Acabei a montagem da minha primeira máquina solda a laser. Ela foi montada para uma empresa de Campinas que está fazendo o sistema de refrigeração do prédio do novo acelerador de partículas da UNICAMP.
Queria fazer uma máquina bem compacta e com o chiller incorporado no gabinete da máquina, a solução foi usar um novo gerador laser Fibra de 1Kw da GW, ele tem metade do tamanho e peso dos lasers da Raycus além de possuir telemetria wireless, o técnico da WG na China pode fazer ajustes ou solucionar problemas do laser em tempo real via web.
O chiller havia pronto na China mas era para rede de 50hz , a fábrica montou um para 60hz. é um chiller de dupla saída, fornece água gelada para refrigeração do gerador laser e água morna para a óptica da pistola.
A máquina possui 8 metros de cabo de fibra óptica e uma pistola ND18 com Wobble (um espelho oscilador que faz o feixe laser descrever círculos de 0,2 a 3mm de 1 hz a 100hz enquanto solda) .
Uso gás argônio como assistente para proteger a óptica da pistola e evitar oxidação na soldagem.
É incrivelmente fácil fazer qualquer soldagem, até minha esposa conseguiu soldar inox e latão perfeitamente na primeira tentativa kkk.
https://www.youtube.com/watch?v=fhDKJLaCjGg&t=16s