Autor Tópico: Projeto CNC Nunes  (Lida 17882 vezes)

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Offline Nunes

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #60 Online: 14 de Julho de 2009, 08:29 »
Fábio é mais ou menos isto que eu fiz o que muda foi so as medidas de diametro e a rosca provavelmente.Uma perguntinha:Aqueles codigos que tem nos alojamentos dos rolamentos são as referencias deles?S\e for vou dar uma olhada no valor para comprar porque os que disponho tem diametro interno de 10mm>

Offline F.Gilii

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #61 Online: 14 de Julho de 2009, 08:47 »
Nunes,

Você está se referindo aos rolamentos?

JAF 5202ZZ e FAG 6202 2ZR

Veja - este é um exemplo de usinagem - o tamanho dos rolamentos dependem dos mancais, já que estes são medidas que eu usei.

Se optar pela compra de mancais comerciais, os rolamentos vêm instalados dentro do mancal, e você deverá se preocupar com a usinagem do eixo e como serão fixados na máquina.

Offline LuthierX

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #62 Online: 14 de Julho de 2009, 10:18 »
Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre qual seria a melhor opção?
A obr, tem um trabalho muito bom de usinagem do fuso, é só mandar o desenho que eles fazem, e o melhor sem gastar nada, a respeito do rolamento eu gosto muito do ZZ, eles são blindados dos dois lados são totalmente protegidos contra a sujeira,  e já vem lubrificados, se possivel de a prerferencia ao modelo de duas carreiras.

O mancal dos rolamentos de contato angular é rígido e a rosca que está na ponta do fuso serve para ajustes da pré carga dos rolamentos e consequente eliminação da folga.

Do outro lado, o mancal é flutuante ou seja, é permitido ao rolamento deslizar axialmente (mas não radialmente) para absorver possíveis dilatações do fuso por exemplo.

Caro professor, tenho uma duvida de aprendiz;  não entendo, se em um lado é posto o rolamento de contato angular pra garantir o ajusto axial, porque do outro isto é dispensado, neste caso o rolamento de contato angular não será sobrecarregado? E se a dilatação do fuso é ignorada no lado do rolamento de contato angular porque ela deve ser considerada do outro lado?

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #63 Online: 14 de Julho de 2009, 10:46 »
... não entendo, se em um lado é posto o rolamento de contato angular pra garantir o ajusto axial, porque do outro isto é dispensado, neste caso o rolamento de contato angular não será sobrecarregado? E se a dilatação do fuso é ignorada no lado do rolamento de contato angular porque ela deve ser considerada do outro lado?

Metendo a minha colher enferrujada no angu alheio:

O fuso obviamente tem que ser ancorado, não pode mover-se no sentido axial e para isto basta travar uma das extremidades.

É imperativo dar margem à dilatação / contração, o fuso tem que ter a liberdade de movimentar-se no sentido axial ou poderia flambar ao dilatar ou impor sobrecarga aos roalmentos ao contrair, o que evidentemente não seria possível se ambas as extremidades fossem travadas.

A solução, muito simples aliás, é ancorar uma extremidade e deixar a outra livre, assim atendendemos a ambas as exigências ...

Esta disposição não implica em qualquer sobrecarga axial ou radial, exceto talvez sob condições de trabalho e arquiteturas bem diferentes das usuais para as nossas máquinas.

Offline F.Gilii

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #64 Online: 14 de Julho de 2009, 10:48 »
... se em um lado é posto o rolamento de contato angular pra garantir o ajusto axial, porque do outro isto é dispensado,...
De um lado instala-se um mancal com 2 rolamentos de contato angular contrapostos um ao outro, e ajusta-se para uma folga zero através da porca de ajuste.

Na outra extremidade do fuso é colocado um mancal flutuante ou melhor - o rolamento pode deslizar axialmente sobre o mancal para que assim se absorvam possíveis deslocamnentos por exemplo decorrentes de uma dilatação do fuso.

Dessa forma se obtém uma excelente rigidez do fuso.
 
Citar
... neste caso o rolamento de contato angular não será sobrecarregado?
Se instalar um rolamento axial de cada lado do fuso, corre-se o risco de perder sempre os ajustes de folga, seja sobrecarregando os rolamentos se este estiverem montados em >< ou perdendo a pré carga e permitindo assim que apareça uma folga axial no fuso todo se estiverem montados em <>.

Citar
E se a dilatação do fuso é ignorada no lado do rolamento de contato angular porque ela deve ser considerada do outro lado?
Do lado do mancal com dois rolamentos de contato angular, há dilatação sim, mas como os dois rolamentos esta~juntos, a distancia da deformação é tão pequena que não é considerara - já do outro lado do fuso, onde se monta um rolamento flutuante a dilatação deve ser considerada justamente pelo comprimento do fuso.

Notem bem que quanto maior o fuso, maior a necessidade de aopio que absorva esta possível dilatação.

Offline LuthierX

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #65 Online: 14 de Julho de 2009, 12:02 »
Do lado do mancal com dois rolamentos de contato angular, há dilatação sim, mas como os dois rolamentos esta~juntos, a distancia da deformação é tão pequena que não é considerara - já do outro lado do fuso, onde se monta um rolamento flutuante a dilatação deve ser considerada justamente pelo comprimento do fuso.
[/quote]
 Caramba e são dois rolamentos! eu só estava pensando em um e de dupla carreira...

Notem bem que quanto maior o fuso, maior a necessidade de aopio que absorva esta possível dilatação.
[/quote]


É imperativo dar margem à dilatação / contração, o fuso tem que ter a liberdade de movimentar-se no sentido axial ou poderia flambar ao dilatar ou impor sobrecarga aos roalmentos ao contrair, o que evidentemente não seria possível se ambas as extremidades fossem travadas.

Vocês tem alguma idéia básica de quando isto deve ser levado em consideração, ex. quando usamos um único fuso para um determinado eixo (X,Y ou Z) procuramos não ultrapassar medidas de 1000 mm ou ao menos se manter a dentro disto para evitar que o carro flambe, mas no caso do eixo Z que em média não chega a metade disto em um cenário exagerado, esta regra seria necessária? E como fica o mancal de apoio do fuso  do eixo Z que precisa suportar mais carga no sentido vertical?

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #66 Online: 14 de Julho de 2009, 12:47 »
Vocês tem alguma idéia básica de quando isto deve ser levado em consideração ...

Tudo o que discutimos deve, a rigor, ser considerado sempre.

Citar
... ex. quando usamos um único fuso para um determinado eixo (X,Y ou Z) procuramos não ultrapassar medidas de 1000 mm ou ao menos se manter a dentro disto para evitar que o carro flambe,

Não que isto importe, mas o termo correto seria flexão e não flambagem. Flambagem é o que ocorre quando o fuso sofre esforço axial, como no caso da dilatação. Falamos aqui da flexão do fuso, não propriamente do carro. E a função do mancal que permite movimentação axial do fuso é menos a de evitar a flexão e mais a de evitar o efeito chicote ...

Citar
mas no caso do eixo Z que em média não chega a metade disto em um cenário exagerado, esta regra seria necessária?

A regra é sempre a mesma, o que muda é a implementação.

Nos casos onde o eixo e a carga são verticais e o fuso tem fator de forma favorável, com diâmetro relativamente grande em relação ao comprimento, o curso é curto e além de tudo a carga é relativamente pequena, como é o caso típico dos eixos Z de fresadoras, um dos mancais pode até ser omitido, ficando o fuso em balanço ou o mancal pode ser simplificado, com uma bucha no lugar do rolamento. Nada impede que a mesma disposição dos outros eixos seja empregada, mas há neste caso uma oportunidade para simplificação e economia.

Citar
E como fica o mancal de apoio do fuso  do eixo Z que precisa suportar mais carga no sentido vertical?

"mais carga" é algo relativo ... na maior parte dos casos de fresadoras, a carga estática no fuso e mancais do eixo Z pode até ser maior do que nos outros eixos - e frequentemente é - mas na maioria dos casos a carga dinâmica é menor ...

As considerações relativas às cargas fazem pouco sentido se não forem criteriosamente contextualizadas ... a questão raramente é se o conjunto "aguenta" ou não, mas as questões a considerar são a vida útil, facilidade e intervalos de manutenção, imunidade à contaminação etc ...
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 13:09 por C N C N o w ! »

Offline F.Gilii

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #67 Online: 14 de Julho de 2009, 16:19 »
Citar
Caramba e são dois rolamentos! eu só estava pensando em um e de dupla carreira...
E quem te disse que um rolamento de dupla carreira de bolas serve para absorver movimentos axiais?

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #68 Online: 15 de Julho de 2009, 08:09 »
Pessoal meu fuso do eixo Y tem em torno de um metro ,e os mancais tem dois rolamentos de contato angular do lado da porca, e do outro so um rolamento de enconsto>
Sera que esta bom?

Offline F.Gilii

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« Resposta #69 Online: 15 de Julho de 2009, 08:13 »
Nunes,

Se estiver bem usinado e bem montado, sim... :)

Se o tal rolamento de "encosto" for um rolamento axial, o melhor seria um rolamento comum no lado oposto em lugar dele.
« Última modificação: 15 de Julho de 2009, 08:16 por fgilii »

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #70 Online: 15 de Julho de 2009, 09:14 »
Fabio acredito ser um rolamento comum vou dar uma olhada no site da nsk,me parece que a referencia dele 6200zz ou algo do tipo!Vou conferir em ksa ao meio dia.

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #71 Online: 15 de Julho de 2009, 14:19 »
Fabio realmente a referencia do rolamento estava certa e os de contato angular são os 7200 b da nsk!

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #72 Online: 16 de Julho de 2009, 08:10 »
Ontem após uma longa converssa com um senhor amigo meu que a anos trabalha com usinagens, chegar a um acordo de tocar os rolamentos do fuso para um diametro interno de 15mm.Devido ao comprimento do fuso (agora consegui entender)corro o risco de flambar nos momentos que a porca ficar mais distante dos mancais.Acho ate que vou anunciar aqui no forum para tentar achar um destino para esses rolamentos, sei que em maquinas com dimensoes menores com certeza não vai haver problemas.

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #73 Online: 16 de Julho de 2009, 15:04 »
Recebi ontem um catalogo de maquinas cnc da cncflex de são paulo.Eles estão usando duas opçoes de spindle(um refrigerado a agua e o outro a ar da tecmaf).O da tecmaf pelo menos me parece igual oque o Sr Fabio me fez o orçamento,a unica diferença que este vai ate 25000 rpm.Fabio vc sabe me dizer se eles alteraram o spindle ou so aumentaram a frequencia do inverssor?

Offline F.Gilii

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Re: Projeto CNC Nunes
« Resposta #74 Online: 16 de Julho de 2009, 16:59 »
Nunes,

Provavelmente usaram um inversor de 400Hz...

Se interessar, tenho agora motores refrigerados a água...

 

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