Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: marcaio em 17 de Março de 2012, 21:34
-
Nova cnc , para um cliente. Feita toda em aluminio, fuso trapezoidal de 18 mm, passo 4 , área útil de 800x600. Seguem as fotos:
-
Oi Marcaio!!!
Muito bacana teu projeto!!! Parabéns!!!
Se me permite uma sugestão, parece-me que a parte que une as laterais do eixo Y (onde está fixada a castanha) poderia ser mais larga .... evitando que, quando a máquina estivesse fresando nos extremos do eixo X, ela ficasse "torcendo" a estrutura ... Fui claro?
Em tempo aproveito para perguntar onde conseguiu os suportes dos eixos ... Eu comprava na Tekkno Mecatrônica, mas acabaram e não tem previsão de chegada ...
Vagner
-
Vagner , a principio ficou bem reforçado e nos testes iniciais não gerou problemas.Mas ainda falta muita coisa para ser feita, talvez realmente eu mude para uma travessa mais larga. A velocidade está em 2500 em jog (no vídeo mostra uma travadinha em um dos eixos , que vai ser consertada).Os suportes fiz com parafusos de 5mm atravessando o perfil , mando fotos depois. Segue um vídeo (com a modelo Victorinha manobrando a Cnc):
http://youtu.be/vq0k2N4CDQ0 (http://youtu.be/vq0k2N4CDQ0)
-
Agora sim, vi o topico.
Abraço
-
Carlos , os problemas com a porta paralela cessaram , a máquina está funcionando perfeitamente. É esquisito , ela ( a paralela) estava dando choques e os motores ficavam loucos , agora parou. Não entendi o que era. Outra coisa , está com uma pequena trepidação na movimentação do eixo "X" , que começou a acontecer após ter usinado a tábua de sacrifício. Formou muito pó e caiu sobre as guias lineares. Acredito que esta trepidação é por causa disso. Se alguém tiver alguma sugestão , tanto sobre a trepidação quanto sobre a limpeza das guias lineares , agradeço.Mandarei um vídeo do problema.
Seguem mais fotos.
-
Boa tarde,
Pois a coisa é meio estranha mesmo, é a Lei de Murf, mas fico contente que tudo se ajeitou.
A trepidação tenha uma certeza que a maquina sendo nova, não iria travar as quias com o pó da mesa, tem alguma outra problema relacionado com esta atitude dela.
Faça alguns testes em JOG e depois usinando, não está relacionada a velocidade baixa.
Clac, tssss, tssss, glup, glup, glup, ahhhhh
-
Marcaio,
Você mencionou que a trepidação começou a acontecer após ter usinado a tábua de sacrifício. Então, não havia trepidação antes, ou havia trepidação imperceptível (é uma suposição).
- Pode ser que durante a usinagem da tábua ocorreu algum afruxamento de parafusos, gerando desalinhamento. Desalinhamento causa travamentos;
- Se o eixo X já estava desalinhado antes da usinagem e você forçou, pode ter ocorrido desgastes prematuros no conjunto (rolamentos e guias) dando permissão à entrada de pó, o que ocasionaria travamentos posteriores.
- Existem outras possibilidades para esse caso, mas a princípio seria bom verificar esses básicos.
Jackson Luz
-
Bom dia,
Estou com um problema aqui e quero ver se alguém pode me ajudar. Estou usinando algumas peças com encaixe , do tipo puzzle e os encaixes estão ficando maiores do que no desenho (no desenho+6,5mm e no corte fica com 7,00mm).Externamente fica tudo perfeito. Resolvi cortar dois quadrados de 50mm . Primeiro cortei com o percurso por fora , ficou perfeito. No segundo , cortei com o percurso por dentro (aumentei o quadrado com offset no diâmetro da ferramenta, 1.9mm,ou seja , o quadrado ficou com 53.8mm).Ficaram diferentes e deveriam ficar exatamente iguais. O que pode estar ocorrendo?Já procurei no fórum e não achei nada parecido. O corte por dentro (como nos encaixes de puzzles) fica errado.
Minha máquina tem fuso trapezoidal no eixo "Y" e no "Z" e dupla motorização com cremalheira no "X" , com redução. Aparentemente não existem folgas. A fresa que estou usando é a raiada de 1.9mm.Estou cortando no modo convencional.
Preciso consertar isso urgente , se puderem me dar alguma sugestão, agradeço.
-
Vc já pensou em utilizar o corretor da ferramenta? G41 e G42?
-
Oi Blackmore ,como seria isso?
-
Veja só - creio que dependa do material a ser cortado, das fresas e sua capacidade de retirada de material e da rigidez da máquina.
Caso o programa de geração de arquivos tenha opção de gerar os percursos "por dentro" ou "por fora" das figuras (Offset externo e interno), creio que voce não precise se preocupar com a sugestão do Blackmore (mas é minha opinião pessoal apenas)
Uma coisa é certa - a ferramenta tem uma medida determinada e o corte não fica exatamente com esta medida - então o que voce pode é "mentir" para o sistema e dizer que sua ferramenta é um pouco menor do que o real - assim os cortes dos encaixes ficarão mais justos - faça experiencias.
-
Gilii e Blackmore , obrigado pelas sugestões. Blackmore , fiquei curioso com relação aos comandos gcode , como eles funcionam neste caso? Gilii , não sei se entendi bem. As medidas externas estão ok , só no encaixe que fica errado. Se eu mentir para o sistema o corte externo irá sair errado.O teste que fiz de cortar dois quadrados me mostrou que o corte por fora e por dentro(com a compensação da ferramenta) saem diferentes. Deveriam ficar iguais .Estou usando o Artcam.
-
Gilli , se fosse a ferramenta ou ou problemas na máquina daria errado no externo tbem , não?
-
Se a diferença no recorte for de 0,50mm, das duas uma:
- mente para o sistema aumentando o diametro da ferramenta
- ou redesenha de novo todos os encaixes diminuindo sua largura...
-
Sr Marcaio,
O Sr. já experimentou ver se o seu desenho não está duplicado ou se tem alguma sujeira ou vetor aberto nos seus arquivos.
Um abraço,
Carlos
-
Oi Carlos,
Já verifiquei sim , o desenho está perfeito.Está esquisito. Se não conseguir descobrir o que acontece , vou fazer o que o Gilii sugeriu.
-
Marcelo,
Abra um novo arquivo e refaça um novo desenho do mesmo tipo deste daí e corte as peças, se sair certo é certo que o seu desenho tem problemas, se sair errado os recortes aí é dificil dizer algo.
Não fui pra aí, senão tinha te ligado.
Abraço,
Carlos
-
Olá meninos!
...Resolvi cortar dois quadrados de 50mm . Primeiro cortei com o percurso por fora , ficou perfeito. No segundo , cortei com o percurso por dentro (aumentei o quadrado com offset no diâmetro da ferramenta, 1.9mm,ou seja , o quadrado ficou com 53.8mm)...
Não sei se entendi bem, mas tu aumentou o vetor para usinar por dentro, aplicando offset com o diãmetro da ferramenta?
Por que? Se tu usa o ArtCam ele já faz a compesação automaticamente. Se tu aumentou em 1.9mm é óbvio o porquê de o recorte ter saido com 53.8mm (50mm + 1.9mm + 1.9mm). :)
Refaça este teste executando a perfilagem externa e interna, mas sem aplicar este offset. Os dois recortes devem ficar iguais.
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
-
Carlos , to esperando a tua visita.Já refiz o desenho e continua com o erro.
Elton , fiz o seguinte: desenhei um quadrado de 50mm e mandei recortar por fora. Recortou certinho , com os 50mm perfeitos.Como percebi que o problema está no momento em que a fresa passa no encaixe(conforme o desenho, como se fosse um percurso "por dentro") , resolvi desenhar um quadrado de 53.8mm (50 mm + 1.9mm da fresa duas vezes) e recortar por dentro e ver se ficava igual.Ficou com 50.7 mm. Eu tinha que fazer o quadrado maior porque se eu usinar o mesmo quadrado (de 50mm) por dentro , ele iria ficar menor (50 mm - diametro da fresa x2) , pois a fresa iria entrar 1.9mm em cada lado.Não sei se consegui me explicar.
-
Resolvido , o problema era na pinça , que estava fora de centro. Coloquei uma pinça (original da Makita) para fresa de 6mm e testei. Ficou perfeito. Agora é fazer uma nova pinça.Obrigado a todos.