Bom dia Fabricio,
Esse vai ser meu primeiro post aqui, apesar de já ser regfistrado há um tempão. Quando comecei, também tinha essas dúvidas, e recorri a espaços como este para saná-las. Tenho um laser CO2 de 80w e trabalho basicamente com MDF e Acrílico. Para alumínio e outros metais é preciso um Laser de plasma, muito, mas muito, mais caro do que o de CO2.
Com relação ao MDF, a minha máquina de 80W só consegue cortar, com uma passagem, até a espessura de 6mm. E tenho que usar o MDF de Pinus (mais claro que o de eucalipto, que é mais escuro e mais duro). Para o de Pinus, uso velocidade 10 e potência 70. Para de 3mm uso velocidade 22 e potência 70. Para 2,5mm velocidade 24 e potência 70.
Cuidado com a potência. Se você priorizar a velocidade e usar muita potência, a vida útil do seu laser vai ser reduzida. Meu primeiro tubo, acho, foi embora antes do que deveria (de vez em quando usava a potência no 90 ou 92). Quando o técnico veio instalar o novo, perguntei qual a potência ideal para trabalhar sem sacrificar a vida útil. Ele falou que se eu trabalhasse por volta dos 70 meu tubo teria uma vida boa. Então, hoje eu só altero a velocidade, a potência continua a mesma.
Agora, tudo isso funciona para mim. Cheguei nesses valores fazendo testes. Você terá que fazê-los também. E outra dica, quando for fazer testes, faça com figuras com muitas pontas (como estrelas), e não com círculos. Os círculos, não sei porque, são cortados mais facilmente do que as estrelas. Acho que tem a ver com o corner power, que é a potência do laser nos cantos das figuras.
Espero poder ter ajudado.
Abraços,
Fábio.