O que eu recomendo fazer é o que irei fazer na minha quando terminar um torno que estou construindo: Colocar um avanço... Como a curva de torque deste motor cai rápido em maiores rotações a solução é colocar um avanço (particurlamente vou colocar de 5:1 garantindo no minimo 12.000mm/min com certeza e teoricamente pode chegar 17.000mm/min) Já que o driver possui micro passo de ate 51200 passo por volta, não vai sacrificar a acuracidade, porem uns 6400 micro passo já serve sem perder muito torque.
Olá Cássio,
Sempre ouvi falar por aqui em colocar redução entre o motor de passo e eixo, colocar avanço é a primeira vez que ouço, pois bem, nesse caso o motor teria força o suficiente para ''tocar'' a maquina? Daria na mesma colocar um motor com menos torque, 32kgf por exemplo, e colocar uma redução para se ganhar torque?
O motor tem força sim para tocar a maquina, tendo uma avanço de 1:3 em um motor de 120kgf que atinge 3000mm/min, teríamos um conjunto de 30kgf atingindo 12.000mm/min, por exemplo. Já um motor de 30kgf, acionando diretamente o eixo chegaria á uns 5 a 6 mil mm/min.
Lembrando que temos que ver a potência (torque x rpm) um motor de 10kgf que atinja 6mil RPM tem o dobro de potencia que um motor de 15kgf que atinja 2mil RPM. Se tivermos uma redução de 1:1,5 no motor de 10kg, vamos ter um conjunto de 15kgf @ 4mil RPM (o dobro do motor que já é de 15kgf) Por exemplo.
Estes motores de 120kgf, tem uma potencia bem alta, usando-se um avanço ficaria bem legal, É a unica maneira que encontrei em ganhar velocidade sem migrar para servos... vou fazer isso e postar no fórum os resultados.
Sem falar a aceleração que é mais rápida. O único problema é que o deslocamento por passo fica maior, por isso é indispensável ter um driver com micro-passo dependendo da aplicação.