Eu vi que eu estou usando a palavra "passo maior" e "passo menor" para significar um numero maior de divisao e nao a distancia do passo... mas acho que deu para entender o que eu quis dizer.
Eu entendi o que quis dizer, mas será que o erro em micro passo alto chega realmente á 50%?
Acho que a discussao e' entre resolucao e precisao.... uma menor resolucao, nesse caso, nao importa pois a resolucao ainda vai ser bem maior do que a precisao das outras partes da maquina, mas temos que ponderar tambem resultado do aumento na da precisao do motor.
A discussão é entre velocidade e precisão, o gustavo quer aumentar a velocidade que achou muito pequena. O unico modo que vejo, sem migrar para servo é usar um avanço, mesmo perdendo na resolução... Ai vai da aplicação, deve-se ver se o ganho em precisão e perda de velocidade é satisfatório e vice e versa.
E citei 52100 pois é a maior possível pelo driver, colocando-se 1600 por exemplo com um avanço de 1:4, tem-se 4x mais velocidade e um deslocamento por passo em um fuso de 5mm de 0,0125mm... Cabe agora, ao gustavo, saber se é satisfatório ou não para seu uso.
Na minha opinião, a maquina terá um desempenho satisfatório nessa configuração.
Considerando que a maquina esteja alinhadinha fiz uns calculos com motores de 100kgf da Akiyama.
Trabalhando a 2200 PPS vou ter um torque de aproximadamente 50kgf com motor direto no fuso.
sendo assim,
2200/200 = 11
11x60 = 660 (RPM)
660x5 = 3300mm/min (fuso passo 5)
660x10 = 6600mm/min (fuso passo 10)
Trabalhando em 3000 PPS de acordo com a tabela de curva de torque ele não cai muito, fica em 40kgf.
sendo assim,
3000/200 = 15
15x60 = 900 (RPM)
900x5 = 4500mm/min (fuso passo 5)
900x10 = 9000mm/min (fuso passo 10)
Nesse caso penso eu que a melhor opção seria trabalhar em meio passo para melhorar a ''resolução'' e manter
a configuração da mecânica com passo 10 e mandar'' 3000 PPS na eletrônica, assim mantendo uma velocidade de
deslocamento de 4500mm/min.
É +- por aí ou falei mta besteira?
Não esqueça de ver se a tabela está em meio passo, passo cheio, etc...
Não esqueça também que o fuso é uma transmissão, de um modo didático: Quanto maior o passo mais pesado é para o motor. Vai-se diminuir parte do torque.
A Potencia, ou seja, a capacidade do motor realizar trabalho em um período de tempo, não muda... O que a gente faz é otimizar para nossa aplicação, mexendo na
velocidade & força. As vezes colocamos um motor com um torque absurdo na maquina sendo que não vamos utilizar nem 1/10 disso, então temos que transformar essa força em velocidade.
Vale lembrar que o torque em movimento não é tão influente, pois uma vez que o carro "arrancou" o movimento fica mais leve, pois o coeficiente de atrito em movimento é menor do que o atrito estático, também a inercia entra no meio.
Para nossas routers em geral, 40kgf a 4500mm/min está bom demais!