Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: serial em 17 de Julho de 2015, 10:24
-
pessoal gostei muito do projeto do Jackson Luz: http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/cnc-jackson-luz/ (http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/cnc-jackson-luz/) , e pretendo fazer uma semelhante com uma pequena modificação no apoio das guias que seria um perfil U feito de chapa 3/8, usando dois motores no eixo X e deixando o fuso mais escondido, ficaria bom ?
-
Vai ficar top ;)
vou a companhar este projeto.
miza2..
-
Bom dia, amigo
A ideia de se colocar fusos, guias e cremalheiras escondidos é quase sempre boa.
No caso do seu desenho, não vi onde colocará o sistema de reduções que deve ser instalado para melhorar a qualidade dos cortes, etc.
Conforme o seu desenho, isso lhe custará diminuição de área útil.
Na minha opinião só vale à pena crescer uma máquina em busca apenas de mais área de trabalho desde que se tenha como alojar componentes satisfatoriamente.
Por gentileza, você pode ressuscitar o tópico para que possamos estar com acesso à fotos/desenhos, etc, além da possibilidade de outros usuários opinarem para que o seu projeto fique ainda melhor.
Um abraço,
Jackson Luz
-
eu estava pensando em por fuso de esferas de passo 5mm sem redução mesmo , até a "perfumaria" vai ser cloneada ;D
a questão é: se eu mandar dobrar esse perfil U de chapa 3/8 = 9,525mm vai ter algum problema de flexionar as abas ? já que não vai ter reforços internos pra segurar essas abas, somente no inicio e no fim lembrando que vai ter 1400mm de comprimento.
-
Já que você gostou, pode clonar...
Só não plagies tu o nome "KAVAZAR" que está em processo de patente! Aliás bolei esse nome porque são máquinas que além de outras coisas, cavam e vazam.
Sobre a pergunta:
Aço carbono de 3/8" nesse comprimento não flexibiliza se o pórtico não for muito comprido, mesmo utilizando-se no pórtico o mesmo material que usar nas laterais (Y).
Você tem que tomar cuidado com a dobradeira que vai usar e com o caldeireiro, cada perfil tem que estar perfeitamente dobrado de ponta a ponta (nivelamentos nos planos X e Y), inclusive as duas peças do eixo "Y" deverão ter as mesmas características, sendo ideal dobrar uma peça com 2800mm para depois cortá-la ao meio, dobrando assim as duas partes em só pegada da máquina, e lembre-se do desconto do corte.
Fui rever as fotos e vi que você está clonando só alguns detalhes da KAVAZAR 1, dê uma olhadinha nos detalhes da 2 e fique bem à vontade!
-
que tal eu trocar esse perfil U de apoio das guias por um desses: ???
-
É um material complicado. Depende muito da qualidade do fabricante no tocante à planicidade.
Você deve lembrar que compra-se ferro por peso e paga-se os custos do formato do perfil, dependendo da complexidade das formas empregadas.
Cuidado com a limitação de espaços para os acessórios (guias+patins, cremalheiras (se for o caso), esteiras porta cabos e até sensores.
Cuidados com a estética também é bom... possa ser que depois você queira esconder estas vigas!!! Aí vai ser mais quinhentos em material, trabalho e uma boa dose de técnica...