Eu não sou fresador, sou apenas um curioso,e já notei em meus trabalhos,que em algumas situações a fresa corta e rende melhor quando o movimento da mesa está a favor da rotação da ferramenta.....
... e as vezes movimento contrario a rotação ,a fresa esquenta muito ou precisa de mais força no manipulo.
(...)
vc programou assim por esses motivos,ou por outra razão?
Existe uma grande diferença entre corte concordante e discordante.
A maneira "teoricamente" correta de se usinar é com corte concordante. Primeiro por causa do formato da hélice da fresa. No corte concordante o cavaco é expelido durante a usinagem; já no corte discordante o cavaco é compactado dentro da hélice o que causa um maior aquecimento da ferramenta devido ao atrito. O próprio cavaco compactado também irá riscar a parede recém usinana piorando o acbamento.
Segundo é a qualidade do acabamento. No corte concordante o formato da hélice propicia um acabamento liso na parede fresada. No corte discordante o acabamento sai com um acabamento "tipo arrepiado".
Terceiro, caso existam folgas na máquina, no corte concordante vai sempre "sobrar" uma quantidade de material proporcional à folga da máquina. No corte discordate vai sempre "matar" a peça uma quantidade de material proporcional à folga da máquina.
Por último a vida útil da fresa é maior no corte concordante. No corte discordante a fresa vai gastar mais rápido.
O único problema nisso tudo é que o corte concordante necessita de um esforço de corte maior, necessitando assim de mais força nos eixos e por consequência uma estrutura de máquina mais rígida.
Abraços.