Depois que vi a maquina funcionado fiquei muito satisfeito ,porém , a vontade de deixa-la mais rápida tomou conta de mim ,hehehehehe.
Não penssei muito e mais que depressa cometi outro "erro",comprei 2 motores novos na actions modelo SM 1.8-E8551N-MN de 50 kg de força .
Fui até o shoping e lá encontrei um fuso de esfera de 25 mm por 1 m de comprimento ,apresentava alguns pontos de ferruge ,mas pelo preço de R$2,00 o kilo resolvi compralo
Dei um trato no bicho ,comprei as esferas novas ,passei uma escova de aço e fui medir os resultados .
Com o novo motor e o novo fuso ,conssegui a velocidade de 8000 mm/m no eixo X .O motor desacoplado do eixo ,perdia passo a 9000 mm/m ,e com o eixo acoplado chegava a 8000 mm/m .Pouca perca com o fuso acoplado.
No outro eixo ( y ) coloquei o mesmo motor só que com uma barra roscada de 1" e passo de 3.175 mm ,sofri bastante para consseguir alinhar o eixo ,pois apresentavam varias barriguinhas na qual perdi umas 2 horas na prenssa fazendo o alinhamento.Montei o eixo e conssegui a velocidade de apenas 3800 mm/m ,isso trabalhando em passo cheio ,porque se colocar em meio passo cai mais um pouco a velocidade ,foi ai que notei a eficiencia do eixo de esfera em relação a barra roscada.
Mas a minha decepção foi em relação aos motores (escelentes motores ) ,mas meu conhecimento não era capaz de perceber que só o motor não faria diferença ,e sim o conjunto completo.
Minha maquina com a configuração antiga (motor de 9 kilos e barras roscadas de 1/2 polegada atingiam velocidades de cerca de 3000 mm/m e com motor de 50 kilos e barra roscada de 1" conssegui velocidades de 3800 mm/m ,vejam que mesmo o motor sendo 5 vezes mais forte conssegui um avanço de apenas 800 m/m a mais ,ai esta minha decepção
Imagino que para um aproveitamento do maximo desempenho dos motores precisarei de comprar fusos de esferas novos (sem ferrugem
) .