Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Flavio Almeida em 07 de Fevereiro de 2010, 20:51
-
ola a todos, meu nome é Flavio Almeida e ja faz algum tempo que participo do forum, do qual tirei muitas duvidas e tambem ideias para a costrução de minha maquina, vou postar algumas fotos, espero que gostem.
Abraço.(http://C:\Documents and Settings\Flavio Almeida\Meus documentos\Minhas imagens\ipod)
-
olá Flavio, seja bem vindo e boa sorte com o projeto..
masi as fotos não consegui visualizar não.,,
abraços.,,.
-
acho que agora consigo colocar as fotos . vamos tentar ...
-
Bonita construção - muito limpa
-
Esse é o carro Y e X , o Y já montado com fuso de esferas e guias lineares com os "tanquinhos de óleo", é assim que o pessoal da Mectrol aqui de Curitiba chama o reservatório de óleo que vai no bloco de esferas para lubrificação permanente.
A máquina tem base fundida em ferro através de molde que depois de fundida pesou 80Kg com o suporte dos guias .
Os carros e a mesa são feitos em alumínio e a mesa com canais "T" para facilitar a fixação de peças a serem fresadas posteriormente.
-
essa é a foto que era para ser no lugar da foto de cima que condiz ao texto a cima.
-
Obrigado pelo elogio Sr. Fabio Gilii vou postar mais algumas fotos, fique a vontade para comentar ou criticar, pois assim poderei melhorar.
Essa foto é da parte eletrônica da criatura......
-
Como vcs dever ter visto na foto ai abaixo, o carro "Y" que já esta montado com guias e fuso, ele tem uma parede dupla em forma de "U" onde vai ser colocada uma proteção de mesmo formato para evitar cair sujeira no fuso e guias.
-
Flávio,
Por curiosidade - que drivers está usando?
-
São drives da Mcrogenius, até o momento estão funcionando bem. Ai vai o link caso queira mais informações, da uma olhada e me diz oq achou , se são bons.
http://www.microgenios.com/detalhes.asp?id=140&produto=750
-
São drives da Mcrogenius, até o momento estão funcionando bem.
Obrigado - São os SMC-U-PRO unipolares...
Olha, não sei o que dizer porque não conheço esses drivers direito, e como você já está com eles instalados, vamos esperar para ver o comportamento na sua máquina.
-
Sr. Fabio, assim que estiver com pelo minimo dois eixos ja em pleno funcionamento te digo mais sobre os drivers, mais pelo que percebi até o momento em testes já realizados com um eixo apenas funcionou bem, teve bastante velocidade e posicionamento sem perder pasos.
Espero que estejam gostando da costrução pois ta dando trabalho.
Assim que tiver mais novidades posto mais fotos.
Abraços.
Flavio Almeida.
-
Oi, Flávio, beleza?
Parabéns pelo seu trabalho. Dá gosto de ver.
Vc poderia me passar as medidas e/ou especificações desta caixa onde vc instalou os drivers? É uma caixa de painel elétrico, não é? Essa parece que tem o tamanho certo.
Obrigado.
Jorge
-
Ola Jorge.
Obrigado pelo elogio agradeço.
Vc esta certo é uma caixa de painel sim , se não me falha a memoria ela mede A480mm X L300mm X P120mm, mais amanha confirmo em minha oficina e te digo certinho as medidas.
Esse tipo de caixa fica bem protegido os drivers e outros componentes, masi da um trabalhão furar pois é de metal, para fazer furos maiores tipo de 22mm tive que improvisar uma especie de "bailarina" para cortar em volta do furo pois não se consegue furar chapas finas com brocas helicoidal convencional.
-
....da um trabalhão furar pois é de metal...
É trabalhoso mesmo, Flávio, mas não tenho achado caixa de plástico reforçado. Eu pretendo fazer minha maquininha portátil, pondo uma alça nesse tipo de caixa. Assim, posso levar ela pra onde quiser. Esse painel da foto eu mandei virar a chapa e depois fiz as furações. Usei serra tico-tico e foi um pouco mais tranquilo.
Abraço.
Jorge
-
. . . "tanquinhos de óleo", é assim que o pessoal da Mectrol aqui de Curitiba chama o reservatório de óleo que vai no bloco de esferas para lubrificação permanente.
Olá Flávio,
Muito simpática a sua construção. Parabéns!
Eu não consegui visualizar muito bem os tanquinhos mencionados, se houver possibilidade de mostrá-los melhor . . . agradeço antecipadamente.
Um abraço,
Serrão.
-
Obrigado pelo elogio Serrão, os tanquinhos são essa parte verde escuro bem a frente do bloco.
Amanhã tiro uma foto bem detalhada e posto aqui, aí vc vai poder ver e entender seu funcionamento que é bem útil pois, lubrifica com uma pelicola de óleo cada vez que o carro se desloca, precisando apenas abastecer conforme o uso mais dura bem uns 3 meses o óleo em seu interiores, pode ser montado em qualquer posição pois são bem selados e o óleo é tranmitido através de um feltro em seu interior.
Esses tanquinhos custam R$ 15,00 na mectrol a unidade, mais dependendo da compra eles vem de brinde se der uma "choradinha".
Abraços .
Flávio Almeida.
-
Flávio,
Parabéns pela criatura. Está ficando muito boa. Obrigado pela dica do driver da Microgênio. Esse não conhecia e se for bom será mais uma opção de compra.
-
Vc poderia me passar as medidas e/ou especificações desta caixa onde vc instalou os drivers? É uma caixa de painel elétrico, não é? Essa parece que tem o tamanho certo.
Obrigado.
Jorge
ola Jorje, as medidas da caixa de comando como é chamada, mede L 380mm X A 480mm X P 170mm.
A marca de la é CEMAR.
Flavio Almeida.
-
Obrigado pelo elogio Marcantonio, fazemos oque podemos, mais ta dando um trabalhão.
Flavio.
-
Eu não consegui visualizar muito bem os tanquinhos mencionados, se houver possibilidade de mostrá-los melhor . . . agradeço antecipadamente.
Um abraço,
Serrão.
Ai vão as fotos dos tanquinhos.
A primeira foto mostra o tanquinho montado em seu respectivo bloco
A segunda foto mostra ele desencaixado pois, ele se encaixa com a mão mesmo no pino de latão preso ao bloco,para enxer de oleo, desencaixa o tanquinho do bloco, abre a tampinha vermelha que se pode visualizar na foto 3.
-
Ai esta a foto da ferramenta que fiz para fazer furos de 22mm na caixa onde estão os drivers, pois chapa fina é F. de se furar com broca convencional, assim fiz apenas um furo de 3mm no centro e depois cortava com a ferramenta, que tem um pedaço de widea de diametro 8mm como are ade corte.
Na foto pode-se ver a ferramenta e o retalho que saiu do furo.
Flavio Almeida.
-
Uma foto do torninho com uma pequena fresadora acoplada, no qual fiz muitas das peças da maquina.
Na outra foto um divisor que fiz no eixo arvore do proprio torninho para fazer divisões basicas.
-
Oi, Flávio, obrigado pelas medidas da caixa.
Essa bailarina que vc fez pra cortar a chapa é fixa ou pode-se variar o diâmetro do corte?
Abraço.
Jorge
-
Flávio,
Grato pelas fotos do tanquinho!
-
Essa bailarina que vc fez pra cortar a chapa é fixa ou pode-se variar o diâmetro do corte?
Abraço.
Jorge
Ola Jorge, pode variar sim é só soltar o parafuso allen no corpo da ferramenta, só é ruim de ajustar a medida mais funciona..srrsrssr.
Flavio Almeida.
-
Ola pessoal, assim que der posto mais fotos da maquina, por hora oq tenho de novidade é um inversor de frequencia da WEG, para motores de até 1CV, configuravel, alguem conhece esse inversor e pode me dizer se ele pode ser conctado ao PC para comando de velocidade, parada e inversã do sentido de rotação via porta paralela para comando com mach3, ja que ele traz bornes para o cartão de controle.
o modelo é o CFW-08 que pode ser visto no link abaixo.
http://www.comueller.com.br/produtos.php?marca=1&produto=7
Abraços.
Flavio Almeida.
-
Nõ sei se é o mesmo mas acho que vc teria que ter comprado o CFW10.
Isso é só uma opinião.
Carlos
-
Flávio,
É possível usar este inversor sim, mas para fazer variar a rpm é necessário um circuito que converta um sinal em frequencia em sinal analogico 0-10V.
Através de um simples relé é possível ligar e desligar o inversor, e com um segundo relé se pode inverter o sentido de rotação.
-
Obrigado pela dica Fgilii, vou estudar mais sobre isso e ver se é viavel já que posso fazer isso manualmente atravéz dos camandos da interface homem-máquina do proprio inversor,e a mesma interface pode ser removido e colocado apenas ele no painel da máquina conectado com um cabo vendido a parte.
Flavio Almeida.
-
Flavio,
Que eu saiba não é necessário nenhum tipo de cabo ou conector especial e nem é necessário remoção de painel nenhum.
Este inversor tem uma barra de contatos auxiliares e neles previsão para este tipo de comando remoto - dê uma lida no manual do inversor.
-
Ola F gilii, li o manual do inversor varias vezes e nele mesmo li que sua interface pode ser removida e instalada separado do corpo do inversor bastando adquirir um cabo a parte, mas tambem é posivel comanda-lo a partir da barra de conexões remoto, mas ai se o inversor for ficar dentro da caixa de comando, não podererei visualizar seu painel digital com as informações de rpm e outras mais.
Flavio Almeida.
-
Flávio,
Entendí sua questão - eu tenho por costume usar a barra de contatos porque notei que o painel sofre degradação relativamente rápida quando operado diretamente nele, pois os botões membrana são frágeis, danificando o painel.
Se os comandos forem acionados por cnc, tenho a sensação que não é importante ter acesso ao painel uma fez que o equipamento estaria calibrado, então por exemplo se pretende usar velocidade variável, basta confiar que o motor ou inversor estarão no que foi préviamente ajustado, mesmo sem visualizar o painel.
Claro - é só minha opinião :)
-
acho que se refere à isto aki não é...
-
isso mesmo Pilarski, obrigado.
F gilii, gostaria muito que o mach3 pudesse controlar o inversor atravez da barra de contatos, poderia me dizer como fasso isso, eu ja lhe tinha perguntado isso e o senhor me respondeu:
É possível usar este inversor sim, mas para fazer variar a rpm é necessário um circuito que converta um sinal em frequencia em sinal analogico 0-10V.
poderia me dizer onde consigo tal circuito, sou meio leigo em eletronica, esse circuito a qual se refere seria ligado a porta paralela do PC?
Obrigado pela opnião de todos.
Flavio Almeida.
-
Flávio,
Tenho que encontrar algum material que eu tenho aqui (só que não encontrei ainda) e posto aqui para você - me cobre disso, por gentileza.
-
Tem este aqui, mas não sei se foi testado por alguem aqui do forum.
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,3810.msg78041.html#msg78041
-
Obrigado pelo pela resposta, F Gilii, olhei o circuito e me pareceu bem facil de fazer, mais como disse não sou muito entendido de eletronica, então minha duvida é a seguinte, o J1 do circuito seria ligado a porta paralela do pc e o J2 no inversor certo? Se sim , só teria então que configurar os pinos da porta paralela no do mach3 e ir pro abraço? srsrsr.
Obrigado pela ajuda.
Flavio Almeida.
-
Ai vai alguns videos da dita cuja funcionando os dois eixos X Y.
-
Bom dia.,
Muito legal sua mesa coordenada, me inspirou a montar a minha tambem.
Quais motores vocês está usando nela.
Obrigado,
Carlos
-
...gostaria muito que o mach3 pudesse controlar o inversor atravez da barra de contatos, poderia me dizer como fasso isso, eu ja lhe tinha perguntado isso e o senhor me respondeu:
É possível usar este inversor sim, mas para fazer variar a rpm é necessário um circuito que converta um sinal em frequencia em sinal analogico 0-10V.
poderia me dizer onde consigo tal circuito, sou meio leigo em eletronica, esse circuito a qual se refere seria ligado a porta paralela do PC?
Veja se isso ajuda:
-
ola Carlos, os motores usados são os SM1.8-E8551N-MN da action Motors e os drivers são da microgenios.
-
Ola Fabio, obrigado pelo circuito!!!
Confesso que não entendo muito de eletronica, mais me parece relativamente simples, mais tenho algumas duvidas em relação a ligação na porta paralela.
Posso usar qlaquer pino de saida, ali no caso seriam 3 pinos correto? 5V or 0V seria um pino tambem da porta ou seria uma fonte de 5v?
Frente, reverso, 10- 12V, saida analogica e comum, todos seria ligados no inversor, ou comum e 10 -12V seria uma fonte?
E como eu configuro tudo isso no mach3, na aba output signals, output#1 , output#2........ ou em spindle setup?
Desculpe tamtas perguntas mais é que ja olher todas as configurações do mach3 e não cheguei a nem uma conclusão definitiva e confiavel, e se ligar isso errado acho que boto fogo em tudo rsrssr..
Obrigado pela ajuda.
Flavio Almeida.