Ivan quando me perguntou "Vamos lá, com uma mesa deste tamanho ao meu ver seria não só interessante porem necessário você usar pelo menos dois motores de para movimentar o pórtico Y, você pretende usar qual tipo de acionamento?"
Quanto a dois motores e não sei mas tudo bem se tiver que por dois no projeto da pra fazer, agora quanto ao acionamento não entendi??
Ops' não fui claro, me refiro ao tipo de driver, com ou sem micro passo, porque você tinha mencionado alguma coisa a respeito de usar servo motor "$$$!!!" e não motor passo comum "baratim baratim"...
O maior problema que vejo até agora é a rigidez e estabilidade que uma maquina deste tamanho deve ter, imagine só usinar um cilindro de madeira de de 1.5 a 2 metros, esta peça estará rodando enquanto a ferramenta faz a usinagem, e qualquer tipo de vibração nela pode comprometer o acabamento.
Eu sei que em 99,99% dos casos tornos mecânicos trabalham com metais de altas durezas e por isto estes são muito robustos em seu peso, com madeira acho que não seria tão diferente, porem um pouco mais relex "será?" no caso de torneamento via usinagem acredito que o negócio seja um pouco mais relex, imagine a cena onde por ex; um cilindro de madeira de uma determinada (mole, dura, muito ou pouco flexivel, acredito eu que densa e rígida, ai... de 2 metros esta sendo usinado, perceba que esta peça a principio esta fixada somente por sua duas extremidades, ponta a ponta, tornando-se então uma verdadeira corda vibrante, tendo seu ponto mais critico no centro ou seja 1 metro distante de cada ponto de fixação. Ok, não vou ir longe em soluções neste momento mas.. a mesma vibração pode ser interrompida através de pesos acrescentados em pontos estratégicos interrompendo o comportamento viciado ressonante. Agora temos uma visão agradável, certo? Errado! Pois a corrente sempre quebra no elo mais fraco, este comportamento de vai e vem, esta sendo abafado da mesma forma que uma surdina abafa/absorve as vibrações de um instrumento musical. Porem dependendo da rigidez e da organização da estrutura os elos fracos da corrente irão aparecer.
O que quero dizer é que mesmo que o tronco não vibre toda esta gaiola pode vibrar e deslocar a ponta da ferramenta no ato do consumo! Dai Tóin! Da-lhe revestimento de chapa para segurar o treco no chão...
Não quero meter medo nem aterrorizar mas construir uma cnc deste porte não é tão simples como parece, alguns colegas viram a minha segunda maquina, que alem de robusta era também robusta, Chapa de 3" onde uma unica lateral do pórtico x pesava pouco mais que 78kg, um simples erro de 1 mm em qualquer lugar virava um parque de diversão em chamas pois gerava ressonância no fuso central (Y) e fazia a menina travar no centro.
Meu conselho inicial é pensar em uma maquina de tamanho mais modesto o possível, como primeiro projeto, e no momento do trabalho dividi-lo em partes e depois uni-las com cola e pinos via encaixe, assim toda a dor de cabeça e muito dinheiro pode ser poupado.
Veja que existem uma porrada de Templos/Casas e palácios de madeira na China, Japão, Tailândia... que foram construídos sem nenhum prego, e alguns deles tem mais que 4 andares e estão de pé até hoje...