Estou projetando uma Router CNC para uma area de trabalho de 2000x1000x800mm (não sei quanto de altura ainda irei colocar) montada com perfis de alumínio e chapas de aço/alumínio. Defini a superfície da mesa com o tamanho de 2280x1260mm, pois são 7 perfis 18x180 enfilerados e eu gostei do numero tá
.
No momento só desenhei parte da mesa onde posso demonstrar uma das minhas idéias (imagem em anexo), eu pretendo que ela seja bem robusta, impedindo que a matéria prima curve a superfície da mesa para uma maior precisão. Iniciei realizando vários projetos de simulação de deformação no SolidWorks para ver como realizar a disposição dos perfis, o tamanho deles, etc...
Ela possui a possibilidade de um eixo para torneamento vertical, o qual vou chamar de eixo w, o qual pode ser escondido/removido por meio de um tampão hexagonal localizado no centro da mesma. A máquina sempre irá trabalhar com 5 eixos, ou os eixos A e B, ou os eixos W e B, sendo assim não há necessidade de interpolação x e y para usinagem de uma peça cilíndrica, possibilitando uma precisão maior e maior velocidade de trabalho.
Devido a confecção da montagem os acionamentos do eixo x serão efetuados por 2 fusos de esferas recirculantes nas laterais da mesa apoiados por guias lineares. Calculei a carga e a estipulei um fuso de 32mm de diâmetro com 5mm de passo caso utilize uma rotação de 2000 rpm.
Estou ainda pensando como irei efetuar os acionamentos dos eixos A e B, inicialmente pensei em polia sincronizada com motor de passo e encoder com poucas divisões, somente para garantir algumas posições como a posição vertical e horizontal do spindle, mas eu não sei se ela irá estragar a precisão dos outros eixos, se o spindle não irá inclinar no momento da usinagem. Pensei também em rosca-sem-fim ou pinhão e coroa helicoidais, mas eu gostaria de ver primeiro como é o mecanismo dos eixos A e B de uma máquina profissional.