Em primeiro lugar, Smarley, eu acho que os 5 amperes da fonte é muito pouco mesmo para um sistema com chopper. A grosso modo, se os motores forem de 2A cada um, e estiverem a meio passo na posição de dois ligados ao mesmo tempo, parados, já se vão 4A e não dá muita folga.
Por outro lado, se você quiser aproveitar seu transformador para uma ligação com ponte retificadora, vai perder mais corrente ainda. A meu ver, o mais certo seria trocar o Trafo para um com tensão única no secundário (30V, por exemplo) com maior amperagem (10 ou 20 A, por exemplo) e uma ponte de 50 A. E claro, colocar ai mais uns capacitorzinhos de filtro.
A minha fonte é de 34V, 20 A e como já disse, tem 40.000 uF x 63V de filtro. Eu deixo ligado por pelo menos uma hora por dia, chegando fácil aos 4A sem carga nos motores, e não tem me dado dor de cabeça na bancada. Veja a foto dela quando ainda eu estava montando.
O meu caso, resguardando o valor da amperagem, era mesmo que o seu. Achei um Trafo com center tape no secundário sendo 12 > 0 > 12 V, desprezei o terminal central do enrolamento e liguei a ponte nos extremos fazendo 24V. Ainda deixei uma saída de 12 V, para qualquer uso e coloquei tudo numa caixa de fonte antiga. Nesse caso eu sei que a corrente drenada será a metade. Mas no caso do seu trafo, acho que não é possível devido a amperagem que acho muito baixa. Então talvez fosse melhor partir para outra fonte ou outro trafo. Veja os esquemas de ligações dos tipos de retificação.
abrs.
ronaldo