Agora que a danada esta montada , hoje eu e meu camarada Joaquinzão que esta me dando uma força desmonatamos para dar uma arredondada, todos os eixos estão correndo, mas uma verificação nos alinhamentos dos patins nessa desmontagem melhoraram significativamente alguns apertos que estavam presentes , eu havia notado que o delocamento lento estava incostante , e quando soltei um dos patins senti que a tensão havia desparecido ,dai foi só dar uma refinada e se resolveu.
Agora preciso correr atraz da motorização vou te falar estou com umas correias sincronizadoras com as polias de 3X1 , escolhi essa opção mais pela facilidade que eu acho que é de dar manutenção e a montagem e por que vi em um projeto do Lolata e depois dos comentários lidos a respeito me pareceu que seria uma opção adequada , mas ainda estou aberto a alguma outra opção que me seja viavel.
O lance dos motores vou ser sincero que eu gostaria de trabalhar com uma certa folga , para evitar de comprar 2 vezes, o meu eixo Y ( com o z) vai pesar cerca de 54 kilos quando eu colocar o motor da Siemens com que vou começar, o Z vai ter que movimentar uns cerca de 15 kilos e pretendo aliviar com uma mola no futuro, e no X vou usar dois fusos e dois motores um de cada lado com as respectivas castanhas fixadas na base das laterais do pórtico . O Lolata me sugeriu motores com 32K, do meu ponto de vista parece adequado para o Y e Z tendo alguma folga . Quanto ao X olhando o movimento , sem as castanhas terem sido fixadas ainda, com certeza a inércia é vencida com bem menos força do que o peso total do conjunto, dai tenho a impressão que 32k resolveriam tbm , mas por outro lado fico na duvida se o ideal deveria ser maior do que o peso total do conjunto . Ou se como são dois fuso e dois motores devo considerar metade para cada fuso, dai 32 K resolveriam tendo uma folga maior que 10% em relação ao peso total do pórtico.
Heheheh agradeço desde já a quem teve a disposição de ler até aqui, e se tiverem agum comentário agradeço mais ainda. Valeu!!!