Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: djbrow em 27 de Fevereiro de 2012, 14:58
-
Boa tarde galera, sou novo no forum e estou muito interessado em fazer minha fresadora cnc...
Atualmente possuo 2 motores de passo com as seguintes especificações:
Motor de passo de 9,9 kgf/cm
Unipolar (com 6 fios)
Corrente por fase 2A
Resistencia 2 Ohms
Voltagem 4 Volts
Marca minebea-matsushita
Claro que ainda resta um motor, a mini retifica já tenho tbm...
Possuo também um trafo 16+16V 3A além de algumas fontes de PC
Gostaria de saber qual a melhor opção, usar este trafo ou a fote de pc para controlar os motores
e se compensaria comprar o kit CNC3AX- V2010 (7409 Com Rede Resistiva) ou apenas comprar
os componentes e confeccionar em casa .
A estrutura será em MDF e os guias provavelmente de impressoras.
Desde já agradeço a todos do forum e sempre que possível estarei colaborando com a galera
abração
-
Boa noite pessoal, sou novato aq no forum e gostaria de aproveitar um equipamento que tenho aqui parado e quero fazer uma cnc
Estou com 2 motores de passo:
9,9 kgf/cm
Unipolar (com 6 fios)
Corrente por fase 2A
Resistencia 2 Ohms
Voltagem 4 Volts
Irei comprar mais um que está faltando, tenho tbm uma mini retifica:
Western R-80/110
170W
8000 ~30000 rpm
Gostaria de saber se é mais compensável comprar o kit cnc3ax ou eu mesmo fazer o meu, se essa mini retifica seria acionada
pela placa, por outra placa ligada junto ao conector db25 ou se deverei liga-la manualmente e o resto do cnc funcionar pelo pc.
Possuo um trafo 16+16v 3A, pelo que vi não seria possível utilizá-lo na alimentação dos motores... mas teria como usar algumas fontes de PC?
Desde já agradeço a ajuda
-
Boa noite pessoal, sou novato aq no forum e gostaria de aproveitar um equipamento que tenho aqui parado e quero fazer uma cnc
Bom dia djbrow
Não sei se você observou o comentário que você fez neste tópico ontem foi movido, o nome deste tópico é PLACA FONTE PARA CNC3AX então procure observar melhor antes de postar suas mensagens, crie um novo tópico em projetos com o seu nome, e poste o este texto nele, com certeza alguém vai te ajudar, o demais tópicos você pode postar e fazer perguntas desde que a pergunta seja relacionada ao tópico.
Jr.
-
Obrigado Jr.
Desculpe a confusão
-
Boa tarde galera...
Bom estou indo no tentativa e erro, espero que dê tudo certo.
Terminei o desenho do meu projeto e a placa CNC3AX está quase pronta, estou aguardando
a chegada dos ultimos componentes.
Estou com 3 fontes de PC paradas aqui que estavam sendo usadas no meu tcc, pensei em utilizar
2 para os motores e a outra para alimentar o circuito, não tenho certeza se ficaria bom, se alguém puder me ajudar
neste detalhe fico grato.
Segue em anexo as imagens do desenho da CNC e as fotos da placa que confeccionei.
(http://img72.imageshack.us/img72/8481/montagemcompleta1.jpg) (http://img207.imageshack.us/img207/6948/montagemcompleta.jpg)
(http://img526.imageshack.us/img526/4875/92170069.jpg) (http://img267.imageshack.us/img267/104/44722255.jpg) (http://img827.imageshack.us/img827/6978/74510831.jpg)
-
Boa noite galera...
Mais uma etapa da minha CNC está concluida, fiz o painel com a alimentação
Vou usar para os motores por enquanto 2 fontes de PC ligadas em séria (24 volts)
Futuramente montarei algo melhor com um trafo certinho mas quem não tem cão caça como gato não é mesmo...
Coloquei uma chave geral, seletor de voltagem e um cooler para ajudar na temperatura, coloquei tbm 3 led's
1 indicando cada fonte e outro indicando a tensão de 24v, apenas para um controle visual da situação
Seguem algumas fotos do painel concluido
(http://img825.imageshack.us/img825/6641/91450869.jpg) (http://img809.imageshack.us/img809/3606/81499878.jpg)
(http://img851.imageshack.us/img851/8098/10342260.jpg) (http://img534.imageshack.us/img534/7392/41525753.jpg)
(http://img35.imageshack.us/img35/2290/84078749.jpg) (http://img696.imageshack.us/img696/9373/72442223.jpg)
Estou procurando um gabinete antigo para montar tudo em um só lugar, enquanto não acho vou usando este painel mesmo
e estou com outra fonte que será usada para a parte lógica, esta será montada junto com a minha CNC3AX, muito provavelmente que semana que vem
já começo a montagem da cnc, irei postando as fotos conforme o serviço for evoluindo.
-
Ta ficando bom, parabéns!
-
Opa vlw Evan!
Aceito não só elogios como tbm críticas construtivas
hehehe
-
Bruno,
Parabéns pelo projeto, ta ficando bacana
Poderia especificar a parte mecânica, como material da estrutura, guias, fuso e comprimento?
Pelo desenho eu acredito que se você afastar as guias do eixo x(o de maior comprimento) a máquina vai ganhar mais estabilidade. No mais, ao meu ver, a estrutura ficou bem bolada. O pessoal do fórum da área de mecânica podem comentar melhor sobre.
-
Estou usando guias M10 com buchas de nylon, fusos M10 e rolamento abec 1, mas vou trocar tudo para fusos de esferas e guias com rolamentos lineares futuramente
agora o R$ ta pouco hehehe...
A estrutura será de MDF 15mm revestida e a área de trabalho é de 550x430x80.
Não havia pensado no detalhe das guias, vou dar uma pesquisada.
Vlw a dica Manufa.