Olá HAVELL, obrigado pela atenção! Pretendo usinar alumínio com excelente precisão. Foi por isso que resolvi pedir ajuda, para não estragar minhas guias e fusos que vão sair muito caros. Você acha que devo substituir a estrutura em metalon por perfis em alumínio. Se sim, de quanto por quanto? Estou até pensando em reduzir a maquina para não perder precisão. Perceba que o eixo Z e eixo X serão em alumínio de 12,7mm.
márcio, dificilmente você vai conseguir excelente precisão com uma estrutura soldada em metalon (solda não permite muitos ajustes).
o alumínio é muito mais fácil de se trabalhar e mais uniforme que que o metalon, mas realmente o determinante seria o tamanho das peças a serem usinadas.
o seu projeto como eu tinha dito, tem alguns problemas de falta de estrutura e de sustentação.
más é como diz o filosofo, se conselho fosse bom era vendido...
mas acho que se você pretende gastar essa grana com fusos e guias de precisão, prime por uma estrutura que tenha rigidez mecânica para usinar com qualidade.
chapa virada é uma opção, perfil u de aço também
e de aluminio tem perfis retangulares, ou mesmo os estruturais que são muito mais caros, mas que facilitam na montagem.
eu faria ou com perfis retangulares de aluminio de 4,75mm (4x2) ou com vigas U de aço de uns 6mm
e só lembrando, a função da guia linear é apenas GUIAR, a estrutura tem que ter rigidez suficiente para não ter torção durante o arrasto, o que não é o caso do desenho.
o que achei mais critico foi a alavanca (distancia entre o fuso e guia) do fuso com a guia e a torção do carro y que pelo menos para mim PARECE critico
abraço.