Agora vem a pergunta .... Qual é a vantagem da tensão ser tão alta ?? Já que segundo a planilha de calculo da fonte eu posso usar 12V/8,5A - 101,3W , 24V/4,2A - 101,3A e 30V/3,4A - 101,3W vou obter a mesma potência observando que a relação entre corrente e tensão é inversamente proporcional. Quanto mais alta a tensão não será maior a carga nos componentes, eles não ficam mais suscetiveis a problemas ?? Desculpem minha ignorancia !!!
Abraço a todos...
André, As maiores tensões aumentam bastante o desempenho da máquina.
Isso acontece porque os motores são indutivos, indutâncias formam "obstáculos" para as variações de corrente em um circuito. Na teoria, quando se aplica uma tensão nos polos de um indutor, essa corrente subirá de maneira linear e inversmente proporcional ao valor da indutancia.
Pra demonstrar isso vou dar uma complicada agora pra descomplicar depois:
A equação i = (1/L) . Integral( v(t) . dt no intervalo de 0 a t) é a equação (quase ela) que rege o comportamento da corrente em uma bobina e que vou partir para mostrar a influencia da magnitude dessa tensão.
No nosso caso, a tensão v(t) da fórmula é constante e não depende do tempo, e nada mais é que a tensão da fonte DC que vc utiliza para alimentar o seu motor, vou chamar de Vf.
Desenvolvendo a integral, supondo que a bobina nao tenha corrente nenhuma no principio do acionamento chegamos numa fórmula simples:
i = 1/L * Vf.t
e isolando o t temos:
t = i*L/Vf
Supondo que a corrente do seu motor seja 3A, a indutancia seja 2mH e a tensão da sua fonte seja 15V, temos que o tempo que ele levaria pra atingir essa corrente nominal é de 400us
Agora, se manter o mesmo motor (mesma corrente 3A e indutancia 2mH), porém, mudarmos a fonte para 30V chegaremos num tempo de 200us, isso é, o motor atinge a corrente nominal muito mais rápido.
Como é sabido que a corrente é diretamente ligada ao torque disponivel no motor, dá pra perceber que quanto mais rápido o motor alcança essa corrente, mais tempo ele estará funcionando com torques maiores, melhorando o desempenho da máquina.
Pra explicar o porque se alcança frequencias maiores com tensões maiores basta olhar pra fórmula i = 1/L * Vf.t,
perceba que 1/L é uma constante relacionada ao motor, Vf é a tensão da fonte e t é a quantidade de tempo que a bobina esta acionada. a única variavel é este tempo, perceba que isso é uma equação do primeiro grau que é caracterizada graficamente como uma reta e Vf/L é o coeficiente angular desta reta. quanto maior Vf, mais inclinada esta reta, isto é, mais rápido a corrente sobe.
Então em frequencias altas, tensões baixas nao conseguem fazer a corrente subir a tempo de entregar a potencia suficiente para o motor rodar. já em tensoes altas, a inclinação quase "vertical" consegue rapidamente variar a tensão da bobina para a corrente nominal, ou perto dela e fazer o motor rodar.
Desculpem as complicações, simplificações e as não considerações...