Estou assistindo à discussão e gostaria de comentar alguns pontos que estão sendo deixados de lado um pouco...
Máquinas industriais que alcançam velocidades altas usam fusos de passo longo e servomotores porque assim os fusos giram à velocidades relativamente baixas pois fusos tem velocidades críticas, e servos porque estes oferecem uma gama muito maior de rotações sem perda de torque.
Normalmente servos tem torque linear de zero até a rpm máxima limitada - em alguns casos há servos que perdem cerca de 20% do torque numa certa faixa de rotações, mas não é o caso de entrar em detalhes agora.
Lí em algum lugar que os motores de passo não tem acuidade de posição e o interlocutor estava preocupado com isso - pode ficar despreocupado porque os erros de posição quando em micropasso existem sim, mas podem ser despresados, pois os desvios medidos angularmente são mediocre e não vão influenciar de forma nenhuma nos trabalhos do dia a dia.
Se posso sugerir, preocupem-se em montar a parte mecanica bem alinhada, fusos bem usinados e montados adequadamente, acoplamentos entre motor e fusos bem feitos e estruturas robustas e o mais rígidas possível, e terão uma máquina muito capaz de usinar bem.
Se precisam de fato de velocidade de desbaste, não existe muito malabarismo...
Fabio