Olá, Paulo, agora deu pra entender legal
Essa diferença em torno de 1mm nessa diagonal poderá ser desprezível. Verifique se é possível aproveitar as folgas dos parafusos (todo furo tem uma certa folga), pode até dar pra fazer um certo jogo de compensação nos quatro cantos da máquina. Utilizando um esquadro confiável, provavelmente vai diminuir a diferença.
Seria preocupante se ela fosse de pórtico móvel, em função da instalação das guias. Sendo de pórtico fixo, as guias estarão separadas das laterais, permitindo uma flexibilidade maior para o alinhamento de paralelismo, driblando (até certo ponto) alguma diferença em certas partes da estrutura.
Alinhe com muita acuidade as duas cabeceiras. Elas têm que estar bem paralelas entre si, para se conseguir alinhar corretamente o fuso e as guias.
Depois teste o perpendicularismo entre o X e o Y, já que estamos falando em esquadro. Coloque um riscador (ferramenta) no Z e risque algumas cruzes (grandes) em vários locais da mesa. As linhas têm que estar 100% perpendiculares.
Antes de colocar a "táboa da mesa", verifique se a altura da ponta da ferramenta é constante em relação às guias, movimentando o Y e o X, observando o máximo de pontos que puder.
Quanto a estas partes de apoios (foto) podem ser pintadas normalmente após aparafusadas. Eu não aconselho pintar frestas entre apoios de guias lineares e patins porque há probabilidades de realinhamentos, reposições, etc, e ae complica um pouco.
Qualquer dúvida ao meu alcance, fique à vontade,
Jackson Luz