Gil , nada contra vc se divertir com as continhas, mas ... o que o fabricante dos aspiradores do Ivan diz é um tanto diferente ...
Dê uma espiadinha: http://tinyurl.com/yaysmfv
Procure na página por Operation of Vacuum Motors in Air Series, mas o resto tb é interessante.
A curva para um modelo semelhante ao do Ivan:
Até agora, não tinha lido textos anteriores desse tópico...
Pois é, nessa curva aí, a pressão de shut off (vazão nula) é de 2500 mmH
2O = 190 mmHg, bem diferente dos 90 que o Ivan obteve. Obviamente, nas medições haviam vazamentos e a vazão não era nula e a operação deveria ser conforme a seguir.
[attachthumb=1]
Mas observe que 2500 é o vácuo máximo.
Mas, defendendo as minhas continhas..., usei a vazão nula, pois a idéia é saber o que o sistema pode oferecer no melhor caso. Geralmente, gosto de fazer umas contas antes de sair fazendo, para saber até onde eu posso chegar, não perder tempo e $$$... É a minha maneira de trabalhar...
Quando se faz o vácuo, o ar está sendo comprimido para que vá da pressão de sucção (vácuo) até a pressão atmosférica, como sabemos, comprimir ar aumenta sua temperatura. Inclusive, como confirma o texto do fabricante dos ventiladores e alerta para o sobre aquecimento, que não é por causa do "esforço mecânico do motor" apenas.
Ainda fazendo continhas, com um ventilador operando com vácuo de 90 mmHg, a temperatura esperada do ar, no processo de compressão, é de 82 Celsius, se não houverem perdas para o ambiente.
Ainda defendo que se piorar a vedação o vácuo piora. Acho que seria melhor resfriar o sistema por fora, colocar um duto de metal, usar dissipadores de calor... Acho isso melhor que colocar furos e admitir ar frio. Por isso, também acho que uma caixa de MDF é pior, pois as trocas de calor com o ambiente são piores.
Ou seja, a coisa esquenta mesmo, por isso sugeri anteriormente por um "freezer"...