Olá Davi, boa noite.
Estou montando uma pequena máquina, e já defini a aquisição de servos motores pra ela, até já fiz orçamento com o F. Gilii (servos, eletrônica, thc, etc) e eu também gostei do atendimento dele... Foi bem prestativo.
Deixo claro para alguns amigos do fórum que não se deve jamais colocar motor de passo onde só cabe servo motor, seria uma grande bobagem, e por outro lado, seria outra bobagem se esses amigos desanimarem das suas construções pensando que os motores de passo não teriam espaço, quando os dois tipos têm as suas respectivas aplicabilidades de forma profissional, se tudo for calculado e dimensionado de forma correta como alinhamentos perfeitos, rigidez, peso, drives compatíveis e agilidade que se pretende obter nos seus projetos, o que vai depender diretamente do tipo de material que as máquinas irão cortar, obedecendo integralmente as velocidades de cortes tanto dos materiais a serem cortados como também os sistemas de corte (Fresas, Plasma, laser, etc.)
Eu penso que se isso for tratado da melhor maneira, dificilmente vai haver dores de cabeça com mudanças de configurações e perdas de passo, até porque é sensato quando se afirma que só existe um tipo de configuração: "A Correta". Ela tem que ser a configuração ideal para todo material envolvido, desde à estrutura até o tipo de serviço a ser executado.
Sobre o cliente que sonha e geralmente não entende, tem-se que dar continuidade à orientação e conscientização dele sobre o produto que estará adquirindo (capacidades e limitações que os itens em foco oferecem).
Davi,
Parabéns, essa sua máquina é o sonho de muitos.
Abraços a todos,
Jackson Luz