Veja bem, Otoniel. Se você vai fazer PCI, não vai precisar de muita força e sim precisão, resolução, acurácia, etc.
Analise minhas sugestões (são apenas sugestões) e compare com outras que você vai encontrar aqui de montão. Também você pode acompanhar uma CNC didática que estou desenvolvendo para artesão em jóias da comunidade externa da minha escola.
A área de tamanho A4 já lhe dá as dimensões da máquina, por exemplo, eixo X = 300mm e eixo Y= 250mm útil. Já o eixo Z não é tão importante visto 50 ou 100mm dá para PCI.
Agora você tem que dar desconto das castanhas do fuso (uns 40mm) e dos perfis (60 ou 45mm ou 15mm se for chapa, depende). Pode ser aumentado aí uns 80 a 100mm ficando o total com 400x350mm
Então comece escolhendo e cotando o motor (spindle) que no seu caso pode ser um de 0,75Kw mas com precisão de pelo menos 0,010mm. Eu vou cotar um da TECMAF (tenho vários motores deles) com 10 milésimos e aqui no Fórum com o big boss Fábio Gilli.
Vai precisar de um inversor para esse spindle. Eu uso um CFW10 de 4 ou 7 ampéres da WEG. A própria TECMAF fornece. Também já comprei esses motores aqui no fórum.
Agora é partir para estrutura e os eixos. Faça um croquis da sua com as medidas exatas. Basta uma planta e uma elevação mostrando as espessuras do perfil que pretende usar e enviar para os fabricantes.
Eu tenho trabalhado com a OBR (
www.obr.com.br) em contato com Márcio, a KALATEC (
www.kalatec.com.br) em contato com Felipe e recentemente com a MECTROL, daqui do Fórium, em contato com o Guilherme.
Falando diretamente com esses profissionais você monta sua estrutura completa. No meu caso, só a título de ilustração, vou usar perfis de alumínio estrutural de 60x60 nas laterais da base.
Vou usar perfis estruturais de 90x45 no em todo o pórtico (no caso é uma router) e em uma das cabeceiras da base. Na outra cabeceira uso uma chapa de alumínio 16 mm
É bom adquirir também as cantoneiras de fixação e parafusos de travamento, além dos pés com apoios de borracha (aprox. 100mm de altura)
Junto com os perfis é bom cotar logo as guias lineares com carros-patins, os fusos, as castanhas e os mancais com essas mesmas empresas.
Quanto às guias lineares precisa de comprimento e espessura. Eu vou usar o mesmo comprimento dos perfis e largura de 25mm (você pode usar 20mm).
Lembrar de comprar também as porcas "T" com parafusos Allen e apoio centralizador para fixar esses trilhos.
Os carros são comprados em função dos trilhos você só tem que escolher o tipo de aba. Geralmente são dois carros por trilho (eu vou usar um só do tipo mais comprido de 104 mm para guia de 25mm)
Quanto a fusos e castanhas eu vou usar (e uso sempre) do tipo de esferas recirculantes de diâmetro 16mm passo 5. O importante aqui é comprar junto os mancais duplos e simples e solicitar a usinagem dos fusos para esses mancais.
Isso seria só para começar, Otoniel. Os próximos passos, tais como estimativa dos motores de passo (sugiro inicial mente o uso deles) e da eletrônica (driver) fica para depois da estrutura montada (determinação de pesos)
Para montar essa parafernália toda você (se estiver sozinho) vai precisar de uma mesa bem nivelada e bastante firme (eu confeccionei em Metalon-o bom seria uma mesa de traçagem, proibitiva pelo preço). Sugiro comprar um tampo de granito na marmoaria e, como fiz, acompanhar o polimento para garantir a horizontalidade.
Depois, se ainda não tiver, é bom comprar um relógio comparador, um apalpador, paquímetro digital, nível ótico (uso um da Skill, não muito caro) e de bolhas (bons), um graminho, réguas de aço, etc.
Esses acessórios você compra tudo de uma vez na Piratininga.
Com esse material na mão, você abre o seu tópico aqui e dá início aos procedimentos de montagem.
Então você encontrará um zilhão de colaboradores que vão lhe passar informações melhores que as minhas.
Logo estou postando o projeto da nova máquina CNC DIDÁTICA para artesão em jóias, e iniciando a montagem com fiz com as anteriores.
abrs
ronaldo