Bom pessoal, para ficar mais fácil o entendimento, e para quem quiser ficar por dentro dos meus projetos, estou separando tudo por tópico.
Agora que estou com a máquina trabalhando a um tempo, tem algumas coisas que gostaria de melhorar.
Uma delas é a variação de pressão. Nas bombas que estamos desenvolvendo, trabalharemos com 4 cabeçotes, então com certeza teremos uma variação menor de pressão.
Porém, na máquina atual trabalhamos com uma bomba hidropneumatica, que varia a pressão em aproximadamente 20-25%, o que causa alguns veios nas laterais do corte. Utilizarmos mangueira, ao invés de tubos atenua um pouco essa variação, e em chapas finas se nota pouco, porém, quando o material é mais espesso, se nota um pouco mais.
Isso não é o que mais me incomoda. O que mais me incomoda neste caso é que tenho que regular por uma velocidade média meio "no chute", pois não tenho a pressão exata para regular, e isso, principalmente nas curvas deixa o acabamento um pouco ruim...
Portanto, estou pensando em fazer um atenuador.
Calculando aqui pela variação x volume movimentado neste tempo em que a pressão baixa, eu precisaria de um volume variável pequeno, algo em torno de 150 ml seria suficiente. Porém, não consegui definir como faria este atenuador.
O mais simples seria um cilintro com uma entrada, e uma saida de água, com uma bola de borracha ou material "macio dentro". Meu medo neste caso seria este materia se degradar, e ir pela linha afora entupindo o bico.
Outra opção seria um cilindro com um "pistão" a mola. Onde a mola faria as vezes da bola absorvendo a pressão. Creio eu que neste caso seria mais difícil, pois a vedação entre o pistão e o cilindro seria um ponto a se pensar muito bem, afim de não ter vazamentos.
O que me dizem?
Ps. Minilathe, estamos trabalhando na bomba, segunda feira creio que teremos o modelo 3d. Passo as especificações no outro tópico.