Autor Tópico: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"  (Lida 125472 vezes)

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Offline LuthierX

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #915 Online: 03 de Dezembro de 2009, 14:46 »
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Não vejo justificativas técnicas para essa sangria,
Fala isso para o motor...  ::)
Tô com vontade de pedir pra vc repetir o teste, desta vez com os motores em série, mas isto seria uma sacanagem ... mas pensando bem, que graça tem se a gente não sacanear os amigos ?  ;D
Ok, entendochurasco mesmo né... não será problema, mas lembro que terei que fazer a vedação da caixa dos motores que fiz e aproveita-lá, pois não sei como faria o mesmo sem ela já que o segundo motor precisar sugar o ar que esta sendo liberado pelo exaustor do primeiro motor, exaustor radial, lembra...

Enquanto isto vamos pensar em algo simples  ::)  parecido com um frigobar onde caibam dois motores, umas brejas e tal... A final se os malucos da AMD conseguem resfriar aqueles trocinhos pretos que eles chamam de processador nós também conseguimos, a final somos brasilianos ou ou Brazilian...  :P
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Offline LuthierX

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #916 Online: 03 de Dezembro de 2009, 14:50 »
Ivan (e pessoal)

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Me refiro também as diferentes grandezas e ao consumo
Sistema que estou tetando                  2.3 hp 180mm/hg
Sistema Multicam Turbo-Vac 425          18  hp  350mm/hg
Sistema bomba da Paem                    0,98 hp 400 mm/hg
Sistema bomba da Paem                    1,48 hp 600 mm/hg

Não estou conseguindo acompanhar o tópico como eu gostaria, por isso dêem um desconto para meu comentário, mas será que você não está esquecendo que não é só a pressão que interessa, mas também o volume deslocado?
Até que em fim alguém tem a mesma visão que eu, foi o que mencionei ao danidillen, isto aqui não é vaccum form, e sim fixação através de vacuum  ::)

Offline F.Gilii

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #917 Online: 03 de Dezembro de 2009, 14:54 »
Pois é,

Eu tenho a impressão que de nada adianta ter um monte de vácuo "se" não tem capacidade de deslocamento do ar - basta um vazamento e a pressão se vai facilmente - talvez por isso que a máquina comentada pelo Creators use um motor de 18 CV para  fazer vácuo.

As máquinas de tecido que eu trabalhava usavam potências à partir de 20 CV, acionando turbinas de grande volume (porque os tecidos são muito porosos)

Offline F.Gilii

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #918 Online: 03 de Dezembro de 2009, 14:55 »
E sobre a refrigeração, já imagino uns e outros fazendo refrigeração criogênica em motores...

Vai ser o final dos tempos...

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #919 Online: 03 de Dezembro de 2009, 15:56 »
Até que em fim alguém tem a mesma visão que eu, foi o que mencionei ao danidillen, isto aqui não é vaccum form, e sim fixação através de vacuum  ::)

Como assim cara-pálida ? Há quanto tempo falo em curva vácuo vs vazão ? he, he, he ...

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #920 Online: 03 de Dezembro de 2009, 16:13 »
Vai ser o final dos tempos...

Ou o início de um próspero boteco movido a cerveja criogenicamente gelada e CNC ...  ;D

De quebra o Ivan dando aquela canja ao violino ... hein ? hein ?  ;D ;D ;D

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #921 Online: 03 de Dezembro de 2009, 16:19 »
Eu tenho a impressão que de nada adianta ter um monte de vácuo "se" não tem capacidade de deslocamento do ar

É fato. Não fosse isto bastaria um mísero compressorzinho de geladeira ... que aliás fica muito bão pra vacuum bagging ...

Offline LuthierX

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #922 Online: 03 de Dezembro de 2009, 16:39 »
Até que em fim alguém tem a mesma visão que eu, foi o que mencionei ao danidillen, isto aqui não é vaccum form, e sim fixação através de vacuum  ::)

Como assim cara-pálida ? Há quanto tempo falo em curva vácuo vs vazão ? he, he, he ...
Op's é mesmo, eu não havia correlacionado a sintaxe do gráfico ao sujeito indicativo, isso que da pensar só no verbo, foi mau, isto que da parar de estudar antes de concluir a 5º série :P

Offline danidillen

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #923 Online: 03 de Dezembro de 2009, 17:31 »
Luthier

Esta é a bomba que uso.
Código: 98-007-3
Deslocamento de ar: 40m³/h
Vácuo: 550mm/Hg
Dimensões: 690x265x380mm
Motor: 3 CV

Na verdade não sugeri utilizar ela na sua mesa, apenas vi que haviam levantado a hipótise da utilização de bomba de vácuo e mencionaram o nome da Paem. Como tenho uma bomba deles e que é de ótima qualidade achei interessante repassar. Tenho outras bombas de marcas diferentes que me dão dor de cabeça...

A minha router não tem mesa com vácuo, utilizo estas bombas para fabricação de embalagens (blisters) e as mesmas não são ligadas direto na mesa de conformação. Entre a bomba tem um "pulmão" com uma válvula que é acionada para conformar a embalagem depois de aquecida (resumo).

Acho que você não precisa de tanta pressão, ( não sei qual valor ideal) e mas sim deslocamento.

Qualquer coisa que eu puder ajudar só falar.

Offline minilathe

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #924 Online: 03 de Dezembro de 2009, 20:39 »

O que corresponde a 2.447 mmH2O, o que demonstra que os dados do fabricante são honestos e confiáveis.

Tô com vontade de pedir pra vc repetir o teste, desta vez com os motores em série, mas isto seria uma sacanagem ... mas pensando bem, que graça tem se a gente não sacanear os amigos ?  ;D

Eu tô propenso a declarar que a coisa funfa ... com mais algum sangue, suor e cerveja, deve ficar bão ... acho que é questão de trabalhar no gerenciamento térmiconota e vedação ...

Nota: Eufemismo pernóstico pra tapear os que não conhecem, não gostam e não acreditam em sangria ...  ;D

Muito bom que o fabricante é honesto e os dados estão se confirmando..., nunca discordei dessa possibilidade, mas com tanto vazamento estava dificil chegar lá...

Sobre a "sangria", e se a "cutucada" é pra mim, eu não disse que não acredito na sangria, apenas disse que prejudica o vácuo, o que ficou demonstrado através desse teste...  :)

O que eu defendo é que a "sangria" seja mínima, e controlada através de uma vávula agulha, ajustada de modo a ter um vácuo máximo e o sobreaquecimento não muito elevado (mantendo algum resfriamento com o ar injetado).

Ainda existe o aquecimento do motor, decorrente da compressão do ar, pois está bem próximo e acoplado mecânica e termicamente à ventoinha. Mas, se houvesse uma correia ou eixo longo, o motor estaria mais resguardado. O motor também pode ser acoplado a um ventilador externo para resfriá-lo. Enfim, acho que também podem haver outras maneiras de resfriar sem perder vácuo, uma serpentina com água num sistema de água de refrigeração fechado, uma pequena injeção de ar localizada através de tubos, apenas nas partes mais sensíveis ao aquecimento, ex.:junto aos mancais do motor, etc....

Obviamente que o modo mais simples, mais elementar, porém, menos eficiente é a "sangria", e onde o ar que é admitido pode não resfriar eficientemente onde mais interessa, e ai tendo que aumentar a sangria... Acho que sou meio alérgico a sangue... ;D

Esta "sangria", que prefiro chamar de "admissão de ar", pois o ar está entrando e não saindo como "hemorragia".... ;D ;D
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2009, 20:57 por minilathe »

Offline minilathe

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #925 Online: 03 de Dezembro de 2009, 20:48 »
Eu tô aqui pensando em como poderíamos medir a vazão no seu sistema ... é um dado importantíssimo que tá faltando ... vc por acaso não conhece alguém que tenha um anemômetro, alguém que trabalhe com ar condicionado ?

É muito simples construir um tubo de pitot, um medidor simples e que possui boa repetibilidade...

Se quiser montar, tenho dados de como constuir um...

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« Resposta #926 Online: 03 de Dezembro de 2009, 23:51 »
Se quiser montar, tenho dados de como constuir um...

Manda aí ... nunca é demais ...

Tubo pitot é uma das possibilidades em que pensei, mas seja qual for a opção o chato é calibrar ...

Tô ruminando a idéia de um anemômetro de fio quente ... basta uma lampadinha quebrada ... ou pra ficar chique, dá pra aproveitar algum sensor automotivo, daqueles que os caras enchem a boca pra falar "vazão mássica" ... ;D

Offline minilathe

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« Resposta #927 Online: 04 de Dezembro de 2009, 06:15 »
Tubo pitot é uma das possibilidades em que pensei, mas seja qual for a opção o chato é calibrar ...

Tô ruminando a idéia de um anemômetro de fio quente ... basta uma lampadinha quebrada ... ou pra ficar chique, dá pra aproveitar algum sensor automotivo, daqueles que os caras enchem a boca pra falar "vazão mássica" ... ;D

A vantagem do Pitot é que, pelo principio de medição e se for construido com alguns cuidados, já mede com boa acuidade sem calibrar. Depois eu mando o Pitot...

Também não é difícil fazer um anemômetro de fio quente, que é bem interessante tb, já brinquei (e ainda brinco) muito com isso.... Aliás, é um de meus assuntos prediletos. Dá para usar filamentos de lâmpada, transistores e até mini termistores, sendo que os termistores são muito sensíveis, mas não lineares...

Vai um artigo usando transistores:

[attachthumb=1]

Já orientei uma monografia sobre a construção de um medidor do tipo termal (principio do fio quente), o problema justamente é calibrar. Ao invés de um fio quente, os alunos usaram dois sensores RTD, um software em LabView, módulos da National Instruments e dois sensores do tipo RTD. Não possso deixar de citar que esse trabalho foi premiado pela National Instruments do Brasil e foi apresentado na feira da ISA... :)

Veja o link: http://sine.ni.com/cs/app/doc/p/id/cs-11253

Falando em calibração, pode colocar pela janela do carro (andando, é claro...) e comparar com o velocímetro. Também há outros métodos simples de calibração: bolhômetro (baixas velocidades), braço rotativo...
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2009, 06:17 por minilathe »

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Re: Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"
« Resposta #928 Online: 04 de Dezembro de 2009, 07:26 »
A vantagem do Pitot é que, pelo principio de medição e se for construido com alguns cuidados, já mede com boa acuidade sem calibrar. Depois eu mando o Pitot...

Brigadu Gil !

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Falando em calibração, pode colocar pela janela do carro (andando, é claro...) e comparar com o velocímetro.

Pois é, este é o método que tenho visto e já usei ...

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Também há outros métodos simples de calibração: bolhômetro (baixas velocidades), braço rotativo.../quote]

Braço rotativo me passou pela cabeça ... me parece interessante ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #929 Online: 04 de Dezembro de 2009, 08:05 »
...os caras enchem a boca pra falar "vazão mássica" ... ;D
"Sensor de Vazão Mássica" - chique no "úrtimo"... ;D

 

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