Oi pessoal,
O super CNC daqui de casa, feita pelo Lolata MDF (Mestre Das Fresadoras) tem mais um recurso, que estava há anos espantando a preguiça prá fazer. Como o super Daniel (meu filho) tava demorando prá me ajudar, resolvi colocar em prática.
O procedimento era: Uso o CNC praticamente prá furar os dissipadores do Smile. Cada vez que um é furado, tenho que teclar ENTER + F6 + ENTER para começar o trabalho no próximo. O desafio era: colocar um botão no CNC para que, pressionada esta tecla, o TurboCNC já comece o trabalho na próxima peça.
Hoje, tirando algumas dúvidas com um usuário do Smile, coloquei a tecla no borne de referência (Home) do Smile do eixo Z, que foi configurado (pelo programa de configuração do Smile) para retornar o estado da referência ao PC.
Pronto! Esta etapa foi fácil.
"E pelo lado do TurboCNC?"
O pino 12 (referência do Smile Z) foi configurado como Start Inhibit, ou seja, o programa só começa quando o botão for pressionado. Além disso, ao invés de executar o programa via F6 (Run), executei via Run->Autmated, com a quantidade de peças digitadas no campo do comando.
"E o resultado?"
Acabamos de furar um monte de dissipadores. Cada vez que o próximo era posicionado, bastava a minha eficientíssima apertadora de botão (a super Cida) fazer a parte dela que o programa recomeçava o trampo.
Conclusão: Até prá furar dissipadores preciso da super Cida, pois sem ela nem consigo furar um único dissipador
Abraços,
Rudolf