Domingo passado (25/01/2015) passei o dia brincando com o Mach3, os drivers DQ860MA e os motores de 10Kg.cm da NeoYama. Fiquei muito empolgado! Mas bateu uma dúvida na configuração de movimento do Mach3, fiz um procedimento que resolve o problema mas ai achei muito complexo e acho que deve ter uma forma "mais correta de se fazer o set"
Como vc já sabem, meus fusos tem 5mm de passo, então, ao completar a volta no motor, o deslocamento linear da castanha ao longo de eixo deve ser exatamente de 5mm. Depois de brincar a vontade com o equipamento, eu reparei que o Mach3 estava informando na tela de coordenadas que cada volta do motor tava correspondendo a exatos 1,0000mm (hum milímetro com quatro casas decimais), mas ai vi que tava errado, pois devia informar 5mm, depois de pensar um pouco, solucionei da seguinte forma:
Meu motor tem step de 1,8º, logo, 200 steps em passo completo. Configurei o drive para micro passo de 1/25, e nessa condição o motor deve dar 5 Mil passos para completar a volta do motor. Então em: config>motor turnig coloquei o valor 1000 no campo "step per".
Pois com 1000 passos o motor ira girar apenas 1/5 da sua volta e isso corresponde a 1mm de deslocamento da castanha ao longo do eixo linear. E foi assim que fiz com que as janelas de coordenadas do Mach3 mostrasse o real deslocamento!
Não sei se soube explicar direito. Se alguém entendeu e puder me dar uma orientação eu agradeço!
E uma última dúvida que me lembrei agora! no Mach3 em: "config>ports and pins" na aba: "port setup and axis selection" temos as opções de Kernel Speed: 25KHz; 35KHz; 45Khz; 60KHz; 65KHz; 75KHz e 100KHz.
Na minha cabeça, selecionando o Kernel de 100KHz eu iria conseguir velocidades mais rápidas no motor de passo e em 25KHz eu iria ter a velocidade mais baixa, mas o que eu percebi foi justamente o contrário! Fiz um set up no Mach3 e executei 100 giros do motor no Kernel de 100KHz. Dai fui reduzindo o Kernel para 75, depois 65, depois 60KHz e sempre executando 100 giros no motor, pude notar claramente que ao invés de rotações mais lentas, eu obtive rotações mais rápidas, tanto é que, em 35KHz a rotação foi tão rápida que o motor perdeu o passo! o eixo ficou parado mas no entanto dava para ouvir claramente as bobinas sendo acionadas. Então pergunto: é isso mesmo? ou tem caroço nesse angu? se quiserem posso fazer um vídeo para mostrar isso!