E no caso com esses mesmos 6mts/min trabalhando com motor de 30kgf acionado direto no eixo conforme citado acima quanto de torque teria?
Tem que ver o coeficiente de atrito do fuso, o angulo da helice, o passo, inercia do conjunto, peso do carro e tudo que vai nele (spindle, etc.) lubrificação, atrito da guia, alinhamento e perdas de acoplamento, alinhamento das guias carros e fusos, etc...
O movimento e velocidade depende mais da construção mecânica do que dos proprios motores, claro que também contam, mas uma maquina com motor de passo de 10kgf bem alinhadinha, pode apresentar mais performance do que uma usando servos brutos, mas a mecanica avacalhada.
Mas considerando uma maquina ideal o avanço pode ser calculado por:
Passo do fuso X 60 X [(PPS/(360/angulo do motor)] = Avanço em mm/min PPS= passos por segundo. Para saber o torque em tal velocidade basta calcular o PPS e consultar na tabela.
Essa ideia e' pessima. O deslocamento do motor de passo nao e' linear. Quanto maior a proporcao de avanco, maior sera a diferenca entre os passos e tambem menor sera a resolucao da maquina. Mesmo usando micropassos digamos de 1/400 de passo (se o seu controlador permite) a distancia entre os passos e' muito imprecisa e com o avanco so ira ressaltar essa discrepancia.
Chegou á ler o que disse aqui:
Isso mesmo e também o que o Fabio falou o torque cai exatamente a relação do avanço 4x.
então o motor á 60kgf/cm @ 450mm/mm teria 15kgf/cm @ 1800mm/m.
Lembrando que 60kgf/cm é MUITO torque para rodar um fuso, imagine você girando a manivela de uma fresadora com 60kgf/cm é um pouco mais que um saco de cimento.
Com Avanço você ganha mais velocidade e mais aceleração, mas perde em torque e "incremento minimo"
Com redução é o contrario, você perde velocidade e aceleração, mas ganha mais torque e "incremento minimo"
Não se preocupe com o que você chama de "incremento minimo" pois o driver vai ate 51200 passos por volta (com fuso de 5mm dá 97 nanômetros, você não vai nem enxergar o passo) Porem no que eu notei aqui, com o micro-passo no maximo a velocidade final cai uns 5%.
Então mantendo um avanço de 4x e micro-passo em 6400 você vai ter um "incremento minimo" de 0,003125mm, que na minha opinião está muito bom para sua maquina.
Entendeu?
Usa-se reducao para melhorar a linearidade do movimento e a resolucao, e nao o oposto. Ainda mais que e' para uma fresa, que o que se busca e' uma precisao maior.
O que é "melhorar linearidade"?
Não é uma péssima ideia
Vamos exagerar no avanço 1:10 com fuso de 5mm de passo, Com 51200 micro passos, se obtém 0,000972mm por passo. Se você conseguir construir uma maquina que tenha uma precisão usinagem de 0,001mm ou melhor eu te dou razão. Uma maquina que apresente 10x menos essa precisão é considerada uma maquina muito precisa para nossas usinagens.