Começo a confirmar que não é necessário que o eixo gire mais do que uma ou duas voltas , como o Lolata havia mencionado no tápico dele sobre um 4º eixo que ficasse girando continuamente enquanto a ferramenta desbastava o material, acho que isto é necessário para um torno mas vejo que não para uma cnc.
Sim - lembra do que conversamos outro dia sobre isso?
Isto torna o processo de usinar com o quarto eixo ainda mais interessante e preciso até mesmo do que a usinagem com 3 eixos, onde entra a história da classe c7 e tal...
Na verdade é aquele problema que eu comentei com você que estaria relacionado ao número de PI, que é usado para calcular o perímetro da peça a ser usinada.
Já que pensamos num desenho planificado que será "enrolado" num cilindro, haverá sempre um erro dimensional, mas na verdade eu não encararia como um erro, mas sim como uma característica de resolução e de tolerância...
Diminuindo o curso/perimetro aumentamos a resolução ou não
Se estivermos mantendo as características de acionamento do motor e da redução, quanto maior o diametro, maior será a medida do arco formado pelo angulo - lembra daquele desenho que eu cometí outro dia?
Projeto Cnc de 4 eixos "Close Encounters of the third-kind-1977"