Gil,
encontrei a planilha,fiz os calculos e deu o resultado que esta na imagem.
só que na imagem deu que eu preciso de um trafo de 24v e 1,8A 59,9W,é isso mesmo?
nao teria que ser uma amperagem maior tipo uns 10A?e esses 59,9W,teria que mandar fazer um desses com essa potencia?
obrigado pela ajuda
Gabriel
Para uma dada corrente de saída, à medida que você aumenta a tensão num circuito chopper, como o utilizado na CNC3AX, a corrente drenada no trafo diminui. Isso parece estranho, mas se explica mais facilmente pela conservação de energia. Um motor requer 2,2A @ 3,3 V, que corresponde a uma potência de 2,2 x 3,3 = 7,3 Watts, ou 21,8 Watts se os três motores se moverem ao mesmo tempo consumindo a corrente máxima. Se a tensão de alimentação fosse 3,3V, a corrente drenada para os três motores (total) seria 2,2 x 3 = 6,6 A. Porém, num circuito chopper, a potência (taxa de energia gasta no tempo) se mantém, os motores continuam demandando os 21,8 Watts da fonte. Ou seja, se alimentar um chopper com 24V, a corrente total se reduz para 6,6 * (3,3 / 24) = 0,91 A e que corresponde a 0,91 x 24 = 21,8 Watts (a mesma potência se os motores fossem acionados com 3,3V), apesar da corrente em cada motor ter sido ajustada para 2,2A na CNC3AX. A isto chama-se conservação de energia, e é o mesmo que ocorre em fontes chaveadas de computadores, que operam de maneira similar ao chopper da CNC3AX.
Como a planilha embute alguns fatores de segurança, que você deve respeitar, pois o circuito chopper da CNC3AX apresenta perdas, os transistores aquecem, o que gasta mais energia... a corrente no trafo é menor do que 6,6A e maior do que 0,91A.
Cabe mencionar que num CNC, a probabilidade dos três motores se moverem ao mesmo tempo em plena potência durante muito tempo é baixa, o que resulta que seu trafo vai operar com certa folga, mas é melhor alguma folga do que baixo desempenho ou pior, sobrecarga no trafo e resultante queima de seu circuito.