Um forninho HM para fusão de metais por chama pode ser relativamente barato e fácil de fazer.
Para fundir ferro pode-se usar o mesmo sistema usado para fusão de alumínio (cadinho) ou a chama direta sobre o metal (melhor rendimento térmico); como o ferro necessita de temperaturas maiores para fundir o sucesso da empreitada depende mais do designer do forno do que qualquer outro fator.
O combustível pode vir de diversas fontes; gás, óleo mineral, óleo queimado, óleo de cozinha, carvão mineral, carvão vegetal...
Pra começar o projeto, a ventoinha é fundamental; ela que vai determinar os outros parâmetros; muito dos insucessos ocorre por uma ventoinha subdimensionada. Quanto mais potente a ventoinha maior poderá ser o tamanho do forno e a quantidade de material que pode ser fundido em cada corrida.
O projeto em si é muito simples, uma casca externa para facilitar a moldagem, refratário, ventoinha e dutos de ar/combustível. Na antiguidade alguns fornos eram apenas cavidades num barranco e as ventoinhas eram foles de peles de animais com acionamento muscular.
Um caso de sucesso pode ser visto aqui:
http://www.backyardmetalcasting.com/ironcasting01.htmlUma frase interessante no site:
"And I quickly realized that these people were uneducated in this field. Had I listened to them and the many "armchair experts" this iron casting and many of my future achievments would not be possible for me. So the lesson here is SCREW THOSE... uh, I mean...
Don't give up on your goals!"
Mais informações, outro projetos:
http://www.backyardmetalcasting.com/index.html