Agora a unica suspeita que eu tenho (se não for o propio rolamento) é que quando eu aperto o conjunto, eu aperto tambem o rolamento e faço ele trabalhar apertado.
Eu ía justamente comentar isso - a probabilidade de estar trabalhando muito apertado...
E este "apêrto" pode estar acontecendo em dois momentos - ou no sentido axial (por exemplo o eixo empurra a pista interna do rolamento de forma que ele trabalhe encostado em um lado) ou mesmo no sentido radial - como por exemplo um furo de alojamento fora de tolerância (muito apertado)
Mas com o conjunto montado, eu consigo virar o fuso com as pontas do dedo.
O que de forma nenhuma quer dizer alguma coisa - se o rolamento for pequeno, é muito fácil ultrapassar os limites mecânicos dele, e mesmo assim seria fácil fazê-lo girar
Amanha vou colocar o rolamento de Skate, que eu estou usando a mais de ano em outras maquinas e nunca tive problema.
Sim - estes rolamentos podem ser um problema - não só nas capacidades, mas mesmo na construção, pois muitos deles são bem mal feitos - isso sem falar que são pequenos, portanto de capacidade baixa...
Lembre-se - agora você está frezando alumínio, e mesmo que pareça "leve" e fácil de usinar, as solicitações mecânicas em cima dos fusos é enorme!
Alguem tem alguma ideia ?
Se o problema persistir, troque por rolamentos maiores (de mais capacidade de carga) - se ainda persistir, coloque rolamentos de contato angular (de esferas ou de rolos)