Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: piu em 27 de Dezembro de 2015, 00:01
-
Fresadora CNC feita com uma sucata de plaina chaveteira
Link:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=XlSFrWmQ2xA#)
EDIT: Link arrumado.
-
Teste de funcionamento.
link:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=B0AhTcBYYHQ#)
EDIT: Arrumado o link
-
Parabens, belo projeto!
quais as velocidades maximas em G0?
ja fresou algum metal com ela?
-
Bom dia, ainda não usinei nada, falta montar as proteções, se eu usinar vai sujar os fusos e patins, assim que eu montar as proteções vou usinar, ela esta preparada para usinar materiais ferrosos (aços) o cabeçote é ISSO 30. Quanto a velocidade G00 ficou um pouco lenta, uns 5.000mm por minuto, más vou tentar melhorar isto.
Esta maquina esta sendo retrofitada pela segunda vez, a primeira foi um projeto de escola, e agora foi feito para trabalhar de verdade.
Vou postar todas as etapas.
Desde já agradeço, obrigado, ótimo fim de ano!
-
Quando ela chegou era uma sucata de plaina, então eu a reformei para um projeto fim de curso de mecatrônica
-
Estava em péssimo estado
-
A base foi feita outra
-
Primeira reforma
-
Primeira reforma, na escola
-
Apresentação na escola(primeira reforma)
Link:
https://youtu.be/nXrD_76__RE
-
Inicio da segunda reforma.
· Desmontar fusos
· Desmontar motores
· Desmontar eixo X
· Desmontar eixo Y
· Desmontar eixo Z
· Desmontar parte elétrica
· Desmontar parte eletrônica
· Fazer a avaliação dos barramentos e réguas para ver o melhor procedimento para eliminar folgas
· Cotar preço dos fusos e castanhas
· Cotar preço dos motores e drives e fontes
· Cotar preço do motor 2CV 220 monofásico dois pólos
Cotar preço das polias e correias e rolamentos
-
Segunda reforma
Cortar mesa
Fresar base da mesa
Projetar modelo estrutura dos eixos X e Z
Fazer modelo da estrutura dos eixos X e Y (em isopor)
Mandar modelo para fundição
Comprar fusos e castanhas, guias e patins
Cortar barramento do eixo Y
-
cortar chapa para base da mesa, furá-la, passar macho, parafusá-la e fresar.
esquadrejar e fresar a estrutura.
usinar fuso eixo Y.
comprar suporte da castanha do eixo Y.
usinar, furar e trocar rolamentos dos mancais do eixo Y.
buscar estrutura dos eixos X e Z na fundição.
usinar, furar e fresar estrutura dos eixos X e Z.
Fazer os mancais do eixo X.
-
Excelente piu!!! Acredito que quando vc começa fazer um trabalho desses o difícil é parar, né? Deve ser mto empolgante. Parabens.
celso
-
Legal, estou acompanhando!
Sobre a velocidade, não acho que 5000mm/min seja lenta para esse tipo de maquina, na minha opinião esta de bom tamanho.
-
Boa tarde, obrigado pelo incentivo, já está quase acabando, falta só as proteções do eixo Z e Y, e alguns detalhes.
muito obrigado mesmo!
Vou continuar postando os detalhes da fresadora, e tem bastante imagens da reforma.
-
Mesa X e Z depois de usinada, e os motores, driver e fonte
-
Montando a mesa X e Z
-
Montagem das guias do eixo Y.
Suportes das castanhas.
Mancais
-
Partes da montagem
-
O trabalho pode ser até bem apresentável, cujo mérito não discuto, mas acho triste ver uma plaina virar uma fresadora, considerando que há muitas fresadoras sem CNC por aí. Destacando que uma plaina faz serviços e usinagens (ex.: rasgos de chaveta, furos prismáticos, ...) que uma fresadora não faz, inclusive, há (boas) oficinas de usinagem que mantém plainas para alguns serviços mais especializados.
-
Na minhã opinião as plainas limadoras estão caindo em desuso, particularmente não vejo nenhuma nova pra comprar, acho que nem fabricam mais, primeiro pela superioridade das plainas de rebolo e o que não da pra fazer na de rebolo se faz com um cabeçote chaveteiro ou "pica-pau".
-
Boa noite, legal, eu só fiz um retrofit nesta plaina porque ela não funcionava era uma verdadeira sucata, era o que eu tinha na época do fim do curso, agora eu tenho uma plaina bem parecida com esta que funciona más eu não uso, inclusive concordo com vocês, seria bem mais fácil barato e rápido fazer um mudança para CNC em uma fresadora, eu estou fazendo uma outra fresadora bem maior: X700mm Y500mm Z 400mm sendo feita desde o modelo, depois vai para a fundição, usinagem e montagem
Link da outra fresadora:
https://youtu.be/v74MRoYnZis
Quando eu terminar a plaina eu vou postar a fresadora maior
Desde já agradeço, obrigado por acompanharem o projeto.
-
Antes de mais nada quero agradecer aos amigos que estão acompanhando o projeto, muito obrigado.
Vamos dar continuidade, mais um pouco de imagens.
-
mais uma vez parabens!!
A maquina ficou bem robusta, acho que não terá grandes problemas em usinar aço com ela.
a fresadora maior que voce está fazendo, tenho algumas perguntas..
Qual os diametros dos fusos de esferas e passo? qual a classe de precisão? as guias lineares são de esferas ou roletes? tem pré carga?
pergunto por que tenho uma fresadora de bancada convertida para cnc mas as guias são prismaticas tipo rabo de andorinha, devido ao grande atrito que existe neste sistema eu acabo perdendo em velocidade mas o acabamento na usinagem é satisfatorio.
Penso as vezes em colocar guias lineares para ganhar em velocidade, mas tenho uma certo receio quanto a se afetará o acabamento das peças usinadas devido as possiveis vibrações por causa das pequenas folgas que existem nas guias.
-
Boa noite, a outra fresadora usa fuso diâmetro 32, passo 10, classe de precisão C3, guias são de esferas, no eixo Y as guias são 45, no eixo X e Z as guias são 35.
No caso de sua fresadora o senhor já pensou em colocar Turcite nos barramentos, fica muito bom, reduz muito mais muito mesmo o atrito.
Já colocar guias eu acho muito caro e altera todas as medidas da maquina.
-
Oi estou precisando de ajuda, não consegui controlar liga desliga e velocidade com o inversor de frequência WEG CFW 07, interfase 5 eixos e o mach3.
Se alguém tiver conhecimento nesta ligação, e a configuração do software para esta ligação, desde já agradeço
-
A interface de 5 eixos é esta, sou de Campinas se tiver alguém que more na região que possa ajudar seria melhor ainda, toda ajuda é bem vinda, obrigado.
-
Creio que com esta interface voce só poderá ligar/desligar o spindle - o controle de velocidade deverá ser feito diretamente no inversor, pois me parece que esta interface não tem previsão para este recurso.
-
Boa tarde Fabio, primeiramente obrigado pela resposta, pior que esta interface tem duas saídas para ligar o inversor, uma é no P1 PWM e tem outra abaixo da entrada de 12v a 24v é uma saída 0 a 10v, este que é o problema duas saídas distintas e nenhum datasheet, não veio informação nenhuma com a placa, já quebrei a cabeça, se eu não conseguir ligar e controlar pelo Mach3, vou ter que só ligar pelo Mach3 e controlar direto no inversor, novamente obrigado e parabéns pelo Guia CNC.
-
O comando de velocidades pode ser feito olhando o datasheet do seu inversor - veja como se ligaria um potenciômetro. onde voce ignoraria um dos pinos - só usa o central (agulha) e a referencia do comum
Normalmente se usaria a saída de 0-10V para alimentar o pino no inversor equivalente ao pino do meio do potenciômetro (agulha conforme o datasheet do seu inversor).
O comum do potenciômetro liga no comum (0V) da placa.
Aí precisa ver qual é o pino da placa que se comunica com o Mach3 - ajuste a saída de spindle (porta e pino na aba Motor Outputs > Spindle)
-
Boa tarde Fabio, fiz alguns testes más não funcionou, vou fazer mais alguns testes, eu me arrependi de comprar esta interface pelo fato de não ter vindo um datasheet, to vendo que o jeito vai ser fazer o controle de velocidade manual, que pena ficaria legal o controle de velocidade pelo Mach3, más agradeço mesmo por tentar me ajudar, se o senhor achar algo agradeço, obrigado Fabio.
-
A interface de 5 eixos é esta, sou de Campinas se tiver alguém que more na região que possa ajudar seria melhor ainda, toda ajuda é bem vinda, obrigado.
Pelo que vejo na imagem o PWM funciona no pino 1.
-
Boa noite Rick, é tem PWM no P1 e uma outra saída de 0 a 10v, o problema é que eu não tenho um esquema de ligação desta placa, e não sei como e nem se é para ligar no (AL1 com potenciômetro) no AL2 ou no AO1 do inversor de frequência, e se tem que ligar as duas saídas da placa, e depois ainda tem a configuração do inversor, desde já agradeço, obrigado.
-
Boa tarde a maquina ficou pronta linck; https://youtu.be/HALrl33H4BY
-
Proteção dos eixos Z e Y
-
Antes de mais nada quero agradecer aos que acompanharam o projeto, fresadora pronta e testada, já entreguei ao comprador de Santa Catarina, agora vou continuar a fresadora CNC grande e estou pensando em fazer um torno CNC, vamos lá mãos a obra.
Obrigado!