Boa noite gukoster!
Não sei se você ainda está precisando de ajuda quanto ao seu problema de avanço com seus motores de passo, mas eu passei pelo mesmo problema que você e consegui encontrar uma solução. Espero que essas informações lhe ajudem, então vamos lá!
Tenho 3 motores de 100 Kgf da Akiyama. Meus drivers e fontes são chineses, comprados da Wantai Motors via AliExpress. e a controladora é a USB-CNC do LeafBoy77, também comprada pelo AliExpress.
Motor 100 kgf:
http://www.neoyama.com.br/movimentacao/ak85h-6-1.8.htmlDriver 7.8A:
http://www.wantmotor.com/ProductsView.asp?id=271&pid=75&sid=82Fonte 60V 350W:
http://www.wantmotor.com/ProductsView.asp?id=268&pid=75&sid=90Controladora:
http://www.leafboy77.com/Eu tinha o mesmo problema que o seu. Não conseguia de jeito nenhum ter um avanço sustentável, maior que 1200 mm/min, que não travasse o motor e mesmo assim, o motor engolia passos. Era só você deixar o motor girando para algum lado por alguns segundos e você sentia que ele dava umas "engasgadas" que é sinal claro de passo perdido; mas não travava. Isso sem contar a vibração no corpo do motor devido à ressonancia do mesmo. Dava a impressão que o motor estava rangindo e não girando suave como eu gostaria que fizesse. Usava como você, a configuração de meio passo no driver.
Assistia a videos no YouTube de pessoas que, com o mesmo driver que o meu e a mesma fonte, conseguiam avanços de 5000, 6000 e até 7000 mm/min virando redondinho e sentia uma frustração enorme sobre o que eu podia estar fazendo de errado.
Foi quando um dia eu assistí ao vídeo de um usuário do YouTube chamado cncVULCANO e que tinha uma controladora igual a minha, driver com menos potência que o meu, mas também da Wantai Motors e fonte aparentemente também da Wantai fazendo seu motor de passo rodar a 5000 mm/min. Em um determinado ponto do vídeo ele parava com a câmeta na tela do PC mostrando as configurações do motor no Mach3 e ví o que estava diferente!
O segredo é o seguinte e funcionou 100% para mim.
Não use meio passo na configuração do driver
use 1/8 de passo!.
No seu driver tem os DIP-switches (chavinhas) na lateral que controlam em quantas divisões será feito o micro passo do driver. Mude elas para que estejam configuradas em 1600.
Como você mencionou que seu fuso é de passo de 5 mm, no Mach3 faça a configuração do motor da seguinte forma:
Steps per: 320; Velocity 4000; Acceleration: 400; Step pulse:1; Dir pulse:1
Seu motor é pra girar como em seus sonhos. Caso você sinta que o som do motor girando não está como deveria ser ou se ele der alguma engolida de passo tem mais um segredo:
Diminua a potência do driver!É isso mesmo: vá diminuindo gradativamente a potência (amperagem) do driver (através dos DIP-switches) até que o giro do motor fique perfeito. Eu lí isso em um post de um forum chamado cnczone.com e foi essa dica que faltava para mim. Amperagem em excesso trava o motor.
Meus motores usinam de forma extremamente suave a 3000 mm/min e meu G0 está configurado para 5000 mm/min.
Nos valores que eu te passei seu G0 vai estar setado para 4000 mm/min. Se quiser aumentar, altere o parâmetro Velocity. Altere também o campo Acceleration de modo que a rampa de aceleração tenha uma duração de cerca de 0,12 a 0,15 segundos.
Duas observações:
1) Eu tenho 3 fontes de 60V, uma para cada eixo. Não sei como você está trabalhando, mas se der problema, experimente deixar só um motor e um driver conectado à fonte.
2) Meus motores estão sem carga pois a estrutura da minha máquina ainda não está pronta, mas pelo que eu tenho lido por aí, a carga só tende a melhorar os aspectos de ressonância do motor.
Espero que você consiga resolver o seu problema! Caso precise de mais alguma informação é só perguntar. Amanhã vou tentar postar um vídeo no YouTube dos meus motores em funcionamento para você ver.
Abraços e boa sorte!
Rodrigo.