Engraver (http://www.youtube.com/watch?v=v-_Sfwy7OBU#ws)
-
Opa Maicon, tudo bom?
E se vc colocasse um touch probe no eixo z ao lado do spindle?
Em vez da ponta da fresa tocar o touch probe, vc pode bolar algo para o touch probe tocar a chapa de acrilico na profundidade desejada e o spindle voltar para o z de seguranca
so que pra isso vc precisaria colocar a fresa na altura correta....
Abraço Neto
-
Boas nobre amigo Hempquest...
Então vamos trocar uma figurinhas. rsrsrs
Meu tio trabalha exatamente com esse sistema.
Inclusive eu tenho algumas dessas fresas para essa finalidade.
E posso garantir que o mais elaborado não é fazer os furos, e sim colocar as esferas, pois o aplicador é que determina d profundidade da colocação da esfera. Além é evidente, que a fresa usada é exatamente da medida das esferas e as esferas são todas "calibradas".
Então é isso, se precisar, pode entrar em contato que tento conseguir mais detalhes para você.
Uma outra dúvida agora minha, ele trabalha com um software específico que traduz instantaneamente para o braile.
Você criou algum software específico ou irá adaptar os tipos de algum programa padrão?
Do mais, fico a sua inteira disposição.
Abraços.
Rubens
-
Entao Raranda... parece que voce vai ser a luz no fim do tunel... rsrsrsr
A colocação das esferas estão sendo feitas de maneira manual e artesanal , pois o cliente nao possui aquela caneta pra colocar as esferas (se voce conseguir essa caneta eu compro de voce).
Eu até andei vendo um sistema que é acoplado no spindle e a colocação das esferas fica por conta da CNC, mais é um equipamento importado e caro e por enquanto acho que nao vai ser viavel.
Os furos estao sendo feitos com fresa de 1,5mm, as esferas entram bem justas, mais nao sei se essa é a medida da fresa correta.
Na minha opinião o maior problema esta sendo a mesa de sacrifício da CNC, pelo fato de ser grande e de MDF, nao esta garantindo uma planicidade 100%, entao o cliente me pediu uma nova CNC de menor porte somente para fazer essas placas em braille, ja que a CNC grande dele esta entupida de trabalho e não esta dando conta de fazer todo o trabalho.
Eu pensei em fazer essa CNC pequena toda em perfil estrutural de aluminio com uma mesa a vacuo em policarbonato 15mm, dessa forma a planicidade da mesa vai ficar perfeita e alguma possivel diferença na espessura da chapa de acrilico nao iria fazer tanta diferença.
Quanto ao software, esta sendo usado o Artcam para gerar os codígos, as placas ja vem prontas em formato CDR (CORELDRAW) não sei te dizer se eles tem esse software que faz essa conversão da escrita normal para braille, mais posso ver com eles como esse processo é feito.
Entao diante das suas informações, eu poderia usar um spindle normal mesmo, utilizando a fresa correta para o furo e o aplicador das esferas de braille, se não for pedir muito teria como voce passar essas infirmações para o seu tio e dar uma assuntada com ele?
Desde ja agradeço
-
Boas nobre Hempquest.
Como lhe falei, a máquina custa uma pequena fortuna, cerca de 80.000 dilminhas.
Mas é uma router normal.
O segredo está no software dessa máquina, que é um Core, um artcam e um Mach tudo em uma tacada só.
Além é claro do conversor de Braile (como mostrado no vídeo).
Sobre a caneta já te respondi.
Ela é o "segredo" do negócio, é ela quem determina a profundidade da colocação das esferas.
Até pouco tempo atrás eu tinha os esboços da mecânica dessa caneta, pois ia tentar fabricar uma, mas acabei desistindo e jogando tudo fora.
Mas vamos nos falando.
Abraços.
Rubens
-
Bom, o projeto não parou, na verdade esta atrazado pelo fato de eu ter mudado a empresa de endereço, mudança é complicado.
Segue algumas fotos do andamento.
-
uma pergunta ... o que vc fez para compensar a diferença na espessura do acrílico?
-
Ola pessoal, estou projetando uma máquina para fazer placas sinalizadoras em braille, mais estou travado em um obstáculo.
Essas placas são feitas em acrílico 3mm, as bolinhas tem 1.5mm de diametro, e acontece que a chapa de acrilico não é 100% plana, ocorre variações na chapa que atrapalha e dessa forma os furos nao ficam com a mesma profundidade.
Eu preciso bolar algum esquema que compensasse esse desnível da chapa de acrilico para que todos os furos ficasse com a mesma profundidade.
Hempquest, eu tentaria um sistema de mola (como o dos cortadores de vinil) com uma sapata limitadora de profundidade no spindle (ou em seu carro) e configuraria uma profundidade maior para os furos... assim, durante a furação, a sapata encostaria na chapa limitando a profundidade do furo e o excesso de movimento do eixo Z seria absorvido pelo sistema de mola...
Se eu não me fiz entender, é só falar...
-
Eu resolvi esse problema com a mesa a vácuo, assim a chapa sempre vai estar 100% plana em relação ao spindle, o sistema de molas também da certo, mais o cliente fez questao da mesa a vácuo pelo fato de aumentar a produtividade, pois fica bem mais rápido tirar e colocar material na máquina.
O cliente também esta usando agora chapas de acrilico extrudada, que garante espessura por igual na chapa inteira.
-
A máquina esta 100% finalizada.
Algumas características:
Estrutura em aço e perfil de alumínio
Spindle 1.5HP refrigerado a ar
Mesa Vácuo em Policarbonato
Motores de passo de 32Kgf
Fuso de esferas passo 5 nos 3 eixos
Auto Tool Zero.
Pintura Epóxi Eletrostática
-
Mais algumas fotos
-
Hempquest, achei interessante seu conhecimento sobre este tipo de maquina em especial. Apesar de não pode-lo ajuda, venho parabeniza-lo e solicitar a visualização do projeto da sua maquina. Pois trabalho com comunicação visual e gostaria muito de futuramente estar fabricando uma maquina dessas. Espero que nossos amigos aqui do forum possa ajuda-lo.
fico no aguardo.
Leandro
-
Boas nobre amigo Hempquest.
Vejo que terminou a bichinha.
Meus parabéns.
Quanto a aquele assunto da caneta, se lembra?
Então, ela foi comprada e ao chegar aqui teve um grande problema e acabamos "perdendo" ela.
Por esse motivo não lhe retornei mais.
Se quiser mais detalhes entre em contato que passo as informações.
Abração.
Rubens
-
Hempquest
na primeira imagem onde tem uma fresa presa em uma pinça e abaixo um disco de metal com fio azul e garra jacaré vermelha na fresa ... entendo que seja um zerador para a ferramentas... é isso mesmo?
Se for um zerador, e caso não saiba ... este tipo de zeramento é muito preciso mas não funciona para ferramentas de metal duro. Uma boa saída é utilizar aquelas chaves tácteis (veja link abaixo)
Tem um modelo de switch que é possível adaptar uma "bolachina" metálica temperada em cima de forma que não danifique no encostar da ponta afiada da ferramenta, e vc liga os dois fios na chave de modo que qdo a chave for acionada envie o sinal para o circuito.
http://img.directindustry.com/images_di/photo-g/tactile-switch-6088-2325155.jpg (http://img.directindustry.com/images_di/photo-g/tactile-switch-6088-2325155.jpg)
Abraço!