Pessoal estou com uma duvida a respeito da rede elétrica, é possível ter uma cnc em rede monofásica ou é necessário fazer uma rede trifásica em minha casa?
Eu pretendo ligar:
4 motores de passo 3.75v + fonte, placa controladora
1 pc
1 spindle 3 hp + inversor funcionando em 400 Hz
1 motor de 1/4 hp refrigeração pequeno (bomba de água)
1 motor de 2 cv para coletor de pó ?
será que rola na rede monofásica?
Qual marca é esse inversor?
Para um motor de 3cv, certamente vai precisar de, pelo menos, 2 fases pra funcionar. Aí, já tem os 220V.
Veja no manual do inversor, se ele pode funcionar com 2 fases + aterramento, ou se precisa ter as 3 fases.
Uma dica: ao ligar o equipamento, faça-o em partes: primeiro o inversor, depois os demais. Nunca ligue toda a carga ao mesmo tempo: provavelmente vai cair o disjuntor do circuito (especialmente se for disjuntor norma NEMA - aquele branquinho - curva B... prefira os curva C ou D, que são mais lentos).
Explicando: o inversor geralmente puxa uma corrente considerável ao ser energizado, devido ao grande banco de capacitores internos.
Os modelos antigos (ao menos da WEG, que são os que conheço), tinham PTCs que seguravam um pouco o tranco. Os mais modernos, não tem (redução de custo). Com isso, a chave liga-desliga que você colocar nele vai pro pau em pouco tempo, se não for superdimensionada.
Então, como disse antes o Jorge, prefira o 220V. E verifica o manual do inversor.
Mas, olha só: você tá investindo bastante nessa máquina. Veja a possibilidade de contar com uma alimentação trifásica. Não é absolutamente necessário, mas.... se não for algo muito caro ou traumático, valeria a pena (claro, se tiver que quebar o muro, trocar o poste,
etc., esquece).
E, seja a alimentação bifásica ou trifásica, vai ter que ser uma instalação decente (fiação, disjuntor, chave de acionamento). Senão, cedo ou tarde vai te tar dor de cabeça.