Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: xlucioflavio em 23 de Julho de 2011, 23:17
-
Pessoal, sou novo por aqui e vi grandes idéias, além de ficar impressionado com o altissímo nível técnico do pessoal,
bom, como estava precisando de uma maquina pra fazer pequenos moldes e que deveria ser portatil, quebrei a cabeça para montar alguma coisa e ficou realmente interessante (eu acho ::)).
Por isso estou anexando uma foto do meu projeto reciclado que usa uma CNC3AX da Toshiba com pequenos motores de passo como ela ficou bem pequena e leve nao precisou de motores com alto torque. o sistema de transmissão é todo belt-drive (rss não sei se é bem essa a expressão) ou seja toda com correias dentadas de sincronismo retiradas de impressoras velhas. as guias são (acreditem) guias para gavetas de teclado de móveis ;D. A estrutura base foi com MDF mesmo. Ah, os motores estão todos com reduções removidas das próprias impressoras.
Agradeço a todos por compartilhar as experiências aqui no guiacnc de onde tirei muitas idéias e atalhos para construir meu primeiro projeto de CNC.
E já estou partindo pra outro, agora com eixo tangencial. 8)
Abraços.
Lucio F.
-
Boa noite Lucio!
O forum esté recheado de conteudo, fique a vontade e estamos ai para aprender juntos ....
-
Caro Lúcio.
Seja muito bem vindo mao grupo.
Muito legal a sua pequena, só não entendi como funciona o eixo Z, é apenas uma guia incorporada naquele conjunto em azul?
Abraços.
Rubens
-
RAranda,
Boa tarde desculpe demorar pra responder,
Boa pergunta,
Para o Eixo Z utilizei a cabeça do suporte da minha outra retifica Dremel (mod 220), desmontei ela e removi todas as folgas (com algumas esferas) e montei um sistema de engrenagens incorporando o que ja existia nela para converter a transmissão radial em linear, facilitou o trabalho e nao ficou com acabamento tão grosseiro quanto tinha planejado.
Achei a principio que não daria certo por ser fabricado de plástico, mas o que aconteceu é que fiquei impressionado com a força proporcionada pela estrutura da caixa plastica do suporte. :D :D
-
Legal Lúcio.
Muito obrigado pela resposta.
As vezes o simples é o melhor e mais prático, sem contar quando ocorre tudo além das expectativas.
Abraços.
Rubens
-
ola tbm sou novo aki e ta show de bola essa sua maquina so tecnico em informatica e queria saber ql os caminhos pra min fazer uma pequena assim com a sua tenho os motores de impressoras valew
-
Muito legal mesmo ,acho que é assim que se começa a pegar gosto na coisa !
Dá prá postar um vídeozinho dela funfando ?
Garanto que vai incentivar os mais novatos ,afinal de contas nem todos podem fazer uma máquina Power !
Grato.
-
Edison,
segue o link para o um rápido vídeo dela funcionando, fiz um com MDF preso com fita dupla face na mesa, pq a cera que uso para os moldes acabou então não quis arriscar em velocidade com a ferramenta que pus, pois ainda não testei cortando MDF rsss!
2011 05 05 19 31 44 015 (http://www.youtube.com/watch?v=LL20s53Yn8I#ws)
Abraços e obrigado pelos comentários. ;D
-
alexpqn,
Cara, o mais importante é força de vontade e foco, saber qual o objetivo da sua maquina, ainda que ela seja só para "brincar" e proporcionar o engradecimento do seu conhecimento, isso é importante para que possa te dar um direcionamento, assim como não ter medo de buscar informação.
É possível fazer muitaaaa coisa.
A primeira dica que te dou é alinhar os seus conhecimentos, pois uma CNC envolve conhecimentos de diversas áreas como mecânica, eletrônica, informática, entre outras dependendo do objetivo da máquina.
Quando digo alinhar é no sentido de se auto-avaliar para o que pode ser mais produtivo para você, por exemplo no meu caso eu conheço eletrônica porém preferi comprar uma placa CNC3AX já prontinha pra qualquer tipo de motor, o que me poupou muito tempo para gastar quebrando a cabeça para fazer um eixo Z pequeno.
Outra dica, não compre materiais caros para sua primeira CNC, crie uma BETA / protótipo como eu criei a partir do chassi de uma impressora (vou postar fotos dela também), só para saber se o conjunto responde a altura do que você tem como objetivo e para você já sacar os problemas e as possibilidades!! ;)
E a dica mais importante: Leia muito mas muito este site, o pessoal daqui é absurdamente fera....
Abraços e garanto que pode contar com a turma daqui estão sempre dispostos a ajudar!!!! :D :D
-
Ola
que tipo de guia vc usou? de gavetas?
abraços
Sanches
-
Olá Sanches...
Exatamente, usei guias de gavetas!
Tive de fazer alguns pequenos apertos com leve pressão lateral usando um torninho de bancada para que a folga fosse mínima, mas no final deu certo (e bem mais do que imaginava :D ).
Abraços
Lúcio
-
Pela foto eu vi que são motores de impressora de 7.5 ( 48 passos por revolução ) eles são suficientemente fortes para mover a estrutura do eixo X+Z ? Tenho vontade de montar uma também mas não sei se dá para confiar no torque que estes pequenos motores possuem.
-
olá, também fiz uma com guias de gaveta (claro que naum esta bacana como a sua) rssr..., estou tendo dificuldades na hora do corte, eu estou Utilizando o SheetCam para fazer o percusso.
tipo assim: eu mando ele fazer uma desenho apenas um corte, mais cada vez que ele levanta o "Z" para ir para o próximo ponto ele vai subindo, no fim do percusso o "Z" já esta tão alto q a caneta naum encosta mais na folha. já viu isso?
-
olá, também fiz uma com guias de gaveta (claro que naum esta bacana como a sua) rssr..., estou tendo dificuldades na hora do corte, eu estou Utilizando o SheetCam para fazer o percusso.
tipo assim: eu mando ele fazer uma desenho apenas um corte, mais cada vez que ele levanta o "Z" para ir para o próximo ponto ele vai subindo, no fim do percusso o "Z" já esta tão alto q a caneta naum encosta mais na folha. já viu isso?
Ronaldo, andei sofrendo com isso dentre delas era ligacao do motor de passo c fio longo e fino, o gerenciador de energia do windows que fazia oscilar o clock do processador, e por ultimo falta de alinhamento... por ultimo, mal contato em 1 das fases do motor, so deu para descobrir depois de 2 horas ... Boa sorte ai, perdoe se nao te servir, estou comecando, ainda sou uma piabinha nesse mar de tubaroes.