Boa noite Fabio, eu não sou um bom entendedor kkk, quando você diz :... a maquina deverá nascer pensada em pintura...:
você quer dizer,que deve ser calculada a espessura das camada de tinta nas medidas ??ou a ideia é outra?
Não não - o que eu quero dizer é que certas partes da máquina - aquelas que precisam de alinhamento ou de certas características de montagem deverão ser providas de algum mecanismo que garanta o correto alinhamento depois de uma desmontagem, seja para pintura seja para manutenção.
Um caso típico por exemplo:
Quando eu faço um conjunto para eixo "Z", normalmente uso material retificado e a montagem é feita com pinos guia e parafusos.
Só instalo os pinos guia depois de tudo pronto, montado e o principal, alinhado.
Depois de montado, marco as partes onde as peças vão apoiadas entre sí para que eu possa proteger com fita ou máscara antes de pintar.
Assim fica mais fácil remontar e claro, mantenho toda a precisão e alinhamentos com um ótimo acabamento...
Na minha opinião nunca deve-se pintar uma superficie que fica apoiada em outra superfície, ainda mais se estas são de importancia, como por exemplo o local onde as guias lineares vão apoiadas sobre a chapa de um carro, o local onde os patins vão apoiados, superficies entre chapas etc.
Infelizmente não tenho fotos desses detalhes, mas anexo verá um eixo "Z" todo retificado pronto, mas antes da pintura - ele será pinado e depois todo desmontado para ser pintado - só então será remontado para ter seu aspecto final definido.